São Luís, [06 de maio] - Desde dezembro de 2023, quando ainda exercia o papel de suplente, o Vereador Wesley Sousa demonstrou sua preocupação com os desafios das mudanças climáticas e dos desastres naturais ao submeter um projeto de lei na Câmara Municipal de São Luís. Agora, no primeiro dia de seu mandato efetivo, ele reintroduz o projeto como parte de sua agenda prioritária.
O projeto visa realizar estudos sobre os impactos do clima, criar planos para lidar com riscos, fortalecer sistemas de monitoramento e implementar ações de saúde pública relacionadas ao clima e à poluição.
Segundo Wesley, é urgente agir diante dos eventos climáticos cada vez mais frequentes e intensos em São Luís, especialmente durante as chuvas. Ele destaca que muitas famílias perdem seus pertences e até mesmo suas casas nessas situações, ressaltando a falta de um plano preventivo e de gestão de crise na cidade.
“Mais de quatro séculos de existência, mais de quatro bilhões de orçamento anual e São Luís não tem, sequer, o mapeamento das áreas que costumeiramente alagam, das regiões de risco. Então é essencial a construção desse plano de gestão de danos que é sobre a condição de vida das pessoas”, afirma Wesley Sousa.
O projeto abrange a criação de um mapeamento das áreas suscetíveis a alagamentos e outras regiões de risco na cidade, junto com medidas para reforçar os sistemas de monitoramento climático e salvaguardar a população vulnerável. Está em tramitação na Câmara Municipal, aguardando o apoio dos demais vereadores para aprovação e implementação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário