quarta-feira, 22 de junho de 2016

Prefeitura contabiliza 2,2 milhões de utilizações do sistema Bilhete Único em seis meses

Da Redação - Agência São Luís
Implantado pela Prefeitura, Bilhete Único contabiliza 2,2 milhões de utilizações em seis mesesEm funcionamento há seis meses, o Bilhete Único já foi utilizado 2,2 milhões de vezes pelos usuários do sistema de transporte. O número comprova a aceitação do novo sistema pela população. Diariamente, cerca de sete mil estudantes e pelo menos 11 mil trabalhadores fazem uso do sistema de bilhetagem. A iniciativa da Prefeitura de São Luís, implantada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) concretizou um compromisso de gestão do prefeito Edivaldo e é uma das intervenções mais significativas do ponto de vista da mobilidade urbana na capital maranhense.
Entre as vantagens oferecidas pelo sistema, implantado em dezembro do ano passado, está a economia de tempo. Isso porque, com o Bilhete Único, o passageiro pode pegar outro ônibus em qualquer ponto da cidade sem a necessidade de pagar outra passagem ou de de esperar a chegada em um terminal de integração.
"Para entender o que mudou, precisamos voltar os olhos para o passado. Quando assumimos a Prefeitura de São Luís tivemos que organizar a casa, pois havia um completo caos instalado naquele momento. Mas, com muito planejamento, trabalho e responsabilidade plantamos a boa semente. E hoje estamos colhendo os bons frutos: compromissos cumpridos com a população de São Luís e ações da nossa gestão em vários lugares da cidade", afirmou o prefeito Edivaldo.
Para Edivaldo, o número expressivo de integrações mostra a eficiência e aceitação do Bilhete Único por parte da população de São Luís. "O número expressivo de integrações por meio do programa comprova seu sucesso. Percorremos um longo caminho para chegarmos a esse resultado. Tivemos primeiramente que realizar um trabalho árduo de equalização do sistema de transporte, que se encontrava desequilibrado e deficitário. Durante todo esse tempo de planejamento da ação, fizemos a modernização do sistema para que o Bilhete Único pudesse efetivamente ser implantado", afirmou.
SISTEMA
O secretário municipal de trânsito e transportes de São Luís, Canindé Barros, também vem destacando as vantagens do sistema e a quantidade de integrações já realizadas. "É um número expressivo. Cada dia está aumentando o quantitativo de pessoas que utilizam o Bilhete Único. Os usuários do transporte urbano de São Luís estão descobrindo que, não necessariamente, precisam ir ao terminal para fazer a integração", destacou Canindé Barros, titular da SMTT.
 Ao utilizar o Bilhete Único, o usuário tem até 1h30 para fazer a mudança de coletivo, pagando uma única passagem, desde que permaneça no mesmo sentido da viagem. Se optar por trafegar no sentido diferente, poderá embarcar em qualquer ônibus no intervalo de 45 minutos, a contar do momento em que passar o cartão de transporte no validador de passagem, localizado na catraca do ônibus.
A utilização do sistema é bem simples. Basta o passageiro passar seu cartão de transporte no validador de passagem, efetuando o pagamento da tarifa normalmente. Depois, caso queira, poderá pegar outro ônibus, em qualquer ponto de parada. O Bilhete Único funciona com o cartão de transporte tradicional ou carteira de estudante. 
 APROVAÇÃO
Quem precisa andar de ônibus todos os dias aprova o Bilhete Único. "É um grande benefício, principalmente para os estudantes que utilizam ônibus todos os dias e estão sempre com pressa. Só não precisar ir até o terminal para pegar outro transporte, pagando uma única passagem, já é uma grande vantagem", disse a estudante Lucidalva Lima.
"Depois que passei a utilizar o Bilhete Único gasto menos tempo para chegar ao meu trabalho. Saio do Cohatrac para a Vila Palmeira e nesse trajeto desço no Anil onde faço a integração para chegar mais rápido ao meu destino. Com o ganho de tempo posso sair de casa um pouco mais tarde", comemora Rita de Cássia Gomes, funcionária pública.
Quem também disse está muito satisfeita com o novo serviço é a autônoma Nara Amorim. "Acontece de eu precisar ir ao Centro para resolver alguma coisa, rapidinho. Antes eu gastava duas passagens. Agora, consigo pegar outro ônibus dentro do prazo o que é uma economia", disse Nara Amorim.
MELHORIAS
A implantação do Bilhete Único faz parte de uma série de medidas adotadas na gestão do prefeito Edivaldo visando a melhoria do sistema de transporte da capital. Entre elas estão o serviço de Recarga Embarcada, que atualmente é utilizado por 230 mil usuários. Ela permite que o usuário do sistema de bilhetagem possa efetivar a recarga de seu cartão dentro do próprio ônibus, sem precisar se dirigir aos pontos tradicionais de recarga. A modernização do sistema também permitiu diversas ações de combate a fraudes, como a implantação da Biometria Facial.
Para garantir mais conforto e segurança durante a espera nos pontos de ônibus da cidade, a Prefeitura de São Luís está executando um amplo programa de instalação e substituição de abrigos em pontos de ônibus nos principais corredores urbanos de São Luís. Os novos abrigos seguem dimensões-padrão de 3,7m de comprimento, 1,9m de largura e 2,8m de altura. A estrutura tem perfis, vigas e cobertura com chapas metálicas, aberturas laterais para ventilação e assento com chapa inox e inclinação na frente para melhor proteger os usuários em caso de chuva.
Ainda como parte das melhorias no sistema, o prefeito Edivaldo lançou a Licitação do Transporte Público. O objetivo é melhorar a qualidade da frota de ônibus e proporcionar mais conforto à população de São Luís. Considerada histórica para a cidade, a licitação do sistema de transporte rompe com o monopólio do serviço na capital maranhense e estabelece padrões de qualidade que precisarão ser cumpridos por todas as empresas que passarem a operar o sistema.
Entre as melhorias definidas pelo edital estão redução da média de idade da frota para até 4 anos; a substituição gradativa da frota por veículos com ar-condicionado; o acompanhamento de toda a rota dos ônibus por um sistema de telemetria, prevenindo desvios de rota; a retirada de circulação dos ônibus que estiverem em desacordo com a idade máxima de circulação estabelecida pelo edital; entre outras melhorias. A primeira sessão pública da licitação foi realizada no mês de maio desde ano.

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