sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Educação de São Luís melhora e tem destaque positivo no Ideb


Por Jhon Cutrim

Os avanços na educação municipal durante a gestão Edivaldo Holanda Júnior foram confirmados com a divulgação, nesta quinta-feira (8), de um dos indicadores mais importantes da educação brasileira: o Índice Nacional da Educação Básica (Ideb). Os estudantes do 9º ano da rede municipal de São Luís obtiveram a terceira maior nota entre as capitais do Nordeste, à frente de cidades como Recife, Salvador e Natal, por exemplo. Para os anos finais do Ensino Fundamental, o Ideb de São Luís cresceu de 3,7 para 3,9. Já para os anos iniciais, o indicador saltou de 4,1 para 4,5.
Os resultados divulgados pelo governo federal são os melhores já obtidos por São Luís para os anos iniciais desde que o Ideb começou a ser usado para medir a qualidade da educação brasileira. Há que se reconhecer o mérito das ações da Prefeitura de São Luís na área da educação, especialmente quando se considera que, na gestão anterior, a tendência do Ideb foi de queda. Naquele período, para os anos iniciais, o Ideb caiu de 4,3 em 2009, para 4,2 em 2011.
Vale lembrar que, quando Edivaldo assumiu a Prefeitura, o ano letivo de 2013 corria o risco de nem começar. Foi preciso pactuar com professores, Ministério Público e fazer inúmeras intervenções emergenciais para garantir o reinício do calendário escolar. De lá para cá, a valorização dos professores, com mais de oito mil direitos estatutários implantados, e a melhoria das estruturas das escolas, tiveram papel fundamental na recuperação desse indicador.
A expectativa é que, nos anos seguintes, a tendência de recuperação se mantenha. A educação pública agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário