quarta-feira, 15 de março de 2017

Governistas descumprem acordo e votam MP 230 nesta quarta-feira


Por Jorge Aragão

A base do Governo Flávio Dino deu um verdadeiro “bypass” na categoria de professores estaduais do Maranhão, nesta quarta-feira (15), votaram e aprovaram a MP 230 que trata sobre o reajuste da categoria.
Existia um acordo, inclusive com a Mesa Diretora e a categoria de professores, firmado na terça-feira (14), que a votação da MP 230 só seria realizada na quinta-feira (16), mas a base governista, a pedido do Governo Flávio Dino, prevalecendo da sua ampla maioria, descumpriu o acordo e conseguiu fazer com que a votação fosse antecipada para hoje, mesmo com a chiadeira tremenda dos oposicionistas.
Apesar do Governo Flávio Dino assegurar que os professores são favoráveis a MP, a intenção dos governistas era fazer a votação sem a presença de representantes da categoria, ou seja, sem sofrer a pressão daqueles que estão insatisfeitos com a decisão tomada pelo governador.
Entretanto, a Oposição, mesmo sendo minoria, foi valente e estrategista. Conseguiu estender a Sessão Ordinária o máximo possível, permitindo assim a chegada de professores para protestar contra a MP 230.
A principal reclamação da categoria é que o realinhamento proposto pelo Governo Flávio Dino, através da MP 230, será em cima da GAM (Gratificação por Atividade do Magistério) e não em cima do vencimento, como prevê o Estatuto do Magistério.
Por conta dessa disparidade, o deputado Eduardo Braide propôs uma emenda que alterava a MP e faria com que o reajuste fosse em cima do vencimento do salário do professor. A proposta foi rejeitada pela CCJ –Comissão de Constituição e Justiça, mas Braide pediu para que o Plenário fosse consultado.
Antes da votação da MP, foi votada a emenda do deputado Eduardo Braide e rejeitada pela base do Governo Flávio Dino. Foram 21 votos contra a emenda e apenas dez deputados votaram favoráveis (Eduardo Braide, Wellington do Curso, Alexandre Almeida, Edilázio Júnior, Max Barros, Adriano Sarney, Andrea Murad, César Pires, Graça Paz e Sousa Neto).
Além disso, estavam ausentes os deputados estaduais e/ou não votaram (Carlinhos Florêncio, Edivaldo Holanda, Francisca Primo, Josemar de Maranhãozinho, Sérgio Frota, Vinícius Louro, Zé Inácio e Humberto Coutinho).
A votação ocorreu em meio a manifestações de professores na galeria, que gritavam “quem vota contra professor é deputado traidor”.
Os deputados mais criticados pela categoria foram Bira do Pindaré, que no Governo Roseana era o principal defensor da categoria, e o professor Marco Aurélio, ambos votaram contra a emenda que melhoraria o reajuste do professor estadual do Maranhão. Os dois parlamentares também foram alvos das manifestações dos professores.
E assim segue o governo da mudança do governador Flávio Dino.

PRESENTÃO! Flávio Dino aumenta ICMS no Dia Mundial do Consumidor


Por Gilberto Léda

O governo Flávio Dino (PCdoB) encontrou uma forma diferente de comemorar o Dia Mundial do Consumidor, que acontece hoje (15): aumentou o imposto cobrado maranhenses.
É a partir desta quarta-feira que passa a valer a Lei nº 10.542/2016 que modifica, que aumenta alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todo o Maranhão.
Na prática, a nova lei aumentará o ICMS da energia elétrica, combustíveis – exceto o óleo diesel -, cigarros, TV por assinatura, telefonia e internet.
Os maiores impactados são os consumidores residenciais de energia elétrica. Pelo novo texto da Lei 7.799/2002, quem consome até 500 quilowatts-hora por mês pagará não mais 12% de ICMS, mas 18% – aumento de 50% na alíquota.
Essa faixa de consumo estava excluída da alíquota maior pela lei anterior. O texto aprovado, no entanto, revoga essa exceção e, também, a exceção criada para quem usa energia elétrica em irrigação rural.
Quem consome mais – acima de 500 quilowatts-hora/mês – também terá custo maior: a alíquota do imposto subirá de 25% para 27%.
O governo reajustou, ainda, as alíquotas de álcool e gasolina no Maranhão, que passarão de 25% para 26%. O óleo diesel ficou de fora do aumento, segundo o Executivo.
A importação de fumos e seus derivados será taxada em 27% e não mais em 25%, o que deve refletir no preço do cigarro comercializado no estado. E até os serviços de telefonia e de TV por assinatura devem subir, já que a alíquota passará de 25% para 27%.
Nesse caso, ainda há um acréscimo de dois pontos percentuais, que são destinados ao Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop), resultando em uma alíquota de 29% efetivamente cobrada do consumidor.
A partir do reajuste, o Governo do Maranhão estima que o contribuinte maranhense vá desembolsar R$ 250 milhões a mais com tributos, em 2017.
Veja como ficam as novas alíquotas
Energia elétrica (até 500 quilowatts-hora/mês) – de 12% para 18%
Energia elétrica (acima de 500 quilowatts-hora/mês) – 25% para 27%
Combustíveis (exceto diesel) – 25% para 26%
Fumo e derivados – 25% para 27%
TV por assinatura, telefone, internet – 25% para 27%
*No caso de TV por assinatura, telefone, internet ainda há um acréscimo de dois pontos percentuais, que são destinados ao Fumacop. Nesse caso, a alíquota efetivamente cobrada do consumidor será de 29%

