Na próxima quinta-feira, 28 de agosto de 2025, a cidade de Santa Luzia do Maranhão será palco do 1º Encontro Estadual do Municipalismo, promovido pela União Parlamentar dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UNIPAV). O evento acontecerá a partir das 9h30, no auditório da Escola Municipal Acadêmico José Sarney, reunindo vereadores, ex-vereadores e autoridades de diferentes regiões do estado.
O encontro tem como objetivo principal ampliar e fortalecer as ações do parlamento maranhense, promovendo integração entre os legisladores municipais e aproximando-os de instituições parceiras que podem contribuir para a melhoria da gestão pública local.
A UNIPAV conta com a parceria de órgãos estratégicos como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB-MA).
A solenidade de abertura terá início com a formação da mesa de autoridades e a execução do Hino Nacional e do Hino do Maranhão. Em seguida, serão realizadas as falas oficiais das lideranças:
Juscelino da Cruz Filgueira Jr., prefeito de Santa Luzia
Ariel Miranda, presidente da Câmara de Santa Luzia
Francisco Chaguinhas, ex-presidente da UNIPAV
Concita Pinto, vereadora de São Luís e atual presidente da UNIPAV
Representantes do SEBRAE, OAB-MA e Governo do Maranhão
Após a abertura, os participantes terão acesso a uma série de serviços e orientações oferecidos pelas instituições parceiras, voltados à qualificação da atuação parlamentar, apoio jurídico e incentivo ao desenvolvimento municipal.
Para a presidente da UNIPAV, vereadora Concita Pinto, o encontro simboliza um marco na valorização do municipalismo no estado:
> “O fortalecimento das câmaras municipais e dos vereadores é fundamental para que as cidades avancem em políticas públicas eficazes e conectadas às reais necessidades da população”, destacou.
A expectativa é que o evento contribua para aproximar os parlamentos municipais de órgãos de apoio técnico e institucional, além de fomentar o debate sobre os principais desafios enfrentados pelas cidades maranhenses.