Por Caio Hostílio
Agora, a Pesquisa CNT aponta apenas uma rodovia estadual em boa condição no Maranhão e cadê as outras? Como foram aplicados os recursos no programa “Mais Asfalto”? Cadê o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público? Não estão preocupados com a destinação de mais de R$ 2 bilhões? O certo é que ao todo, a pesquisa da CNT avaliou 24 rodovias, entre estaduais e federais no Maranhão e apenas três atenderam a requisitos básicos para bom tráfego.
De acordo com a “Pesquisa CNT de Rodovias 2017” divulgada nessa terça-feira (7) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), das 17 rodovias estaduais do Maranhão pesquisadas, apenas uma obteve classificação satisfatória. A MA-402, que leva aos Lençóis Maranhenses, por exemplo, foi a única considerada boa de forma geral. As demais tiveram avaliações de regular a péssima nos critérios pavimento, sinalização e geometria. Olha que essa rodovia foi feita na gestão Roseana.
Quanto as rodovias federais, sete que passam pelo estado foram avaliadas e duas apenas atenderam às expectativas, as BRs 402 e 316. A primeira atende as áreas próximas a Barreirinhas. A segunda, corta o estado dando acesso a municípios como Bacabal, Peritoró, Caxias e Timon.
Ao todo, a pesquisa da CNT avaliou 24 rodovias, entre estaduais e federais no Maranhão e apenas três atenderam a requisitos básicos para bom tráfego. A pesquisa da CNT analisou 4.647 km de estradas que cortam o Maranhão. O resultado apontou que 44% estão em estado geral de conservação ruim ou péssimo, 26% estão em situação regular e em 30% a situação é boa ou ótima. No total, são mais 1.042 Km ruins ou péssimos. A CNT sugere que um investimento na ordem de R$ 2,7 bilhões são necessários para corrigir todas as falhas apontadas no relatório.
A MA-006 tem 562 km, pavimentação ruim, e sinalização e geometria péssimas. Os 48 km do trecho da BR-308 próximos a MA-006 tem pavimentação e geometria ruins, e sinalização péssima. Já os 145 km da BR-330 nas proximidades da mesma MA está com pavimentação ruim, e sinalização e geometria péssimas.
Em outro ponto do estado, na MA-034 (139 km de extensão) as condições gerais também são péssimas, com pavimentação ruim, e sinalização e geometria péssimas. A parte da BR-222 que passa por esta MA tem 23 km de extensão e as condições são tão ruins quanto as outras.
Os 220 km da MA-106 tem pavimentação e geometria ruins e sinalização péssima. Os 44 km da BR-308 no trecho desta MA tem pavimentação e geometria regulares e sinalização ruim.
A MA-225 é um dos acessos à Barreirinhas e foi avaliada com índices menos graves que as citadas acima. Os 17 km estão com pavimentação e geometria regulares e sinalização ruim.
A região de Chapadinha, por exemplo, é atendida pela MA-230. OS 20 km desta MA com a BR-222 que atendem a Região do Baixo Paranaíba tem pavimentação e geometria ruins e sinalização péssima. As mesmas indicações da MA-234, no trecho próximo a BR-222, com 24 km de extensão.
Segue o cenário parecido na MA-303/BR-308, com pavimentação dos 30 km de forma regular, sinalização péssima e geometria ruim.
Na MA-315, que passa por Paulino Neves, por exemplo, os 30 km têm pavimentação e sinalização ruins, e geometria péssima. A situação piora na MA-345, que atende a área de Araioses. Tudo foi avaliado pela CNT como péssimo nos 21 km de extensão. Ainda na nesta rodovia estadual, mas no trecho que passa a BR-402, os 6 km foram apontados como ruins. Nos 16 km da MA-346/BR-402, os resultados ficaram entre ruim e péssimo também.
A única rodovia estadual bem avaliada foi a MA-402/BR-402. Os 66 km estão com pavimentação ótima, geometria boa, mas com a sinalização ainda precisa melhorar e ficou como regular.
Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) disse “tem investido para melhorar a malha viária de todas as regiões. Até o fim deste ano, por exemplo, serão entregues 500 quilômetros de rodovias pavimentadas, em 11 trechos rodoviários, e uma ponte na região Sul do Estado, somando investimentos de R$ 556 milhões… Em breve, serão entregues 42 quilômetros de extensão da MA-006, entre Pedro do Rosário e o povoado Cocalinho, no entroncamento da BR-316. O trecho faz parte de um grande eixo no Maranhão, interligando a região de Santa Inês e Bacabal à Baixada Maranhense, via Pinheiro”.
BRs que cortam o estado
A pesquisa não se limitou apenas a trechos de rodovias federais próximos as rodovias estaduais, como apresentado acima. Sete BRs, que passam pelo Maranhão, foram alvos também do levantamento de dados e duas apenas tiveram bons resultados. A BR-316, com 629 km no estado, está com ótima pavimentação, geometria boa, mas sinalização ainda regular. Mesmos índices da BR-402, com 78 km no Maranhão.
Enquanto isso, a BR-010 (352 km no estado) está em situação toda regular, BR-222 (673 km no Maranhão) tem boa pavimentação, mas sinalização e geométrica regulares, a BR-226 (514 km no território maranhense) tem pavimentação regular e demais índices ruins, os 679 km da BR-230 estão com pavimentação e sinalização regulares e geometria ruins. Por fim, a BR-135, principal acesso à capital do estado. Recentemente parte das obras de duplicação da rodovia foi entregue e a avaliação, considerando os 610 km em todo Maranhão, foi de uma pavimentação boa, mas sinalização e geometria regulares.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse que “a pesquisa da CNT mostra que as rodovias federais do Maranhão, em termos de pavimentação, estão em bom estado de trafegabilidade, ou seja, foram classificadas como ÓTIMO, BOM ou REGULAR. O que precisa ser melhorado é o item sinalização. Neste caso, o DNIT, por meio do programa BR Legal, já está recompondo a sinalização vertical e horizontal das rodovias federais no Maranhão, com previsão de conclusão dos serviços em 12 meses”.
Abaixo, a íntegra da nota da Sinfra
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informa que, conforme cronograma de obras, tem investido para melhorar a malha viária de todas as regiões. Até o fim deste ano, por exemplo, serão entregues 500 quilômetros de rodovias pavimentadas, em 11 trechos rodoviários, e uma ponte na região Sul do Estado, somando investimentos de R$ 556 milhões. As ações desenvolvidas estão possibilitando desenvolvimento social e econômico ao Estado, além de interligar as diversas regiões maranhenses.
A Sinfra esclarece que já foram recuperados e construídos mais de 2.000 mil km de rodovias. A reestruturação da malha asfáltica está facilitando o deslocamento; o transporte da produção agrícola; retirando comunidades do isolamento; reduzindo custos com a melhoria dos ramais rodoviários, proporcionando geração de renda, emprego e qualidade de vida à população.
Em 2017, somente no primeiro semestre, o governo Flávio Dino entregou sete trechos rodoviários, entre obras de melhoramento, pavimentação da malha viária e construção de duas pontes em Paulino Neves e Tuntum.
Em breve, serão entregues 42 quilômetros de extensão da MA-006, entre Pedro do Rosário e o povoado Cocalinho, no entroncamento da BR-316. O trecho faz parte de um grande eixo no Maranhão, interligando a região de Santa Inês e Bacabal à Baixada Maranhense, via Pinheiro.
Além das rodovias estaduais, o Governo trabalha para entregar a ponte sobre o Rio Balsas, no município de Simbaíba, Sul do Maranhão. A ponte facilitará a mobilidade em diversos municípios, entre os quais, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, Balsas, Tasso Fragoso, Mirador.
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