O estudo “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil” foi realizado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) Anual, dos anos 2016 a 2022. São analisados o acesso de crianças e adolescentes a seis direitos básicos: renda, educação, informação, água, saneamento e moradia.
De acordo com o relatório oficial publicado pela UNICEF, o Maranhão é quarto estado com maior índice de crianças na pobreza multidimensional, ficando atrás apenas Amapá (91,7%), Piauí (91,6%) e Pará (91,2%).
Além da situação precária do Estado a respeito da pobreza multidimensional ligada à infância, o estudo alerta para outro número: o índice cada vez mais alto de analfabetismo infantil.
Na educação, o estudo analisa quantas crianças estão na escola e quantas sabem ler e escrever adequadamente. Os dados revelam uma piora visível no quesito alfabetização em todo o país, com a proporção de crianças de 7 anos que não sabem ler nem escrever saltando de 20% para 40% entre 2019 e 2022, especialmente entre crianças negras e aquelas afetadas pela pandemia durante o período de alfabetização.
O estudo da UNICEF apontou tanto os setores que tiveram uma pequena melhora a nível nacional, como alertou acerca da situação precária vivida por mais de 90% das crianças maranhenses.
Com informações de: UNICEF
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