O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), anunciou a retomada do movimento “Diálogos pelo Maranhão”, uma série de encontros regionais que tem como objetivo promover debates públicos sobre os rumos do estado, ouvindo lideranças, movimentos sociais e a população em geral. A primeira edição desta nova fase será realizada na próxima sexta-feira, 8 de agosto, no espaço Marília Eventos, em Caxias — cidade escolhida por sua relevância simbólica no projeto político iniciado por Flávio Dino em 2013.
Inspirado na trajetória do ex-governador Flávio Dino, que utilizou o movimento como alicerce de sua primeira candidatura vitoriosa ao Palácio dos Leões, Camarão quer agora ampliar os canais de diálogo com a sociedade e fortalecer a presença do PT nas bases maranhenses. Segundo ele, o projeto também tem como missão “levar a mensagem do presidente Lula a todas as regiões do estado”.
> “Foi em Caxias que tudo começou para o nosso ex-governador Flávio Dino – lembranças do líder Humberto Coutinho! E será em Caxias que tudo vai começar de novo para o Maranhão com Camarão & Lula”, afirmou o vice-governador em suas redes sociais.
O relançamento dos “Diálogos pelo Maranhão” mira a construção coletiva de propostas e a elaboração de diretrizes para os próximos passos do governo estadual, com foco em áreas como educação, saúde, infraestrutura, segurança e desenvolvimento social. A iniciativa também reforça o compromisso do grupo político liderado por Camarão com a participação popular e o fortalecimento dos laços entre governo e sociedade civil.
Estão confirmadas para o evento lideranças do PT, PCdoB, PSB, além de representantes de movimentos sociais e sindicais. A expectativa é que a agenda se estenda a todas as regiões do Maranhão nos próximos meses, com foco em cidades-polo do interior.
Além de uma plataforma de escuta, o movimento também sinaliza a movimentação de Camarão rumo às eleições de 2026, onde é apontado como potencial candidato ao Governo do Estado com o apoio do presidente Lula e de uma frente progressista.
A iniciativa reafirma o papel estratégico do Maranhão no cenário político nacional e marca o início de um novo ciclo de articulação entre o PT local e o governo federal, que pode consolidar o estado como um dos principais redutos lulistas do país.