Da Redação - Agência São Luís
A
Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação
(Semed), em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência
Social (Semcas), o Centro Integrado de Estudos e Programas de
Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), a Fundação Itaú Social e a
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizaram o Seminário
Construindo Caminhos para a Educação Integral em São Luís, nesta
segunda-feira (23), no Auditório Alberto Abdalla – FIEMA. O evento teve
como objetivo principal refletir a educação para além da escola,
articulando diversas instituições na construção de redes que se
co-responsabilizem pelo desenvolvimento integral das crianças e dos
jovens através da assinatura do Pacto em defesa da educação pública de
qualidade.
O início do seminário foi marcado pelas
apresentações culturais "Barulho Literário", do Grupo Rede Leitora Terra
das Palmeiras, e do balé das crianças do Programa Mais Educação, do
Anexo da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Hortência Pinho (Coqueiro). A
programação do encontro contou com palestras, roda de conversa, mesa de
diálogo, socialização de experiências, debate e questionamento,
propondo uma educação de referência para a formação integral de
crianças, jovens e adultos.
O encontro foi destinado para gestores e
coordenadores pedagógicos, professores, representantes das unidades de
ensino da rede municipal de São Luís, coordenadores comunitários e
monitores do Programa Mais Educação, representantes das organizações não
governamentais e gestores e técnicos de referência do Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O Secretário Municipal de Educação,
Moacir Feitosa, ressaltou que a gestão do prefeito Edivaldo se preocupa
com a formação de cidadãos, e que o modelo de escola com educação em
tempo integral permite esta realização através de diversas atividades
didáticas. "Não se pode falar em melhoria da qualidade da educação sem
falar em tempo integral. Os programas que fomentam a permanência do
estudante na escola são de extrema importância, porque além de ocupar o
tempo de nossos adolescentes, oferecem a eles oportunidade de
desenvolver competências e habilidades por meio do esporte, das artes e
da cultura. Em nome do prefeito Edivaldo, assinamos este compromisso com
a educação da nossa cidade em oferecer uma educação pública com
qualidade social," disse.
DESENVOLVIMENTO
Na
ocasião, José Cláudio Barros, representando o CIEDS, destacou o
comprometimento das instituições presentes no pacto. "Aqui temos
fundações pensando na educação pública de qualidade, que estão
preocupadas com a vida de meninos e meninas que são os nossos promotores
de desenvolvimento integral. As escolas em tempo integral levam
leitura, atividades esportivas, cultura e arte onde são peças
fundamentais para promover a educação". Para Eliana Almeida,
representante do Unicef, é por meio da educação que a sociedade pode
obter mais conquistas. "Nós precisamos investir na formação e educação
das crianças para não perder as conquistas que um país democrático
alcançou".
Lucimary Gomes da Silva, da Associação
dos Moradores da Vila Samara, disse quais os motivos a trouxeram para
participar do seminário. "Quero buscar conhecimento para ser
transmissora aos pais e crianças da minha comunidade. Nós sabemos que
somente com a educação podemos ter um país melhor", contou.
Para Raquel Barbosa Soares, da União dos
Moradores do Bairro Itapera, o seminário é importante porque busca
alternativas e projetos para utilizar o tempo das crianças em atividades
que contribuem para sua formação. "O encontro vai ajudar a gente a
trabalhar no tempo ocioso das crianças, oferecendo crescimento e
aprendizado dentro da escola em tempo integral," explicou a professora.
No final do encontro, as organizações
governamentais e não governamentais assinaram um documento para
efetivação da Educação Integral na cidade de São Luís, um pacto em
defesa da educação pública e de qualidade social.
Estiveram presentes no encontro o
Secretário de Educação, Moacir Feitosa; a Secretária Adjunta da
Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Nazaré
Garcez; a Secretária Adjunta de Ensino da Semed, Maria de Jesus Gaspar
Leite; a titular da 2ª Promotora de Justiça Especializada em Defesa da
Educação, Luciane Belo; representando o CIEDS, José Cláudio Barros;
representando a Fundação Itaú Social, Camila Macedo; representando a
Unicef, Eliana Almeida; representando a UFMA, Profª Doutora Francisca
das Chagas Lima Silva e representando o Grupo Gestor, Flávio Medeiros.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
O
programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação para
induzir a ampliação da jornada escola para sete horas diárias e a
organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas
das redes públicas de ensino que aderem ao programa podem escolher a
área em que desejam desenvolver as suas atividades – acompanhamento
pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em
educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde,
comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da
natureza e educação econômica.
Em São Luís, 91 escolas de Ensino
Fundamental da rede municipal participam do programa, e cerca de 25 mil
alunos participam das cerca de 300 oficinas oferecidas.