A Capitania dos Portos do Maranhão emitiu há pouco nota oficial em que se posiciona sobre o vídeo revelando mancha de óleo numa praia de Alcântara.
O caso, registrado na praia de Tapirei (não Itatinga, como informado mais cedo), ganhou repercussão nesta segunda-feira.
Tartaruga encontrada coberta de óleo na praia de Tapirei
Tartaruga recebendo socorro de populares que ajudaram na retirada do óleo em seu corpo.
Segundo apurou o Blog do Gilberto Léda, além do caso flagrado em Alcântara, houve um registro, no fim de semana, em Araioses. O Ibama já foi notificado para acompanhar as investigações.
Lembrando que nos casos de encontrarmos animais marinhos vítimas de desastres como esses, é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, os quais irão acionar ajuda de órgãos que prestarão ajuda específica a animais como essa tartaruga. O Projeto *QUEAMAR na UFMA trabalha especificamente com tartarugas aqui na costa do Maranhão, os quais tem um link com o Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Abaixo, a íntegra do comunicado.
O Comando do 4º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informa que tomou conhecimento da existência de uma suposta mancha de óleo no mar, de origem indeterminada, e que também foi encontrada uma tartaruga oleada na Praia Tapirei, pertencente ao município de Alcântara-MA, nas proximidades do Centro de Lançamento de Alcântara.Ato contínuo, uma equipe da Capitania dos Portos foi designada para se deslocar até Alcântara a fim de coletar material na localidade para investigar a origem da mancha de óleo e as responsabilidades pelo acidente ambiental nas águas jurisdicionais brasileiras.A CPMA disponibiliza os seguintes canais de comunicação para receber denúncias, reclamações e sugestões da população: cpma.faleconosco@marinha.mil.br, e os telefones 08000988432 e (98) 2107-0721.
*Número para contato com o QUEAMAR: 98 98194-4496 (Luis Eduardo) e 98 98119-9771 (Larissa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário