O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, reuniu com representantes da agricultura familiar de Pindaré-Mirim, nesta quinta-feira (22), com o objetivo de promover um espaço de escuta e debate de ideias sustentáveis, visando o desenvolvimento aliado à valorização dos profissionais e agentes do campo.
A reunião contou com a presença de 19 representantes de associações, cooperativas, sindicatos e entidades, incluindo: agricultores, pescadores, apicultores, além do vice-prefeito de Pindaré-Mirim, Marcio Mendes e outros profissionais que movimentam a zona rural no município.
“Esse momento é um momento ímpar, nós esperávamos por essa oportunidade já há muito tempo. Muitos outros governantes já vieram ao nosso município e os agricultores não são vistos. Muitos não tiveram essa oportunidade que nós estamos tendo hoje”, afirmou a presidente da Associação São José das Lages, Maria das Graças.
“Para nós que somos presidentes de entidades, nunca tinha acontecido um momento como esse, para que a gente pudesse colocar as nossas pautas, reivindicações e pedidos. E dizer ao nosso vice-governador que é um prazer enorme tê-lo aqui ouvindo nossas demandas. Isso para nós é um marco muito grande, principalmente para nós que estamos representando um povo não que pode estar aqui. Nós somos a voz deles aqui, junto ao nosso vice-governador”, complementou Maria do Socorro Laurindo, presidente da Associação do Povoado Boi Montado.
Em sua fala, o vice-governador Felipe Camarão reiterou que a educação, a cultura e a agricultura familiar são pilares fundamentais para o verdadeiro desenvolvimento de um povo, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em seguir trabalhando por melhores condições para esses homens e mulheres. “Foi uma conversa produtiva, repleta de ideias, escuta atenta e compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável do nosso campo”, disse ele.
Camarão destacou ainda que é necessário fazer uma educação que dê oportunidades para todos e para todas. Com escolas dignas no campo, em povoados, com estrutura adequada, confortável e segura para os homens, mulheres, jovens, e também filhos e filhas dos trabalhadores no campo.
“Onde tiver a educação do campo, com a pedagogia da alternância, ela deve ser fortalecida, porque isso vai fazer com que a mulher, o homem e o jovem do campo tenham escolha. Se querem ficar no campo ou ir para a cidade. É importante que os filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras, dos pescadores e das pescadoras, dos agricultores e das agricultoras possam ter a sua escolha. Por que assim a gente vai garantir a principal palavra que vem junto com ‘educação’, que é: oportunidade!”, falou o vice-governador.
Durante a reunião, os representantes da agricultura familiar relataram como é desenvolvido o trabalho na região, pontuando suas dificuldades diárias e o que esperam de incentivo e valorização daqui para a frente. “Agradeço a todos os companheiros de luta que aqui estiveram presentes. Hoje, essa reunião foi um momento de fala das nossas necessidades, porque o município de Pindaré é um município agrícola, praticamente 90% da nossa população vive da agricultura e da pesca. Este momento foi um marco para nós”, concluiu o vice-prefeito de Pindaré-Mirim, Marcio Mendes.