O nível do Rio Tocantins alcançou a marca de 7 metros e 60 centímetros acima do considerado normal para esta época do ano. Cerca de 100 famílias foram afetadas pela elevação do nível do rio.
Na manhã do último sábado (24), agentes da Defesa Civil do município intensificassem seus esforços, alertando as famílias que residem às margens do rio Tocantins sobre o iminente risco de inundação.
Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil de Imperatriz, informou que cerca de 100 famílias foram atingidas pelo aumento do rio, algumas relutando em deixar suas casas na esperança de que o nível da água diminua.
“Muitos concordaram em sair de suas casas para os abrigos, mas ainda tem aqueles que relutam, que preferem correr o risco de continuar onde estão. Atualmente, mobilizamos ônibus e carros para ajudar no deslocamento das famílias”, esclareceu o superintendente.
A prefeitura disponibilizou quatro abrigos, sendo duas escolas e duas igrejas, para acolher os deslocados. Segundo Galvão, os locais mais afetados pela enchente são o Beira Rio, Porto da Balsa, Caema e Leandra. Já o Colina Park, geralmente afetado em situações semelhantes, ainda não foi atingido pela alta do rio.
Rosimar Alves, dona de casa e moradora da Rua Luís Domingues há 35 anos, está familiarizada com a situação recorrente de enchentes e já adotou medidas preventivas, como transferir seus pertences para um local seguro quando necessário.
“É sempre desesperador, mas a gente faz o que pode, né? A gente se prepara, guarda as coisas num lugar seguro, e toma cuidado com a gente e com a família, para tentar reduzir os danos e ninguém sair ferido”, relatou a dona de casa.
Para a Defesa Civil de Imperatriz, o município tem sido afetado pelas chuvas intensas nos estados de Tocantins e Goiás, visto que o rio percorre vários pontos da região centro-oeste, norte e nordeste do país.
“Ainda que tenha chovido pouco em Imperatriz, a tendência é que o nível do rio aumente. Isso porque as chuvas têm ficado cada vez mais intensas em Tocantins e Goiás, então o rio enche e nós sentimos parte das consequências”, afirmou Galvão.
Histórico
Em 2023, mais de 400 pessoas foram afetadas pela cheia do rio Tocantins, segundo dados da Defesa Civil. Nas últimas semanas, o nível do rio tem aumentado rapidamente, chegando a subir mais de 1 metro por dia, aumentando a preocupação das autoridades e dos moradores locais. A previsão é de mais chuvas nas próximas semanas, o que pode agravar ainda mais a situação e resultar no deslocamento de mais famílias.
Alerta de Chuvas do INMET
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou, nesta segunda-feira (26) um alerta de amarelo para todo o Maranhão. O aviso implica chuvas intensas e perigo potencial, com início às 10h20 do dia 26/02 até as 10h00 da terça-feira (27).
As instruções são:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em casos urgentes, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Por Difusora On
Nenhum comentário:
Postar um comentário