No dia 25 de novembro de 2024, a diretoria da Associação de Quebradeiras de Coco Babaçu de Presidente Médici (AQCB) realizou uma visita estratégica à Associação das Quebradeiras de Coco do povoado Canto do Ferreira, em Chapadinha – MA. A iniciativa teve como objetivo fortalecer os laços entre as quebradeiras de coco das duas localidades e promover trocas de experiências sobre o funcionamento de uma unidade de beneficiamento do coco babaçu, em preparação para a construção da agroindústria planejada para Presidente Médici.
A viagem, organizada pela presidente eleita da AQCB para a gestão de 2025 a 2027, Tatiane Oliveira, contou com o apoio da Secretaria de Agricultura de Presidente Médici. Participaram também da comitiva a vice-presidente Aldenice S. dos Santos, a primeira tesoureira Kelyane Dias e a associada Beatriz Matos, demonstrando o empenho coletivo da diretoria em buscar inspiração e conhecimento para o avanço do projeto da agroindústria.
Localizada no povoado Canto do Ferreira, a Associação de Quebradeiras de Coco de Chapadinha é um exemplo de organização e eficiência na produção de derivados do coco babaçu. A unidade conta com máquinas para a extração de óleo e azeite da amêndoa, gerenciadas por Antônio Wilson, além de equipamentos para a fabricação de biscoitos feitos a partir do mesocarpo do coco. O empreendimento possui estrutura para lacrar embalagens, agregando qualidade e profissionalismo aos produtos.
Durante a visita, a presidente da associação de Chapadinha apresentou os processos produtivos e compartilhou experiências com a comitiva de Presidente Médici. Além do óleo e azeite de babaçu, a associação de Chapadinha produz biscoitos de mesocarpo e maisena com coco, além de doces regionais como de caju e goiaba e a inovadora cocada de mesocarpo com amendoim.
Para a diretoria da AQCB, a visita foi essencial para compreender os desafios e as oportunidades de gerir uma agroindústria, além de reforçar a importância de parcerias e trocas de experiências entre as quebradeiras de coco da região. “Foi inspirador conhecer um exemplo tão bem-sucedido de organização e produção coletiva. Estamos ainda mais motivadas a seguir com o projeto da nossa agroindústria, que será um marco para as quebradeiras de coco de Presidente Médici e região”, destacou Tatiane Oliveira.
A troca de experiências entre as duas associações reforça a união das quebradeiras de coco do Maranhão, um movimento que busca não apenas a valorização do trabalho das mulheres, mas também a promoção do desenvolvimento sustentável e da economia local. Com o projeto da agroindústria em andamento, a AQCB dá passos importantes rumo à autonomia e ao fortalecimento da cadeia produtiva do coco babaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário