sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Roseana deixou nova delegacia de Barra do Corda em execução

Por Gilberto Léda


http://gilbertoleda.com.br/wp-content/uploads/2017/10/20171012_203528.png


A situação degradante da delegacia de Barra do Corda poderia ser outra se o governador Flávio Dino (PCdoB), em vez de tentar culpar Roseana Sarney (PMDB) por tudo aquilo que não consegue fazer, desempenhasse como deveria seu papel de gestor.

Dito isto, vamos aos fatos.

Em 2014, a peemedebista, então ainda à frente do Governo do Maranhão, aprovou a aquisição de estruturas modulares e deu ordem de serviço para o início da Delegacia Regional de Barra do Corda.
Segundo dados de um relatório de acompanhamento de obras do programa Viva Maranhão – financiado com recursos do empréstimo do BNDES -, em outubro daquele ano já estavam concluídos aproximadamente 14% dos serviços.

Concluiu-se o mandato de Roseana, passaram -se mais de 1mil dias de governo Flávio Dino, e o que há em Barra do Corda?

Um “gaiolão da tortura”.

E o comunista ainda tem coragem de dizer que a culpa é da antecessora.

Esse Flávio Dino…

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Biblioteca Municipal leva alegria a crianças do Hospital Socorrão I


Da Redação - Agência São Luís




Atividades recreativas ajudam crianças no tratamento médico ao aliviar o estresse e o medo causados pelo processo de hospitalização. Pensando nisso, a equipe da Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento municipal de cultura, encerrou as atividades em comemoração à Semana da Criança na quarta-feira (11) com uma programação na brinquedoteca da Pediatria do Hospital Socorrão I, no Centro.

A diretora do equipamento, a bibliotecária Rita Oliveira, disse que ação, também realizada de forma rotineira no Hospital da Criança, tem como objetivo trazer alegria para às crianças internadas. "Tivemos o prazer de realizar contação de histórias, com a participação especial da Tia Shykita, e doação de livros de literatura infantil e jogos para a brinquedoteca da Pediatria do Anexo do Hospital Socorrão I. Nosso objetivo foi trazer um pouco de alegria para diminuir o sofrimento dessas crianças e pais que precisam estar aqui", informa a diretora.

A terapeuta Ocupacional Érika Braga coordena a brinquedoteca da Pediatria do Anexo do Hospital Socorrão I e afirma que a equipe sempre propicia momentos de ludicidade dentro do hospital através deste espaço. "Nós lidamos diariamente com crianças estressadas, que passam por procedimentos curativos dolorosos, crianças ansiosas, com medo e uma série de outras alterações provocadas pelo processo de hospitalização. Dentro da brinquedoteca essas crianças podem aliviar esse estresse, podem vivenciar de maneira mais positiva o momento de hospitalização e tornam-se mais cooperativas com o tratamento", explica.

Luana Cristina Silva de Jesus é mãe do Luan Bruno, de 5 anos, que está com o braço direito quebrado. Ela gostou da programação porque ajuda a mudar a visão das crianças de que os profissionais do hospital são malvados, porque vêm dar injeção. "Quando contam histórias, cantam músicas ou entregam presentes, esses profissionais proporcionam momentos bons para os pequenos", disse Luana Silva.

Sobre a mobilização da equipe da Biblioteca para fazer o evento, Luana acredita que ações como essa ajudam a fazer uma boa obra na vida de uma criança que vai ser o futuro de amanhã. "Isso aqui não é algo jogado fora, é um investimento no futuro. O que as crianças vão ser amanhã é o que eles estão recebendo hoje, tanto dos pais, como da sociedade e dos órgãos governamentais", enfatiza.

PROGRAMAÇÃO

O evento que aconteceu na brinquedoteca da Pediatria do Anexo do Hospital Socorrão I foi o terceiro dia consecutivo de atividades em comemoração à Semana da Criança promovido pela Biblioteca Municipal José Sarney.
 
Na terça-feira (10), às 8h30, foi realizada contação de histórias, com participação da Tia Shykita, na brinquedoteca do Hospital da Criança, na Alemanha. E na segunda-feira (9), às 14h, houve bate-papo sobre o livro "A bruxinha Lenlenzinha e as cores", com a presença da autora Anízia Nascimento e do escritor Márcio Almeida. O evento aconteceu na Biblioteca e contou com alunos do 4º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) São Sebastião, localizada no Bairro de Fátima.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Biblioteca municipal celebra Dia das Crianças com bate-papo sobre livro infantil



Biblioteca municipal celebra Dia das Crianças com bate-papo sobre livro infantilOs bastidores da produção de um livro infantil. Essa foi a vivência dos alunos do 4º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) São Sebastião, que participaram de um bate-papo sobre o livro "A bruxinha Lenlenzinha e as cores", com a presença da autora Anízia Nascimento e do escritor Márcio Almeida. A atividade, realizada na segunda-feira (09), iniciou a programação da Semana da Criança realizada pela Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento municipal de cultura, localizado na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima.

O secretário municipal de cultura, Marlon Botão destacou que a Biblioteca é referência para a comunidade na área de incentivo à leitura. "A participação das crianças e adolescentes da comunidade é que faz com que a Biblioteca esteja viva. Vale ressaltar que esse bate-papo é relevante porque o autor maranhense trabalha em sua obra a nossa cultura como matéria-prima. Então é muito significativo para as crianças terem essa troca de vivências com pessoas daqui, porque a maior parte delas tem mais acesso à cultura global, principalmente através dos meios de comunicação", disse o secretário.

O pequeno João Fernando da Silva Sá, de 10 anos, é frequentador assíduo da Biblioteca. Toda sexta-feira pega um novo livro. Seus preferidos são os que têm emoção e diversão e vem com figuras. "No bate-papo, eu aprendi como se faz um livro e achei interessante na história como a bruxinha Lenlenzinha foi aprendendo as cores. É muito bacana livros que trazem conhecimentos novos. Nesse, aprendemos sobre os continentes", destacou.
A escritora Anízia Nascimento é bibliotecária e ex-diretora da Biblioteca Municipal José Sarney. Ela conta que é de uma responsabilidade muito grande realizar atividades como essa porque as crianças estão em formação.

O livro "A bruxinha Lenlenzinha e as cores" tem como temática a cromoterapia, tipo de tratamento que estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções por meio das cores. "As minhas obras literárias tratam dos sentidos sensoriais. Este livro fala sobre a importância das cores na vida da gente. Eu tenho muito disso, desse sentimento de passar para a criança aquilo que é de uma formação mais espiritual, que vem das experiências que eu tive", explica Nascimento.

domingo, 8 de outubro de 2017

Edivaldo entrega obra de intervenção nas avenidas Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva


Prefeito Edivaldo entrega obra de intervenção na Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva
Um trânsito mais organizado, com mais fluidez e segurança. Um novo traçado geométrico e ações de sinalização modificaram o tráfego do Complexo Viário do São Cristóvão, com a interligação das avenidas Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva. A obra, realizada pela Prefeitura de São Luís, soluciona os problemas de congestionamento naquela área. As alterações que melhoraram um dos principais corredores viários da capital já foram sentidas pelos pedestres e condutores. Neste domingo (8), o trânsito foi totalmente liberado com as novas modificações. O prefeito Edivaldo esteve no local, acompanhado de secretários e avaliou os benefícios que a reorganização trouxe para a mobilidade urbana.

"Esta é mais uma obra realizada pela nossa gestão e que deu certo, a exemplo de outras várias que vêm sendo executadas ao longo dos quase cinco anos que estamos à frente da Prefeitura de São Luís. São medidas com fins a melhorar a mobilidade urbana e garantir mais fluidez ao trânsito da capital. Estamos substituindo modelos que geravam engarrafamentos e com isto, qualificando o tráfego", afirmou o prefeito Edivaldo. A obra é feita em parceria público-privada com o grupo Pitágoras.

O secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, ressaltou a importância da obra. "Essa intervenção descongestiona o trânsito neste que é um dos principais corredores da cidade. Neste ponto havia uma concentração muito grande de veículos. Com obras deste porte, estamos acabando com o problema de engarrafamentos, a exemplo de outros pontos da cidade que foram contemplados. É mais uma obra que o prefeito Edivaldo entrega para a cidade melhorando a vida de pedestres e condutores", destacou o secretário.

A rotatória foi eliminada, pois somava para congestionar o trânsito das avenidas, dando lugar a um conjunto semafórico de dois tempos. A modificação alterou o acesso do tráfego que vai para a Cidade Operária, a partir da Guajajaras. Agora, os condutores devem seguir pela Avenida 2 para os veículos no sentido Santos Dumont - BR 135, a partir de retorno de quadra, passando na rua por trás do Banco do Brasil. A via se tornou de mão única do terminal de integração do São Cristóvão até a Avenida Guajajaras.

"Para fazer a travessia neste trecho era complicado e com essa alteração e a modificação geométrica com novo conjunto de sinalização, favorece o pedestre e o condutor. O projeto garantiu nova visibilidade ao trecho", avaliou Canindé Barros. Sinalização vertical e horizontal com modernas e mais visíveis faixas de pedestres também integram o projeto de reestruturação do Complexo Viário do São Cristóvão.

Outra alternativa de acesso é pela Interbairros da Rua 21, no Jardim São Cristóvão, com a Rua 38, no Jardim São Cristóvão II. O caminho interliga Cidade Operária, Jardim São Cristóvão com saída direta para o São Bernardo. Nos próximos 30 dias, agentes de trânsito se concentram no trecho para informar e orientar pedestres e condutores, além de organizar o tráfego na nova configuração.

AÇÕES DE DRENAGEM

Para que fosse executada a ampla obra do Complexo Viário do São Cristóvão, ações de drenagem profunda e superficial promovidas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) prepararam a área. O titular da Semosp, Antonio Araújo, enfatiza que este foi um trabalho parceiro, conjunto e de preparação da área viabilizando as ações de reorganização do trânsito.

A drenagem restaurou a rua por trás do Banco do Brasil que antes não era utilizada, mas estava se tornando um depósito de lixo a céu aberto. "Com essa ação de mobilidade, a via agora é liberada para o trânsito e o Complexo Viário do São Cristóvão está com mais fluidez e sem os gargalos de engarrafamento", destacou Araújo. A drenagem garante mais durabilidade ao asfalto, uma vez que possibilita o correto escoamento das águas evitando desgaste precoce do pavimento.

Marcaram presença na liberação oficial da via os secretários municipais de Saúde (Semus), Lula Fylho; da Habitação e Urbanismo (Semuhr), Mádison Leonardo Andrade; da Fazenda (Semfaz), Delcio Rodrigues; da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho; e de Desporto e Lazer (Semdel), Rommeo Amin.

TRAVESSIA FACILITADA
A conversão das pistas de duplo sentido da Avenida Lourenço Vieira da Silva - em via de mão única com quatro faixas de rolamento - no sentido Cidade Operária-Centro vai garantir maior condição de trafegabilidade e mais segurança aos pedestres. Para quem utiliza o trecho como caminho regular, a mudança e a melhora são visíveis.

"Eu moro aqui mesmo no bairro e já vejo que esses serviços estão dando resultado, pois o trânsito está melhor. Aqui era engarrafamento qualquer dia, qualquer hora. Ações como estas são muito boas e saber que não vou mais enfrentar trânsito parado aqui me alegra, pois passo aqui diariamente", disse o funcionário público Fernandes Sousa, 52 anos.

A dona de casa Maria José Rodrigues, 54 anos, pontuou a preocupação com o pedestre nos serviços. "A sinalização está ótima e dá para todos verem. Agora motorista não tem desculpa para não obedecer. Sempre atravesso na faixa e ver uma avenida enorme dessa melhorada e bem sinalizada é muito bom", enfatizou.

Um conjunto de semáforos ficou no lugar da antiga rotatória. O equipamento de dois tempos garante mais fluidez ao trânsito. O projeto de intervenção contemplou o trecho com pavimentação, rampas de acessibilidade, sinalização horizontal e vertical e instalação de faixas de pedestres.

MOBILIDADE URBANA

A Prefeitura realiza alterações no trânsito com intervenções em outros corredores de tráfego da cidade, desafogando pontos de estrangulamento. Como exemplos, a Avenida Jerônimo de Albuquerque, em obra iniciada esta semana e que compreende da rotatória da Cohama ao cruzamento do Bequimão. As melhorias foram promovidas em mais de 30 pontos de congestionamentos da cidade.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Aulão de zumba movimenta Feirinha São Luís!



A Prefeitura realiza neste domingo (08) mais uma edição da Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite. O projeto é realizado aos domingos de 7h às 15h e reúne produtos agroecológicos, exposição e comercialização de artesanato, artes plásticas e literárias, gastronomia e apresentações culturais locais. O projeto é idealizado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) em parceria com o Banco do Nordeste e Governo do Estado.

Um aulão de zumba vai movimentar a edição deste domingo, a novidade promete fazer o público mexer os músculos e buscar um incentivo a mais para praticar exercícios físicos. O aulão é uma das atrações da programação, que inclui a Banda da Feirinha, Show de Luís Guerreiro e Banda Marafricanto, Arlindo Pipiu com Tributo a Tim Maia, Padre César, Boi Brilho da Juventude e Pepê Jr.

O novo ponto de encontro dominical, além de expor a diversidade cultural da Ilha, fomenta a economia criativa aos produtores da grande Ilha de mais de 11 polos que oferecem seus produtos por preços justos. Serão 61 barracas, 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia.

São parceiros da Feirinha São Luís o Banco do Nordeste, Sebrae-MA, Senac, Academia Maranhense de Letras, Associação Comercial do Maranhão, Associação dos Moradores do Centro, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Arquidiocese de São Luís, Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís, Iphan.