É o melhor resultado alcançado desde janeiro deste ano, segundo dados do Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA)
Relatório divulgado nesta quarta-feira (28) mostra que a Ilha de São Luís tem 60% das praias monitoradas próprias para banho. Ou seja, com balneabilidade adequada, de acordo com os padrões exigidos. É o melhor resultado alcançado desde janeiro deste ano, há dez meses.
O documento foi apresentado em entrevista coletiva por representantes do grupo de trabalho que acompanha e analisa as condições do litoral na Grande Ilha. Dos 22 pontos analisados, entre o Espigão e o Mangue Seco, 13 estão adequados. Outros nove oferecem condições impróprias.
O grupo de trabalho é formado pelas Secretarias de Governo, Meio Ambiente, Segurança, Turismo, Bombeiros e Caema.
Fatores
Segundo as autoridades, existem dois tipos de fatores que contribuíram para a balneabilidade das praias: os naturais e os operacionais. Entre os naturais, a redução das chuvas ajudou no resultado, pois há menos escoamento para as águas do mar. A maré do segundo semestre também contribuiu.
“Observamos, inclusive, que o mar está mais esverdeado, com tonalidade diferente”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Diego Rolim.
Já os fatores operacionais incluem as fiscalizações na faixa do litoral e as ações de educação ambiental. Além disso, também há obras realizadas ou sendo executadas nos rios Pimenta, Claro, Calhau e na Lagoa da Jansen.
“Desenvolvemos ações de fiscalização nos empreendimentos que fazem parte da faixa litorânea e que podem influir diretamente nas nossas praias”, acrescentou Diego Rolim.
Já foram feitos 128 autos de infrações e notificações para estes empreendimentos. O secretário acrescenta que “também fazemos a conscientização da população para não colocar resíduos nas praias e para não fazer descarte irregular de lixo. Pedimos para que as pessoas comprem essa ideia para nos ajudar a fazer um trabalho excepcional”.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário