Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís disponibiliza à população um importante serviço, que somente nos cinco primeiros meses deste ano, já beneficiou 92 mulheres. Trata-se da distribuição de próteses mamárias, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Programa de Órtese e Prótese. As beneficiárias são mulheres que precisaram, por razões diversas, retirar uma ou as duas mamas.
As próteses mamárias distribuídas pela rede municipal de saúde são feitas de silicone e não necessitam de intervenção cirúrgica para serem usadas. Assim que a beneficiária recebe a prótese, ela também é contemplada com sutiãs próprios para serem usados com o produto.
Para ter direito ao benefício, basta que a mulher tenha retirado a mama há pelo menos um mês e comprove – por meio de laudo médico – a necessidade da prótese. A documentação deve ser entregue na coordenação de Órtese e Prótese, localizada na sede da Semus. O telefone de contato é o (98) 32128439.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe destaca o benefício como parte da política de atenção à Mulher, adotada pelo prefeito Edivaldo. "A perda da mama tem um impacto significativo na vida feminina, e com a prótese, a Prefeitura contribui pra melhorar a autoestima dessas mulheres, que não tem acesso a meios de reconstrução mamária. Então, além das ações que oferecemos nas unidades, procuramos também colaborar com o bem-estar feminino, que é um requisito para a saúde", destacou.
A aposentada Marilde Gomes do Nascimento, de 75 anos, moradora da Cidade Operária, recebeu a prótese mamária – por intermédio da Semus – na segunda-feira (8). Ela retirou a mama esquerda em virtude de um câncer. "Assim que retirei a mama, solicitei para a Prefeitura esta prótese e recebi agora. Estou muito feliz e satisfeita com a prótese. Ela é confortável e fácil de ser colocada", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário