domingo, 21 de agosto de 2016

Saiba os pontos próprios para banho na Região Metropolitana de São Luís



Por Jhon Cutrim


Laudo balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) atesta que nove pontos da orla marítima de São Luís e São José de Ribamar são considerados próprios para o banho. O número de pontos é maior que os da aferição cujos resultados foram divulgados no dia 11 de agosto, quando apenas dois dos 21 pontos verificados estavam aptos.
O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período entre 6/8 e 14/8, feito pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Sema. Foram coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio (São José de Ribamar) e Araçagi (São José de Ribamar). Destes, foram considerados próprios ao banho cinco pontos (em frente aos bares do Chef e Marlene’s; em frente a Barraca da Marcela; em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar – CBMMA; em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo e foz do Rio Calhau) localizados na Praia de São Marcos; um na Praia do Calhau (em frente a Pousada Tambaú); e os demais na Praia do Araçagi (em frente ao Fatima’s Bar; em frente ao Bar Novo Point; em frente ao Bar do Isaac).
Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico Enterococos (do grupo dos Estreptocos Fecais), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar. Para isso, utilizou-se o método de substrato cromogênico ONPG- MUG, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré baixa e na isóbata de 1m.
O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP – Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas IMPRÓPRIAS, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).
Desde o ano passado, por meio do programa ‘Mais Saneamento’, o governo do Estado tem realizado iniciativas para a despoluição de rios e praias de São Luís. Dentre estas, a mais recentemente foi a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vinhais, que será responsável por tratar 40% do esgoto de São Luís. O programa segue ainda com a despoluição dos rios Claro e Calhau, o que garantirá praias limpas e de qualidade para o mergulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário