Da Redação - Agência São Luís
A antiga Praça do Pescador deu lugar a um cenário completamente novo, somando-se às ações de recuperação de espaços públicos desenvolvidas pela atual gestão. Desde o início da administração do prefeito Edivaldo, a Prefeitura de São Luís já contabiliza mais de 20 praças totalmente reformadas e entregues à população, em bairros como Camboa, Vila Palmeira, Cohab, Cohatrac, Turu e Cidade Operária, entre outras localidades.
No caso da Praça do Pescador, o projeto foi inteiramente elaborado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), sob a supervisão da Superintendência do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As intervenções foram executadas por meio de parceria entre Prefeitura e Iphan.
PAISAGISMO
"A praça se tornou um espaço realmente adequado para o lazer e a convivência dos moradores. Com os serviços realizados, o prefeito Edivaldo garante para esta população uma área mais bela, mais útil, mais segura e humanizada", destacou o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho.
O presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, destacou a participação dos moradores em todo o processo, inclusive de manutenção do local. "A recuperação do espaço contou com a parceria da comunidade que, em diálogo com a Prefeitura, elencou quais as principais demandas da população para a praça. Houve um treinamento e os próprios moradores vão ajudar na conservação deste local", explicou Aquiles Andrade, lembrando ainda que o logradouro tinha um estigma negativo antes das obras de reforma e revitalização. "Hoje, é uma área bonita que vai dar mais qualidade de vida para os moradores dessa região da cidade", pontuou.
COMUNIDADE
"Uma outra praça nasceu no bairro", avaliou a dona de casa Mirtes Oliveira, 28 anos. Com a reforma, ela diz que agora se sente mais segura em ir ao local. "Eu não gostava muito porque era feio, mal cuidado e inseguro. A]gora, a praça está realmente bonita. Dá gosto de a gente ver", disse.
MANUTENÇÃO
MEMÓRIA
A obra entregue à comunidade do Desterro é a segunda etapa da requalificação da Praça do Pescador. A primeira etapa, entregue em 2015, contou com a parceria do Governo do Estado. Naquela fase dos trabalhos, a praça, além das melhorias estruturais, recebeu uma quadra poliesportiva e diversos aparelhos para prática de atividades físicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário