A Câmara Municipal de São Luís realizará no próximo dia 14 de agosto a roda de conversa “Arquivos Públicos como Espaço de Memória e Cultura em Risco de Esquecimento”. A atividade, aberta ao público, tem como objetivo discutir a importância da preservação documental como instrumento fundamental para o conhecimento histórico e a construção da identidade local.
O evento, que será realizado a partir das 9h, na Sala VIP da sede do Legislativo municipal, é organizado pelo Departamento de Arquivo e Documentação da Casa. A proposta é sensibilizar pesquisadores, servidores públicos, estudantes e a sociedade em geral para a relevância dos acervos institucionais — muitas vezes negligenciados — e que contêm registros preciosos sobre o desenvolvimento urbano, político e social de São Luís.
Apesar de ter mais de 400 anos de existência, a Câmara só oficializou a criação de seu Arquivo Público em 2023, por meio da Resolução nº 111, de autoria do vereador Paulo Victor (PCdoB), atual presidente da Casa. A norma também instituiu a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, responsável por definir o que deve ser preservado ou descartado.
“A Câmara guarda documentos que mostram, por exemplo, como se deu a instalação da eletricidade em São Luís, as leis de costumes, o surgimento de bairros, os contratos públicos e o processo de urbanização da cidade. É uma memória que precisa ser cuidada”, explica Marcela Coelho, analista legislativa e bibliotecária da Câmara, que será uma das mediadoras do evento.
Além dela, Carlos Netto, historiador e também analista da Casa Legislativa, conduzirá os debates com a participação de especialistas renomados na área da gestão de arquivos e patrimônio, como Conceição Maria Rios (Arquivo Público Estadual), Dirlene Santos Barros (UFMA), Kátia Bogéa (Fundação Municipal de Patrimônio Histórico), Lyndon de Araújo Santos (UFMA) e Vilma Teixeira de Castro (gestora do AMPEM).
Os interessados em participar da roda de conversa devem se inscrever gratuitamente pelo link: https://doity.com.br/arquivo-publico-como-espacos-de-memoria-e-cultura-material-em-risco-de-esquecimento.
O Arquivo Público da Câmara, localizado em prédio anexo na Rua da Estrela, abriga registros documentais desde a década de 1910 até os dias atuais. Parte do acervo mais antigo está sob guarda do Arquivo Público Estadual. A proposta do evento também é refletir sobre os riscos de perda desses materiais diante da falta de políticas públicas mais robustas de preservação e digitalização.
Com a realização da roda de conversa, a Câmara de São Luís reforça seu compromisso com a preservação da memória institucional e a valorização da cultura documental como bem público e patrimônio coletivo.