domingo, 31 de março de 2024

Júlio Gonçalves apresenta 700 dias de gestão com bons resultados da UPA Bacanga


Na última quinta-feira (28), a Unidade de Pronto Atendimento do Bacanga (UPA Bacanga) divulgou um balanço positivo de suas atividades destacando-se não somente pela eficiência no atendimento, mas por uma série de avanços significativos nos 700 dias de trabalho sob a gestão de Júlio Gonçalves.

Um dos principais pontos ressaltados foi a redução do tempo de espera dos pacientes em até 40% durante períodos normais, o que reflete diretamente na qualidade e agilidade do serviço prestado. Além disso, houve uma expressiva diminuição no tempo de transferência dos pacientes, conhecido como giro de leito, que foi reduzido em até 60%.

Para melhorar ainda mais a infraestrutura e os recursos disponíveis, a UPA Bacanga adquiriu uma nova ambulância e implementou um moderno aparelho de raio-x digital, proporcionando um atendimento mais completo e eficiente aos pacientes.

Visando ainda, aprimorar o acolhimento e agilizar o primeiro atendimento, a UPA planeja disponibilizar em breve uma segunda sala de classificação e risco, para uma triagem mais rápida e eficaz. Além disso, a UPA conta com uma unidade do Procon instalada ao lado, facilitando o processo de marcação de consultas. 

“Estou partindo para um novo desafio: lutar ainda mais pela saúde pública municipal. Levo comigo cada aprendizado e as experiências vividas na UPA Bacanga, e espero poder contribuir de forma ainda mais significativa para o bem-estar das pessoas da nossa cidade”, afirmou Júlio Gonçalves, que precisará se afastar das suas funções como diretor da UPA para iniciar sua pré-campanha e concorrer a uma das vagas de vereador de São Luís. 

Esses avanços refletem o compromisso da UPA Bacanga em oferecer um serviço de saúde humanizado de qualidade, priorizando a eficiência, a segurança e a satisfação dos pacientes, sob a direção de Júlio Gonçalves.

sábado, 30 de março de 2024

Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo no Brasil

O ajuste de preços de remédios é anual e tem como fundamento um modelo de teto calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo


O governo federal autorizou um reajuste de até 4,5% nos preços dos medicamentos para este ano, a partir deste domingo, dia 31. O aval para o aumento foi publicado nesta quinta-feira, 28 no Diário Oficial da União (DOU). O porcentual, que funciona como um valor máximo, foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED).

O ajuste de preços de remédios é anual e tem como fundamento um modelo de teto calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IPCA ficou em 4,5% em fevereiro no acumulado dos últimos 12 meses.

As empresas detentoras de registro de medicamentos poderão ajustar os preços no prazo de até quinze dias após a publicação desta Resolução, conforme instruções da Secretaria Executiva da CMED, cita a nota publicada no DOU.

Os outros índices usados na conta da indústria farmacêutica, como produtividade do setor, custos de produção não captados pelo IPCA e promoção de concorrência, foram estabelecidos como zero pela CMED, em resolução anunciada em fevereiro.

Em 2024, não haverá distinção de aumento em três faixas como já ocorreu em anos anteriores, indicando medicamentos por meio da competitividade do mercado, se mais competitivo, moderadamente concentrado ou muito competitivo.

De acordo com a lei, a recomposição anual de preços definida pelo governo pode ser aplicada em cerca de 10 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

A despeito de ser válido a partir deste domingo, o reajuste não deve ser imediato, ou seja depende de cada farmácia e da própria indústria farmacêutica. Por isso, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) recomenda ser importante que o consumidor pesquise nas farmácias e drogarias as melhores ofertas dos medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde.

"Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer", diz em nota o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.

O reajuste autorizado pelo governo federal para 2024 é inferior ao de até 5,60% no preço concedido em 2023. Conforme observa o Sindusfarma, de 2014 a 2024 o IPCA acumulou alta de 77,5% ante uma variação de preços dos remédios de 72,7%.

"Os medicamentos têm um dos mais previsíveis e estáveis comportamentos de preço da economia brasileira", afirma Mussolini. Conforme o executivo, em um ambiente altamente competitivo, a concorrência regula os preços. "Por isso, os produtos das classes terapêuticas com grande diversidade de marcas poderiam ser liberados do controle de preços, como já acontece com os medicamentos isentos de prescrição"

Fonte: Correio Brazilense

‘Taxação do sol’: Governo tributa aparato para obter energia solar

Setor de projetos fotovoltaicos calcula prejuízo de aproximadamente R$ 26 bilhões


Parece que nada, mesmo, escapa da tributação do atual governo. Agora, foi a vez da tecnologia utilizada para captação de energia solar que, em resolução publicada nesta semana, ameaça investimentos do setor de projetos fotovoltaicos em prejuízo de aproximadamente R$ 26 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O ato administrativo praticado pela gestão do presidente Lula (PT) revoga a redução temporária de impostos de importação de 27 tipos de inversores solares. Essas aparelhos cumprem a finalidade de converter a energia do sol, gerada através de painéis solares, de corrente contínua para corrente alternada, permitindo que a carga flua em toda a rede elétrica.

O valor regular do imposto praticado na importação desses inversores fotovoltaicos é de 11,2%. Ocorre que quando a isenção está em vigência, a alíquota é zerada, o que estimula a expansão do setor.

A maior parte dos inversores utilizados no Brasil é importada da China. Com a decisão do governo petista, que revogou a isenção, o tributo sobre o equipamento volta a ser de 11,2%.

Fonte: Pleno News

quinta-feira, 28 de março de 2024

Sampaio Basquete mantém invencibilidade na LBF 2024


O Sampaio Basquete começou com tudo a temporada 2024 da Liga de Basquete Feminino (LBF).Ao todo, a equipe maranhense venceu todas as seis partidas em que esteve em quadra. Na última quarta-feira (27), a Bolívia Querida passeou em São Luís com a vitória de 82 x 42 contra o São José-SP.

A armadora Alana Gonçalo terminou a partida como a principal pontuadora com 17 pontos, além de cinco assistências e cinco bolas roubadas. Do lado do São José, a destaque foi a capitã Carol Ribeiro com 13 pontos e oito rebotes.

Apesar de estar 100% de aproveitamento na competição, a equipe do Sampaio Corrêa está em segundo lugar (12 pontos) na tabela da LBF, atrás somente do atual campeão, o SESI Araraquara (14 pontos). Contudo, a equipe paulista só está na frente, pois possui dois jogos a mais que a equipe Tricolor.

Vale destacar que o Sampaio Basquete ainda não está completo com todas as contratações da temporada. As norte-americanas Chrislyn Carr e Trinity Baptiste chegam a São Luís somente na metade do mês de abril.

O Tricolor entra em quadra novamente neste sábado (30), às 17h30, contra o AD Santo André. A partida acontece no ginásio Castelinho, em São Luís.


Por Difusora News

Surto de dengue nas Américas pode ser o maior da história, alerta Opas


As autoridades da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertaram nesta quinta-feira (28) que o surto de dengue nas Américas pode ser o pior já registrado. Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais atingidos pela doença.

Os casos de dengue nas Américas aumentaram três vezes nos primeiros três meses deste ano em relação ao número de infecções relatadas no mesmo período do ano passado, disse o chefe da Opas.

“Provavelmente esta será a pior temporada de dengue que teremos”, pontuou o doutor Jarbas Barbosa da Silva, em entrevista coletiva.

A Opas, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou mais de 3,5 milhões de casos de dengue e mais de 1.000 mortes até março deste ano nas Américas.

Barbosa da Silva ressaltou que 4,5 milhões de casos foram notificados em todo o ano de 2023 na região, o que, segundo ele, coloca as Américas no caminho para o maior número de casos da história.

Cerca de 4 bilhões de pessoas, ou cerca de metade da população mundial, vivem em áreas com risco de contrair dengue, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Barbosa da Silva sublinhou que, com o aumento das infecções, as autoridades de saúde pública de toda a região devem “redobrar os nossos esforços” para enfrentar melhor o surto, com controle de vectores e formação de agentes para detectar os sintomas mais graves que os pacientes apresentam.

Os sintomas da dengue incluem febre, dores de cabeça, vômitos, erupções cutâneas, além de dores musculares e articulares. Em alguns casos, pode causar febre hemorrágica mais grave, resultando em sangramento que pode levar à morte.

A maioria dos casos de dengue ocorre geralmente entre fevereiro e maio, os meses do final do verão no Hemisfério Sul.

Fonte: CNN

quarta-feira, 27 de março de 2024

Feriado da Páscoa será de chuva em todo o Brasil; Veja a previsão do tempo


Preparado para pegar a estrada ou curtir o feriado de páscoa em casa? Veja a previsão do tempo de quinta-feira (28) a domingo (31), segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

Nordeste

Salvador, Bahia

Previsão de tempo instável para Salvador. Entre quinta-feira e domingo, há pancadas de chuva isolada na cidade acompanhada de muitas nuvens.

Máxima de 33 °C e mínima de 24°, durante o período.

Aracaju, Sergipe

Aracaju tem previsão de chuva isolada somente na quinta-feira, com máxima de 31 °C e mínima de 27 °C.

Entre sexta-feira e domingo, sol abre durante o dia entre nuvens. Máxima chega a 32 °C e mínima de 24 °C.

Recife, Pernambuco

Entre quinta-feira e domingo, Recife tem previsão de tempo nublado e trovoadas isoladas durante os dias.

Temperatura segue estável para os próximos quatro dias, máxima de 30 °C e mínima de 25 °C.

Maceió, Alagoas

Em Maceió, quinta-feira e domingo, a previsão é de dia completamento nublado acompanhado de chuva e trovoadas isoladas. Máximas de 31 °C e mínima de 24 °C.
Natal, Rio Grande do Norte

Tempo não dá trégua em nenhum dos próximos quatro dias e a previsão é de muitas nuves ao lado de chuva e trovoadas isoladas. Máxima de 30 °C e mínima de 25 °C.

João Pessoa, Paraíba

Na capital João Pessoa, quinta-feira prevê leve garoa durante a manhã e chuva isolada a tarde,

Entre o feriado, na sexta, e domingo, tempo nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Máxima de 33°C e mínima de 24 °C.
Fortaleza, Ceará

O único período que não chove durante os quatro dias é na noite de quinta. Para os próximos dias até domingo, previsão de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Temperatura com máxima de 32 °C e mínima de 23 °C.

São Luís, Maranhão

Na quinta-feira, previsão de garoa leve. Mas, entre sexta-feira e domingo, pancadas de chuva e trovoadas.

Temperatura com máxima de 30 °C e mínima de 23 °C.

Teresina, Piauí

Nos próximos quatro dias, Teresina deve ter tempo instável, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima chega a 32 °C e mínima de 23 °C.

Norte

Manaus, Amazonas

Quinta-feira, sábado e domingo, a previsão é de tempo instável com pancadas de chuva isoladas e trovoadas espalhadas na cidade. Somente na sexta-feira que há um respiro, em um dia nublado e com chuvisco.

Máxima de 33 °C e mínima de 24 °C;

Belém, Pará

Em Belém, sexta é o único dia com chuvisco. Na quinta-feira, no sábado e no domingo a previsão aponta pancadas de chuva e trovoadas isoladas na cidade.

Máxima de 33 °C e mínima de 24 °C.

Palmas, Tocantins

Previsão de chuva para os próximos quatro dias e trovoadas isoladas. A máxima é de 32 °C e mínima de 23 °C.
Porto Velho, Rondônia

Quinta-feira a domingo sem trégua. Previsão de chuva isolada durante os dias com possibilidade de trovoada. A máxima chega a 32 °C e a mínima se mantém em 24 °C

Boa Vista, Roraima

A chuva começa aparecer na tarde de quinta-feira, ameniza para um chuvisco na manhã de sexta e para durante a tarde. No entanto, sábado e domingo tem previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Máxima de 37 °C e mínima de 25 °C.

Acre, Rio Branco

Acrianos podem se preparar para chuva na quinta-feira, no sábado e no domingo. Somente no feriado de páscoa que o tempo ameniza com previsão de chuvisco.

Temperatura estável para os dias, com máxima de 31 °C e mínima de 24 °C.

Macapá, Amapá

Quinta-feira Macapá tem o dia menos chuvoso, com previsão de garoa leve, entre momentos sem chuva. Tempo nublado com pancadas de chuva para sexta-feira a domingo.

Máxima de 33 °C e mínima de 23 °C.

Centro oeste

Brasília, Distrito Federal

Somente na quinta-feira que a capital Brasília tem previsão de leve chuvisco. Entre sexta-feira e domingo, há possibilidade de chuva isolada no decorrer dos dias.

Máxima de 30 °C e mínima de 29 °C.

Goiânia, Goiás

Em Goiânia, chuvisco fraco previsto para manhã de quinta-feira que se intensifica ao longo do dia. Já para sexta-feira, sábado e domingo, muitas nuvens encobrem o céu com possibilidade de chuva isolada.

Máxima de 31 °C e mínima de 22 °C.

Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Na quinta-feira, há previsão de chuvisco fraco que para ao longo dia. Sexta-feira não chove, mas céu nublado. E, no sábado e domingo, muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.

Máxima chega a 32 °C e mínima em 22 °C.

Cuiabá, Mato Grosso

Na cidade, chuvisco leve começa na quinta-feira, se mantém na manhã de sexta e evolui para pancadas de chuva até domingo. Máxima chega a 34 °C e mínima de 24 °C.

Sudeste

São Paulo, SP

Previsão aponta dias intercalados de chuva e tempo firme. Na quinta-feira, há chance de chuvisco leve e, no sábado, pancadas de chuva, mas em pontos isolados, sexta-feira e domingo dia nublado, mas sem possibilidade de chover.

Máxima de 30 °C e mínima de 17 °C.

Rio de Janeiro, Rio

Rio de janeiro tem chance de chuvisco leve na quinta-feira, mas pancadas de chuva e trovoadas estão previstas até sábado. No domingo, tempo parcialmente nublado, sem estimativa de chuva.

Máxima de 32 °C e mínima de 21 °C.

Belo Horizonte, MG

O único dia sem chance de chuva é na quinta-feira. Entre sexta-feira e domingo, o Inmet prevê dia com muitas nuvens acompanhado de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Máxima de 29 °C e mínima de 17 °C.

Vitória, ES

Em Vitória, um chuvisco leve deve marcar a quinta-feira. No restante dos dias até domingo, pancadas de chuva e trovoadas isoladas atingirão a cidade.

Máxima de 35 °C e mínima de 23 °C.

Porto Alegre, RS

O único dia que chove, em Porto Alegre, é na sexta-feira. Quinta-feira, sábado e domingo, a previsão é de dia nublado, mas estável.

Máxima de 35 °C e mínima de 20 °C.

Florianópolis, SC

Quinta-feira e domingo, segundo o Inmet, não há possibilidade de chuva, mas bastante nuvens, fazendo com que o dia fique parcialmente nublado. Já na sexta-feira e no sábado, há chance de chuva isolada na cidade.

Máxima de 35 °C e mínima de 20 °C.

Curitiba, PR

Curitiba é a única capital que não tem previsão de chuva entre quinta-feira e domingo. A máxima prevista é de 32 °C e mínima de 25 °C.

Fonte: SBT News

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado


A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no Plenário do Senado após o feriado da Páscoa. A PEC 45/2023 já passou por três sessões de discussão. Após a quinta sessão, a matéria estará pronta para a primeira votação no Plenário. Depois, haverá mais três sessões de discussão antes da votação em segundo turno. São necessários 49 votos de senadores em cada turno para a matéria ser aprovada e seguir para análise da Câmara dos Deputados.

A PEC sobre drogas foi aprovada por ampla maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta foi apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado e do Congresso, e insere na Constituição Federal a determinação de que a posse ou o porte de entorpecentes e drogas ilícitas afins são crimes, independentemente da quantidade. 

— Acredito que, após o feriado da Semana Santa, nós já tenhamos condição de apreciar, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição — disse Pacheco na segunda-feira (25).

O relator da proposta, senador Efraim Filho (União-PB), acrescentou ao texto a garantia de que a distinção entre usuário e traficante deve ser respeitada pelo poder público, com penas alternativas à prisão e oferta de tratamento para usuários com dependência química.  

O texto em análise no Plenário não altera a atual Lei de Entorpecentes (Lei 11.343, de 2006), que já prevê a diferenciação entre traficantes e usuários. Foi esta lei que extinguiu a pena de prisão para usuários no país. O texto da PEC aprovado na CCJ diz: “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, observada a distinção entre traficante e usuário por todas as circunstâncias fáticas do caso concreto, aplicáveis ao usuário penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência”.

Assim, a PEC vai explicitar na Constituição que é crime a posse ou o porte de qualquer quantidade de drogas — como maconha, cocaína, LSD e ecstasy — deixando a cargo da Justiça definir, de acordo com o conjunto de provas, se quem for flagrado com droga responderá por tráfico ou será enquadrado como usuário somente. Se ficar comprovado que tinha em sua posse substância ilícita apenas para uso pessoal, a pessoa será submetida a pena alternativa à prisão e a tratamento contra a dependência química.

Debates

Diversos senadores vem defendendo a aprovação da PEC, como Zequinha Marinho (Podemos-PA), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Plínio Valério (PSDB-AM), Eduardo Girão (Novo-CE), Cleitinho (Republicanos-MG), Jorge Seif (PL-SC) e outros. Em contraponto, a rejeição da proposta vem sendo defendida por outros senadores, como Fabiano Contarato (PT-ES) e Marcelo Castro (MDB-PI).

A primeira sessão de discussão da matéria foi realizada em 19 de março. A segunda sessão de discussão ocorreu no dia seguinte. Na ocasião, Contarato disse que a aprovação da PEC poderá aumentar a criminalização de usuários ou dependentes que sejam pessoas negras de baixa renda.

— Eu não tenho dúvida: o critério que vai definir quem é traficante ou usuário vai ser o local onde [a pessoa] está sendo detida. No caso daquele jovem preto, naquele local, eu não tenho dúvida, o despacho fundamentado de natureza subjetiva vai ser que ele [é] traficante.

Girão, por sua vez, afirmou que países que descriminalizaram a maconha tiveram aumento do consumo e de crimes, além de fortalecimento do tráfico.

— O Brasil já tem problemas demais. Não precisamos de nenhum tipo de flexibilidade na questão da droga. Droga mata, droga potencializa a esquizofrenia. Só quem tem algum familiar, algum amigo que é viciado sabe da tragédia humana que é a questão das drogas.

Na mesma sessão, Pacheco rebateu as críticas de que “a intenção do Senado seria a de prender usuário de droga”.

— Isso não tem o menor lastro na verdade, muito ao contrário: a proposta de emenda à Constituição faz uma distinção e [é] obrigação da lei distinguir traficante de usuário, não cabendo pena privativa de liberdade ao usuário, tal como é hoje no artigo 28 da Lei Antidrogas. Para o crime de tráfico de drogas, há pena de 5 a 15 anos; e, para o crime de porte para uso pessoal, desde 2006, não há pena privativa de liberdade. A pena possível é a frequência a cursos, advertência e prestação de serviço à comunidade.

Em contraponto, Castro disse que a PEC não é necessária e que há o risco de dependentes químicos serem enquadrados como criminosos.

— Tem gente que usa maconha recreativamente. Isso está na intimidade e na privacidade da pessoa. Ela não está causando lesividade a ninguém, não está causando danos a ninguém, não está prejudicando a vida de ninguém. Ela tem o direito, está na Constituição, da sua privacidade. Aí nós vamos dizer, todo mundo que for pego no Brasil com um baseado de maconha é um criminoso? E o doente é um criminoso? O que a sociedade ganha em dizer que um doente, que é dependente de droga, além de ser um doente e dependente de droga, é um criminoso? Eu não acho razoável isso.

A terceira sessão de discussão foi nesta terça-feira (26). Durante o debate, Seif defendeu as forças policiais das acusações de racismo e disse que liberar pequenas quantidades de drogas sem regulamentar a cadeia de produção como um todo é “pôr a carroça na frente dos bois”.

Efraim citou o grande número de pesquisas de opinião pública que apontam “acima de 70%” de opiniões contrárias à liberação das drogas. Disse que a decisão sobre o assunto não cabe ao Judiciário.

Izalci Lucas (PSDB-DF) avaliou que a descriminalização seria um “desastre” e que os senadores não devem sinalizar a liberação de entorpecentes ou a regulamentação de quantidades. Também citando pesquisas, ele disse que é falsa a impressão de que os policiais civis são contra a PEC e contestou a generalização de que “todos os pretos e pobres são condenados” por drogas.

Damares Alves (Republicanos-DF) classificou a PEC como oportuna e necessária. Ela contou sua experiência com usuários de drogas e opinou que uma eventual descriminalização não contribui para enfrentar o problema dentro das famílias.

Histórico

Em 2015, o plenário do STF deu início ao julgamento de uma ação sobre o porte de drogas para consumo próprio, referente ao artigo 28 da Lei de Entorpecentes, que determina sanções alternativas à prisão para usuários e/ou dependentes de drogas, como medidas educativas, advertência e prestação de serviços comunitários. 

Naquele ano, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso votaram pela não criminalização do porte de maconha. Com pedido de vista do então ministro Teori Zavascki, o julgamento foi suspenso e assim ficou por cerca de sete anos.

Em agosto de 2023, o julgamento foi retomado. O ministro Alexandre de Moraes votou pela não criminalização do porte de maconha. A então presidente da Corte, ministra Rosa Weber, também votou pela não criminalização para uso pessoal. Já os ministros Cristiano Zanin, Nunes Marques e André Mendonça votaram pela validade do artigo 28 da Lei de Entorpecentes. 

Até agora, a maioria dos votos propõe critérios de quantidade para a diferenciação entre usuário e traficante. O placar está em 5 a 3 para descriminalizar o porte apenas da maconha para consumo próprio. A Lei 11.343 determina punição com medidas educativas e prestação de serviços à comunidade para quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar, trouxer consigo, semear, cultivar ou colher maconha ou outras drogas "para consumo pessoal". No placar do STF, os cinco votos são para declarar inconstitucional a criminalização do porte de maconha para uso pessoal. Os outros três votos dos ministros consideram válida a regra da Lei de Entorpecentes.

Com a retomada do julgamento no ano passado, a resposta do Parlamento foi imediata: diversos senadores e deputados passaram a criticar o STF por supostamente invadir competências exclusivas do poder Legislativo. O presidente Rodrigo Pacheco ecoou os sentimentos desses parlamentares. A questão foi debatida em sessão temática no Plenário do Senado dias depois. Em seguida, Pacheco anunciou a apresentação da PEC 45/2023. Não há data definida para a retomada do julgamento no STF. Para os senadores favoráveis à PEC, o julgamento do Supremo pode acabar descriminalizando as drogas no país ao estipular quantidades para diferenciar traficantes de usuários.

Na página da PEC no portal do e-Cidadania, mais de 8,4 mil internautas apoiam a proposta, enquanto mais de 9,3 mil opinam contrariamente a sua aprovação.

A legislação atual (Lei 11.343) teve origem em projeto do Senado de 2002, mas só teve sua aprovação finalizada em 2006, sendo sancionada em agosto daquele ano, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Agência Senado

terça-feira, 26 de março de 2024

Israel confirma morte do número 2 do braço armado do Hamas

Porta-voz do Exército israelense disse que Marwan Issa foi eliminado em um bombardeio há duas semanas


O Exército israelense confirmou nesta terça-feira (26) que eliminou matou Marwan Issa, o número 2 do braço armado do movimento islamista palestino Hamas, em um bombardeio na Faixa de Gaza. “Issa foi eliminado em um bombardeio há duas semanas”, indicou o porta-voz do Exército, Daniel Hagari, confirmando uma informação já difundida pela Casa Branca na semana passada. O dirigente islamista foi “um dos organizadores do massacre de 7 de outubro”, cometido por milicianos no sul de Israel, e foi “eliminado em um bombardeio complexo e preciso efetuado pela aeronáutica, com base em informações do Exército e do Shin Beth”, o serviço de inteligência interna de Israel, segundo Hagari.

O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, havia dado essa informação em 18 de março. Em 11 de março, o Exército israelense afirmou que Issa foi o alvo de um ataque aéreo contra um complexo subterrâneo no centro da Faixa de Gaza. Issa era o colaborador adjunto de Mohamed Deif, líder do braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedine al Qassam, indicou Hagari à época.Nesta terça, ao menos 12 pessoas morreram, incluíndo crianças, após um bombardeio israelense. 

Segundo o Hamas, as vítimas estavam s em uma barraca de campanha que abrigava uma família de deslocados em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. O bombardeio atingiu a tenda da família Al Madhun, no oeste da cidade de Khan Yunis, onde muitos habitantes do norte de Gaza tiveram que se deslocar devido aos combates. A área de Al Mawasi, na costa, abriga milhares de tendas improvisadas, com muitas pessoas que fugiram da zona do hospital Al Shifa, na Cidade de Gaza, onde há combates desde 18 de março.

Fonte: Jovem Pam News

Mulher é agredida dentro de carro na Grande São Luís

Vídeo mostra momento da agressão na Estrada da Maioba; Confira

Um vídeo que circula nas redes sociais e em grupos de mensagem mostra o desespero de uma mulher na MA-204, conhecida como Estrada da Maioba, uma das vias mais movimentada da Grande São Luís. As imagens mostram que o motorista agride a vítima foram registradas por um condutor que passava pelo local no momento da ocorrência.

O caso aconteceu na segunda-feira (25), próximo a ponte Lima Verde, mas apenas na manhã desta terça a repercussão ganhou força nas redes sociais. O autor do vídeo relatou a situação de pânico no local e informou que fez o registro de Boletim de Ocorrência (B.O) na Casa da Mulher Brasileira.

Durante a gravação ninguém se aproxima para tentar ajudar a mulher. Veja o vídeo:

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que diligências estão sendo realizadas para identificar as partes envolvidas no caso e que até o momento, a vítima da agressão não registrou boletim de ocorrência.

Vale destacar que o número de mulheres vítimas de feminicídio no Maranhão já superou o mesmo período do ano passado, ou seja, em 2024 foram 10 assassinatos de mulheres em 12 semanas.


Por Difusora News

segunda-feira, 25 de março de 2024

MA é reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação

A partir do dia 2 de maio, a vacinação dos rebanhos contra a doença será suspensa no Maranhão


O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25), a portaria que considera o Maranhão zona livre da febre aftosa sem vacinação.

Além do Maranhão, a portaria reconheceu ainda como área livre da aftosa sem vacinação, os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Assim, partir do dia 2 de maio, a vacinação dos rebanhos contra a doença nesses locais será suspensa.

A medida proíbe ainda o armazenamento e comercialização das vacinas contra febre aftosa, com exceção dos locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) a desempenharem tais atividades, para comércio com outras unidades da Federação que ainda realizem a vacinação regular de bovinos e bubalinos.

Conforme a portaria, a compra de novos animais para aumentar o rebanho nesses estados também foi suspensa, inclusive o comércio dos animais entre esses estados, até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheça oficialmente o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação.

Nesse período, novos animais poderão ser adquiridos apenas de zonas livres de febre aftosa com vacinação para abate ou exportação. Nos dois casos os animais deverão ingressar por locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial e cumprindo medidas específicas como transporte em veículos lacrados e encaminhamento direto para estabelecimento de abate ou de pré-embarque que tenham sido inspecionados pelos órgãos oficiais.

Por Difusora News

Prisão do deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle, repercute entre parlamentares

 Na redes sociais, deputados elogiaram a Polícia Federal; crime só foi desvendado seis anos depois das mortes

Parlamentares de diversos partidos pronunciaram-se nesta segunda-feira (25) em suas redes sociais sobre a prisão do deputado Chiquinho Brazão (RJ), acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.

Brazão, que era vereador do Rio de Janeiro na época, foi preso no último domingo (24) com outras duas pessoas. Horas depois da prisão, a Executiva Nacional do União Brasil expulsou o deputado da legenda.

A líder do Psol, deputada Erika Hilton (Psol-SP), afirmou que o assassinato de Marielle e de Anderson foi um crime brutal que abalou as estruturas democráticas do País. “A solução desse crime, sobre quem mandou matar e por que, é uma resposta para a democracia. Essa luta não é apenas das famílias, mas de todos e todas do Brasil”, disse Erika.

O líder da 
minoria, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), também se pronunciou sobre o caso. “Não sei o que revolta mais: esquerdistas calados, preferindo ficar em silêncio porque acabou a narrativa; ou esquerdistas 'comemorando' a prisão, mas esquecendo-se de pedir desculpas a Bolsonaro por tantas acusações levianas e criminosas”, criticou.

O deputado Mauricio Marcon (Pode-RS) também afirmou que o ex-presidente Bolsonaro foi atacado por anos injustamente. “Todavia, hoje a Polícia Federal prendeu os verdadeiros criminosos, pessoas ligadas à milícia.”

Dia esperado
O deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) disse que a revelação dos nomes e a prisão dos mandantes foram muito esperadas. “Ainda precisamos saber por que o general Braga Netto, que depois veio a ser ministro [da Casa Civil e da Defesa] e homem forte de Bolsonaro, indicou um criminoso para chefiar a polícia carioca um dia antes do assassinato. De toda forma, o dia de hoje foi muito esperado nos últimos seis anos", disse Boulos.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), afirmou que uma das coisas mais impactantes foi a "desfaçatez" do delegado que investigava o caso. "Que crueldade, que coisa sórdida”, criticou. O delegado Rivaldo Barbosa, citado pela deputada, também foi preso no último domingo.

Violência política e de gênero
A deputada Gleisi Hoffman (PT-PR) destacou que a prisão dos suspeitos de serem mandantes do assassinato de Marielle é um marco na luta contra a violência política e de gênero.

“Que sejam denunciados e julgados todos os envolvidos no crime, que também vitimou o Anderson. Trabalho sério da Polícia Federal, em sintonia com o Ministério Público e o STF, foi fundamental para que o País e o mundo conhecessem a verdade, por tanto tempo ocultada”, afirmou.

A prisão
O deputado Chiquinho Brazão foi preso no último domingo (24) por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes. Também foram presos o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro  Domingos Brazão, irmão do parlamentar; e Rivaldo Barbosa, chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro na época do crime.

Próximos passos
A prisão de Chiquinho Brazão precisa ser chancelada pela Câmara. De acordo com a Constituição, um deputado só pode ser preso em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, a Câmara precisa referendar a prisão por 
maioria absoluta, em votação aberta.

O STF tem 24 horas para comunicar a Câmara da decisão.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

domingo, 24 de março de 2024

Cultura maranhense perde o talento de Claudio Pinheiro


Morreu neste domingo (24), vítima de câncer, o cantor e ativista da cultura popular maranhense Cláudio Pinheiro. Figura emblemática e decisiva na valorização da cultura popular do estado e seus mestres, o cantor tinha 67 anos e lutava contra a doença desde o final do ano passado, quando o problema foi diagnosticado.

Envolvido na pesquisa das manifestações culturais maranhenses, em especial a música, Claudio Pinheiro era o que poderia se chamar de um especialista no assunto, além de cantor talentoso com vários discos gravados e shows memoráveis desde os anos 80, período em que ainda conciliava a carreira com a profissão de dentista formado pela UFMA.

Foi esse talento e conhecimento que Cláudio Pinheiro levou para o Tribunal de Contas do Estado, no comando do projeto “TCE Cultural”, por ele idealizado e implantado no primeiro ano de gestão do conselheiro Washington de Oliveira, em 2021. Entre outras realizações, o projeto dotou a corte maranhense de uma galeria para exposições de artes plásticas, a galeria Amina Barros.

De grande sucesso, o projeto, voltado para a valorização de talento internos e externos em áreas como música, artes, plásticas e cinema, entre outras, transformou o artista em alguém muito querido entre os servidores e membros da casa. Na opinião geral, Cláudio Pinheiro deixa muita saudade, mas também um importante legado, no fortalecimento da identidade cultural maranhense no âmbito do TCE.

O velório ocorreu na Pax União, no Centro de São Luís, e o enterro foi às 16h, no Cemitério Parque da Saudade, no bairro do Vinhais.

Fonte: TCE-MA

Professores da UFMA aprovam indicativo de greve para a primeira quinzena de abril

 De acordo com os professores, a principal pauta do indicativo de greve é a recomposição das perdas salariais a partir de 2016


Os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) poderão entrar em greve na primeira quinzena de abril. O indicativo do movimento paredista foi aprovado pela APRUMA-Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional, em assembleia geral realizada na última quinta-feira (21).

De acordo com a organização sindical, a principal pauta da greve é a recomposição das perdas salariais a partir de 2016. A proposta do sindicato é de reajuste de 22,71% em 3 parcelas iguais de 7,07% em 2024, 2025 e 2026. Em contraproposta, o Governo Federal ofereceu reajuste de 9% em duas parcelas de 4,5% em 2025 e 2026.

“Nesse momento, estamos lutando por um processo de recuperação de perdas salariais da nossa categoria e pela recomposição financeira das universidades, declarou a presidenta da APRUMA, professora Ilse Gomes.

Além do reajuste salarial, os professores têm como pautas também, a equiparação de benefícios com os servidores do legislativo e judiciário; autonomia universitária; construção de protocolo de combate ao assédio e discriminação nas instituições federais de ensino superior (universidades, institutos e CEFET`s); revogação do Novo Ensino Médio.

Por Difusora On

sábado, 23 de março de 2024

INSS realiza mutirão com mais de 300 vagas para perícias de BPC no MA


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste sábado (23) e domingo (24) um mutirão no estado do Maranhão. Foram disponibilizadas 345 vagas para perícias médicas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência.

Os atendimentos serão feitos das 7h às 17h, nas agências da Previdência Social situadas nas cidades de São Mateus do Maranhão e Bacabal. Para ser atendido no mutirão é necessário ter realizado o agendamento previamente por meio da Central 135 ou pelo MEU INSS. São 155 vagas ofertadas para a Agência em São Mateus do Maranhão e 190 vagas para Bacabal.

Ainda como parte das ações do Ministério da Previdência Social e do INSS para redução da fila de espera para os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência prossegue, até o dia 28 de março, os mutirões em 56 unidades da região Nordeste onde não há atendimento de perícia médica.

No Maranhão, a ação acontece em seis unidades: Agência Nazaré na capital São Luís e nos municípios de São Mateus do Maranhão, Pedreiras, Açailândia, Bom Jardim e São Domingos.

Fonte: O Imparcial

'Sumiço' de móveis do Alvorada: Bolsonaro processa Lula e pede R$ 20 mil de indenização

Durante a transição entre os governos, Presidência apontou que 261 móveis haviam sido 'perdidos'. Itens, no entanto, foram localizados


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle acionaram o Juizado Especial Cível do Distrito Federal contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por causa da localização de móveis do Palácio da Alvorada declarados “desaparecidos” no início da gestão petista.

O casal Bolsonaro pede indenização de R$ 20 mil por danos morais e retratação pública do atual presidente.


Na quarta-feira (20), a Secretaria de Comunicação da Presidência anunciou ter localizado 261 itens que foram considerados desaparecidos durante a transição do governo Bolsonaro para a gestão Lula.

De acordo com a pasta, a mobília teria sido tratada com “descaso” e estava em “locais diversos”, o que demandou esforço para a localização.

Na ação judicial, a defesa do casal Bolsonaro afirma que os dois foram alvos de “ataques na mídia e nas redes sociais” com insinuações de que eles teriam “levado tudo” ao deixarem o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.


'Álibi para poder gastar'

Durante evento do PL Mulher, neste sábado (23), no Acre, Michelle Bolsonaro comentou o episódio. A ex-primeira-dama afirmou que “não se encontra o que não se perdeu” e afirmou que o sumiço dos móveis teria sido “álibi para gastar o dinheiro do contribuinte com irresponsabilidade”.

Fonte: SBT News

sexta-feira, 22 de março de 2024

Porto do Itaqui realiza várias operações em um mesmo navio em apenas seis dias

As operações incluem: dois transbordos a contrabordo (ship to ship), nos quais a carga de combustível tipo diesel S-10 é transferida diretamente entre navios, lado a lado, no mesmo berço

O Porto do Itaqui novamente demonstra versatilidade ao conduzir uma operação considerada complexa. O principal navio desta operacionalização, o STI Lobelia, carregado com Diesel S-10, está atracado no Berço 106, onde realiza seis operações distintas, ao longo de seis dias, desde o dia 17 de março.


As operações incluem: dois transbordos a contrabordo (ship to ship), nos quais a carga de combustível tipo diesel S-10 é transferida diretamente entre navios, lado a lado, no mesmo berço; dois transbordos convencionais, envolvendo a troca de carga entre dois navios em berços diferentes; e duas descargas, previstas para serem realizadas para quatro terminais diferentes.
O STI Lobelia

Com bandeira das Ilhas Marshall, o STI Lobelia serve como plataforma para todas essas operações. Os transbordos a contrabordo serão realizados com os navios Tweed e Nave Atria, enquanto os transbordos convencionais serão efetuados com os navios Eden e Sergio Buarque. As duas descargas em terra serão direcionadas para os terminais das empresas Transpetro, Ultracargo, Granel e Santos Brasil.

A estimativa do total de carga movimentada nesta operação é de mais de 100 mil toneladas, destacando a magnitude e a complexidade deste empreendimento logístico. A distribuição desse volume foi realizada de acordo com os seguintes procedimentos: uma descarga de 14.133 toneladas para terminais terrestres; um transbordo Ship to Ship para o navio Tweed, totalizando 27.775 toneladas; um transbordo Ship to Ship para o navio Nave Atria, com 25.560 toneladas; um transbordo de 25.560 toneladas ao navio Eden; e ainda um transbordo de 13.973 toneladas para outro berço, destinado ao navio Sergio Buarque de Holanda.

Todo o trabalho está sendo executado com uma logística bem planejada, que oferece, acima de tudo, economia de tempo e combustível. A operação Ship to Ship, por exemplo, garante flexibilidade na distribuição de carga, reduzindo custos e maximizando a eficiência operacional, o que diminui o tempo de espera de um navio e evita taxas portuárias, além de outros encargos associados aos portos.

Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, esta operação representa mais um marco para o desenvolvimento logístico do Porto. “O Itaqui reforça sua posição como um importante centro de operações marítimas e logísticas, pronto para enfrentar desafios e inovar em suas atividades de movimentação de cargas”, enfatizou Lins.

Por O Imparcial

Aluisio classifica como “anseio nacional” o fim das “saidinhas”


O deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos) afirmou nesta sexta-feira (22), em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM que recebeu ‘com muita felicidade’ a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados que acaba com as chamadas ‘saidinhas temporárias’ no Brasil.

O texto, que já havia sido aprovado no Senado, segue agora para sanção do presidente Lula (PT). Na quarta-feira (20), os parlamentares votaram simbolicamente o projeto de forma unânime.

“Era um anseio nacional. Como presidente da Comissão de Segurança Pública, em 2022, tive a oportunidade de tirar esse projeto que estava sem tramitar há sete anos e o elenquei como minha prioridade. Em acordo com o presidente Arthur Lira (PP-AL), que me assegurou que se eu aprovasse o projeto ele iria para o plenário – e assim foi feito. O texto foi aprovado nas duas casas, dando uma resposta à sociedade”, disse o deputado.

Aluisio acredita que pelo anseio da população, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não terá como vetar o projeto, mas deixou claro que se o petista fizer essa opção, não tem dúvida que o Congresso Nacional derrubará o veto.

Como presidente do Republicanos no Maranhão, Aluisio tem rodado o estado para ampliar o partido nas disputas eleitorais deste ano. Em São Luís, Aluisio destacou o “belo trabalho” do prefeito Eduardo Braide e apoiará sua reeleição. Já em Imperatriz, o partido terá candidatura própria com Mariana Carvalho.

Clique aqui e ouça entrevista a entrevista na íntegra.

Por Jorge Aragão