domingo, 15 de setembro de 2024

Diretoria da AQCB se reúne com Ministério da Agricultura para fortalecer apoio à construção de agroindústria e projetos da associação

A diretoria da Associação de Quebradeiras de Coco Babaçu de Presidente Médici (AQCB), representada pela presidente interina Kelyane Dias, pela ex-presidente Tatiane Oliveira e pela tesoureira Antônia de Sousa, esteve em São Luís (MA) para participar da Expoema 2024, onde visitou os stands da EMBRAPA e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Durante o evento, foi realizada uma reunião estratégica com a chefe de gabinete do MAPA, Daiana, para discutir temas de relevância para as quebradeiras de coco de Presidente Médici.

O encontro teve como foco o fortalecimento das relações entre a AQCB e o governo federal, visando ampliar o apoio a iniciativas que melhorem as condições de trabalho e qualidade de vida das quebradeiras. A diretoria da AQCB aproveitou a oportunidade para convidar representantes do MAPA para participarem de um evento proposto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que será realizado em Presidente Médici, no dia 19 de outubro de 2024. O objetivo é consolidar o apoio do ministério à construção de uma agroindústria de beneficiamento de coco babaçu e buscar suporte para novos projetos voltados às associadas.

A reunião também abordou a possibilidade de parcerias e apoio técnico do MAPA à AQCB, visto que o ministério é um ator essencial para o sucesso da agroindústria e outros projetos de desenvolvimento local. O fortalecimento dessas parcerias é fundamental para transformar a realidade socioeconômica das quebradeiras de coco da baixada maranhense.

Sob a liderança de Kelyane Dias, a AQCB tem se destacado pelo compromisso com a transparência e o protagonismo feminino, garantindo que as quebradeiras de coco estejam no centro das decisões. A estratégia da diretoria inclui fortalecer laços com instituições como o MAPA e a Conab, com o objetivo de garantir apoio técnico, financeiro e político para a construção da agroindústria e outros projetos que visam um futuro mais sustentável e inclusivo para as comunidades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário