Mesmo com os problemas relatados, Ministério da Educação afirma que não deve fazer alterações no cronograma
Candidatos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2024 afirmam que erros do Ministério da Educação (MEC) no processo seletivo têm atrapalhado a convocação de alunos na lista de espera.
Entre as reclamações dos estudantes, que disputam mais de 67 mil vagas para fechar contratos de empréstimos e pagar a graduação, estão a baixa rotatividade da lista de espera, dupla classificação e demora na análise dos documentos por parte das faculdades.
Nas redes sociais, as queixas sobre problemas técnicos, que atrasam as etapas seguintes, se somam a milhares de alunos afirmando que foram aprovados na 1ª chamada e ainda aguardam convocação. Além disso, as inscrições do Fies terminaram em 18 de março, após algumas universidades já terem iniciado o ano letivo. Com os trâmites de pré-aprovação e matrícula, os aprovados perderiam as primeiras semanas de aula.
Mesmo com todas as falhas relatadas acima, o Enem afirma que não “vislumbra possibilidades de prorrogação”.
Na segunda-feira (22), a União Nacional dos Estudantes (UNE) utilizou suas redes sociais para publicar um vídeo sobre as reclamações recebidas sobre o Fies, pedindo ajuda dos alunos para mapeá-los.
“Temos recebido diversos relatos de estudantes de todo o Brasil sobre problemas com o Fundo de Financiamento Estudantil e queremos reunir os casos em nossa plataforma para que possamos cobrar o Ministério da Educação e os órgãos responsáveis. Se você está sendo prejudicado, entre em contato conosco!”, afirmou a entidade.
Fonte: SBT News
Nenhum comentário:
Postar um comentário