Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realiza capacitação para os conselheiros tutelares que atuarão nos três novos Conselhos, em processo de implantação, com atendimento nas áreas Anil/Bequimão, Cohab/Cohatrac e São Francisco/Cohama. A capacitação, que iniciou terça-feira (12), será concluída na nesta sexta-feira (15).
"O objetivo da capacitação é que estes novos conselheiros conheçam e entendam a política da assistência e como ela, através da Semcas, é um suporte ao trabalho que eles realizam", destaca a titular da Semcas, Andréia Lauande.
Os 15 conselheiros, destes territórios, eleitos no primeiro processo unificado, em outubro de 2015, conhecem os serviços da assistência, principalmente os conselheiros que têm relação direta com o trabalho dos Conselhos Tutelares, como Proteção Social de Média e Alta Complexidade, Abordagem Social, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Acolhimento Familiar e Institucional, além de processos administrativos da Semcas, onde estão vinculados.
CAPACITAÇÃO
O programa da capacitação dos conselheiros tutelares contempla visitas nas Unidades de Acolhimento. Segundo a superintendente de Proteção Social Especial da Semcas, Amparo Monteiro Seibel, este processo de formação in loco permite aos novos conselheiros entender melhor os fluxos, os órgãos do sistema de garantia de direitos e as pessoas de referência para a efetivação do serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes.
As visitas aconteceram nas unidades Casa de Passagem, Casa da Família, Casa da Acolhida Temporária e Residência Inclusiva. Faltam as unidades Solidariedade é Vida e mais três Casas Lares, Lar de José e demais equipamentos da rede de serviço socioassistencial da Semcas como Cras e Creas.
Pronta para atuar na área São Francisco/Cohama, a conselheira tutelar Regina Martins destaca a importância da capacitação dos conselheiros. "Vamos iniciar essa nova jornada com o pé direito, abraçando e aprendendo a amar essa causa e tendo base para atuar nas ruas e fazer a diferença na vida das crianças e jovens da capital", disse a conselheira tutelar.
PROGRAMA
Os conselheiros tutelares de São Luís têm, ainda, um programa de capacitação continuada, através do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário