Na manhã desta terça-feira (22) parlamentares municipais, representantes de entidades empresariais e equipe técnica do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid) se reuniram para tratar do Plano Diretor da capital maranhense.
A reunião aconteceu na sala VIP da Câmara Municipal de São Luís e foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Osmar Filho (PDT). Na ocasião, o chefe do Legislativo Municipal explicou o objetivo da reunião e informou o encaminhamento dado nela.
“O tema em discussão foi bastante importante. Eu quero ressaltar a participação da Fiema, da Fecomércio e demais instituições. Tratamos de um tema importante para a cidade de São Luís que é a atualização do nosso Plano Diretor que chegou à nossa Casa em abril e sobre o qual as comissões estão discutindo. Como encaminhamento da reunião ficou marcada, para a próxima 3ª feira às 15h, uma apresentação por parte do Incid da atualização feita que chegou aqui na Casa do Plano Diretor. É um tema importante. A Cidade precisa. Tenho certeza de que a Câmara Municipal vai dar a sua contribuição para o Plano Diretor para que, através dele, a cidade possa continuar avançando”, explicou Osmar Filho.
Ao longo da reunião, representantes da classe empresarial se manifestaram acerca do tema em debate. Um deles foi o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, ao abordar a necessidade de aprovação do Plano Diretor. “Há necessidade. A cidade está está perdendo e ficando para trás em relação a demais cidades até vizinhas. Ribamar e Paço do Lumiar. Alcântara já vai ter o seu também aprovado. E nós continuamos ao que era 30 ou 40 anos atrás. Isto está dificultando a vida de todos os cidadãos de São Luís”, disse.
Já o presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (Cimar), Cláudio Azevedo, complementou a fala do presidente da Fiema ao falar que a aprovação do documento municipal garantirá segurança jurídica para que os empresários possam continuar os investimentos em São Luís e, consequentemente, proporcionar aumento do número de empregos na capital maranhense.
Parlamentares municipais presentes na reunião explicaram aos todos os trâmites pelos quais o Plano Diretor do Município de São Luís já seguiu e o que ainda será necessário para aprovação dele. Um deles foi o vereador e presidente eleito Paulo Victor que, na oportunidade, abordou umas das principais dificuldades encontradas para aprovação do documento e ressaltou a quem o Plano Diretor de São Luís deverá ser destinado.
“Objetivamente, o que nos trouxe até aqui foi a falta de comunicação ativa entre os poderes. Eu digo o poder Legislativo e o poder Executivo. Isto sobra para quem está ao lado, os empresários e a população. Claramente consigo enxergar que faltou harmonia nesses últimos 24 meses para que a gente pudesse dar andamento ao Plano Diretor. Estou falando enquanto harmonia entre os Poderes, o poder Legislativo e o poder Executivo. Falta empatia com a população. Falta diálogo com a sociedade civil e isso é claro e objetivo. Empresarialmente falando não tem o que se discutir: vocês estão na margem. No entanto, acertando ou errando, a gente tem que olhar os menos favorecidos que é a população”, disse Paulo Victor.
(Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário