Por meio da plataforma G Suite for Education, a Universidade Federal do Maranhão passa a disponibilizar um e-mail institucional para cada um dos seus discentes. A ferramenta servirá de auxílio aos estudantes, na qual estão inclusos diversos serviços. Enumeramos alguns deles:
1. E-mail
Interface do E-mail. |
Utilizando-se da plataforma Gmail, o endereço será baseado no login do SIGAA, e a senha será a mesma do sistema, podendo ser logado pelo site https://www.gmail.com. Por ex.:
Login: carlos.andre
E-mail: carlos.andre@discente.ufma.br
2. Meet
Recém liberado, por conta da pandemia, pela Google, o Meet é um serviço de vídeoconferência com suporte de apresentação de tela, por ele, a instituição está realizando diversas reuniões de caráter deliberativo, como também está ocorrendo as aulas das Pós-graduações.
3. Drive
Ferramenta bem conhecida por todos os usuários do Google. Em contas normais são disponibilizados 15GB de armazenamento. Porém, pelo e-mail da UFMA, o armazenamento será ilimitado. Podendo o discente salvar diversos arquivos acadêmicos (artigos, livros, videoaulas, podcasts, projetos, TCC, relatórios, fotos de eventos, etc.) sem a necessidade de se preocupar com o espaço utilizado.
4. Jamboard
Uma lousa virtual, de forma interativa, o professor, ou, o discente de licenciatura, poderá desenhar, escrever cálculos e muito mais através de um PC, Notebook, Tablet, Smartphone, etc.
5. Documentos, Planilhas e Apresentações
São um conjunto de ferramentas similares ao Microsoft Office, conta com um editor de documentos, criador de slides e planilhas, tudo integrado ao Drive e com suporte para que diversas pessoas possam trabalhar juntas em um só documento.
6. Sites
Serviço muito interessante na vida acadêmica, com ele o discente pode criar a sua própria página profissional de maneira simples e sofisticada, como também para a criar páginas para eventos acadêmicos, grupos de pesquisa, projetos, núcleos, até onde a criatividade for possível.
7. Sala de Aula
É uma maneira bem dinâmica de aproximar os discentes com os docentes, por meio dele se cria uma sala de aula virtual, onde há a possibilidade de agendamento de aulas pelo Meet, disponibilização de documentos, aplicação de tarefas e muito mais.
Essas são algumas das principais ferramentas que são inclusas com o e-mail institucional, diversas outras também estão disponíveis, como o Grupos, Keep, Agenda, Tarefas, e muitas outras. A conta será vitalicia, mesmo após a conclusão do discente, a conta continuará ativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário