segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Direita maranhense vai descendo ladeira a baixo

Flávia Berthier ataca direitistas, as vítimas da calúnia foram agora o Presidente do PTB, o Dep. Federal Josivaldo JP, o médico conservador, Dr. Allan Garcês e a Deputada Estadual Mical Damasceno

Em um áudio que está sendo postado nos grupos de Direita de todo estado por uma pessoa chamada de Kerlyson Pablo, assessor de Flávia Berthier, a própria afirma que o Dr. Allan Garcês teria chamado a Deputada Mical de prostituta em cima de um trio elétrico em praça pública na manifestação que ocorreu na Praça do Foguete, no dia 01 de agosto de 2021. Tal acusação é gravíssima, pois se trata de ofensa a uma autoridade política, já que Mical é Deputada Estadual. Mais grave ainda, seria o fato do médico publicamente fazer isso diante de centenas de pessoas numa praça durante uma manifestação pública. Como este médico nunca foi processado pela Deputada, leva-se a crê que isso nunca ocorreu, logo Flávia Berthier levantou falso testemunho, caluniou e difamou o Dr. Allan Garcês, fato este passível até de processo criminal e civil.

A Deputada Mical Damasceno também foi atacada em sua honra como parlamentar. Flávia chamou a Deputada de mau caráter, acusando-a de ter usado o Movimento Maranhão Conservador para se fazer passar como uma pessoa de Direita, mas que na verdade seria uma comunista querendo implodir a Direita de dentro para fora. Berthier colocou ainda em xeque a fé religiosa cristã da Deputada. Também afirmou em seu áudio que dá boca da Mical não sai nenhuma verdade, afirmando que o pai da mentira é o diabo, como que estivesse comparando a Deputada ao demônio.

Berthier ainda disse que seu próprio partido PTB, o qual ela alegar ser inclusive presidente estadual do PTB Mulher, ser um partido muito pequeno(fraco) onde o atual presidente estadual, o Deputado Josivaldo JP, não teria interesse nenhum de fazer nada pelo PTB, mas sim apenas pelos seus interesses pessoais.

Na verdade o que se pode observar da senhora Flávia Berthier, é um total despreparo político, um grande desequilíbrio e descontrole emocional ao proferir tantos impropérios em um só áudio. É essa a candidata a Deputada Federal da Direita? Escute abaixo o áudio de Flávia Berthier e tire sua própria conclusão.

É assim que infelizmente caminha a Direita no estado do Maranhão, que vai descendo ladeira abaixo! O Conservadorismo no Maranhão não precisa de uma esquerda para ser derrotado, o conservadorismo no Maranhão se auto derrota por sim só.

Por blog Ilha Rebelde

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Propaganda partidária gratuita começa hoje

A divisão do tempo de cada partido foi feita de acordo com o desempenho das siglas nas eleições de 2018


Começa hoje (26) a veiculação da propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão. A veiculação, em âmbito nacional, será das 19h30 às 22h30, às terças, quintas e aos sábados, por iniciativa e sob a responsabilidade dos partidos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSOL será o primeiro partido político a veicular propaganda. Nos dias 1º e 10 de março, serão divulgadas as propagandas do PDT e do MDB, respectivamente. A íntegra do calendário está disponível no site do TSE.

A divisão do tempo de cada partido foi feita de acordo com o desempenho das siglas nas eleições de 2018. Ao todo, serão 305 minutos de propaganda divididos entre 23 partidos. Legendas como o PT, MDB, PL e PSDB terão acesso ao maior tempo de exposição: 20 minutos e 40 inserções para cada partido.

Os partidos que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos semestrais para inserções de 30 segundos nas redes nacionais e a igual tempo nas estaduais. Para essa veiculação, no entanto, é necessária a solicitação formal dos partidos.

Inserções

As siglas que têm entre dez e 20 deputados eleitos poderão utilizar dez minutos por semestre para inserções de 30 segundos, tanto nas emissoras nacionais quanto nas estaduais. Bancadas compostas por até nove parlamentares terão cinco minutos semestrais para exibição federal e estadual do conteúdo partidário.

Nessas eleições, segundo norma estabelecida pelo tribunal, ao menos 30% do tempo devem ser destinados à participação feminina na política. As transmissões vão ocorrer em bloco, por meio de inserções de 30 segundos no intervalo da programação das emissoras.

Será permitida a veiculação de, no máximo, três inserções nas duas primeiras horas e de até quatro na última hora de exibição. Além disso, poderão ser reproduzidas até dez inserções de 30 segundos por dia para cada rede.

É vedada, entretanto, a divulgação de inserções sequenciais, devendo ser observado o intervalo mínimo de dez minutos entre cada uma delas.

Propaganda partidária

A propaganda partidária é exibida no primeiro e no segundo semestre dos anos não eleitorais e apenas no primeiro semestre dos anos em que houver eleição. Esse tipo de propaganda tem por finalidade incentivar filiações partidárias, esclarecer o papel das agremiações e promover participação política e filiações.

Para tanto, difunde mensagens sobre a execução do programa da legenda, bem como divulga atividades congressuais do partido e a posição em relação a temas políticos e ações da sociedade civil.

Já a propaganda eleitoral, que tem como objetivo a conquista de votos, começará a ser veiculada em agosto, também em âmbito nacional. No caso dela, não há necessidade de solicitação formal para a veiculação do horário eleitoral gratuito.

Após o pedido de registro das candidaturas, que termina em 15 de agosto, será possível definir o tempo a que cada partido, coligação majoritária e federação terá direito. A definição é feita pelo TSE até o dia 21 de agosto.

Com a utilização de recursos publicitários, as peças serão exibidas – em âmbito nacional – nas campanhas para presidente e vice-presidente da República, e estadual quando os cargos em disputa são para senador, governador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

A distribuição do tempo de propaganda entre as candidaturas registradas é de competência das legendas, federações e coligações. As siglas devem respeitar os percentuais destinados às candidaturas femininas (mínimo de 30%) e de pessoas negras (definidos a cada eleição).

Proibições

Está proibida a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos, bem como a utilização de imagens ou de cenas incorretas ou incompletas, de efeitos ou de quaisquer outros recursos que distorçam ou falseiem os fatos ou a sua comunicação.

O TSE também proibiu a utilização de matérias que possam ser comprovadas como falsas ou a prática de atos que resultem em qualquer tipo de preconceito racial, de gênero ou de local de origem, além de qualquer prática de atos que incitem a violência.

Além disso, é vedada a veiculação de propaganda com o objetivo de degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos, assim como a divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral.

Segundo o TSE, eventuais mentiras espalhadas intencionalmente para prejudicar os processos de votação, de apuração e totalização de votos poderão ser punidas com base em responsabilidade penal, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

Por Agência Brasil

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Câmara vai realizar ação de saúde destinada às mulheres

 O evento proposto pelo vereador Gutemberg Araújo será realizado no dia 08 de março

 O vereador Gutemberg Araújo detalhou os serviços que serão oferecidos neste dia / Fabrício Cunha
A Câmara Municipal de São Luís realizará, no Dia Internacional da Mulher, 08 de março, uma ação social de saúde voltada às vereadoras e servidoras da Casa Legislativa. O evento foi proposto pelo vereador Gutemberg Araújo (PSC), com o objetivo de homenagear as mulheres que atuam na Câmara.

“É uma ação representativa em reconhecimento da importância de todas as mulheres da Câmara, tanto as vereadoras quanto as servidoras, que realmente fazem esta Casa acontecer”, destacou o parlamentar durante a sessão legislativo desta quarta-feira, dia 23.

São parceiros na realização do evento a Associação Médica do Maranhão (AMB – Maranhão), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Universidade CEUMA, Universidade Estácio de Sá e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

“Nesse dia, vamos oferecer serviços de clínica geral, ginecologia e odontologia, distribuição de preservativos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinas, testes de Covid, medicação básica, orientação de nutrição e estética”, explicou Dr. Gutemberg.

Secom

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Roberto Rocha esclarece que não existe intriga com Josimar de Maranhãozinho

Desde que o presidente da República, Jair Bolsonaro, decidiu se filiar ao PL, tem se comentado que o partido seria o caminho natural do senador Roberto Rocha, uma vez que esta sem partido e ser um dos principais aliados de Bolsonaro no Maranhão.

No entanto, alguns têm apontado que o atual presidente do PL no Maranhão, deputado federal Josimar Maranhãozinho, seria o empecilho para o desembarque de Roberto Rocha na sigla.

Adversários políticos de Roberto Rocha, que tem aparecido bem colocado nos levantamentos de 2022 para o Governo do Maranhão, afirmam que o senador estaria tramando nos bastidores tomar o partido de Josimar, mas Roberto utilizou as redes sociais para rechaçar qualquer “intriga” e para isso fez questão de lembrar um episódio de 2006.

“Em 2006 fui eleito o deputado federal mais votado do estado. E qual o município eu tive a maior votação proporcional? Maranhãozinho. E quem era o prefeito que me apoiou? Josimar. Precisa desenhar, comunistas? Ou vão insistir nesta tentativa de intriga idiota?”, destacou Roberto Rocha.

Apesar disso, Roberto Rocha não confirmou se irá mesmo se filiar no PL e se poderá compor uma chapa com o próprio Josimar de Maranhãozinho.

Por Jorge Aragão

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Dr. Gutemberg suspende sessão para receber rodoviários na Câmara Municipal de São Luis

 O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís,  vereador Dr. Gutemberg,  recebeu representantes do Sindicato dos Rodoviários,  nesta segunda-feira (21), no plenário da Casa Parlamentar.

Os rodoviários  já estavam reunidos em frente ao Shopping da Criança, realizando uma manifestação com o apoio do Sindicato dos Professores. Depois, o grupo se dirigiu à Câmara de São Luís.

Naquela ocasião, o vice-presidente da Casa, vereador Dr. Gutemberg, estava presidindo a sessão, quando chegou a solicitação para o atendimento dos rodoviários.

Imediatamente,  Dr. Gutemberg suspendeu a sessão para atender os rodoviários, demonstrando total apoiou à causa dos trabalhadores.

O parlamentar esclareceu aos rodoviários que já tinha sido promulgada a Lei 6.801/2020, de autoria do vereador Umbelino Jr., que proíbe motoristas de acumular a função de cobrador.

Paralisamos a sessão da casa para receber os rodoviários. Demonstramos total apoio a causa. E expliquei para eles, que a Câmara Municipal de São Luís já promulgou a Lei que proíbe motoristas de acumular a função de cobrador. Vamos pedir o cumprimento dessa Lei. Essa Casa é a Casa do Povo e sempre estará de portas abertas para o diálogo com os rodoviários e toda a nossa população. “, disse Dr. Gutemberg.

Veja o vídeo:


Por Priscila Petrus

Tocador de vídeoPor Priscila Petrus

Câmara de São Luís promulga lei que proíbe acúmulo de funções nas empresas de ônibus

A proposta é de autoria do vereador Umbelino Junior

Nos próximos dias deverá ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM), a lei n° 6.801/2020, que proíbe motoristas de acumularem a função de cobrador no transporte coletivo da capital maranhense. A proposta é de autoria do vereador Umbelino Junior (Sem Partido).

A promulgação da lei pelo legislativo municipal deu-se após manifestação de falta de interesse do Poder Executivo em sancioná-la. O regimento interno da Câmara Municipal determina que a promulgação de uma lei ocorre após a expiração do prazo de 15 dias que o Executivo tinha para pôr em vigor a lei.

A proposta foi aprovada pela maioria dos parlamentares em 2019, na Câmara Municipal de São Luís. Na época, o projeto foi apresentado após centenas de cobradores sofrerem ameaças de demissões, em meio à uma possibilidade de greve da categoria.

Agora, a previsão é que a lei seja promulgada nos próximos dias, isso porque o autor da proposta, Umbelino Junior, usou a tribuna para pedir ao Presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho, que a lei seja promulgada.

O parlamentar usou como base o artigo n° 241 do regimento interno que determina a promulgação da proposta pela Presidência da Câmara no prazo de 15 dias, caso o projeto não seja sancionado pelo Executivo.

“Estamos presenciando uma nova ameaça de demissão em massa dos cobradores em meio à essa greve dos rodoviários que foi suspensa no último fim de semana, mas a situação ainda não foi resolvida. Após muito trabalho e dedicação, a lei já foi encaminhada para o Diário Oficial do Município e deverá ser publicada nos próximos dias. Não podemos permitir que mais de oito mil trabalhadores sejam demitidos, prejudicando o transporte coletivo, afetando a economia e aumentando o desemprego neste período de pandemia”, justificou Umbelino.

Por Maranhão Hoje

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Membros do Sindicato dos Rodoviários podem ser presos pela PF a pedido do TRT

A desembargadora Solange de Castro, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no Maranhão, determinou, na noite de sexta-feira, 18, a prisão de 15 membros da diretoria do Sindicato dos Rodoviários de São Luís.

A categoria está em greve há quatro dias, e uma audiência de conciliação realizada ontem terminou sem acordo (saiba mais).

A decisão da magistrada foi motivada pelo que ela considerou “descumprimento flagrante da decisão judicial proferida na data de 16 do mês em curso, que determina ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, o imediato retorno de 80% da frota do transporte público nesta Capital e Região Metropolitana Rodoviário”.

Na quarta-feira, 16, um dos membros do Sindicato dos Rodoviários, em entrevista à TV Mirante, chegou a dizer que “liminar não faz carro rodar” (relembre).

No mesmo despacho, Solange de Castro determina que os mandados de prisão sejam cumpridos pela Polícia Federal, o que deve culminar, ainda, com uma investigação da “caixa preta” da greve.

À frente do caso, é provável que a PF apure se há conluio entre a direção do sindicato dos empregados e empresários do setor de transporte da capital; se há alguém (ou alguma entidade) por trás do movimento; e se há motivações políticas para a greve.

O SET e a Prefeitura de São Luís têm, a partir da decisão, 48h para garantir o retorno da circulação dos ônibus na capital.

Leia aqui a íntegra da decisão.

Por Gilberto Léda

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Direita atacando direita?

Allan Garcês e Lahésio Bonfim foram alvos de ataques e fake news nas últimas 24hs, o que tudo indica, patrocinados por pessoas que se dizem ser de Direita, desafetos dos dois, mas que são infiltrados e desejam apenas derrubar a crescente do conservadorismo em nosso estado.


Tentam pregar a fake news de que o médico Dr. Allan Garcês, um dos pioneiros em levantar a bandeira do conservadorismo de direita no estado, teria passado para o lado da esquerda, pelo fato do mesmo ter se filiado no PP, pura burrice ou ignorância mesmo, pois basta digitar no Google qual o espectro político do Partido Progressista-PP, que receberá como resposta: que é centro-direita à direita. Ou seja, estão agindo de má fé para enganar o eleitor e destruir a própria direita.

Na semana passada este o blog Ilha Rebelde publicou um vídeoonde o próprio Presidente Estadual e Nacional do partido, Dep. André Fufuca,afirma que o PP é o partido da base de sustentação do Presidente Bolsonaro, e Allan Garcês também no vídeo, ressaltou que o PP no Maranhão fará palanque para o Presidente da República.

Também o pré-candidato ao Governo Lahésio Bonfim, foi igualmente vítima de fake News. Contra ele, tentaram pregar que Bonfim não passa de um laranja da família Sarney e que tanto ele como Allan Garcês estão traindo a confiança dos eleitores de direita.

O que sabemos é que tanto Allan Garcês como Lahésio Bonfim, são os dois mais íntegros, podendo até dizer, representantes puro sangue da Direita do nosso Maranhão.

A pergunta que fazemos é: A quem este ataque interessa? Pois na prática só beneficia a esquerda.

É meus caros leitores, fazer política de Direita em um estado de governo comunista e ainda tendo pessoas da própria direita, batendo palma e torcendo contra, é uma missão muito difícil que os Doutores Allan e Lahésio terão que saber contornar, pois da forma que vai os “CONSERVADORES” do Maranhão, não conseguirão eleger nem Federal, nem Estadual, nem Senador e nem Governador de DIREITA. Vão morrer todos abraçados. 

Veja o vídeo:


Do blog Ilha Rebelde 

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Felipão: Final entre Palmeiras e Chelsea não deve ter mais do que dois gols no tempo normal

Em entrevista à CNN, treinador destacou que espera equilíbrio entre os times na decisão do Mundial de Clubes da Fifa neste sábado

Ex-treinador de Palmeiras e Chelsea, Luiz Felipe Scolari afirmou em entrevista exclusiva à CNN neste sábado (12) que a final do Mundial de Clubes não “deve ter mais do que dois gols no tempo normal”.

Palmeiras e Chelsea duelam às 13h30 (de Brasília) no estádio Mohammed Bin Zayed, na final do Mundial de Clubes da Fifa.

“O jogo de hoje será bem diferente. O Palmeiras terá muitas dificuldades. As duas equipes são muito equilibradas… Será um jogo estudado… Não teremos mais do que um, dois gols no máximo na partida jogada nos 90 minutos”.

Campeão da Libertadores em 1999 pelo Palmeiras, Felipão destacou que o técnico Abel Ferreira conseguirá trabalhar o lado psicológico dos jogadores. “O título para o Palmeiras é importante, mas para o Chelsea também. É uma situação de pressão para os dois lados. E por ter conseguido duas Libertadores no mesmo ano, os jogadores do Palmeiras possam estar mais tranquilos”.

Sobre os destaques dos clubes, Felipão alertou que o Palmeiras deve ter cuidados com Lukaku. “Precisa ter cuidado com uma ou outra bola com o Lulaku”. E o “Chelsea tem de se preocupar com a qualidade do Dudu e a chegada do Raphael Veiga”, analisou.

Felipão ainda palpitou sobre a final: “Não coloco a vitória por diferença de dois ou três gols. Minha diferença é um. Ou será 1 a 0, ou decisão por pênaltis”.

Fonte: CNN

André Fufuca e Allan Garcês declaram apoio ao presidente Bolsonaro

Na quinta-feira, 10 de fevereiro, o Deputado Federal André Fufuca, presidente do PP no estado do Maranhão e atual presidente nacional da sigla em todo país, declarou que o PP 11 está com o Presidente Bolsonaro.

Fufuca foi eleito por aclamação Líder do Partido na Câmara Federal nesta quarta-feira, 09/02, o que só confirma a força e o prestígio que o jovem parlamentar tem ao se tornar o presidente do partido, quando Ciro Nogueira assumiu a Casa Civil no Governo Bolsonaro.

Esta divulgação foi feita em um vídeo gravado no Gabinete da Presidência do Partido no Congresso Nacional, com a participação do Médico Dr. Allan Garcês, pré-candidato a Deputado Federal e Coordenador Geral do Ministério da Saúde, filiado também ao PP.

Fufuca ressaltou que o PP é da base de sustentação do Governo Bolsonaro e Garcês reforçou afirmando que no Maranhão o PP irá fazer palanque e campanha para o Presidente Bolsonaro. 

Assista ao vídeo: 


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Câmara de São Luís comemora dois anos da certificação ISO 9001

Objetivo do setor responsável pela qualidade da gestão é manter certificação da norma

Neste mês de fevereiro, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) completa dois anos da certificação ISO 9001, concedida pela empresa QMS Brasil, credenciada pelo Governo Federal, através do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o mais importante reconhecimento de gestão da qualidade.

A busca pela norma, que define os requisitos para garantir padrões de qualidade, começou em 2019, quando numa ação inédita, a gestão do presidente Osmar Filho (PDT) iniciou a implementação de diversas ações de modernização administrativa no Parlamento.

Na época, segundo o chefe do Legislativo, o objetivo era propiciar o desenvolvimento dos servidores e modernização na Casa de Leis. “Avançamos muito, é verdade. Modernizamos a Casa, valorizamos os servidores e, diariamente, trabalhamos para que novas ações sejam concretizadas. A recomendação para que a Câmara seja certificada com o ISO é o reconhecimento deste esforço que continuaremos a desenvolver”, comentou o presidente.

No dia 15 de fevereiro de 2020, como resultado de auditoria externa, a empresa QMS Brasil atestou que o Legislativo ludovicense estava apto a receber a certificação do ISO 9001:2015, reconhecendo a melhoria contínua do desempenho da instituição.

Balanço do período

Ao comentar a evolução da administração e a importância da tecnologia para o desenvolvimento da gestão pública, o gestor do Setor da Qualidade da Câmara, Bruno Lima, fez um balanço dos dois anos da certificação ISO 9001.

“O balanço é positivo, pois desde que assumiu a presidência da Casa, o presidente Osmar Filho criou o setor de Gestão da Qualidade com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela câmara junto à sociedade”, disse.

Bruno Lima destaca diversas ações implementadas, dentre as quais a criação de um Sistema de Gestão da Qualidade para a Câmara; definição e mapeamento de processos; elaboração de manuais e procedimentos contemplando os processos legislativos e administrativos da casa; e implantação de um sistema informatizado para gerenciamento dos processos legislativos e administrativos.

Além disso, nesse período, também foi implantado a gestão por meios de indicadores; desenvolvimento de treinamento voltado aos servidores com intuito de aprimorar os processos e atividades desenvolvidas; e a elaboração de planejamento estratégico com vista adequar e preparar a câmara para atender às demandas da sociedade.

As próximas ações

Bruno Lima destacou ainda que, para este ano, o objetivo é manter e consolidar a estrutura implantada na Casa, através ações voltadas ao desenvolvimento e qualificação dos servidores, avanços na melhoria e na informatização dos processos.

“Os avanços tecnológicos possibilitam ao gestor uma gama de ferramentas, que junto a uma comunicação integrada, garantem o sucesso de uma instituição. Por isso, para este ano, o objetivo é mantermos e consolidarmos a estrutura implantada na Casa, através ações voltadas ao desenvolvimento e qualificação dos servidores, avanços na melhoria e na informatização dos processos”, concluiu.

Secom

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Paulo Vitor investe pesado para "ter" aliados na eleição da Câmara: Mansão, lancha e reajustes a vereadores são "mimos" prometidos

A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís que, será realizada ainda nesse primeiro semestre (provavelmente dia 1º de Abril), já é uma das mais caras em toda a história da sua realização. O grupo liderado pelo vereador Paulo Vitor (PCdoB), que já até comemorou a vitória, vem investindo milhões para garantir o pódio e, por conta desses investimentos desenfreados, o Vereador Paulo Vitor pode descer ladeira abaixo.



Lancha, mansão e valores incalculáveis já fizeram parte das negociações. O blog já conseguiu inclusive, provas publicadas em cartilhas que contém promessas exorbitantes de aumento salarial aos vereadores aliados ou não. O grupo do vereador Paulo Vitor está tão confiante da vitória por conta das promessas e investimentos incalculáveis que, na abertura dos trabalhos no começo desse mês, aprontaram uma das maiores faltas de respeito com toda a população ludovicense. Enquanto adversários e não inimigos deputados; Governador Flávio Dino, o vice-governador Brandão e o senador Weverton, davam um show de elegância, cidadania e respeito na abertura dos trabalhos na Assembleia legislativa, um grupo de dezoito vereadores liderado pelo vereador Paulo Vitor (candidato à presidência daquela casa do povo) tomavam café da manhã, deixando a solenidade de abertura dos trabalhos na câmara municipal de São Luís triste e melancólica.

Felizmente já é de conhecimento das autoridades competentes a forma desrespeitosa como vem sendo conduzida essa eleição para presidência daquela casa, com investimentos incompatível com o poder financeiro declarado por cada membro do grupo à receita federal que, por conta desse descompasso, o grupo pode estar descendo a ladeira.

O portal tomou conhecimento que, mesmo presentes no determinado café, na ocasião, alguns vereadores não concordaram com a atitude do fato covarde, vergonhoso e repugnante, mas como já estavam calçados, tiveram que aderir ao “boicote” e permaneceram aos comandos do cacique Paulo Vitor. O pré-candidato ao governo Brandão achou deselegante a atitude do bloco, e desde então está com o pé atrás com o candidato à presidência da casa, vereador Paulo Vitor.

Vereador, é dessa forma que vossa excelência quer presidir a casa do povo, pisando e cuspindo no seu próprio local de trabalho? Que tanto amor é esse com a casa do povo que vossa excelência está fazendo de tudo para ser o número um daquela casa? Vossa excelência era para se fazer presente na abertura dos trabalhos e mostrar em solenidade todo o amor, respeito e dedicação pelo nosso parlamento municipal. Vossa excelência tinha por obrigação de enviar com gestos que estava preparado para presidir aquele tão importante parlamento. Desculpe-me vereador, mas vossa excelência não é digno de presidir e nem de ocupar uma cadeira em nossa casa.

Fonte: Blog Passagem Franca em Foco 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

O Amanhecer na Chácara Aza Branca

 Por Airton Braga Braúna

Despertei, e abrindo a janela do meu quarto, respirei a primeira aragem de um dia que iniciava o alvorecer. Compassadamente, o velho carrilhão, relíquia preciosa dos meus antepassados, com cinco suaves badaladas, anunciou que eram cinco horas da manhã e que um novo dia também despertava.

Dirigi-me ao varandão da residência e deitado na preguiçosa, naquele recinto, sossegadamente, em plena meditação, pude observar e admirar o romper da aurora, que em termos sertanejos, diz-se também o quebrar da barra, acompanhado de um majestoso arrebol. Admirei, absorto, um verdadeiro espetáculo da natureza, pois o céu se apresentava num colorido róseo, com lampejos de cores diversificadas, prenunciando o raiar de um novo dia, ocasião em que o sol, na sua imensurável incandescência anunciava que em breves instantes também iria descerrar a janela dos horizontes, para derramar sobre a terra a claridade ofuscante dos seus raios. A passarada em bando revoava instintivamente, formando um clássico balé, chilreando freneticamente, saldando a volta do ASTRO REI.

Foto dele com a filha , a advogada criminalista Samara Braúna que é Presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal do MARANHÃO - ANACRIM.

Ouvi atentamente o canto de alguns pássaros como o bem-te-vi, o sabiá, a juriti, a fogo pagô, o gavião, a coruja que ainda no lusco-fusco encerrava mais uma noitada de caçada bem sucedida, os colibris já degustando o néctar das flores do jardim e tantos outros que ali fazem os seus ninhais na certeza da invulnerabilidade dos seus lares e que acordavam alegremente, despertando para um novo porvir.

Deitada ao meu lado, aposta como uma sentinela estava a Nicole, minha leal e fiel cadela de estimação, atenta, aguardando o chamado para a nossa costumeira caminhada pela chácara, dando-me segurança e demonstrando estar sempre pronta para uma defesa, se necessário fosse. Posto este, anteriormente ocupado pelos meus dois não menos queridos amigos, o cão Farouk e a cadela Sherly, os quais por determinação do destino já não estão mais entre nós. Que falta me faz. Que saudades.

As aves domésticas, como de costume, com apetite aguçado e voraz, já se posicionavam para a primeira refeição do dia. O vento uivava abundantemente, provocando o balouçar dos galhos das árvores frutíferas, principalmente do coqueiral da propriedade, momento de admiração e satisfação ao ouvir o farfalhar de suas folhas.

Por ser um sertanejo nato e que me traz muito orgulho das minhas raízes, admirador de tudo que se relaciona com a natureza, relembrei a minha inesquecível e bela infância de menino vivida no interior e que os anos não trazem mais.

Presenciei neste instante, um místico conjunto de inefáveis encantos, em estado de nirvana, como que anestesiado, admirando as grossas pinceladas de matizes e cores deixadas no firmamento, traçadas pela mão da natureza.

Foi sem dúvida alguma um dos momentos mais majestosos e inesquecíveis vividos na chácara Aza Branca, nos meus abundantes anos.

Homenagem póstuma aos meus inesquecíveis pais Adauto e Tonica, que me ensinaram na vida, o respeito, a dignidade e a honestidade, herança que deixo, juntamente com a minha esposa, para os nossos também homenageados filhos, netos e bisnetos, qualidades e virtudes tão imprescindíveis na vida de cada um de nós e que hoje, infelizmente, estão em extinção. O honesto é discriminado e tachado como um bobo, entretanto rogo a DEUS que este panorama ainda mude. Tenho esperança que os homens acordem para esta realidade e que os meus descendentes não se sintam envergonhados de serem honestos, como já previa há muito tempo, o incomparável poeta Ruy Barbosa.

(O Capitão Airton Braúna escreveu esse texto em Fevereiro de 2010 como uma homenagem aos seus ascendentes e descendentes para que fosse lido em sua cerimônia de despedida para o descanso eterno. Desejo atendido por seus familiares no último dia 03/02/2022).

Blog Ilha Rebelde e Athenas Maranhense se solidarizam com a família e amigos e convida a sociedade de forma geral a participar da missa de 7º dia do Capitão Airton Braúna.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Começa hoje pagamento do abono salarial da iniciativa privada

Recebe agora quem trabalhou pelo menos por 30 dias em 2020

Começa hoje (8) o pagamento do abono salarial para os trabalhadores da inciativa privada, ano-base 2020. O calendário de pagamentos seguirá o mês de nascimento. Nesta terça-feira, recebem o pagamento os nascidos em janeiro. Os nascidos em dezembro receberão no dia 31 de março.

O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento tem início a partir do dia 15 de fevereiro e vai até 4 de março, pelo Banco do Brasil.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal



Os valores de pagamento para cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões, oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

A Caixa disse ainda que para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia e de Minas Gerais em situação de emergência, devido às fortes chuvas, o pagamento será iniciado hoje, independentemente do mês de nascimento.

Por Agência Brasil

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Zezinho Bonifácio

Por José Sarney

Zé Bonifácio — Zezinho, entre os seus colegas de Parlamento, José Bonifácio Lafayette de Andrada —, que foi signatário do Manifesto dos Mineiros e presidente da Câmara dos Deputados, era tido como homem de muito bom humor que gostava de contar pilhérias e, não raro, fazia graça com seus colegas. Mas a mim sempre tratou muito bem e com grande amizade.

Era um político muito esperto, de tal modo que, depois de 1945, transitava entre os grupos dos dois líderes que comandavam a UDN mineira, Magalhães Pinto e Milton Campos, conseguindo não se envolver com nenhum dos lados, o que lhe acarretava vantagens e desvantagens. Uma delas é que nenhum deputado mineiro lhe emprestava solidariedade quando ele precisava, uma vez que não se sabia a que lado ele pertencia.

O ramo mineiro dos Andrada vem de seu tetravô Martim Francisco Ribeiro de Andrada, casado com dona Gabriela Frederica, filha de seu irmão José Bonifácio, o Patriarca. Deles descenderam José Bonifácio, o Moço, o grande orador do 2o Império, e seu tio Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, presidente de Minas Gerais e da Constituinte de 34.

Após concluir seus estudos, Zezinho foi nomeado por Antônio Carlos para trabalhar com o secretário de Segurança, José Francisco Bias Fortes. Pouco depois os dois estavam casados com duas irmãs, dona Vera e dona Francisca, filhas do engenheiro Simão Gustavo Tamm.

Concorrentes e aliados em Barbacena, de onde ambos eram originários, se distanciaram com a Revolução de 30: Zé Bonifácio foi nomeado prefeito da cidade. A tradição era que os Bias Fortes tivessem o poder local, e os Andrada, o estadual e o federal. Seu cunhado não gostou, não compareceu à posse e tornou-se oposição violenta. Olegário Maciel e Arthur Bernardes tentaram um acordo: o Zezinho continuaria prefeito e o Bias Fortes receberia o título de chefe político de Barbacena. Não deu certo.

Em 1945, com a formação dos novos partidos, o Bias Fortes tornou-se chefe da máquina pessedista (PSD) e o Zezinho ficou com a UDN, consagrando o antagonismo.

Quando Bias Fortes visitava sua cunhada, Zezinho nunca estava presente em casa: ele arranjava sempre uma desculpa para não se encontrar com o Bias.

Essa luta continuou por muitos anos: quando eu era deputado federal, ainda encontrei o filho do Bias, o Biazinho, e o Zé Bonifácio na Câmara dos Deputados. Sem ser mineiro, consegui ser amigo dos dois, pendendo um pouco para os Andradas, que eram do meu partido.

Muitas histórias contavam-se do Zezinho e de seus discursos irônicos.

Quando Getúlio suicidou-se, houve um clima de grande consternação na Câmara dos Deputados. Zé Bonifácio pediu a palavra, foi à tribuna e começou seu discurso assim:

— PTB! PTB! O que fizestes de vosso chefe? Abandonastes-o na hora mais difícil! E ele morreu só!

O Lúcio Bittencourt, que era deputado por Minas Gerais, aparteou-o:

— Não faça isto! Respeite este momento: nós estamos solidários com o presidente.

O Zezinho, bom Parlamentar, perguntou:

— Onde o senhor estava?

O Lúcio Bittencourt respondeu-lhe:

— Em Minas.

Aí o Zezinho retrucou:

— Vejam: estava em Minas enquanto o presidente estava aqui às vésperas de colocar uma bala no coração! E como soube da morte do Getúlio?

Lúcio Bittencourt respondeu-lhe:

— Pelo rádio.

Foi um vexame tremendo, e o Zezinho conseguiu o que queria.