terça-feira, 14 de abril de 2015

MUTIRÃO ORGANIZADO PELA PREFEITURA É REALIZADO NO JOÃO DE DEUS!


Cerca de 70 pessoas foram atendidas no último sábado (11), durante o mutirão da catarata e pterígio, promovido pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A ação teve o objetivo de diagnosticar e tratar, cirurgicamente, os casos destas doenças. A realização de mutirões oftalmológicos tem sido rotina na rede municipal de saúde e integra o conjunto de ações preventivas que a Prefeitura está desenvolvendo nesta área.
"Fizemos parcerias para reduzir a demanda por cirurgia de catarata e pterígio e estamos garantindo também assistência, tratamento adequado e colírios aos portadores de glaucoma. Continuaremos a rotina dos mutirões nas unidades básicas de saúde, pois problemas de visão têm um impacto muito grande na qualidade de vida das pessoas", afirmou a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, acrescentando que a gestão municipal tem trabalhado, orientada pelo prefeito Edivaldo, para reduzir os índices de doenças relacionadas á visão.
A ação do último sábado aconteceu no Centro de Saúde João de Deus, onde moradores do bairro e áreas vizinhas, passaram por consultas e exames oftalmológicos para detectar possíveis problemas de visão e, dependendo do caso, foram encaminhados a uma clínica especializada para a realização da cirurgia.
Segundo a diretora da unidade, Jaciara Dutra Frazão, toda a comunidade foi mobilizada e recebeu informações prévias. "O objetivo foi facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico, dentro da proposta de gestão do prefeito Edivaldo, de fortalecer a saúde como estratégia de qualidade de vida", disse.

SOBRE A DOENÇA

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, e atinge quase metade da população mundial com mais de 65 anos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 120 mil novos casos surgem no Brasil a cada ano, mas a cegueira por catarata é evitável com a cirurgia. O pterígio é uma pele rosada, de formato triangular, que cresce a partir do canto interno do olho em direção ao centro. Se chegar a alcançar e cobrir a pupila, pode causar cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário