Avanços significativos na área do trânsito em São Luís já
podem ser contabilizados, proporcionando satisfação a motoristas e pedestres da
capital. As melhorias são fruto de diversas intervenções realizadas pela Prefeitura
de São Luís no traçado geométrico em pontos de maior fluxo de veículos, antes
considerados áreas de grandes estrangulamentos responsáveis pelos
engarrafamentos que paravam a cidade nos horários de pico. As modificações
integram o Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito, lançado na gestão
Edivaldo.
"Estamos trabalhando com foco na melhoria da mobilidade
urbana em São Luís e na qualidade de vida das pessoas. As intervenções que
temos promovido em toda a cidade vão facilitar a rotina da nossa população e é
isso o que queremos", disse o prefeito Edivaldo.
Executadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e
Transportes (SMTT), as obras são planejadas para dar a fluidez necessária ao
tráfego de veículos, diminuir o tempo gasto nos trajetos e reduzir o número de
acidentes nesses locais. As obras consistem principalmente na readequação e
fechamento de pontos nas principais vias de tráfego da cidade, caracterizados
pelo excesso de retornos e jogos semafóricos. Alterações que, segundo o titular
da SMTT, Canindé Barros, são fatores essenciais para beneficiar condutores,
pedestres e usuários de transporte coletivo, nos percursos realizados diariamente
no trânsito da capital.
O Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito inclui
ações de curto, médio e longo prazo. As intervenções de curto prazo – que
incluem ações como modificações no cruzamento entre a Avenida Litorânea e
Avenida dos Holandeses; e a proibição de estacionamento na Rua Rio Branco, na
Avenida Daniel de La Touche e na Avenida Litorânea – encontram-se 100%
concluídas.
As intervenções de médio prazo também estão avançadas. As
obras incluem modificações geométricas em vias estratégicas para melhoria da
fluidez no trânsito, especialmente nas avenidas de fluxo intenso; a sinalização
indicativa dos bairros; e a organização dos fluxos de entrada e saída dos
postos de gasolina.
ANEL VIÁRIO
Entre as modificações geométricas já executadas e que
refletiram positivamente no trânsito da cidade destacam-se as obras executadas
na área do Anel Viário. A intervenção alterou as faixas de acesso da rotatória
da Fonte do Bispo à rotatória do Bacanga, com a inversão do fluxo até as
imediações do Ceprama. Com a inversão da mão em uma das faixas, as pessoas que
se dirigiam na direção da rotatória do Bacanga, agora, por não existir mais o
retorno, trafegam no sentido contrário por essa nova via, o que proporcionou
mais agilidade ao trânsito no local.
O aposentado José Miguel dos Santos, 66 anos, que trafega
com frequência entre o Centro da cidade e a região do Itaqui-Bacanga, destacou
a melhoria da fluidez e a redução dos engarrafamentos como pontos positivos
proporcionados à área do Anel Viário, percurso que faz todos os dias.
"Sentimos as melhorias na prática, pois percorremos os trajetos agora em
menos tempo que antes, porque o trânsito não paralisa mais com os grandes
engarrafamentos que existiam nessa região", disse o aposentado.
Outras intervenções que proporcionaram melhorias
significativas à fluidez do transito da cidade foram as obras realizadas na
Avenida dos Franceses, no cruzamento com Avenida dos Africanos (Sacavém-Coheb)
até a reserva do Batatã. A modificação geométrica realizada no local consistiu
no fechamento de canteiros centrais e criação de retornos de esquerda livre,
complementada com sinalização horizontal. A ação contribuiu com a fluidez do
tráfego no local, eliminando os congestionamentos típicos da área no horário de
pico.
JARACATY/ CALHAU
Na Avenida Carlos Cunha, via de fluxo intenso da capital, a
intervenção realizada na área desde a entrada da Odorico Mendes até o elevado
proporcionou maior trafegabilidade no trecho. A intervenção consistiu na
retirada do canteiro central da avenida e criação de duas novas faixas. Dessa
forma, a avenida possui agora cinco faixas, sendo uma exclusiva para quem vai
entrar para a Avenida Odorico Mendes e quatro para quem segue em direção ao
Calhau. Houve ainda deslocamento de semáforos e instalação de novo conjunto
semafórico acionado por duas botoeiras, facilitando, assim, a travessia dos
pedestres na avenida.
Já a intervenção da Avenida Litorânea, nas proximidades do
parquinho, proporcionou um ordenamento com proibição de estacionamento no local
de acordo com a demanda em determinados horários do espaço público (das 16h às
20h, sentido Centro-Bairro).Também foram adotadas medidas proibitivas de
estacionamento na interseção da Avenida Litorânea com a Rua Altamira (próximo à
Pousada Tambaú). A ação permitiu a fluidez de veículos no trecho,
principalmente de ônibus.
Ainda na região do Calhau, a intervenção realizada no
cruzamento da Avenida dos Holandeses com a entrada da Avenida Litorânea
(Belvedere-Ponta do Farol) também já apresenta melhorias em todos os aspectos,
principalmente referente à redução de acidentes, pois o trecho tinha uma
incidência histórica em número de ocorrências. A nova sinalização horizontal,
vertical e semafórica instalada na área também contribuiu para redução dos
acidentes nesse trecho.
Outra obra viária significativa nessa região destaca-se
também a intervenção da Avenida dos Holandeses, no cruzamento com a entrada da
Península da Ponta d'Areia (proximidades do Hotel Veleiros). Neste trecho foi
realizada a ampliação da faixa de retorno com instalação de conjunto
semafórico. A ação disciplinou o fluxo, eliminou o congestionamento na área e também
reduziu os acidentes.
Já a intervenção na Avenida Lourenço Vieira da Silva, no
cruzamento da Rua Haroldo Paiva (Jardim São Cristóvão), a criação de um retorno
de quadra proporcionou maior trafegabilidade àquela região. O cruzamento
semaforizado faz com que motoristas que vêm do bairro São Raimundo e
adjacências, no sentido Terminal de Integração São Cristóvão, façam a conversão
direta pela Avenida Lourenço Vieira, evitando trafegar até o retorno da Uema,
ação que era geradora de congestionamentos.
RENASCENÇA/ VINHAIS/ SÃO FRANCISCO
Também houve alterações do tráfego em outros setores da
cidade, como no Renascença I (ruas Pericumã, Perdizes e Anapurus). Nesse
trecho, a ação consistiu em modificar o tráfego nas vias da área, que antes
tinham sentido duplo, com estacionamento dos dois lados das vias, alterando
para sentido único. Essa alteração gerou mais organização e fluidez no tráfego,
bem como a redução de congestionamentos antes frequentes na área.
A Curva do Noventa, no Vinhais, também passou por alterações
no traçado geométrico da via, visando gerar fluidez no trecho com histórico de
fluxo intenso e engarrafamento. Nesse trecho, a Prefeitura aumentou de duas
para três a quantidade de faixas de tráfego de veículos entre o Moraes Center
até o retorno da Pneuaço (sentido Centro-Vinhais); e de duas para quatro faixas
da Pneuaço até a entrada do Recanto dos Vinhais. Também houve o alargamento no
trecho da Playcar até o contorno da Pneuaço (Vinhais-Centro) de duas para três
faixas.
Acostumado a fazer corridas em seu táxi pelos percursos que
passaram por intervenções, o taxista Lourenço Filomeno Serra, 58 anos, afirmou
que as obras realizadas nessas áreas foram significativas em todos os aspectos.
"Não tenha dúvida que melhorou bastante, principalmente com relação aos
engarrafamentos provocados pelos muitos retornos, rotatórias e semáforos
colocados em locais errados ao longo desses trechos. Como não existem mais, o
trânsito flui muito melhor agora", relatou o taxista.
O Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito prevê
também a execução de obras de longo prazo, que incluem as Avenidas
Interbairros. Por meio de parceria com o Governo do Estado, as obras do
Programa Interbairros já estão sendo executadas No total, são 14 interconexões
Interbairros que devem impactar positivamente no desenvolvimento econômico e social
da capital.
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