Mais um importante passo foi dado para a construção do Hospital Público Veterinário de São Luís. Os grandes articuladores desse projeto para a cidade, vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) e deputado Aluísio Mendes (PSC) se reuniram com representantes de ONGs de proteção aos animais e a Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB para apresentar o projeto do Hospital Público Veterinário de São Luís. O Hospital será construído na área do Itaqui Bacanga.
O Hospital Municipal Veterinário vai servir à parcela da população que possua animais domésticos e carece de recursos financeiros para arcar com os custos de saúde em unidades particulares.
Responsável por conseguir os recursos financeiros para a construção do Hospital, por meio de emenda parlamentar, o deputado Aluísio Mendes explicou que os recursos já estão disponíveis para a Prefeitura de São Luís. E disse ainda que esse hospital pode ser o segundo maior do país para atendimento de animais.
O vereador Dr. Gutemberg, que encabeçou essa luta junto com o deputado Aluísio Mendes, agradeceu a presença de todos e fortaleceu que vai continuar acompanhado o projeto do Hospital para que ele sai do papel.
“Hoje apresentamos para vocês o projeto do Hospital. Agradeço o apoio do prefeito Eduardo Braide e a generosa contribuição do deputado Aluísio Mendes, que destinou emendas para a construção do hospital. O Hospital significa respeito aos direitos dos animais, além de contribuir para a saúde pública”, destaca Dr. Gutemberg.
Na ocasião, Dr. Gutemberg, que também é médico, apresentou duas Leis de sua autoria em defesa dos animais:
- Lei nº 6.698/2020, que permite a liberação de animais de estimação para os pacientes internados em hospitais.
- Projeto de Lei nº 232/21, que cria a Praça dos Pet´s para estimular a prática de hábitos saudáveis e o bem-estar animal, promovendo integração entres pets, donos e criadores.
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), participou, neste sábado (28), da inauguração das novas instalações do Mercado Municipal do Bom Jesus, na região do Coroadinho. Lembrando o programa de qualificação dos feirantes realizado pela Prefeitura de São Luís, o vereador destacou o comprometimento do prefeito Eduardo Braide (Podemos) em reformar as feiras da capital maranhense: “Esse conjunto de ações tem ajudado a economia local, potencializando o negócio dos feirantes e gerando renda e emprego para a cidade”.
O pedetista ainda ressaltou a dedicação do vereador Nato Júnior, seu companheiro de partido, para que a obra fosse realizada. “Aproveito para saudar, em especial, meu amigo Nato Júnior, que sempre lutou por melhorias em todo o polo Coroadinho”, falou Osmar.
As intervenções realizadas no local incluem adequações nos boxes e bancas já existentes, além da construção de novos espaços para comportar todos os feirantes. Também foi feita a ampliação da cobertura do mercado e reparo geral na calha com colocação de manta, entre outras melhorias, como a modernização nas redes de água, esgoto e eletricidade, reforma dos banheiros e adequações na administração. Com a requalificação executada, o mercado passou a contar com 46 bancas e 63 boxes, beneficiando mais de 80 feirantes.
Eduardo Braide falou da sua satisfação em atender a esta antiga demanda dos moradores do Bom Jesus e dos feirantes que ali trabalham, que agora contam com um mercado novo e com uma estrutura adequada. “Agora os consumidores terão a certeza de estarem levando pra casa alimentos bem acondicionados”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Também acompanharam o Prefeito durante a entrega das novas instalações do mercado os secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão e seu adjunto, Ashbel Muniz; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; e o vereador Daniel Oliveira (PL).
O projeto do pré-candidato a deputado estadual, Junior Veira (PSC), segue se fortalecendo cada vez mais. Em um grande ato, comandado pelo experiente vereador Dr. Gutemberg Araújo, Junior Vieira recebeu o importante apoio do parlamentar e de centenas de lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais, que lotaram o auditório do Rio Poty Hotel, na última quinta-feira (26).
Na ocasião, Dr. Gutemberg apresentou os seus pré-candidatos às eleições de 2022: Lahesio Bonfim para o Governo do Estado; deputado Aluísio Mendes para a Câmara dos Deputados e Júnior Vieira para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Presidente municipal do Partido Social Cristão (PSC), Dr. Gutemberg ressaltou o trabalho e compromisso de seus pré-candidatos, com destaque para Lahesio Bonfim, pré-candidato ao Governo do Maranhão.
A cada apresentação, a cada fala do Dr. Gutemberg, um sentimento de esperança por dias melhores no Maranhão contagiava a todos os presentes. O auditório ficou até pequeno para a multidão que veio escutar a mensagem do vereador.
Ao citar o nome de Junior Vieira, Dr. Gutemberg lembrou o trabalho do jovem candidato no comando da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar de São Luís - Semsa.
“O Júnior fez algo extraordinário na Semsa. Implantou o maior programa de distribuição de alimentos da história de São Luís. Alavancou a agricultura familiar. Saímos de 93 para 400 agricultores beneficiados com a compra de seus produtos. E mais de 100 toneladas de alimentos foram distribuídas em toda a capital. O Junior Vieira significa renovação na nossa política. E se ele conquistou grandes avanços em São Luís, com o apoio do deputado Aluísio Mendes, eu sei que o Júnior na Assembleia Legislativa vai fazer muito mais pelo Maranhão”, frisou Dr. Gutemberg.
Muito aplaudido, Junior Vieira agradeceu o carinho do vereador Dr. Gutemberg e as manifestações de apoio das lideranças e dos pré-candidatos Lahesio Bonfim e Aluísio Mendes.
“Agradeço a presença de cada um de vocês aqui, em especial ao Dr. Gutemberg grande articulador desse encontro. Um amigo e político que tenho muito respeito e admiração. A minha história de vida se parece com a de muitos maranhenses que começaram de baixo. Sou filho de metalúrgico, de dona de casa, criado na comunidade Vera Cruz, venho de uma família humilde, que já morou em uma palafita. Bom, todos sabem que renunciei a meu cargo na Semsa para lutar pelo povo maranhense. Trabalhando na Semsa para levar comida a quem mais precisa, vi de perto o quanto a pobreza destrói o nosso Estado. Temos os piores indicadores do país. Mas eu acredito que com esse grupo que está aqui, reunido, nós podemos transformar o Maranhão”, disse Junior Vieira.
Parlamentar pelo quinto mandato, médico, ex-secretário de saúde de São Luís, gestor experiente, Dr. Gutemberg sempre foi um vereador conceituado e liderança de destaque na Câmara Municipal de São Luís. Ele tem mais de 50 leis aprovadas em várias áreas: saúde, educação, segurança e cultura. Além disso, Dr. Gutemberg conhece bem a realidade do povo maranhense e tem atuação política em diversas comunidades.
Com esse apoio de peso do vereador Dr. Gutemberg, o pré-candidato Junior Vieira ganha força e a simpatia de centenas de lideranças na sua caminhada para uma vaga na Assembleia Legislativa.
“Conheço o trabalho do Dr. Gutemberg já de muito tempo. Um político que tem compromisso com o povo. Foi ele que lutou para levar asfalto para o meu bairro. Hoje, escutei mensagens de esperança dele e de seus pré-candidatos. E quanto ao Júnior Vieira, eu já encontrei ele nas ruas, ajudando muita gente que estava sofrendo, sem ter o que comer. Esses são os políticos que queremos. Pessoas que estejam com a gente, no nosso dia a dia”, disse Paulo Leite, morador da Comunidade José Reinaldo Tavares.
O presidente municipal do Partido Social Cristão (PSC), vereador Dr. Gutemberg Araújo, mostrou força e liderança ao reunir centenas de pessoas em um grande ato para apresentar os seus pré-candidatos às eleições deste ano. A reunião aconteceu na última quinta-feira (26) e lotou o auditório do Rio Poty Hotel.
Dr. Gutemberg comandou a reunião ao lado do presidente estadual do PSC e pré-candidato à reeleição, deputado federal Aluísio Mendes.
Também participaram do ato o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lahesio Bonfim, o deputado estadual Welington do Curso, e o pré-candidato a deputado estadual, Júnior Vieira.
A vontade de transformar o Maranhão e o sentimento de esperança em dias melhores para o povo maranhense deram o tom do encontro que empolgou a todos.
E o ponto forte foi quando Dr. Gutemberg apresentou Lahesio Bonfim, pré-candidato ao Governo do Maranhão.
“A nossa caminhada é por um Maranhão mais justo, um Maranhão de oportunidades para todos. É com muita alegria e esperança que apresento o nosso pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lahesio Bonfim. Um homem da saúde, médico, político íntegro que fez uma administração excepcional, com destaque nacional, no município de São Pedro dos Crentes. Um homem que conhece a realidade do nosso povo maranhense e que vai lutar por todos vocês. O Maranhão tem jeito sim, agora é Lahesio Bonfim!”, afirmou Dr. Gutemberg.
Em outro momento, Dr. Gutemberg destacou que o projeto do PSC para o Maranhão é um projeto de políticas públicas para combater a fome, melhorar a educação, saúde, gerando oportunidade de renda e empregos.
“O PSC é um partido de fé, da família e dos amigos. O nosso projeto é um projeto de esperança em dias melhores para o Maranhão. E ele vai ficar completo quando os nossos pré-candidatos ocuparem os espaços na política. Tenho a honra de ser comandado pelo nosso Presidente Estadual do PSC, deputado Aluísio Mendes, candidato à reeleição. Um político correto, influente e o deputado que mais trabalha pelo Maranhão no Congresso Nacional”, disse Dr. Gutemberg.
Já para deputado Estadual, Dr. Gutemberg destacou o trabalho do pré-candidato, Júnior Vieira, que foi gestor da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar de São Luís (Semsa).
“O Júnior fez algo extraordinário na Semsa. Implantou o maior programa de distribuição de alimentos da história de São Luís. Alavancou a agricultura familiar. Saímos de 93 para 400 agricultores beneficiados com a compra de seus produtos. E mais de 100 toneladas de alimentos foram distribuídas em toda a capital. O Junior Vieira significa renovação na nossa política. E se ele conquistou grandes avanços em São Luís, com o apoio do deputado Aluísio Mendes, eu sei que o Júnior na Assembleia Legislativa vai fazer muito mais pelo Maranhão”, frisou Dr. Gutemberg.
Após as apresentações do Dr. Gutemberg, as lideranças comunitárias e apoiadores do vereador escutaram os depoimentos de todos os pré-candidatos.
A juventude maranhense e militantes de movimentos sociais também estiveram presentes. Todos foram unânimes em dizer que o Maranhão tem jeito sim com Lahesio Bonfim.
“Esse é um momento simbólico para todos nós. Hoje vim aqui em busca de esperança para o nosso Estado. Eu confio no trabalho do Dr. Gutemberg e sei que esses pré-candidatos que foram apresentados hoje, vão lutar pelo nosso Maranhão. O Maranhão tem jeito sim, agora é Lahesio Bonfim, Aluísio Mendes e Junior Vieira”, afirmou Alberto Queiroz, jovem líder comunitário e coordenador do Aliança de Projetos Sociais.
Os rastros do recurso deram as caras na versão de testes do app de mensagens
O WhatsApp deve oferecer uma nova função para guardar mensagens temporárias. A equipe do mensageiro está trabalhando em uma atualização para implementar uma opção para evitar que as informações com data de validade sejam excluídas da conversa.
Os rastros do recurso deram as caras na versão de testes do app de mensagens. A função surgiu pela primeira vez em compilações do WhatsApp Beta para Android e iOS entre março e abril. Na época, o site revelou capturas de tela com uma notificação perguntando se o usuário deseja manter uma mensagem temporária no smartphone
A nova descoberta parte de uma área para acessar as informações guardadas com mais facilidade. Trata-se de um botão nas propriedades da conversa, conhecido como “Mensagens Mantidas”, onde é possível visualizar tudo o que foi guardado. A opção fica abaixo da tecla “Mensagens favoritas”.
WhatsApp vai indicar se a mensagem foi mantida ou não
A ferramenta tende a ajudar usuários que recebem uma informação importante em chats com mensagens temporárias. Todavia, fico me questionando se esta atualização não seria contraditória ao propósito do recurso. Afinal, de que adianta eu enviar algo com data de validade se a pessoa do outro lado pode manter o conteúdo?
O WABetaInfo ainda relatou que a equipe do mensageiro está preparando sinalizadores para indicar que uma mensagem foi mantida. E isto é necessário, pois o remetente precisa saber se a sua mensagem foi guardada ou não. Mesmo que o conteúdo não seja lá muito crítico, é importante ter ciência do que está sendo guardado ou não.
O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, apresentou na sexta-feira, 20, as capacidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA) ao empresário norte-americano Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX. O encontro ocorreu durante o evento “Conecta Amazônia”, organizado pelo Ministério das Comunicações, que teve a presença também do Presidente da República, Jair Bolsonaro, dentre outras autoridades civis e militares.
Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ressaltou que o Centro Espacial de Alcântara está pronto para receber veículos lançadores de empresas comerciais, como a empresa SpaceX, e explicou as vantagens associadas à operação do CEA, como: a proximidade do mar, a localização de aproximadamente 2º18’ ao sul da Linha do Equador, o que possibilita lançamentos em órbitas polares e equatoriais; baixa densidade demográfica; ausência de incidência de terremotos e furacões; baixa densidade de tráfego aéreo e marítimo; e localidade ideal para lançamentos sob demanda (responsive launches).
Satélites
Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de uma parceria para o desenvolvimento e operação de satélites de sensoriamento remoto de baixa órbita, a fim de apoiar as operações de proteção da Amazônia brasileira.
De acordo com o Comandante da Aeronáutica, a SpaceX poderia contribuir para a preservação do meio ambiente, investir em créditos de carbono e ajudar a proteger as Comunidades Nativas Brasileiras. “Além disso, as operações de lançamento poderiam ser realizadas a partir do território brasileiro”, acrescentou.
Gravação da live está disponível para visualização dos interessados no perfil @camaraslz do Instagram
A Câmara de São Luís realizou a live “Violência sexual contra crianças e adolescentes: você não pode fechar os olhos para isso” na noite de ontem (19) e encerrou a programação institucional relativa ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – comemorado em 18 de maio. A gravação do evento está disponível para visualização dos interessados no perfil “@camaraslz” do Instagram.
O evento teve como moderador o psicólogo da Casa Legislativa, Mauro Brandão, e contou com a presença da convidada Carla Serrão. Ela é assistente social, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, mestre e doutora em Políticas Públicas com experiência em estudos e pesquisas nas áreas de Serviço Social, Políticas Sociais e Direitos Humanos de crianças e adolescentes.
Ao iniciar a participação na live, Carla Serrão agradeceu o convite e abordou a relevância da discussão do tema com a sociedade. “Para mim é um prazer estar aqui. Eu agradeço a participação das pessoas que estão prestigiando este momento que a Câmara de São Luís teve a iniciativa de realizar pela relevância que tem a discussão sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, pela relevância do debate em torno dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes e pela necessidade de divulgação ampla desse tipo de debate em todos os espaços e com todas as pessoas que tem responsabilidade e compromisso com a causa”, disse a assistente social.
Ao longo do evento, a também professora universitária abordou a definição de violência sexual contra crianças e adolescentes dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), diferenciando abuso de exploração sexual. Carla Serrão também abordou o perfil do abusador de crianças e adolescentes durante a live.
“Por que eu falo abusador? Porque o número de homens que comete violência sexual supera 80%. Então, a maioria esmagadora é de homens envolvidos nessa situação. Os dados mostram que os abusadores são pessoas próximas e conhecidas das vítimas, com imagem ilibada, sérias, responsáveis, cumpridoras das suas tarefas e ordeiras. Alguns dados do Ministério da Saúde apontam que 37% dos casos de abuso acontecem dentro de casa. E nestes casos, 81,6% são homens que cometem a violência sexual: pais, padrastos, avôs, irmãos, tios”, assinalou Carla Serrão.
A professora universitária e assistente social também abordou o cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes no país e no estado, bem como de que forma o uso da internet pode interferir naquele tipo de violência. Carla Serrão também abordou sinais que podem ser dados por crianças e adolescentes quando estão sendo vítimas de violência sexual. “É necessário observar o comportamento e verificar as mudanças que ocorrem. Retraimento, banhos excessivos, tremores, choro, comportamento depressivo, busca pelo isolamento e dormir demais
são alguns sinais; mas são muitas as possibilidades de manifestação”, ressaltou.
Denúncias -Como espaços para denúncias, Carla Serrão informou o Disque 100, conselhos tutelares, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e até mesmo os postos de saúde da comunidade. “O importante é não silenciar para que a situação de violência sexual não se perpetue”, assinalou.
Uma das pessoas que teve acesso à live foi a servidora pública federal, Ligia Simões. Ela avaliou de forma positiva o evento e contou como o evento contribuiu para a vida dela como cidadã. “A professora Carla utilizou uma linguagem simples e objetiva para abordar um tema bastante complexo. Ela abordou a definição de violência sexual, apresentou dados e nos informou sinais que podem ser manifestados por crianças e adolescentes vítimas daquele tipo de violência. Além disto, a professora também informou locais para denúncia. Então, a live foi bastante informativa e esclarecedora. A participação na live me permitirá ficar mais atenta para identificar e denunciar casos que eventualmente eu tome conhecimento”, explicou.
Evento – Vale destacar que a live teve planejamento e execução realizados pela Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional; pelo Setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia; e pelo Departamento Médico de Assistência aos Servidores, por meio do Serviço Social.
Sobre a avaliação do evento institucional, a técnica em Relações Públicas da Casa Legislativa, Larissa Viveiros, disse ter sido positiva. “O evento foi extremamente positivo, cumprindo o objetivo de fomentar a discussão sobre o tema e chamar a atenção do público para esse grave problema que enfrentamos. É sempre importante lembrar que cuidar das nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de toda a sociedade. Nós realmente não podemos fechar os olhos para situações de violência sexual que acontecem ao nosso redor”, disse.
Em sessão solene realizada na tarde desta quinta, 19 de maio, a desembargadora Angela Salazar e o desembargador José Luis Almeida tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A solenidade, que ocorreu no plenário Ernani Santos da sede do órgão, foi prestigiada por autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, de representantes de classe, servidoras e servidores, familiares, amigos e pela imprensa.
De acordo com o Regimento Interno do Regional, a presidência deve ser exercida por um(a) dos(as) desembargadores(as) eleitos(as) pelo Tribunal de Justiça para ter assento como membro efetivo, cabendo ao(à) outro(a) o exercício cumulativo de vice-presidente e corregedor(a). No caso de Angela Salazar e José Luiz, eles foram aclamados para os cargos, uma vez que o segundo declinou de concorrer.
A desembargadora Angela Salazar, quem a si própria define como mulher e negra, está assumindo um espaço de poder normalmente ocupado por homens. A magistrada assume após 9 gestões seguidas por desembargadores do sexo masculino. “Sempre foi um sonho estar no TRE, exercer este cargo”, confessou durante coletiva de imprensa concedida antes da sessão solene de posse.
O desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, que assumiu como membro efetivo da Corte na vaga aberta com o fim do biênio do desembargador Joaquim Figueiredo, começou explicando que o desafio de assumir a justiça eleitoral não o envaidece, mas enche de força, de perseverança e de vontade de fazer o melhor. “Não sou um ator político, não tenho preferências partidárias, sou um ator institucional, e é com essa envergadura e roupagem que quero dar a minha contribuição”.
A jurista Anna Graziela Neiva, representando os membros da Corte, solicitou autorização à desembargadora para quebrar o protocolo da solenidade e fazer a saudação do púlpito e de pé, que é como reputa devido saudar e reverenciar a história de vida dos empossados.
Graziela se sentiu honrada por ser testemunha de mais uma página histórica da Justiça Eleitoral do Maranhão, mas também de ser porta-voz de uma época. “Se este braço forte do Judiciário – a Justiça Eleitoral brasileira – é um dos guardiões da democracia do país, estamos hoje diante de um acontecimento que sanciona a própria democracia. Estamos aqui também para saudar a Justiça, a Democracia e a Educação personificadas na sua trajetória de vida, desembargadora Angela”.
A jurista enalteceu o fato da desembargadora ser mulher e ascender à presidência num país com especificidades sociais em que a mulher é a maioria nas universidades brasileiras, sustentando mais da metade dos lares brasileiros, mas ocupando as menores estatísticas nos cargos, nos salários e em diferentes processos de ascensão social.
“E aqui – entre mulheres que lutam em jornadas dupla ou até tripla em suas famílias – quero reafirmar a minha gratidão por viver esse momento proporcionado por uma história de superação, ousadia e perseverança. Senhores, é uma mulher, um exemplo de vida, uma inspiração que comandará os destinos da Justiça Eleitoral maranhense – não à toa, estabelecida no mesmo ano em que as mulheres brasileiras passaram a ter direito ao voto. E se a condição feminina que alça o píncaro da instituição basilar do sufrágio universal, por si só, já é motivo para que enalteçamos a Justiça Eleitoral maranhense, consideremos ainda que esta mulher é uma mulher negra”, pontuou.
O deputado estadual Yglesio Moysés parece ser muito “valentão”, mas não é com quem deveria ser de fato. Quem se lembra do dia em que ele protagonizou um episódio discutindo com o promotor de Justiça, Cláudio Guimarães acusado de fechar entradas da praia do Olho d’Água para beneficiar a sua escola de kitesurf, e o deputado acabou virando ‘meme’ com a famosa expressão “não me trisca”?!
Dessa vez ele usou suas redes sociais no último final de semana para criticar a situação do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I.
Porém, precisamos enfatizar que as duas situações são de cunho municipal, e Yglesio não tem se mostrado preocupado com a conjuntura estadual que acomete diversos maranhenses que não conseguem atendimento na rede pública de saúde gerida outrora pelo ex-(des)governador comunista/socialista Flávio Dino – PSB e agora pelo atual sucessor, o tucanosocialista Carlos Brandão – PSB.
Isso porque não são poucas as reclamações e denúncias quanto à rede estadual, como o Hospital da Ilha que foi inaugurado às pressas e tem funcionado quase como de fachada. Outra unidade é o Hospital do Servidor que está completamente entregue às traças.
Agora, uma coisa que Yglesio não pode reclamar é a gestão do Socorrão I, para quem não se lembra, em 2013 ele foi exonerado do cargo de diretor do hospital depois de vários escândalos. Em março daquele ano, funcionários do Socorrão I fizeram uma manifestação contra a gestão de Yglesio, após o médico supostamente ter declarado que eles eram “porcos” e que “o recurso enviado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para complementar a remuneração dos funcionários deveria ser aplicado na compra de novos equipamentos”.
O deputado foi diretor do hospital, e parece ter esquecido que apesar do Socorrão I atender urgência/emergência, a maior demanda vem do interior, por deficiência dos investimentos na área da saúde pelo Palácio dos Leões.
Se realmente Yglesio estivesse preocupado com a rede municipal, ele deveria ter se movimentado para criar algum projeto que facilitasse a prefeitura de São Luís a receber mais verbas para os hospitais. Aliás, quanto de sua verba legislativa Yglesio destinou para o Socorrão I?!
Muito estranho esses ataques à prefeitura de São Luís… afinal, quem tem teto de vidro não pode ficar atirando pedras…
O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o preço dos combustíveis na noite desta sexta-feira (13), durante sua participação na abertura da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Campos do Jordão (SP). Ele disse esperar que, com a troca no comando do Ministério de Minas e Energia, seja possível fazer com que a estatal, que domina o mercado de petróleo no país, cumpra sua função social.
O presidente foi homenageado pelos empresários num reconhecimento às ações do seu governo em favor da livre iniciativa. Na chegada à cidade, ele foi saudado por uma multidão.
“Eu espero, nos próximos dias, com as mudanças que fiz no Ministério de Minas e Energia, que nós consigamos mexer com a Petrobras, fazer com que ela cumpra um dispositivo constitucional, que fala do fim social da empresa”, afirmou o presidente.
Durante sua fala no encontro de lojistas do varejo, Bolsonaro também criticou o que ele considera como lucro excessivo da Petrobras, comparada com outras empresas do setor.
“Não podemos ter uma empresa que tem um lucro acima de 30%, enquanto nas maiores petrolíferas do mundo, o lucro é no máximo de 15%. E essas outras petrolíferas abriram mão de lucro para ajudar os seus países. A Petrobras não pode continuar a ser indiferente a tudo isso”.
A Petrobras anunciou essa semana mais um reajuste, dessa vez de 8,87% no preço do diesel para as distribuidoras. No acumulado dos últimos 12 meses, o reajuste do diesel chegou a 49%. O combustível é o principal usado no transporte público e de cargas e, por isso, tem impacto direto na inflação geral dos produtos.
O presidente diz que haverá novos aumentos de preço no setor. “Há poucas semanas, a Rússia fechou o fornecimento de gás para a Polônica e a Bulgária. E agora, acaba de fechar também para a Finlândia e a Alemanha. Isso vai impactar em novos preços de combustíveis”.
ICMS – No início de sua fala, o presidente celebrou decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, que suspendeu hoje (13) parte da resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que trata da cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel . O ICMS é um tributo estadual.
Mendonça atendeu ao pedido feito pelo presidente, que, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), diz que a medida é inconstitucional por permitir a diferenciação de alíquotas do diesel entre os estados, prejudicando o consumidor com aumentos excessivos do combustível.
“Não vai existir mais, espero que o pleno ratifique isso, cada estado ter um percentual”, disse Bolsonaro.
Em março, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Bolsonaro estabeleceu que deveria haver uma alíquota única do ICMS sobre o diesel. Depois disso, o Confaz se reuniu e fixou um valor único do ICMS sobre o diesel, de R$ 1,006 por litro, mas com permissão para descontos. O valor, na prática, ficou superior ao que vinha sendo cobrado nas bombas antes da nova lei, o que contrariou a pretensão do governo federal.
No dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, o presidente da Câmara de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), comentou que, apesar da conquista, o negro liberto não recebeu nenhum tipo de auxílio do governo para que pudesse sobreviver.
“Precisamos colocar nossos esforços em virar essa página da história do país, pois o lado mais triste, quem vivencia todos os dias, é a população negra”, citou Osmar.
Para o presidente da Câmara, o dia não é de comemoração, mas de reflexão, pois a abolição não significa liberdade.
“O que ainda vemos é a escravidão dando lugar às mazelas sociais do desemprego, da falta de moradia, do difícil acesso à saúde e educação, da discriminação racial e da falta de oportunidade, ainda precisamos seguir lutando”, finalizou Osmar Filho.
Autor das 30 horas semanais de trabalho para a enfermagem e Lei do Repouso Digno para a categoria, o vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) participou da mesa de abertura da 83° Semana Brasileira da Enfermagem e 52º Jornada Maranhense de Enfermagem, no auditório do edifício João Goullart.
O evento foi realizado no Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro e Enfermeira em São Luís (Lei do Dr. Gutemberg) – 12 de maio. A programação acontece até o dia 20 deste mês, em todo o Estado, sob a coordenação da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Maranhão.
Neste ano, o evento tem como temáticas: A Enfermagem no Contexto da Pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?; e Modificações impactantes para a enfermagem diante do contexto pandêmico.
Parlamentar ativo na defesa dos direitos desses profissionais, Dr. Gutemberg que é médico e o grande representante da enfermagem na Câmara Municipal de São Luís, destacou a importância da categoria no combate à pandemia e frisou que no Maranhão são mais de 60 mil profissionais.
“Toda a enfermagem foi a porta de entrada para os pacientes com Covid -19, foi o pelotão de frente nesse combate. São profissionais que arriscaram as suas vidas para salvar o próximo. Isso é um ato digno, um ato de amor, de solidariedade. O meu reconhecimento, gratidão e a aplausos aos profissionais. Agradeço também o convite da enfermeira e presidente da ABEN, Silvia Viana, para participar desse belo evento”, afirmou Dr. Gutemberg.
Em seu discurso, Dr. Gutemberg também agradeceu o apoio da categoria em sua trajetória política.
“Sou muito grato ao apoio que a enfermagem me deu como médico e político. E mais do que homenagear a categoria é importante sempre estar presente, lutando e defendendo as ideias desses profissionais essenciais na missão de salvar vidas. Nossa luta agora é para a aplicação do novo piso salarial, já aprovado neste mês de maio. Contem sempre com o meu apoio. E volto a dizer que o nosso gabinete está de portas abertas para vocês”, afirmou Dr. Gutemberg.
Como reconhecimento as ações do vereador, a enfermeira Rosilda Silva Dias, lembrou de alguns momentos que o Dr. Gutemberg esteve ao lado da categoria.
“Quero lembrar o 12 de maio do ano passado, quando fizemos uma grande manifestação na Praça Maria Aragão pelo reajuste salarial. E o senhor, Dr. Gutemberg, esteva mais uma vez ao nosso lado, nos apoiando. Obrigada, Dr. Gutemberg por todas as ações em benefício da nossa gente”, disse enfermeira Rosilda Silva Dias.
Dr. Gutemberg é destaque também por aprovar outras Leis para os profissionais da Enfermagem: Lei n° 5.093/2009, que cria no município de São Luís a Semana da Enfermagem e Lei n° 453/2017, que estabelece condições de repouso digno para os profissionais da enfermagem.
Como fruto do seu empenho pela classe, Dr. Gutemberg já foi homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MA), como ‘Vereador Amigo da Enfermagem’.
Proposição é de autoria do vereador Dr. Gutemberg (PSC)
A Câmara Municipal de São Luís realizará, nesta sexta, 13, a partir das 10h, a cerimônia de entrega de título de Cidadão Ludovicense a Francisco Robério Lemos Pereira, presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão (ACOMAC- MA).
O título de Cidadão Ludovicense é concedido como reconhecimento a pessoas que prestam relevantes serviços à cidade de São Luís e à população. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Gutemberg (PSC), por meio do decreto legislativo nº 14/21.
Homenageado – Francisco Robério Lemos Pereira nasceu em 16 de setembro de 1979, no município de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará. Ele reside em São Luís desde 2 de agosto de 2004.
Graduou-se como bacharel em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA). Sendo Sócio/Diretor da empresa Roque Aço e Cimento, iniciou seus negócios em 2004, tornando-se pioneiro no mercado de cimento e material de construção para o varejo em São Luís.
Em 2009, com a mudança de direcionamento da empresa, o homenageado instaurou a distribuição de produtos de material de construção. Atualmente, ele é presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão (ACOMAC – MA), bem como membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO).
Data faz alusão ao nascimento de Walmir Moraes Corrêa, grande representante da cultura popular de São Luís
Parlamentar frisou a importância dos blocos para compor as tradições culturais da capital. / Fabricio Cunha.
Na sessão ordinária de ontem (9), o vereador Dr. Gutemberg (PSC) subiu à Tribuna para homenagear os blocos tradicionais de São Luís e parabenizar o prefeito Eduardo Braide (sem partido) pelo cortejo realizado no último domingo (8), em alusão ao Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, data criada por meio de proposição do Dr. Gutemberg.
Ao iniciar o discurso, o parlamentar frisou a importância dos blocos para compor as tradições culturais da capital, e lamentou que, ao longo dos anos, o número desses blocos tenha diminuído.
“Apesar disso, ontem vimos uma celebração da nossa cultura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com a presença de centenas de pessoas, incluindo turistas, que ficaram impressionados com as brincadeiras. Entendemos que isso é uma demonstração de respeito da gestão Eduardo Braide com nossos blocos tradicionais, o que me deixa muito feliz”, disse.
O Dia Municipal dos Blocos Tradicionais é comemorado anualmente em 8 de maio, e foi criado em 2006, por meio de projeto de lei de autoria do vereador Dr. Gutemberg, em alusão ao dia do nascimento de Walmir Moraes Corrêa, ex-presidente do bloco Os Foliões e grande representante da cultura popular de São Luís.
O grupo “Mulheres da Gente” promoveu nesta semana mais uma ação de solidariedade – desta vez para comemorar o Dia das Mães com centenas de mães que participam dos projetos sociais promovidos pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), nos mais diversos bairros da cidade.
Liderado pela advogada Clara Gomes, esposa do vereador, o grupo de mulheres arrecadou insumos essenciais para gestantes e puérperas que precisam de atenção especial para preservar a saúde e o bem-estar dos seus bebês.
Na quarta-feira (4), o projeto fez a entrega dos kits de enxoval arrecadados na campanha para mães do bairro Vila Brasil. No dia seguinte a distribuição foi na área do Itaqui-Bacanga e na Vila Palmeira. Já na sexta-feira (6) e no sábado (7), os encontros ocorreram, respectivamente, com mães dos bairros do Coroadinho e São Francisco, em confraternizações com muita animação e sorteios de brindes.
“Gratidão a todas as pessoas incríveis que se uniram a esta causa e nos ajudaram a concretizar estes momentos, em especial ao meu marido, Osmar Filho, um grande entusiasta deste projeto”, disse Clara.
O movimento Mulheres da Gente foi criado em 2020 e tem trabalhado em apoio às ações do vereador voltadas para o público feminino, desenvolvendo palestras, capacitando mulheres e realizando ações sociais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a testar uma nova versão beta para o aplicativo e-Título
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a testar uma nova versão beta para o aplicativo e-Título, que dá acesso a uma via digital do título de eleitor e a outros serviços.
Por enquanto, apenas 0,1% dos 25 milhões de usuários do e-Título vão ser escolhidos aleatoriamente para testar a versão beta. O TSE, porém, informou que pretende validar e disponibilizar a nova versão para todo o eleitorado antes do dia da votação, marcada para 2 de outubro.
Nas eleições municipais de 2020, o aplicativo e-Título apresentou instabilidade devido à alta utilização da ferramenta no primeiro turno de votação. Para este ano, o TSE promete “a redução do impacto nos serviços em períodos de grande procura pelos eleitores”, entre outros avanços.
O app com versões para iOS e Android avançou também no quesito acessibilidade, adotando cores e adaptações que facilitam a visualização por pessoas com algumas deficiências visuais, como daltonismo, por exemplo.
Foram implementadas ainda melhorias na conferência por biometria, que para aumentar a segurança agora utilizará dupla biometria, com reconhecimento fácil e de impressão digital, segundo o TSE. Há também uma nova central de notificações.
O TSE não informou quando a versão beta deve ser disponibilizada a um público mais amplo, informando apenas que “a intenção é que ela seja disponibilizada a todo o eleitorado até o pleito deste ano, em outubro”.
O lançamento do primeiro veículo lançador de teste civil, o “HANBIT-TLV”, está planejado para o quarto trimestre de 2022
A INNOSPACE, uma startup espacial sul-coreana fabricante de pequenos veículos de lançamento, assinou um acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para lançar o SISNAV, um projeto de sistema de navegação inercial apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
“O Espaçoporto de Alcântara possui condições para abrigar diversas atividades relacionadas à atividade espacial, que vão além da colocação de satélites em órbita da Terra. Nesse caso, temos a situação exemplar em que serão testados tanto um veículo como um sistema inercial, ambos em desenvolvimento. Temos certeza que essa iniciativa do DCTA e da INNOSPACE inaugurará um novo capítulo em nossa história de acesso ao espaço”, disse o presidente da AEB, Carlos Moura.
Atualmente, a INNOSPACE está desenvolvendo o HANBIT, um pequeno lançador de satélites movido por motor de foguetes híbridos. O primeiro voo de teste do HANBIT-TLV está programado para o quarto trimestre de 2022, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado em Alcântara (MA). O CLA é um local de lançamento equatorial. Além disso, será o primeiro voo de teste suborbital a validar o motor do primeiro estágio do HANBIT-Nano, que é um pequeno lançador de satélite de 2 estágios capaz de carregar uma carga útil de 50kg.
Com esse acordo, a INNOSPACE espera ser capaz de verificar a capacidade de desempenho do veículo de lançamento e obter reconhecimento no setor aeroespacial, ao lançar a carga útil no voo de teste. O HANBIT-TLV é um foguete híbrido de 15 toneladas, de impulso de um único estágio, com altura de 16,3m, 1 metro de diâmetro e peso de 9,2 toneladas.
O HANBIT-TLV levará a bordo a carga útil SISNAV, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pelo DCTA e outras instituições. Eles verificarão se o SISNAV funciona bem em ambientes específicos, como de vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo, desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.
“Esse acordo é significativo, porque a INNOSPACE e o DCTA estão comprometidos com o desenvolvimento técnico e operacional mútuo, e uma parceria contínua. Esperamos que a INNOSPACE entre no mercado de serviços de lançamento de pequenos satélites, com um primeiro teste de lançamento bem-sucedido do HANBIT-TLV, no quarto trimestre, no Brasil”, disse Soo Jong Kim, CEO da INNOSPACE.
Os motores de foguete híbridos diferenciados da INNOSPACE, para fabricação mais rápida e acesso de baixo custo ao espaço, têm um design estável, não tóxico e não explosivo, que usa propulsores à base de oxigênio líquido e parafina, e seu sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica.
Sobre a INNOSPACE
A INNOSPACE é uma startup espacial sul-coreana para a fabricação de pequenos lançadores de satélites e serviços de engenharia aeroespacial. A empresa está desenvolvendo lançadores de pequenos satélites híbridos movidos a foguetes (HANBIT), para fornecer serviços de lançamento que sejam confiáveis, de baixa latência e baixo custo, no mercado atual de pequenos satélites, que se encontra em rápida expansão. Para mais informações, por favor, visite: www.innospc.com.
Sobre o DCTA
O DCTA é uma organização científica e tecnológica da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por planejar, gerenciar, executar e controlar atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, no âmbito militar. https://www.dcta.mil.br/.