quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Alianças políticas abaladas: Othelino Neto investe em estratégias para enfraquecer ligação entre Brandão e Dino

O deputado estadual Othelino Neto, do PCdoB, expressa um sentimento de frustração diante da derrota na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). O parlamentar, anteriormente nomeado pelo governador Carlos Brandão, do PSB, para a Secretaria de Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras) no início do ano, mantém uma visível insatisfação por não ter sido reeleito para liderar o Palácio Manuel Beckman.

Embora Othelino tenha apoiado a reeleição do governador Carlos Brandão nas eleições de 2022, as relações entre as partes nunca atingiram um nível de confiança suficiente para mobilizar o grupo liderado pelo governador em apoio ao parlamentar.

Após a derrota perante a atual presidente Iracema Vale (PSB), Othelino inicialmente reagiu com discrição, porém, não deixou de expressar seu descontentamento nos bastidores, principalmente em círculos próximos, em relação ao governo que ele contribuiu para eleger e no qual ocupa uma posição de destaque.

Othelino alega ter sido prejudicado por um suposto acordo não cumprido que visava sua continuidade como líder do Legislativo estadual. Movido por um senso de injustiça, o ex-presidente da ALEMA mantém um desejo de rompimento da aliança política entre o governador Brandão e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Com o objetivo de minar essa aliança, Othelino não apenas torce, mas também trabalha estrategicamente para separar Brandão e Dino. Seu plano envolve angariar apoio de adversários e até mesmo aliados dos dois líderes socialistas. O deputado visa reacender divergências internas.

Embora haja simpatizantes com a causa de Othelino, a maioria parece não apoiar um rompimento entre as partes. Para enfatizar sua postura conspiratória, fontes sugerem que Othelino estaria envolvido na ação do procurador-geral da República, Augusto Aras, questionando a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia, que resultou na reeleição de Iracema Vale à presidência.

A política, muitas vezes, é um terreno fértil para traições e mudanças de alianças. Como diz uma clássica frase, “a política ama a traição e odeia o traidor” (Leonel Brizola). No entanto, a trajetória de Othelino Neto, na busca por retomar o comando da Assembleia Legislativa do Maranhão, reflete um cenário complexo e dinâmico, onde interesses políticos, estratégias pessoais e desejos de poder se entrelaçam. À medida que os bastidores da política estadual continuam a se desdobrar, é certo que o desenrolar dessa história permanecerá em destaque, reforçando a natureza multifacetada e imprevisível do cenário político.

Fonte: Eu Sou é Maranhão

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Criança é baleada em Teresina por PMs do Maranhão

 Os policiais envolvidos se apresentaram na Central de Flagrantes de Teresina

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Teresina, abriu uma investigação para apurar o caso de uma criança de 12 anos que foi baleada por policiais militares do Maranhão que estavam atrás de suspeitos da morte do sargento Carvalho, morto a tiros na tarde da última sexta-feira. A criança vítima dos disparos é irmã da cantora Aline Conrado.

Segundo o delegado Francisco Barêtta, coordenador do DHPP, na madrugada de sábado (26), um grupo de policiais militares do Maranhão abordou a família na BR-343, na entrada do bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. 

“Os polícias militares estava à paisana, em um carro descaracterizado, portando arma de fogo e efetuaram vários disparos no fundo do carro e nos pneus do veículo”, disse o delegado. 

No momento da ação o carro era ocupado por três pessoas, o pai, a mãe e uma filha do casal. “Eles haviam ido pegar os instrumentos musicais de outra filha deles que havia se apresentado no Festival Folguedos. A menina, de 12 anos, foi atingida por um tiro na região do abdômen e o pai levou um tiro de raspão na cabeça. A cabeça dele está inclusive queimada pela ação do projétil. A mãe não foi ferida na ação”, explicou Barêtta. 

A criança acabou sendo atingida com um disparo de arma de fogo, foi levada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde está internada após perder parte do intestino.

Os policiais envolvidos se apresentaram na Central de Flagrantes de Teresina. “Eles já foram identificados e todas as providências já foram tomadas. Fizemos o exame pericial no veículo da família e no local onde aconteceu esse evento foram encontrados e apreendidos estojos de arma de fogo, foi requisitado exame de corpo de delito na criança”, afirmou o coordenador do DHPP.

Por meio de nota a Secretaria de Segurança Publica informou que após ter conhecimento dos fatos envolvendo os policiais do 11° Batalhão de Timon, a Policia Militar do Maranhão, instaurou inquérito policial militar para apuração da conduta dos policiais e o afastamento de ambos do serviço operacional. Conforme determinação do Comando Geral da Polícia Militar, as investigações serão conduzidas pelo Comando de Policiamento do Interior (CPAI). A Polícia Militar do Maranhão reafirma o compromisso da instituição em proteger o cidadão e que, sendo comprovado excessos dos policiais, os envolvidos estarão sujeitos às penalidades previstas em lei. Por fim, a PM reitera que não coaduna com condutas que desabonem o decoro, nem legitima ações que ferem os princípios profissionais e éticos que orientam as atividades da corporação.

Fonte: Cidade Verde/SBT Teresina

domingo, 27 de agosto de 2023

Grupelho de Raul Fagner quer continuar ‘’dando as cartas’’ no Hospital Aquiles Lisboa

Quem frequenta o Hospital Aquiles Lisboa (HAL), situado na Vila Nova, região do Itaqui-Bacanga, percebeu ao longo do tempo a desastrosa administração comandada pelo então Diretor Geral da unidade, Raul Fagner Leite da Silva e sua equipe. O hospital que era referência em toda São Luís rapidamente passou a sofrer críticas e enfrentar dificuldades em oferecer atendimento à população.

Foto: Divulgação redes sociais.

Apadrinhado pelo ex-secretário de saúde e atual deputado estadual e pela cúpula comunista, Raul Fagner tinha carta branca para operar junto com seu grupo o hospital como quisesse, a ponto de perseguir os servidores que não concordavam com seu posicionamento, dessa forma, conforme fontes, até uma folha de funcionário fantasma o ex-diretor do HAL Mantinha.  

Após a mudança de governo, Raul Fagner foi defenestrado do cargo, deixando de ter plenos poderes para mandar e desmandar na unidade. Porém, mesmo fora do Hospital Aquiles Lisboa, Raul Fagner continua de forma vergonhosa exercendo influência na unidade, através de aliados que conseguiram permanecer nos cargos dos setores de coordenação, supervisão, administrativo, faturamento e recursos humanos.

Obedecendo rigorosamente o líder, o grupo segue causando instabilidade, perseguindo funcionários, impedindo que esses exerçam suas funções.

Desta vez o grupelho de Raul Fagner tem manipulado os novos técnicos de saúde enviados pela SES e a Emersh que gerencia o hospital, repassando orientações inconsistentes a fim de isentar o próprio grupo que tem feito uma devassa dentro da unidade, inclusive cometendo crimes de prestação de falsos relatórios que contribuem para a queda de produção dos serviços desenvolvidos bem como a arrecadação de recursos para atendimentos.

Foto: Divulgação.

Esse grupo chefiado por Carlos Eduardo, que é braço direito de Raul Fagner que está entranhado no Hospital Aquiles Lisboa não merecem a mínima confiança, pois sempre prejudicou e deixou a unidade sucateada.

Estranhamente, tem surgido denúncias infundadas de falta de vagas e de senhas, inclusive com tumulto na porta da unidade, tudo orquestrado para prejudicar a atual administração.

Conforme uma fonte, seu grupo distribuiu cestas básicas para que pessoas fizessem aglomeração na porta do hospital, simulando que o hospital não tivesse capacidade de atender os pacientes. Logo em seguida, uma reportagem da TV Mirante foi acionada para o local causando um alvoroço e repercussão. Tudo armado para atingir a nova gestão!  Induziram até a própria equipe de reportagem ao erro.

As movimentações planejadas pelo grupo liderado por Raul Fagner têm rendido uma sobrevida, uma vez que poderá ter mudanças que favoreçam o retorno de alguns personagens a cargos estratégicos assim que esse grupelho retornar com força ao comando do hospital.

Os funcionários que não compactuam com a atuação displicente desses servidores pedem ao governador Brandão uma mudança drástica no quadro de comando do hospital.

Em tempos: Raul Fagner alimenta um sonho de ser vereador por São Luís. Em 2020 ele ensaiou uma candidatura pelo PCdoB, mas recuou do projeto natimorto, porém desde que passou o pleito o ex-diretor do HAL vem operando visando sempre buscar dividendos políticos e mirando 2024. Do jeito que está indo, o projeto vai acabar sucumbindo novamente.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Parceria entre MPMA e Fapema é discutida em reunião

O diretor da Secretaria para Assuntos institucionais do Ministério Público do Maranhão, José Márcio Maia Alves, reuniu-se nesta quinta-feira, 24, com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), professor Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho, para tratar da possibilidade de parceria entre as instituições com o objetivo de incrementar o Núcleo Científico da Secinst, que dá suporte dentro da Instituição à construção de formatos cientificamente pensados para a atuação dos promotores e procuradores de justiça.

A ideia é firmar a parceria através de termo de cooperação técnica para o fornecimento de pesquisadores bolsistas para compor a equipe do Ministério Público que atuará tanto na elaboração dos últimos planos de atuação em defesa de direitos humanos que a Administração Superior se comprometeu com a sociedade, quanto na oferta do suporte necessário para aperfeiçoar cientificamente outros projetos que a Instituição já opera nas coordenações dos Centros de Apoio Operacional.

“Precisamos profissionalizar a atuação dos membros sob um enfoque científico, saber quais os dados que subjazem as intervenções para situarmos a transformação social que nos propomos a promover. A atuação deve partir de cenários que consideremos caóticos e problemáticos para um estado de redenção transformadora, e para isso é preciso trabalhar com princípios de pesquisa-ação”, pontuou José Márcio.

José Márcio Maia Alves entregou cópias dos Padhums para Nordman Wall.

O presidente da Fapema mostrou-se disponível à provocação do diretor da Secinst e ficou muito satisfeito em conhecer as iniciativas científicas já implementadas pelo MPMA através da construção dos planos de atuação que compõem o Programa de Atuação em Defesa de Direitos Humanos da instituição, o Padhum. Para ele, o caminho escolhido pelo Ministério Público para a elaboração das frentes de atuação na defesa de direitos é inovador e a pesquisa será fundamental para aperfeiçoar o papel dos seus membros na intervenção indutora de políticas públicas. “A pesquisa é fundamental para as decisões que devem ser tomadas pelo Ministério Público na sua função de indutor de políticas públicas”, disse Nordman Wall.

O diretor da Secinst afirmou ainda que a ideia da Administração Superior é buscar atender aos interesses da sociedade, mas com soluções que pensem na facilitação do trabalho do promotor de justiça. “Precisamos racionalizar demandas para trabalharmos com o que interessa para a população, mas fazendo isso com equipes que consigam construir e compartilhar metodologias focais, objetivas, mas mobilizando recursos humanos em duas frentes: uma científica, para pensar nessas soluções; e outra operacional para desafogar ao máximo as promotorias na execução de metas. Essa é uma preocupação que está na ordem do dia da Secinst”, finalizou José Márcio.

(MPMA)

Prévia da inflação fecha agosto em 0,28%, diz IBGE

 Aumento da energia elétrica residencial impactou índice deste mês; entenda como é feito o cálculo do IPCA-15


O IPCA-15, a prévia da inflação, foi de 0,28% em agosto, segundo anúncio feito nesta 6ª feira (25.ago) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o índice acumula alta de 3,38%.

Em relação a julho, quando houve uma deflação de -0,07% -- a primeira em 10 meses -- houve um aumento de 0,35 ponto percentual na taxa. O fim da incorporação do Bônus de Itaipu, que causou redução no valor da energia elétrica residencial em julho e foi um dos principais motivos para o índice negativo, impactou a alta deste mês.

No grupo da Habitação a alta foi de 1,08%, influenciada, além da energia elétrica residencial (4,59%), pela taxa de água e esgoto (0,20%).

Em Saúde e cuidados pessoais, o aumento de 0,81% se deve aos itens de higiene pessoal, que cresceram 1,59% em agosto. Os preços dos produtos para pele (8,57%) e dos perfumes (2,94%) também subiram.

Entre as quedas, o destaque ficou com Alimentação e bebidas (-0,65%). Ela acontece, principalmente, por causa da alimentação no domicílio (-0,99%), que já havia recuado em junho e julho. Destacam-se as quedas da batata-inglesa (-12,68%), do tomate (-5,60%), do frango em pedaços (-3,66%), do leite longa vida (-2,40%) e das carnes (-1,44%).

Das 11 áreas pesquisadas, somente uma apresentou variação negativa em agosto. A menor variação ocorreu em Belo Horizonte (-0,18%), por conta da queda no valor do ônibus urbano (-20,91%). Já a maior inflação foi registrada em Fortaleza (0,73%), por influência da alta da gasolina (5,92%) e da energia elétrica residencial (3,23%).

No ano, a prévia da inflação acumula alta de 3,38% e, em 12 meses, de 4,24% -- ficando acima dos 3,19% registrados nos 12 meses anteriores. Em agosto de 2022, o índice foi de -0,73%.

Entenda o que é o IPCA-15

- O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) é considerado a prévia da inflação do país;
- O IPCA-15 utiliza a mesma metodologia do IPCA, a inflação oficial. A diferença está no período de coleta dos preços, que vai do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês atual, e na abrangência geográfica;
- Assim como o IPCA, o índice tem como objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo e consumidos pelas famílias brasileiras;
- O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos;
- Ele abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

Fonte: SBT

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Contrariando Eliziane, presidente da CPMI descarta quebra de sigilos de Michele e Jair Bolsonaro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas não deverá quebrar os sigilos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira dama, Michelle, nem investigar o caso das joias. Pelo menos essa é a determinação do presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-Bahia). Para ele, não existe conexão entre os ataques e a venda das joias, contrariando um posicionamento da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

“Alguém aqui, em juízo perfeito, vai imaginar que o presidente Bolsonaro estava lá mandando PIX da conta dele para patrocinar a invasão do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, no dia 8 de janeiro? Obviamente que não. A não ser que chegue, na CPI, alguma vinculação que possa demonstrar que havia algum tipo de ação dessa natureza, eu não vejo sentido para você quebrar o sigilo apernas porque é o ex-presidente da República. Então, se quiserem fazer uma CPI para discutir presentes de ex-presidente, venda de Rolex, negócio de joias, façam outra CPI”, afirmou Maia. 

Maia deu a declaração na quarta-feira, 23, após se reunir com o comandante-geral do Exército, o general Tomás Paiva, no QG do Exército em Brasília. O encontro ocorreu após pedido do próprio Maia, um dia após reunião tensa na CPMI, quando governo e oposição chegaram a bater boca por divergências sobre quais requerimentos deveriam ser votados e a sessão foi suspensa. 

Entre eles, o requerimento que pede a convocação e a quebra de sigilo da deputada Carla Zambeli. Maia disse que é importante a votação desse requerimento do sigilo por conta da ligação dela com o hacker Walter Delgatti. O relator disse ainda que a convocação poderá ser discutida num segundo momento, após a chegada dos documentos do sigilo. 

Já sobre o encontro com o comandante-geral no QG do Exército, Arthur Maia garantiu que não ouviu dele pedido para dar tratamento especial a quem quer que seja ou deixar de convocar determinadas pessoas. 

“Absolutamente, nenhum pedido. Pelo contrário, pelo que ouvi reiteradamente, do comandante, é que a CPMI cumpra o seu papel. Porque o que interessa, de fato, às Forças Armadas brasileiras, é mostrar qual foi o papel de comprometimento com as instituições democráticas, a Constituição, que as Forças Armadas cumpriram”.  

Para esta quinta-feira, 24, está prevista a reunião de votação de requerimentos. Reunião que deverá ser rápida e ocorrer “na base da ordem”, segundo Arthur Maia. Também amanhã, os parlamentares vão ouvir o Sargento dos Reis, que atuava na equipe dos ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro; e, segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), teria tido uma movimentação atípica para renda. O depoimento está marcado para às nove horas da manhã. 

Com informações da Agência Brasil

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Tratamentos são interrompidos no Hemomar por falta de insumos

 Os insumos são essenciais para a realização de exames que possibilitam o acompanhamento do quadro clínico de pacientes com doenças hematológicas

O Ministério Público do Maranhão realizou inspeção nesta terça-feira, 22, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís, após receber denúncias de pacientes que se deslocaram de cidades do interior para realizar o tratamento de hemofilia e anemia falciforme mas voltaram para casa sem atendimento.

A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Glória Mafra, constatou a falta de reagentes para dosagem de ferritina e hemoglobina glicada (essenciais para a realização de exames de sangue) nos estoques da unidade de saúde. O desabastecimento foi confirmado em uma lista fornecida pela diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, após requisição do MPMA, durante a vistoria.

Diante da situação, o MPMA emitiu nesta quarta-feira, 23, Recomendação Notificatória ao secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e ao presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, solicitando a regularização do estoque de  insumos no Hemomar.

“Os exames são indispensáveis para o monitoramento dos pacientes e, consequentemente, para o manejo terapêutico das doenças. Como os médicos podem alterar doses dos medicamentos, formas de prescrição e evitar o agravamento do quadro de saúde sem os dados essenciais que deveriam ser garantidos nos exames? A situação é gravíssima e chamamos a atenção pois o direito à saúde precisa ser garantido”, alertou Glória Mafra.

Os insumos são essenciais para a realização de exames que possibilitam o acompanhamento do quadro clínico de pacientes com doenças hematológicas.  “O que não tem estoque zero, está no limite, ou seja, com desabastecimento iminente. Os exames não realizados por falta de insumos impedem os médicos de ajustarem, modificarem ou manterem as medicações com segurança dentro dos parâmetros clínicos.”

Fonte: MPMA

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Painel na Câmara vai debater novo sistema de bilhetagem eletrônica em São Luís

A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) encaminhou proposta para a realização de um painel temático para apresentação e discussão do ‘novo Sistema de Bilhetagem Automática – SBA’, que vem operando nos ônibus urbanos e semiurbanos que circulam na capital maranhense, desde o final do mês passado.

Foto: Fabrício Cunha.

O pedido foi encaminhado no dia 12 de junho durante sessão ordinária. Além disso, o evento que está sendo requerido pelo vereador Álvaro Pires (PSDB), por meio do Requerimento nº 868/23, deverá ocorrer no Plenário Simão Estácio da Silveira, mas ainda não tem data e nem horário marcado para acontecer.

Segundo o parlamentar, o painel sobre o tema foi idealizado devido à relevância da proposta que resultou na implantação do novo sistema, fazendo São Luís ganhar uma gestão mais eficiente e precisa do sistema de bilhetagem representando um avanço importante para o transporte público na cidade, tornando a experiência dos usuários mais eficiente, moderna e mais segura.

“É um painel que vai discutir a atualização de um serviço que há 20 anos não recebia uma atualização importante e necessária para atender às demandas da população. A ideia é apresentar o novo mecanismo para a população, visando aproximar o usuário do novo sistema que oferece facilidades tanto no pagamento quanto na segurança durante a utilização do transporte público”, destacou Álvaro Pires em sua justificativa.

Para participarem do evento, o parlamentar sugeriu que sejam convidados entidades e órgãos de vários segmentos que atuam no setor como secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Diego Rodrigues; o diretor executivo do SET, Paulo Pires; além de representantes do Sindicato dos Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA) e do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT).

Sistema

O Sistema de Bilhetagem é composto por hardware (equipamentos) e softwares (programas) projetados para prover segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos processos relacionados ao fluxo de crédito. Essa total segurança nas etapas de gerenciamento dos créditos eletrônicos é um ponto fundamental, que passa por todos os processos de distribuição até a utilização pelo usuário. Um controle que garante ainda mais transparência e praticidade.

(Secom)

Maranhão é o segundo estado que mais desmatou o cerrado em 2023

 De janeiro até agosto, 1.181 km² foram desmatados do bioma, 10% a mais que no mesmo período de 2022

O Maranhão é segundo estado que mais desmatou o cerrado em 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De janeiro até agosto, 1.181 km² foram desmatados do bioma, 10% a mais que no mesmo período de 2022.

Ainda de acordo com o INPE, o município de Balsas, no Sul do Maranhão, foi o terceiro do país que mais desmatou o cerrado este ano. Foram 188 km² de áreas abertas pelo agronegócio na cidade, a maioria com autorização dos órgãos ambientais.

O Cerrado é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, comportando uma diversidade de espécies vegetais e animais. Além disso, a região é considerada essencial para a variedade hídrica do Brasil, abastecendo seis das oito bacias hidrográficas do país, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No entanto, o desmatamento indiscriminado dos últimos anos vem comprometendo a capacidade do bioma de cumprir sua função.

Ele também é considerado fundamental enquanto fonte de alimento, como milho, soja, arroz e feijão, mantimentos cultivados por pequenas empresas e agricultores familiares.

Por Difusora On

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Conheça a trajetória do médico Allan Garcês que assumirá a vaga de Dep. Federal, no lugar do Deputado André Fufuca

Conheça agora a história do legítimo primeiro Direitista Conservador do Maranhão a se tornar Deputado Federal, que iniciou sua vida política nos movimentos de rua de São Luís

Allan Garcês é um paraense, filho de maranhense/foto: divulgação.

Está radicado a cerca de 20 anos no Maranhão. Casado e pai de uma filha maranhense, o médico e professor da UFMA, iniciou sua trajetória política há mais de 10 anos em São Luís, quando em 2011 protagonizou seu primeiro ato de protesto, em uma mobilização de rua na Praça Deodoro através de uma caminhada até o Socorrão 1. Neste ato Garcês protestava contra as precárias condições de Saúde Pública do município de São Luís. Em seguida, o Dr. Allan promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater e defender melhorias para saúde dos hospitais da capital.

Em 2012 foi convidado a se filiar no PSDB 45, onde pela primeira vez saiu candidato a vereador de São Luís, ficando na suplência ao obter mais de 1300 votos.
Em 2015 foi líder do Movimento VemPraRua/foto: divulgação.
Em 2016 novamente tentou se eleger a vereador da capital, tornando-se o mais votado do seu partido PMB 35, com mais de 1.500 votos alcançados, porém, como a legenda não fez coligação, não alcançou o consciente eleitoral.

Dr. Allan Garcês criou a União da Direita Maranhense-UDM/foto: divulgação.
Em 2017, Garcês, idealiza e funda o primeiro grupo de direita do estado, a UDM-União da Direita Maranhense, que passou a apoiar candidaturas de conservadores nas eleições de 2018.

Em 2017, filiou-se no partido PSL, afim de concorrer pela primeira vez ao cargo de Deputado Federal em 2018. Foi o segundo mais votado do partido, obtendo mais de 20 mil votos computados.

Após a eleição de 2018, Dr. Allan foi convidado a assumir uma Diretoria Executiva no Ministério da Saúde em Brasília, ficando neste cargo até março de 2022, quando se descompatibilizou para concorrer novamente a Deputado Federal, desta vez pela legenda do PP 11.

Nas eleições de 2022 Dr. Garcês ficou na primeira suplência de dois Deputados Federais eleitos, o Dep. André Fufuca e a Dep. Amanda Gentil.

Desta forma, com a ida agora do Deputado André Fufuca para o Ministério do Desenvolvimento, o suplente Dr. Allan Garcês se tornou o primeiro e legítimo Direitista Conservador representante dos movimentos de rua da direita política do nosso estado.

Desejamos sorte e sucesso ao novo Deputado Federal e que o Brasil e o Maranhão sejam beneficiados com seu trabalho na Câmara Federal!

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Operação que mira lavagem de dinheiro atinge em cheio vereador Beto Castro

No bojo desta quinta-feira, os agentes da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR) foram a endereço de alguns investigados, entre eles, a ex-servidora da Câmara Municipal de São Luís, identificada como Raquel Lacerda. Ela é esposa do todo enrolado vereador Beto Castro (PMB)


Polícia Civil do Maranhão (PCMA) deflagrou nesta quinta-feira (17), uma ação que faz parte de investigação que apura o desvio de cerca de R$ 6 milhões de reais em emendas parlamentares de São Luís.

No bojo desta quinta-feira, os agentes da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR) foram a endereço de alguns investigados, entre eles, a ex-servidora da Câmara Municipal de São Luís, identificada como Raquel Lacerda. Ela é esposa do todo enrolado vereador Beto Castro (PMB).

Conforme a redação do JIB apurou, a esposa do vereador Beto Castro estaria envolvida no esquema de lavagem de dinheiro.  Raquel não conseguiu explicar à polícia a origem de um depósito bancário na sua conta. Ela recebeu a quantia de R$ 110 mil reais da empresa CCG Construções e Terraplanagem que é do indivíduo identificado como Roberto Pereira, um dos alvos da operação também.

Os valores apurados pela polícia são incompatíveis com a realidade de vida da esposa do Beto Castro, que na época em que era servidora do poder legislativo ludovicense recebia o salário mensal de pouco mais de 2.500,00 reais.

Após a operação que realizou busca e apreensão na residência da investigada, Raquel e Beto não se manifestaram e mantém silêncio sobre o caso.

Por Blog Itaqui Bacanga

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Iracema Vale destaca potencial turístico de Barreirinhas em visita à região com ministro do Turismo

Durante a visita, as autoridades sobrevoaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e dialogarem sobre a vocação turística da região e novas ações para a área

Presidente da alema, Iracema Vale, com o governador Brandão, o ministro Celso Sabino, parlamentares e outras autoridades/J. Cardoso.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhou, na tarde desta terça-feira (15), o governador Carlos Brandão (PSB) e o ministro do Turismo, Celso Sabino, em uma visita técnica ao município de Barreirinhas, porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com vasto potencial turístico.

Na agenda, também estavam presentes o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil), Ana do Gás (PCdoB), Solange Almeida (PL), Ricardo Rios (PCdoB), Roberto Costa (MDB), Florêncio Neto (PSB); os deputados federais Amanda Gentil (Republicados), Aluísio Mendes (PSC) e Pedro Fernandes (PTB), entre outras autoridades.

“Mostramos toda a nossa riqueza turística e as potencialidades do Maranhão nesta área. O Parlamento Estadual continuará trabalhando, juntamente com o Poder Executivo e o Governo Federal, para atrair cada vez mais investimentos para o setor e turistas do mundo todo à região, a fim de gerar mais renda para Barreirinhas, bem como para todo o Estado”, afirmou Iracema Vale.


Iracema Vale durante visita a Barreirinhas, juntamente com Brandão, o ministro Celso Sabino e outras autoridades/J. Cardoso.


Vocação turística

Durante a visita, as autoridades sobrevoaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e dialogaram sobre a vocação turística da região. “O Maranhão está crescendo significativamente na área do turismo e a cidade de Barreirinhas é uma importante chave nesse processo. No primeiro semestre, registramos um crescimento de 40% no setor”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, ações integradas são fundamentais para melhorar a qualidade do turismo do município. “O Governo Federal está empenhado em trabalhar em parceria com o Estado do Maranhão para elevar o potencial de toda a região. A partir de agora, estaremos alinhados e em constante diálogo para executar um trabalho exitoso, como Barreirinhas merece”, disse.

(Agência Assembleia)