sábado, 30 de janeiro de 2021

RESPEITO À DIVERSIDADE

Em mais de duas décadas na vida pública, a aceitação de maneira efetiva à diversidade tem sido uma constante na trajetória politica do vereador Astro de Ogum PCdoB). Neste sábado (30), o respeito à diferença foi exercitado com primazia durante um almoço na Comunidade Alto Bonito, no Maracanã, que serviu para reunir lideranças religiosas. No encontro, além do próprio parlamentar, que também é pai de santo e representou as religiões de matriz africana, estiveram presentes também líderes evangélicos e católicos que atuam na zona rural da grande São Luís, entre eles, a freira Margarida, o padre Luís  Carlos, o pastor Paulo , a missionária Idnar e vários outros.

Antes do almoço ser servido, na pauta da reunião, as lideranças debateram melhorias para a área, umas das maiores da Grande Ilha, porém, ainda com poucos investimentos e benefícios. “As pessoas precisam entender que não é a nossa religião que nos define, já que Deus habita o coração de cada um, mas, sim, a vontade de ajudar ao próximo. Oportuno ressaltar, ainda, que todos aqui presentes assim pensam, por isso respeitam as escolhas, sejam pessoais ou religiosas um dos outros”, enfatizou Astro.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES (UBM) DEVE OBEDIÊNCIA AO SECRETÁRIO MÁRCIO JERRY

Faz todo sentido o silêncio ensurdecedor da União Brasileira de Mulheres (UBM), liderada pela militante Thaís Campos, frente à inescrupulosa nomeação de Antônio Araújo Costa como Secretário Adjunto de Estado das Cidades, no Governo Flávio Dino. Acontece que Antônio, que foi acusador por sua ex esposa de agressão física e ameaça de morte, é protegido por Márcio Jerry, seu chefe na SECID.

Além de ser o mão de ferro do PCdoB, é Jerry quem manda e desmanda na UBM, movimento feminista que levanta as bandeiras anti-machismo e de respeito às mulheres. Ou seja, pela mamata no governo, a União de Mulheres prefere ficar calada e seguir de orelhas abaixadas enquanto o autoritário Márcio Jerry dita as regras.

A fonte que delatou Márcio Jerry ao Blog Bafafá Notícias assegurou que medidas foram tomadas contra a nomeação de Antônio Araújo Costa. Estaria a UBM rachada, com parte do grupo firme no posicionamento e outra parte precisando engolir seus discurso para não perder a boquinha no governo? Veja o depoimento que a militante fez ao autor do blog:



Jerry demonstra que sua ideologia é de dois pesos e duas medidas. A língua está afiada para atacar e dar lição de moral nos seus opositores, mas quando é para olhar para seu próprio umbigo, a carapuça não serve.

O vídeo abaixo é de fevereiro de 2020, quando Jerry foi às redes sociais criticar Bolsonaro por violência contra uma jornalista. O discurso é bonito, veja:

Discurso bonito, porém vazio. Nobre Secretário, seja coerente. Dê às mulheres o respeito que elas merecem.

Como cidadão você tem todo direito de fazer o que quiser, sendo responsabilizado pelos seus atos. Como agente público, você deve agir com a lisura, dignidade e moralidade para as função a qual o povo lhe elegeu e pelo cargo público a qual estás responsável.

Fonte: Blog Bafafá

APÓS DENÚNCIA DO DEPUTADO WELLINGTON, FLÁVIO DINO REABRE MAIS LEITOS PARA PACIENTES COM COVID-19

O deputado estadual Wellington do Curso oficiou, na última quarta-feira (27), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para que esclarecesse os motivos que levaram ao fechamento de 736 leitos destinados aos pacientes com novo coronavírus. Ao justificar o ofício, o deputado Wellington alertou ao Governo do estado sobre a importância de se agir preventivamente. Como consequência, após o pronunciamento do deputado Wellington, o governador Flávio Dino anunciou a reabertura de leitos exclusivos para os pacientes com coronavírus.

Deputado Wellington reivindicou reabertura de leitos para tratamento da Covid-19 e o pleito foi atendido

Ao destacar a medida, o deputado Wellington ressaltou que quem ganha com a ação é a população, já que a maior disponibilização de leitos é essencial para garantir um bom atendimento.

“Na quarta-feira, oficiei o Governador Flávio Dino para que esclarecesse os motivos que levaram ao fechamento de mais de 700 leitos destinados aos pacientes com coronavírus no Maranhão. Alertei para a necessidade de se atuar preventivamente, colocando sempre os leitos à disposição de quem precisa. Após o nosso ofício, o governador se pronunciou garantindo a reabertura de leitos exclusivos a esses pacientes. Esse é o nosso trabalho: fiscalizar sempre para que haja a adoção de medidas que, de fato, beneficiem a população. Vai ter a reabertura de mais leitos, no entanto ainda não explicou os motivos pelos quais fechou 736 leitos de junho se 2020 a até a presente data. Aguardamos os esclarecimentos. Ou será preciso acionar a justiça pela falta de transparência? Vamos continuar fiscalizando!” destacou o deputado Wellington.

Fonte: OEstado

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

PC DO B ENGAVETA OFÍCIO DO FÓRUM DE MULHERES MARANHENSES E MANTÉM AGRESSOR DE MULHERES NA SECID

O mão de ferro do PCdoB, deputado Márcio Jerry, demostra todo seu autoritarismo ao reduzir à insignificância os pedidos do Fórum Maranhense de Mulheres e do Conselho Municipal da Condição Feminina para que Antônio Araújo Costa não integre o quadro de gestores da Secretaria de Estado das Cidades do Maranhão, na condição de secretário adjunto.

Feministas entregam ofício a Marcio Jerry

O pedido sustenta que Antônio Araújo Costa é moralmente incompatível com a função, uma vez que contra ele existe um boletim de ocorrência e investigação por violência física e ameaças de morte contra sua ex esposa. As feminista defendem ainda que nomear Costa "compromete a credibilidade do Governo do Estado, afronta as organizações de mulheres e banaliza violência de gênero".

Ao que parece, Jerry amarrou o burro no poste errado, pois as militantes vão tirar-lhe o sossego até que haja uma postura coerente e antiviolência contra mulheres. 

Confira a nota:
"O movimento de mulheres não se calou e não se calará! As Advogadas que dão assistência jurídica ao Fórum já estão nas províncias das próximas etapas das nossas ações.

O secretário ainda não respondeu ao nosso ofício entregue em mãos e protocolado na secretaria das cidades.

Existem sim mulheres tidas “feministas” de dentro do movimento que estão como testemunha do caso a favor do agressor. Essas também deverão se explicar frente ao movimento.

Esse processo está apenas começando! Vamos lá! A luta pelas mulheres!".
Apesar de toda pressão, Jerry está indiferente e pouco se importa com a militância das mulheres que tanto apoiam o governo de Flávio Dino. O ofício já foi até engavetado, isso se não foi parar nas lixeiras do gabinete.

A questão que fica é: será se Márcio Jerry e o PCdoB são só discurso e fachada?

Nosso repúdio a todas as formas violência contra mulheres, diversidade e todas as minorias.

Fonte: Blog Bafafá

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

PREFEITURA E SEMUS DÃO EXEMPLO DE ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA NO CENTRO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Ao contrário do que certos blogueiros palacianos andam difundindo sobre o Centro de Vacinação da Prefeitura de São Luis, (pois segundo eles, o prefeito Eduardo Braide está promovendo aglomeração), o titular deste blog esteve hoje no local e pôde constatar que é tudo falácia e intriga da oposição. 


Totalmente diferente do que os aliados de Flávio Dino soltam por aí, o Centro de Vacinação da Prefeitura de São Luis nos dá um grande exemplo de organização e respeito aos protocolos de segurança. Ficou claro que as declarações errôneas dos blogueiros palacianos são puramente de viés político, e o próprio blog fez filmagens mostrando como a equipe da SEMUS, na liderança do secretário de saúde Drº Joel Nunes tem trabalhado brilhantemente para alcançar o objetivo de imunização da população. 


Fica comprovado que os aliados do governo do estado estão tentando denegrir a imagem do prefeito e do secretário de saúde numa ação premeditada de grupos que foram derrotados nas eleições e de blogueiros que perderam a “boquinha” que tinham na prefeitura, fazendo ataques na tentativa de “forçarem” acordos que não terão. 

A prefeitura e sua equipe da SEMUS estão mostrando grande responsabilidade com a população, nesse momento tão importante para todos nós, é gratificante comprovar de perto e saber que podemos contar com o profissionalismo competente de toda a equipe do Centro de Vacinação da Prefeitura de São Luis.

Veja os vídeos do local de imunização no Multi Center Sebrae:

Blog Ilha Rebelde

MÁRCIO JERRY MANTÉM O AGRESSOR DE MULHERES NA SECID; O MOVIMENTO DE MULHERES NÃO SE PRONUNCIOU ATÉ AGORA

Informações exclusivas que chegaram ao Blog Bafafá Notícias dão conta que o chefão do PCdoB no Maranhão, o deputado licenciado Márcio Jerry, não demitiu o agressor de mulher da Secretaria das Cidade. 


Seria mais um caso de corporativismo político? De velha política Jerry entende!

Nomes como Rommeo Amim e do ex-vereador Marcelo Poeta, bons gestores e políticos fiéis ao PCdoB, são esquecidos e deixados de lado por Jerry, que tapa os olhos com peneira para não enxergar o erro que é manter um homem de má reputação e má conduta numa posição de chefia e política a qual está promovendo. Vale lembrar que os citados, Rommeo e Poeta, tiveram expressiva votação nas eleições municipais de São Luís, mostrando grande força entre o eleitorado.

Esquerda: Jerry e Rommeo Amim | Direita: Jerry e Poeta 

Além de errar ao apoiar um agressor, Mário Jerry erra ao não reconhecer e não valorizar a fidelidade de seus compadres de partido.

Será que o Governo ESTADO defende a tese "quem bate esquece e bola pra frente"? Abra o olho Dino, pois quem apanha nunca esquece, o povo tá ligado!

E o movimento de mulheres, por onde anda? Por que esse silêncio ensurdecedor? As notinhas de repúdio só servem se for para a direita? Teriam esses movimentos seus políticos de estimação?

Blog Bafafá

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

O POR QUE DA EXONERAÇÃO TEMPORÁRIA DE ESMÊNIA MIRANDA DA SEMED

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, deixou, temporariamente, o cargo de secretária de Educação da capital maranhense.

A Prefeitura de São Luís, através do Secretário de Governo, Enéas Fernandes, confirmou em Nota que Esmênia foi obrigada a deixar o cargo, pois ainda não conseguiu a autorização da Câmara de São Luís para exercer a função na Semed da capital. Veja abaixo a Nota.

A Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV) informa que na condição de vice-prefeita, Esmênia Miranda, para assumir o cargo de secretária Municipal de Educação por período superior a 15 (quinze) dias precisa de autorização da Câmara Municipal em cumprimento à Lei Orgânica do Município.

O pedido de licença prévia do cargo de vice-prefeita foi protocolado no dia 4 de janeiro e por não ter sido analisado dentro desse prazo de 15 (quinze) dias, a vice-prefeita pediu sua exoneração até a apreciação do pedido, tão logo retornem os trabalhos legislativos.

Enéas Fernandes
Secretário Municipal de Governo – SEMGOVPrefeitura Municipal de São Luís

Assim que a autorização for concedida, o que deve acontecer na semana que vem, quando os vereadores voltam as atividades, Esmênia Miranda deverá reassumir o cargo.

Por Jorge Aragão

PIVÔ DA "MÁFIA DAS EMENDAS" DISCUTE NOVA ESTRATÉGIA COM ADVOGADA


Nos últimos dias, o projetista Marcio Berredo Barbosa , um dos alvos na Operação Faz de Conta, realizada em novembro de 2019, conjuntamente pela Policia Civil e Ministério Público Estadual, através do Grupo de Combate do Crime Organizado-Gaeco, tem usado parte do seu tempo para fazer uma espécie de ”turismo jurídico”.  

Na segunda-feira(25), Márcio visitou a Procuradoria Geral de Justiça-PGJ- e na manhã de hoje(26), após reunir com a jornalista e advogada Itamargarethe Corrêa Lima, uma das sócias do escritório Corrêa Lima, Saad &Santos Advogados Associados, que assumiu a defesa, ambos retornaram à sede da PGJ, visando obter informações sobre a investigação e, ainda, definir a estratégia de defesa no processo que apura o desvio de aproximadamente R$42 milhões em emendas parlamentares na Câmara Municipal de São Luís.

MARANHÃO ENTRA EM ALERTA VERMELHO COM 82,88% DE LEITOS OCUPADOS

Apresentadora de TV mostra os estados em situação de alerta quanto a ocupação de leitos para Covid-19, sinalizados com a cor vermelha

Outrora em situação tranquila com relação à ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, agora o Maranhão apresenta cenário de alerta nesse quesito. Nada menos do que 82,88% das acomodações destinadas a pessoas infectadas e com sintomas graves do novo coronavírus estão em uso neste momento na Grande São Luís, o que coloca o estado em alerta quanto ao risco de um colapso na rede pública de saúde.

Curiosamente, no mapa que indica a taxa de leitos para Covid-19 ocupados, as unidades da federação em situação mais crítica estão sinalizados com a cor vermelha, que representa perigo. Dessa mesma cor o governador Flávio Dino mandou pintar o mapa do Maranhão para servir de pano de fundo a cada apresentação de dados da pandemia, desde o início.

A propósito, vermelha é a cor do PCdoB do governador maranhense. Vermelho também é o nome do site do partido, usado para propagar notícias favoráveis, ataques ferozes a adversários e a ideologia política comunista.

Flávio Dino, portanto, sempre se identificou com o vermelho e até no mapa da pandemia pinta o estado que governa com a cor que idólatra e que o define.

OEstado

SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DESISTE DE SUSPENDER PEQUENOS EVENTOS

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou na noite desta segunda-feira (25) que a suspensão de eventos com até 150 pessoas não será mais adotada neste momento.


“Diante das manifestações do segmento de eventos, resolvemos, por ora, não adotar a medida de suspensão de pequenos eventos que se iniciaria amanhã, 26/01/21”, publicou Carlos Lula nas redes sociais.

“Dialogaremos com os envolvidos e o Ministério Público ao longo da semana para deliberar sobre o assunto”, acrescentou.

As demais medidas anunciadas nesta segunda-feira continuam valendo, como a ampliação de leitos, a reorganização do atendimento na Grande Ilha, a suspensão de parte das cirurgias eletivas e a adoção de mais fiscalização.

Veja abaixo um resumo das medidas:

Fluxo de Atendimento

Na Grande Ilha, a rede municipal de saúde, através das Unidades Básicas de Saúde e Unidades Mistas, ficará responsável pelo atendimento de casos leves e nas unidades estaduais serão recebidos os casos moderados e graves através dos Hospitais Genésio Rêgo, Raimundo Lima, Hospital Dr Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) e Hospital Universitário Presidente Dutra. 

Além disso, as UPAs do Parque Vitória e Vinhais passarão a ser exclusivas para atendimento de casos de Covid-19. Outros casos serão atendidos nas UPAs Itaqui-Bacanga, Araçagy e SPA da Policlínica do Cohatrac. Já as UPAs da Cidade Operária e Paço do Lumiar serão mistas, atendendo Covid e outros casos. O objetivo é evitar o cruzamento entre pacientes Covid e não Covid, e acelerar o atendimento desses pacientes.

Nas unidades da capital também haverá ampliação de leitos exclusivos para Covid, a exemplo do HCI e do Hospital Carlos Macieira, que passará a ser novamente exclusivo para casos do novo coronavírus. O Hospital do Servidor, anexo ao HCM, receberá os pacientes não-Covid do Carlos Macieira.

Demais regiões

Hospitais de Viana e Santa Luzia do Paruá passarão a receber tanto pacientes de Pinheiro quanto da região de Santa Inês, locais que apresentaram aumento na demanda por leitos. Em demais regiões como Imperatriz e Balsas, o fluxo de atendimento também está bem definido, e inclui unidades municipais que receberão casos leves e moderados e hospitais regionais no atendimento a casos graves da doença. 

Carlos Lula destacou, também, a entrega de novos leitos para tratamento da doença. “Além disso, inauguramos 11 novos leitos de UTI nesta terça-feira (26) no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, e nos próximos dias, 50 novos leitos no Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís, e a nova Policlínica de Açailândia para reforçar o combate à Covid-19”, afirmou o gestor.

Outras medidas

A partir desta terça-feira (26), parte das cirurgias eletivas estão suspensas, assim como serão reduzidas em 50% as consultas ambulatoriais durante o período de 14 dias em toda rede estadual de saúde.

A testagem para Covid-19, em sistema de drive-thru, na Reserva do Rangedor continuará por tempo indeterminado, a princípio com o mesmo público, gestantes e idosos. O trabalho de orientação da Vigilância Sanitária Estadual também será reforçado nos estabelecimentos comerciais.

Por Gilberto Lima

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

VEJA QUAIS AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL SERÃO FECHADAS NO MARANHÃO

A projeção é que 130 funcionários do Banco do Brasil no Maranhão sejam afetados de forma direta ou indireta pelo processo de reestruturação da instituição

O Banco do Brasil anunciou no último dia 11 que 361 unidades serão fechadas em todo o país. A medida faz parte de um plano de reestruturação que englobam ações, tais como: a transformação de agências em postos de atendimento e um plano de aposentadoria incentivada. Segundo o BB, a unidades serão desativadas até junho. 

Nesse processo, 243 agências bancárias serão transformadas em postos de atendimento e outros oito postos serão transformados em agências. Além disso, 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento. 

“A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais”, segundo comunicado do BB.

Entre as medidas também estão duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários. Os programas possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão. A expectativa estimativa é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento. O número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão que ocorrerá até 5 de fevereiro.

Maranhão

No Maranhão, cinco agências serão fechadas, sendo duas em São Luís (Cohatrac e Reviver), Bacabal (Agência Texeira Mendes), Imperatriz (Praça da Cultura) e Caxias (Volta Rendonda). Além dessas agências, dois postos de atendimentos também estão sob ameaça de fechamento nas cidades Governador Archer e Santa Quitéria.

Eloy Natan, presidente dos sindicatos dos bancários, falou sobre o processo de reestruturação do Banco do Brasil neste ano de 2021. ” Diferente de reestruturações anteriores, o banco faltou com a transparência e dessa vez não divulgou uma lista geral de agências que serão fechadas em todo país. Nós ficamos sabendo quais as unidades que serão fechadas, através do próprios bancários que, ao consultar ao consultar o sistema interno do banco verificaram que a agência em que trabalham seriam fechadas”, relatou.

O presidente do sindicato ainda destacou sobre os impactos da reestruturação na economia das localidades que serão afetadas. “Ainda que haja agências de outros bancos nessas localidades, essas agências são limitadas porque não possuem todos os tipos de serviços bancários, em especial, o guichê de caixa”, disse Eloy.
Sobrecarga 

Outro ponto alarmante sobre o processo de reestruturação do banco é a sobrecarga de demandas a outras agências que incorporarão, de forma automática, os clientes das agências que foram afetadas durante o procedimento. De acordo com Eloy Natan, agências como Deodoro e Palácio do Leões em São Luís poderão ser sobrecarregadas pois receberão um fluxo maior de clientes e contingente de funcionários não corresponderá à demanda.

A projeção é que, pelo menos, 130 funcionários do Banco do Brasil no Maranhão sejam afetados de forma direta ou indireta pelo processo de reestruturação da instituição.

Atos públicos do SEEB/MA

Quinta-feira (21) – Em Bacabal, em frente a agência Texeira Mendes.

Sábado (23) – Reunião pública na Praça das árvores no bairro Cohatrac

O Imparcial

MP-MA, SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E FAMEM LANÇAM NOTA CONTRA FESTAS DE CARNAVAL

Com o objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19 e evitar o aumento de casos nos municípios maranhenses, o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) se posicionaram, nesta sexta-feira, 22, em nota conjunta, contra a realização de eventos no período de carnaval.


O documento foi assinado pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau; pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; e pelo prefeito de São Bernardo e membro da Famem, João Igor Carvalho.

“O Ministério Público reafirma seu posicionamento contra as aglomerações e as festas de carnaval. O nosso país já teve mais de 210 mil mortes. Não é momento de festejar e sim de cautela. A prevenção é uma forma de evitar mais mortes. Precisamos de um esforço coletivo em nome da vida e da saúde de nosso povo”, afirmou Eduardo Nicolau.

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MP-MA)

NOTA

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO, a SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO e a FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) informam que, após planejamento conjunto, unirão esforços no sentido de adotar todas as medidas administrativas e judiciais necessárias para impedir a ocorrência de aglomerações e realizações de eventos no período carnavalesco, sejam em eventos públicos ou privados. Tal postura se faz imprescindível para evitar o aumento dos índices de contágio de Covid-19.

Sabe-se que os dados epidemiológicos sinalizam para uma possível segunda onda de alastramento do novo coronavírus no país, tal qual já se observa em países da Europa, que já reeditaram medidas de contenção. Vale registrar o recente surgimento de uma mutação variante do coronavírus (Covid-19), que, segundo amplamente noticiado na imprensa, é mais contagiosa.

Esclarecem ainda ser fundamental a compreensão de todos para que possamos eliminar definitivamente o estado pandêmico.

São Luís, 22 de janeiro de 2021.

EDUARDO JORGE HILUY NICOLAU

Procurador-Geral de Justiça

JEFFERSON MILLER PORTELA E SILVA

Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão

JOÃO IGOR CARVALHO

Representante da Famem

OEstado

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

DEPUTADO YGLÉSIO DENUNCIA MÉDICOS QUE ESTÃO "FURANDO FILA" SEM ESTÁ NA LINHA DE FRENTE CONTRA A COVID-19

O deputado estadual Yglesio Moyses fez, nas redes sociais, uma grave denúncia sobre a vacinação contra a Covid-19, na capital maranhense.

O parlamentar foi pessoalmente visitar o Centro Municipal de Vacinação, que está sendo coordenado pela Prefeitura de São Luís, na gestão Eduardo Braide. Yglesio saiu satisfeito com o que viu e fez questão de elogiar o processo de imunização.

“Acabei de sair do Centro Municipal de Vacinação contra a covid-19, em São Luís. Em geral, o atendimento tem sido bom para os que estão sendo vacinados, a estrutura é boa e o tempo de espera também é bom na maioria dos casos”, afirmou.

No entanto, Yglesio fez uma grave denúncia sobre a vacinação na capital maranhense. O deputado estadual, que também é médico, afirmou que, apesar do esforço da Prefeitura de São Luís, médicos, com ajuda da direção de alguns hospitais, estariam “furando a fila” da vacinação.

“Apesar dos esforços da Prefeitura de São Luís, por meio da SEMUS, em realizar um bom trabalho, lamentavelmente tem muito hospital ou instituição de saúde, dando declaração para profissionais que não fazem parte da área de covid-19 para serem vacinados. Sinto vergonha em ver médicos que só atendem em consultório, ex-dono de hospital, ginecologista de consultório e aposentados de hospital dando aquele velho ‘jeitinho brasileiro’. Uma verdadeira falta de respeito”, finalizou.

Vale lembrar que neste primeiro momento, apenas profissionais da saúde que atuem na linha de frente do combate a Covid-19 e idosos que residem em abrigos e/ou asilos devem ser contemplados.

A Prefeitura de São Luís tem inclusive feito a triagem para conferir se os profissionais de saúde apresentam a documentação solicitada para a imunização, mas, de acordo com a denúncia de Yglesio, pode estar sendo vítima dos “furadores de fila”.

Por Jorge Aragão

HOMEM QUE ERA CONDUZIDO À DELEGACIA PELA PM MORRE AO CAIR DE VIATURA

O que deveria ser uma simples condução à delegacia, se transformou numa tragédia, no último sábado(16), na MA – 201, rodovia estadual que liga São Luís aos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, a ocorrência policial envolveu a viatura da Polícia Militar, de placa PTF/2081, quando o veículo transportava Fabrício de Brito Lima, do município de São José de Ribamar para o Plantão da Polícia Civil, no Maiobão, em Paço do Lumiar.

Conforme consta no termo de declação prestado pela enteada da vítima identificada por Rayssa Silva de Pinto, residente na Rua 02, nº 15, Residencial Sarmanbir, no município ribamarense, o padrasto caiu da viatura nas proximidades do supermercado Meneses, na MA-201 (Estrada de Ribamar), no Maiobão, momento em que fora socorrido por uma ambulância do SAMU e encaminhado ao Socorrão II, na Cidade Operária, em São Luís indo a óbito por volta das 22:00hs na unidade de saúde, tendo sido atestado como causa mortis traumatismo craniano.

“Quando estávamos passando nas proximidades do supermercado Meneses, no bairro do Maiobão, escutei dois barulhos fortes, que acredito terem sido chutes de Fabrício no porta malas, sendo que o último barulho foi mais intenso, inclusive nesse momento um dos policiais olhou para trás e deu um alarde que o porta malas tinha sido aberto, e que de imediato a viatura parou e um dos policiais desceu do veículo e saiu correndo em direção ao local que o padrasto Fabrício estava caído no solo, e que um dos policiais ligou para o SAMU, depois de alguns minutos a ambulância chegou ao local, realizou os primeiros atendimentos e, em seguida, encaminhou à vítima para o hospital Clementino Moura”, disse Rayssa.

Fabrício, que vivia em união estável com Raimunda Nonata Silva Pinto, mãe de Rayssa, estava sendo conduzido pela PM depois de ter sido denunciado pela enteada. Ainda em depoimento, a jovem que mora ao lado da casa da mãe, narrou que o padrasto chegou em casa embriagado por volta das 17:00hs e precisou intervir em uma discussão dele com a companheira Raimunda Nonata, mãe da declarante.

“Depois que desapartei a briga, sentei-me na porta em companhia das minhas vizinhas Bruna e Valéria, e o mesmo puxou uma cadeira e começou insultar a mim e a minha mãe. Disse a ele que iria chamar a polícia, e ele mandou que fizesse. Levantei-me e fui ao batalhão da PM, que pediu que ligasse para o 190 e assim eu fiz. Quando retornava para casa, ele (padrasto) já estava arrumando confusão com outros vizinhos, quando então passava a viatura que parou e acabou fazendo a condução da vítima”, finalizou a jovem.

Ao informar a confusão, a jovem tentou fazer com que um dos familiares deixasse o padrasto para passar a noite na casa de um deles, já que para casa ele não poderia voltar, pois havia tentando agredir a companheira, mas não foi possível pois uma irmã que mora perto estava em uma festa de casamento. Ainda segundo Rayssa, a vítima não fazia uso de algema no momento do fatídico e nem na viatura existia gaiola para o transporte de preso.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ESTADOS SÃO INVESTIGADOS POR DENÚNCIAS DE FURA FILA NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

O início da primeira fase da campanha de vacinação contra Covid-19 no país foi marcado por flagrantes de pessoas fora do grupo de risco furando a fila de imunização. Há casos que estão sendo investigados pelo Ministério Público em Pernambuco, Sergipe e Amazonas.


Em Manaus, foi aberta uma investigação para apurar suspeita de desvio de vacinas, após fotos circularem na internet mostrando duas irmãs, da família que comanda uma das maiores universidades privadas da cidade, comemorando o fato de terem sido vacinadas. As duas são médicas, mas foram nomeadas em cargos comissionados na Prefeitura de Manaus na véspera e no dia do início da vacinação na cidade.

As médicas são Isabelle Kirk Maddy Lins e Gabrielle Kirk Maddy Lins. As duas são filhas de Andrea Kirk Maddy Lima, que é casada com Nilton da Costa Lins Júnior, presidente da mantenedora da Universidade Nilton Lins, uma das maiores de Manaus.

Na terça-feira, as duas fizeram postagens no Instagram mostrando o momento em que foram vacinadas. Em Manaus, a vacinação começou na terça-feira e foi destinada para profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Nas redes sociais, as imagens geraram revolta e questionamentos em relação à suspeita de que as duas poderiam ter “furado a fila” da vacinação.

As críticas ficaram ainda mais intensas porque as duas foram nomeadas horas antes de a imunização ser iniciada em Manaus. Segundo o Diário Oficial do Município (DOM), Gabrielle foi nomeada em cargo comissionado na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no dia 18 de janeiro, um dia antes do início da vacinação. A irmã foi nomeada no dia seguinte. Além disso, o Amazonas vive, desde a semana passada, uma crise no sistema de saúde causado pelo aumento acelerado nos casos de Covid-19 e pela escassez de oxigênio hospitalar em algumas unidades de saúde da capital e do interior.

— Ontem à noite os órgãos de controle se reuniram com a Prefeitura, e aí já entrando pela madrugada, foi expedida a recomendação para que a Semsa observe, em razão da escassez da vacina as pessoas que serão vacinadas. Nós não podemos deixar que grupos prioritários e pessoas com comorbidades que estão à frente de todo esse trabalho com Covid sejam substituídos por outros grupos que tem condições de enfrentar esse trabalho contra a Covid com menos riscos — disse a Procuradora de Justiça Silvana Nobre Cabral, que coordenadora do Grupo de Covid-19 montado pelo MP-AM.

Em nota, a Prefeitura de Manaus negou irregularidades na vacinação das duas médicas. Segundo a nota, as duas foram nomeadas de forma regular e estão atuando “legitimamente”.

“Sobre o caso das médicas Gabrielle Kirk Lins e Isabelle Kirk Lins, vacinadas neste primeiro dia de imunização, não há nenhuma irregularidade, uma vez que se encontram nomeadas e atuando legitimamente no plantão da unidade de saúde, para a qual foram designadas, em razão da urgência e exceção sanitárias, estabelecidas nos primeiros 15 dias da nova gestão”, diz um trecho da nota. A reportagem não conseguiu localizar as duas médicas para comentar o assunto.

Prefeito imunizado

Em Sergipe, o prefeito do município de Itabi, Júnior de Amynthas, (DEM), de 46 anos, tomou a vacina no lançamento da campanha na cidade. Em rede social, ele justificou o ato como sendo “uma forma de incentivar a população”. O município recebeu 31 doses para a primeira fase de imunização.

“O prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população Itabiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito – o que não configura um ato de caráter político”, diz o texto.

O Ministério Público Federal enviou ofício ao prefeito cobrando explicações.

Investigação em Pernambuco

Em Pernambuco, a promotoria de Justiça de Jupi, no interior do estado, recebeu a denúncia de que um cidadão, fora do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização e diretrizes estaduais de vacinação contra a Covid-19, foi vacinado.

“Vamos oficiar a Secretaria Municipal de Saúde para prestar esclarecimentos, bem como os profissionais de saúde que realizaram o procedimento, além da delegacia local para apurar conduta penal acerca do caso”, disse a promotora de Justiça da cidade Adna Vasconcelos.

Foram vacinados, segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”, a secretária municipal de Saúde de Jupi, Maria Nadir Ferro, e o fotógrafo oficial da prefeitura, conhecido como Guilherme JG. A informação foi confirmada pelo GLOBO. O vídeo foi postado nas redes sociais. “Aqui, olha, Jupi recebendo as primeiras doses. Aproveitando o embalo”, diz o fotógrafo.

O Globo

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

DENÚNCIA DE FRAUDE MILIONÁRIA COM RECURSOS DO COVID 19 EM PINDARÉ MIRIM

O Blog Jamys Gualhardo anunciou na última semana que traria a tona um suposto esquema que deveria ser apreciado com mais carinho pelos órgãos de controle.


Entenda o caso:

O município de Pindaré Mirim no interior do Maranhão, passou por uma exposição desnecessária na última gestão, tudo por conta do suposto esquema de rachadinhas da pseudo-controladora do município, a Srª Leyde Viana, na gestão de Henrique Salgado (ex- prefeito), onde coincidentemente descobrimos até uma funcionária locada na prefeitura municipal de Pindaré-Mirim que ganhava “honorários” também pelo município de Rosário-MA (mas isso é objeto pra outra matéria).

Leyde Viana mais uma vez ataca, agora, foi na possível usurpação de verbas federais destinadas emergencialmente para o controle e prevenção do COVID-19 no município de Pindaré-Mirim, onde a gestão torrou nada mais nada menos que R$ 1.729.325,00 para compra de EPI’s e teste de Covid-19 de empresas com características fantasmas com processos possivelmente forjados na DISPENSA da licitação nº 0319-SEMUS-Pindaré-Mirim, em abril de 2020, onde a empresa ABAGTA COMERCIO E SERVIÇOS EIRELI (29.438.621/0001-33), a qual forjou até a foto da sua fachada, além de outros tantos documentos, com por exemplo, as cotações das outras participantes do esquema, as empresas SOUSA SLZ COMERCIO E SERVIÇOS LTDA (23.740.183/0001-87) e T. DOS SANTOS EMPREENDIMENTOS (36.671.736/0001-39), sendo esta última, com sua data de abertura de março de 2020, pensada estrategicamente para dar coberturas nos esquemas milionários de desvio de verbas.

O mais interessante é que não vimos e soubemos desses EPI’s em nenhum local da cidade, muito menos os testes de COVID-19, onde não temos histórico suficiente de pacientes testados no período mais crítico da pandemia.

Vamos bater palmas para Marcio Ribeiro de Jesus Sousa, o proprietário da empresa SOUSA SLZ COMERCIO E SERVIÇOS LTDA, concorrente da licitação, que também é proprietário da empresa OFF ROAD SLZ COMERCIO E SERVIÇOS LTDA, onde forneceu um atestado de capacidade técnica para a empresa ABAGTA COMERCIO E SERVIÇOS EIRELI, sua concorrente e vencedora do certame de dispensa de licitação nº 0319-SEMUS-Pindaré-Mirim.

OLHEM BEM ISSO

A empresa que estava concorrendo o certame é do mesmo proprietário a dar o atestado de capacidade técnica para sua concorrente. Estranho!!!

Só nos resta acreditar que as empresas citadas são do mesmo grupo econômico. Onde estava o censo de julgamento do setor jurídico de Pindaré-Mirim, ao despachar parecer favorável a essa falta de Isonomia? Ou foi feito vista grossa?

Nas próximas matérias vamos trazer todos os possíveis indícios de fraude no processo.

Como não conseguimos contato com as pessoas citadas na matéria, abrimos o espaço para que possam contestar. Afinal, quem sabe eles tenham a explicação do que houve.

Enviamos a matéria aos órgãos de fiscalização e controle para que possam acompanhar mais de perto e com olhar carinhoso sobre a lisura deste processo, que teve DISPENSA.

Fonte: Blog do Jamys Gualhardo

CAIO CAPOLLA SOBRE DÓRIA: É LAMENTÁVEL ASSISTIR UMA AUTORIDADE PÚBLICA "FURANDO FILA" E REIVINDICANDO MÉRITO EXCLUSIVO...

No quadro Liberdade de Opinião do Visão CNN desta segunda-feira (18), o comentarista Caio Coppolla falou sobre o início da imunização contra o novo coronavírus no Brasil. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, adiantou a campanha em dois dias após uma enfermeira do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, ser a primeira brasileira vacinada no domingo (17).


“A vacinação da primeira paciente tem um caráter simbólico importante. Eu só lamento que um tema essencialmente técnico tenha sido tão politizado. É chocante ver esses influenciadores de internet -- tomados de ódio -- praticamente comemorando o atraso do avião com as vacinas produzidas na Índia, e é lamentável assistir uma autoridade pública “furando a fila” e reivindicando para si o mérito exclusivo por uma conquista que é coletiva. E como eu já disse: fazendo isso de forma midiática”, avalia Coppolla.

“Então, na contramão dessa politicagem toda, eu prefiro participar do debate público trazendo considerações de natureza técnica e científica sobre esse início da vacinação no Brasil", completou.

Fonte: CCN Brasil

DRº JOEL E O PREFEITO BRAIDE INICIAM OFICIALMENTE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM SÃO LUIS


Começa a tão “sonhada” campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luis, e como o prefeito Braide falou, “Estamos prontos”.

O prefeito Eduardo Braide sendo entrevistado.

Na manhã de hoje, o secretário municipal de saúde, Drº Joel Nunes, concedeu entrevista exclusiva ao Blog Ilha Rebelde, onde relata ser um momento importante para a população, e ao mesmo tempo, nos trás uma importante recomendação para vencermos de vez a pandemia do novo coronavírus.

Blog Ilha Rebelde: Drº Joel, qual é o sentimento de começar a primeira vacinação da Covid-19 em São Luis?

Drº Joel Nunes: Os sentimentos se misturam nesse momento, de gratidão, de esperança, de muita fé acima de tudo, de que as coisas realmente agora vão começar a melhorar, e a gente fica muito feliz de poder participar de tudo isso de maneira tão ativa, e ser testemunha ocular da história.

Blog Ilha Rebelde: Qual é o total de doses que serão aplicadas inicialmente?

Drº Joel Nunes: Nós recebemos do governo do estado via ministério da saúde, o quantitativo de 13.286 doses, então com isso, conseguiremos imunizar 13.286 pessoas, já com a garantia da segunda dose para daqui há 21 dias.

Blog Ilha Rebelde: Surgiu entre a blogosfera, a dúvida de qual foi o critério que o governo do estado utilizou para fazer essa divisão. Foi proporcional? São Luis ficou com mais doses, ou menos doses? Como foi isso?

Drº Joel Nunes: Não tivemos acesso a essa informação, mas imaginamos que pela estimativa, foi por cálculo proporcional de população.

Blog Ilha Rebelde: Qual foi o total que o governo do estado recebeu?

Drº Joel Nunes: Salvo engano cento e vinte e três mil e alguma coisa.

Blog Ilha Rebelde: Qual a recomendação que o senhor dá, apesar de ter chegado a vacina? Há um sentimento de tranquilidade nas pessoas, mas qual é a mensagem que o senhor passa à população para continuar se protegendo?

Drº Joel Nunes: Talvez essa seja a pergunta mais importante e a resposta mais importante nesse momento! A vacina chegou, mas ela não resolve as coisas da noite pro dia. Nós teremos meses em que precisaremos ter todos os cuidados que estamos tendo, uso de máscara, lavagem das mãos, o uso do álcool em gel, isso é fundamental para que possamos, ao fim de alguns meses, aí sim, está tranquilo e livre da Covid-19.

Técnica de Enfermagem, Domingas Ramos Alves, 49 anos, homenageando a todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

Em São Luis, a primeira pessoa a ser vacinada e dar o ponta-pé inicial no Socorrão I. foi a Técnica de Enfermagem, Domingas Ramos Alves, 49 anos, homenageando a todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia. O Centro Municipal de Vacinação começa a funcionar logo mais, às 14 horas, no Multi Center Sebrae.

Assista ao vídeo do momento da vacinação de uma das primeiras pessoas:


Do Blog Ilha Rebelde

domingo, 17 de janeiro de 2021

FLÁVIO DINO TENTOU PEGAR CARONA NA TRAGÉDIA DE MANAUS, AFIRMA ROBERTO ROCHA

O senador maranhense Roberto Rocha (PSDB), nas redes sociais, criticou duramente o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), diante da postura do comunista na tragédia que abateu a população de Manaus.


Rocha entende que Dino, de maneira dissimulada e oportunista, tentou pegar carona nas ações do presidente da República, Jair Bolsonaro, para amenizar o sofrimento e a tragédia que atingiu o Amazonas.

O senador afirmou que todas as ações foram comandadas e coordenadas pelo Governo Bolsonaro e que a tentativa de carona do comunista foi classificada como “torpe” por Roberto Rocha. Veja abaixo o relato na íntegra.

“O Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, mobilizou mais de 100 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais áreas de apoio para atender os pacientes transferidos de Manaus.

O Hospital Dutra, da Universidade Federal do Maranhão, disponibilizou 40 leitos exclusivamente para atendimento do Covid, e já recebeu 23 pacientes de Manaus. Na segunda receberá os outros.

Além do hospital Universitário do Maranhão, o governo federal acionou também os hospitais federais do Rio Grande do Norte, Brasília, Paraiba, Piauí, Goias, Ceará, Pernambuco e Alagoas.

A iniciativa e todos os custos são do governo federal, por determinação direta do presidente Bolsonaro, que também mobilizou as forças armadas e todo o ministério da saúde na operação.

Por um dever de justiça, registro o meu agradecimento ao presidente da República Jair Bolsonaro por mais essa ação concreta para salvar vidas humanas.

E não posso deixar de repudiar a tentativa torpe do governador do Maranhão, Flávio Dino, de querer aparecer na carona do presidente Bolsonaro. E, na mesma bravata, ainda tenta desqualificar o presidente.

Pelo menos neste momento de calamidade, o governador Flávio Dino deveria deixar de lado a pregação da falsidade pela realidade da ação.


Em verdade, o governo do Maranhão não fez absolutamente nada nesta ação.

O Maranhão e o Brasil querem eliminar o Coronavírus, e não vamos permitir qualquer tentativa de ‘Caronavírus’.”

Flávio Dino não rebateu, e provavelmente nem vai, as críticas feitas pelo senador Roberto Rocha.

Por Jorge Aragão