segunda-feira, 13 de março de 2017

Fiscais Sanitários de São Luís respondem à AFISA



Carta resposta à Associação dos Fiscais Sanitários de São Luís (AFISA) sobre nota de repúdio publicada em 17 de fevereiro de 2017.

Servidores contratados nível superior e médio (serviço prestados) e servidores efetivos nível médio

Vimos esclarecermos o que segue:
A AFISA e seus associados somente se referem à classe de fiscal sanitário nível superior englobando todos os servidores que executam ações de fiscalizações quando é para dar força a movimentos de repúdio, pois quando se trata de reivindicações de bônus de qualquer natureza muitos efetivos de nível superior, todos os servidores serviços prestados de nível superior que e todos os servidores de nível médio que executam ações de fiscalização são excluídos, sendo beneficiados unicamente aqueles que são queridos e pactuam com condutas de indisciplinas e desrespeito com a gestão e seus colegas de trabalho o que é inaceitável ao ambiente do servidor público.
A AFISA com anuência, consentimento, aprovação de seus diretores e associados tem se referido nas redes sociais a cerca de comando de ordens ilegais por parte das gestoras da Vigilância Sanitária Municipal, precisa, no entanto ser dito quais são estes atos ilegais, imaginamos que devem ser porque não lhes são impostos o cumprimento do estatuto do servidor público pelas atitudes de desordens e indisciplinas quando das pichações que elaboraram nas mesas tipo secretária e de computadores de posse do patrimônio público da Vigilância Sanitária Municipal.
É muito fácil cobrar respeito, responsabilidade, legalidade, moralidade e outras boas condutas evidenciadas no homem de bem, porém, é oportuno relatar que atos de falta de respeito, responsabilidade, legalidade, moralidade e ética é rotineiramente cometidas por vários fiscais sanitários associados da AFISA que apresentam atestado médico e são flagrados esperando horário de vôo em saguão de aeroporto para embarque, também é delito ou infração administrativa entrar por uma porta e sair por outra ao assinar o ponto, amparados por companheiro do grupo que inclusive trabalham, são assíduos e pontuais e que os classificamos de meros idiotas ou simplesmente omissos, quando ainda são atribuída produtividade para esses fujões, pois tão logo o ponto é assinado rumam a caminho de outros empregos que possuem, embora saibamos que estes servidores quando da assinatura do termo de posse para o procedimento de nomeação declararam a punho que não possuíam outros empregos, logo não é verdade o fato de que os serviços prestados são apaniguados das gestora, os beneficiados na verdade são eles que não obedecem  jornada de trabalho de 40 horas semanais, conforme expresso no edital do concurso que foram submetidos.
Os servidores serviços prestados e efetivos de nível médio são julgados pelos dirigentes e associados da AFISA como INCOMPETENTES para executar ação de fiscalização, ai surgem duas argumentações uma de natureza de real e outra de natureza legal que contradizem isso, vejamos: Iniciaremos com argumentação de natureza real – integrantes da AFISA que hoje são servidores efetivos mediante concurso público em 2007 outrora foram servidores da Vigilância Sanitária serviços prestados e que cuja equipe eram compostas por fiscais de nível médio e que hoje este são rejeitados e que somente tem serventia no ponto de vista desse efetivos quando é para dar suporte de segurança a eles em ações que condicionam atitudes coercitivas, a argumentação de natureza legal é que na Lei Complementar Estadual nº 039/98, Art. 59 São autoridades sanitárias, item V- os fiscais sanitários ou ocupantes de cargos equivalentes, logo tanto os fiscais nível médio quanto os serviços prestados tem o seu direito de polícia administrativa garantidos, objetivando  saúde coletiva mediante a oferta de bens e serviços que são regulados pela Vigilância Sanitária.
Vale ressaltar que são exatamente os fiscais sanitários de nível médio e os serviços prestados de nível superior que executam ações de fiscalização na periferia de São Luís, como também nos eventos sazonais (carnaval, São João, Festa da Juçara e outros), pois não se consegue ver os fiscais associados da AFISA nesses eventos por se julgarem excelência de servidores e porque esses eventos no geral não são remunerados, o servidor recebe folga.
O clima vivido hoje na Vigilância Sanitária é a AFISA e seus associados na condição de vencedores, por terem sidos contemplados por ganhos estabelecidos no Decreto nº 6.145 de 20 de dezembro de 2016 e os serviços prestados (nível médio e superior) e efetivo (nível médio) na condição de invencíveis por contiverem com as adversidades de ânimos geradas por eles.

Aqui cabe um conto: Uma certa vez havia uma pessoa que tinha a mania de que ela seria perseguida por vizinho, então ele encontrou uma lâmpada mágica e quando friccionou apareceu um gênio lhe esclarecendo que ele tinha direito a um único pedidos, porém o seu pedido seria em dobro para aquele que ele julgasse ser seu inimigo, então ele pensou se o pedido for carro o meu inimigo ganhará o dobro, se for casa ele ganhará o dobro, se for dinheiro ele ganhará o dobro, então parou, pensou e pediu que queria fica cego de um olho, pois é, assim que a AFISA e seus associados vêem os serviços prestados e servidores de nível médio, eles preferem ganhar “X” reais, a todos ganharem “2X” reais.

Flávio Dino, pintar escolas não é oferecer educação de qualidade… Escola não é deposito de crianças!!!


Por Caio Hostílio
A forma mais esdrúxula encontrada no mundo “político” para engabelar a educação ruim oferecida é a de pintar escolas com as logomarcas de governo e oferecer uma merenda sem nutrientes, ou seja, escolas transformadas em depósitos de crianças e adolescentes.

O discurso de que melhorará a educação não passa de mentiras e promessas mirabolantes, cujas conseqüências são catastróficas, haja vista que não se ver nenhum tipo de melhora naquilo que realmente poderia dá uma nova roupagem a péssima educação oferecida.
Para buscar uma educação de qualidade e se afasta da educação quantitativa, ainda se afastando da transformação de escolas em depósitos de crianças e adolescentes, seria providencial a busca de um ensino/aprendizagem renovador, seguindo de recursos didáticos que transformem as salas de aula mais prazerosas, além da esperada valorização do magistério e sua necessidade da formação continuada do corpo docente.
Não adianta caiar escolas e achar que isso é a salvação da educação…
Não adianta dizer que paga o maior salário de professor, sem cumprir o piso nacional…
Não adianta dizer que o professor lembrado se ele não tem uma formação continuada…
E não adianta uma escola bonitinha, mas ordinária naquilo que se espera dela…
FLÁVIO DINO, ESCOLA NÃO É DEPOSITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES!!!

Prefeitura de São José de Ribamar reúne com Sebrae e garante implantação da Lei Geral no Município


Por Luís Cardoso

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB) e os principais representantes de sua equipe de governo, participaram de uma reunião com o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Martins, e representantes do órgão.
A reunião que ocorreu na sede da Secretaria de Saúde do Município na manhã da última sexta-feira, teve como objetivo discutir ferramentas que possibilitem a qualificação e oferta de benefícios que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas empreendedoras e que atendam as principais áreas da gestão municipal.
Luis Fernando ressaltou a necessidade de ampliar a oferta de serviços e destacou ações que segundo ele são de extrema importância para a implementação da cultura empreendedora no município.
“Entre as ações que estão sendo discutidas, vamos trabalhar a elaboração do inventário turístico que consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento do setor. Vamos tornar o Centro Social do Turiúba em um espaço que ofereça estímulo ao empreendedorismo e porque não oferecer em uma de nossas escolas educação integral voltada a formação empreendedora?”, questionou o prefeito.
O prefeito ribamarense também anunciou que nos próximos dias será encaminhado para votação na Câmara, o projeto da Lei Geral de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que prevê diferenciação para empresários. A medida, de acordo com o que pontuou o presidente do Sebrae, João Martins, vai possibilitar o avanço de resultados concretos em favor dos empresários.
“Saio daqui bastante motivado. De certo, o encaminhamento e aprovação da lei na Câmara, trarão grandes ganhos para o avanço e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município, que refletirão diretamente na economia e geração de emprego e renda para toda a população”, concluiu o presidente.

MP abre inquérito para apurar fraude no transporte escolar de Balsas


Por Gilberto Léda

A promotora Rita de Cássia Souza abriu inquérito civil para apurar a possibilidade de existência de fraude no transporte escolar da cidade de Balsas.
O serviço é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Um parecer do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), no entanto, aponta que há várias localidades não atendidas pelo Municípios.
“Segundo parecer do Tribunal de Contas do Estado, há várias irregularidades na licitação e contratação do transporte escolar deste Município e que tais irregularidades causaram grande prejuízo ao erário público”, destaca a promotora ao instaurar o procedimento.
As investigações começaram efetivamente no dia 16 de janeiro.

Aumento para todos e o povo é quem paga a conta!


Por Jorge Aragão
Enquanto era candidato e assim que assumiu o Governo do Maranhão, o comunista Flávio Dino ainda pregava a história de taxar mais quem tem mais dinheiro. Ele chegou a entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao que ele classificou de omissão do Congresso por não apreciar o tema.
Depois de pouco mais de 2 anos de gestão, Dino mostrou que não interessa mais se o imposto cobrado é para as maiores fortunas ou não. Em 24 meses, o governador decidiu, e a Assembleia Legislativa aprovou, aumentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por duas vezes.
A população, rica ou pobre, do estado teve de engolir um aumento da alíquota do ICMS em outubro de 2015 e agora vai receber de presente do governo comunista mais um aumento. A primeira vez, Dino tentou passar a ideia de que estava aumentando impostos somente de produtos de luxo e supérfluos.
Agora não. A partir de quarta-feira,15, os serviços e produtos que terão a alíquota reajustada do imposto atinge a todos. Não há como negar que quando se aumenta a conta de energia elétrica, vários produtos consumidos pelos contribuintes, independentemente de classe social, também aumentam.
Ao aumentar o valor do imposto no combustível, produtos e serviços oferecidos a ricos e a pobres tendem aumentar de valor.
É o Governo do Maranhão para todos.
Coluna Estado Maior

domingo, 12 de março de 2017

Golpistas tentam roubar clientes do BB e Caixa



Por Gilberto Léda
Desde sábado (11) diversos clientes do Banco do Brasil têm recebido SMS do número 27880 (ou 278-80) informando sobre a suposta necessidade de validação do seu “smartfone” – assim mesmo, com “f”.
Junto com a mensagem chega um link.
Se você receber, não clique no endereço. A página que abre pede a inserção de dados, como a senha da Internet, por exemplo.
Ao preencher os espaços, você será redirecionado a uma página informando sobre o sucesso do “cancelamento de saque”, mas estará na verdsde dando a bandidos acesso a suas informações de segurança.
Fique de olho!
Em tempo: os golpistas também usam o nome da Caixa Econômica Federal.

E o trabalho em São Luís continua…


Por Jorge Aragão

A Prefeitura de São Luís tem intensificado o trabalho de limpeza de galerias e desobstrução de bueiros em bairros de São Luís. O trabalho faz parte das ações realizadas diariamente pela Prefeitura, visando à melhoria do funcionamento das redes de drenagem de águas pluviais em toda a cidade e inclui a recuperação, limpeza com retirada de entulho e colocação de tampa, no caso de obstrução.
Coroado, Ilhinha, Renascença II, Calhau, Cohafuma, São Francisco, Cidade Operaria, São Raimundo, Litorânea, São Cristóvão e Vila Embratel são alguns dos bairros que já receberam os serviços desde o início do mës de março. O titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, reforça que os trabalhos integram o rol de ações para a melhoria da infraestrutura urbana, executadas na gestão do prefeito Edivaldo.
Além da manutenção da rede central, segundo informou o secretário, o trabalho de ampliação de drenagem na periferia da cidade tem evitado situações de risco para a saúde da população.
Nas últimas semanas, os serviços de limpeza de galerias foram realizados na na Rua dos Narcisos, na Lagoa da Jansen e dos Azulões, no Renascença II; Rua 09 e 06, no São Francisco; Avenida Jerônimo de Alburquerque na altura da Curva do 90 e do Palácio Henrique de La Rocque; Avenida dos Africanos, no Coroado; Avenida Santo Antônio, Barramar – Calhau; Unidade 105, na Cidade Operária; Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha; Avenida dos Holandeses, próximo a Pizza Hut e na Avenida do Muro, próximo à Expoema; entre vários outros pontos de serviço.
Na Avenida do Muro, que é um corredor de ônibus, a Semosp também iniciou um trabalho de recuperação da malha asfáltica para manter a trafegabilidade do local. O trabalho está acontecendo até o fim do período chuvoso, quando a secretaria deverá realizar a recuperação definitiva da via, que deve ganhar nova rede de drenagem.
Entre os canais que já receberam limpeza estão o da Areinha, na Avenida dos Africanos; da Lagoa, na concha acústica; Curva do 90 e o canal da Avenida Santo Antônio, no Barramar. Com o trabalho, a Prefeitura minimiza alagamentos especialmente após intensas chuvas.
Paralelo ao trabalho de limpeza das galerias e canais, a Semosp também está realizando serviço de recuperação asfáltica em várias ruas da capital. Entre elas estão a Rua Altamira, próximo ao Hotel Adventure, no Calhau; e trechos das avenidas Guajajaras, Colares Moreira, Brasil, Jerônimo de Alburquerque, elevado da Cohab e Daniel de La Touche.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Prefeitura promove 'Todos por São Luís Mulher' voltado ao público feminino


Agência São Luís

Prefeitura promove ’Todos por São Luís Mulher’ voltado ao público femininoUma programação diversificada com oferta de serviços voltados ao público feminino marcou a realização do 'Todos por São Luís Mulher', edição especial do prorama promovida pela Prefeitura de Luís, nesta sexta-feira (10), como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quarta-feira (8). A primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, participou do evento, que contou com a parceria do Governo do Estado e apoio da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Igreja Quadrandular. A ação foi na Praça Deodoro, no Centro da capital.
"A Prefeitura de São Luís já executa diversas políticas públicas destinadas às mulheres e esta é o 'Todos por São Luís Mulher', mais uma ação desenvolvida com o objetivo de dar uma atenção toda especial ao público feminino, na semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. Preparamos uma programação diferenciada, desenvolvida em plena praça pública, onde o fluxo de pessoas é maior e, assim, atingirmos a expressiva participação de mulheres nos serviços básicos essenciais de saúde, nutrição, embelezamento, entre muitas outros ofertados aqui", disse Camila Holanda.
A terceira edição do 'Todos por São Luís Mulher' registrou expressiva participação do público feminino, nas ações ofertadas na área de saúde, atividades culturais, de embelezamento, oficinas, feira de artesanato e outras atividades. Implantado pela gestão do prefeito Edivaldo, o programa proporciona o estreitamento do diálogo da Prefeitura de São Luís com a comunidade a partir da oferta de serviços à população. básicos essenciais.
SERVIÇOS
A programação do 'Todos por São Luís Mulher' iniciou às 8h e aconteceu até às 18h. Diversas tendas foram montadas na praça para ofertar os serviços, como exame preventivo, aferição de pressão, realização teste de glicemia e avaliação antropométrica, aplicação de flúor e vacinação. Orientação sobre DSTs e encaminhamento para consultas médicas com especialistas na área de saúde da mulher também fizeram parte do rol de serviços oferecidos. 
As mulheres também puderam realizar oficinas de origami, confecção de bonecas de pano, de agenda, chaveiro, decoração de garrafas, flores com papel crepom e porta toalhas. As atividades foram realizadas pelas secretarias de Segurança com Cidadania (Semusc) e Educação (Semed) e tiveram por objetivo fomentar o empreendedorismo individual e incentivar o reaproveitamento de materiais. 
A dona de casa Joana da Cruz Maranhão, 68 anos, que é diabética, foi uma das primeiras a ser atendida no estande de Nutrição. "Eu soube que teria esse serviço aqui e aproveitei para buscar mais orientações sobre os alimentos que posso consumir, pois vivo permanentemente controlando a alimentação por causa da doença. O atendimento foi muito bom e já recebi todas as informações que precisava", disse ela.
Quem também procurou orientações da equipe de profissionais da área da saúde foi a aposentada Laurinda Lisboa, 82 anos. Ela realizou testes rápidos de glicemia e medição da pressão arterial e ambos apresentaram índices bastante alterados. "Nem sabia que estavam tão alterados assim, mas a profissional que me atendeu já me orientou sobre os procedimentos que eu tenho de tomar e eu vou realizar uma consulta médica especializada para buscar o tratamento adequado", relatou a aposentada.
AÇÕES
Ainda como parte das ações ofertadas na programação do evento, foi realizado um trabalho de orientação feito por equipes da Secretaria de Obras e Serviços  Públicos (Semosp), sobre "Limpeza Pública: as responsabilidades de cada cidadão nesse processo". 
Já a Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) realizou avaliação e orientação nutricional, além de degustação do suco verde. Também foram ofertados serviços dos Cras e Creas: social e psicossocial, cadastro do Cras, Cadastro Único, recadastramento do NIS, orientação social e encaminhamento ao Programa Bolsa Família. A Coordenadoria da Mulher esteve no local prestando informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência por meio da Rede Amiga.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Edivaldo lança aplicativo "Meu Ônibus" para acompanhar tempo de chegada dos coletivos


Agência São Luís
Prefeito Edivaldo lança aplicativo ″Meu ônibus″ para acompanhar tempo de chegada dos coletivos
Agora o passageiro de transporte público de São Luís pode acompanhar na palma das suas mãos o tempo de chegada dos ônibus nos pontos da cidade. O acesso às informações é feito por meio do aplicativo de celular 'Meu Ônibus', lançado pelo prefeito Edivaldo, na manhã desta quinta-feira (9). A nova ferramenta, que é mais um serviço implantado dentro do processo de modernização e melhoria do transporte público da cidade, foi apresentada em solenidade realizada no auditório Reis Perdigão, situado no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.
Segundo o prefeito Edivaldo, tecnologia, inovação e planejamento têm sido as palavras de ordem do trabalho executado pela Prefeitura de São Luís, para promover as melhorias já implementadas no transporte da capital.
"Concretizamos aqui mais um compromisso assumido com a população da nossa cidade e que vem somar às dezenas de outros serviços que já implantados no sistema de transporte público da capital. O lançamento do aplicativo 'Meu Ônibus' é parte do processo de modernização do sistema iniciado na nossa gestão, visando proporcionar mais qualidade e comodidade aos passageiros do transporte público em nossa cidade. Os avanços na área são visíveis e têm sido realizados de forma gradativa, com muito planejamento e responsabilidade, pois nada acontece do dia para noite. Sem dúvida, os resultados já podem ser sentidos pela população", afirmou Edivaldo.
FUNCIONAMENTO
O aplicativo 'Meu Ônibus' repassa dados em tempo real por meio dos GPS instalados nos cerca de 936 ônibus da capital. A ferramenta, gratuita, pode ser acessada pelo usuário que possuir celular do tipo smartphone, com acesso à Internet e sistema Android. A expectativa é que nas próximas semanas o serviço seja disponibilizado também para a plataforma iOS.
O dispositivo permite ainda ao passageiro pesquisar a linha mais apropriada para o seu destino final, pontos mais próximos, horário exato de chegada do ônibus no ponto e itinerário das linhas através de mapas.
Para baixar o aplicativo 'Meu Ônibus' basta acessar a loja de compra no celular - no caso dos aparelhos Android, a Play Store. No campo de busca, digitar 'Meu Onibus São Luís' e iniciar a procura na loja virtual. O usuário deve selecionar o aplicativo e fazer o download. Para baixar, a função GPS do aparelho precisa estar ativada para que o aplicativo consiga identificar a localização.
Concluído o download, basta selecionar o ponto de ônibus de interesse para verificar em quantos minutos os coletivos chegarão no local. O sistema permite localizar pontos de ônibus num raio de até dois quilômetros da localização do passageiro.  Este sistema é o mesmo utilizado em cidades como Rio de Janeiro, Palmas e Fortaleza.
"O maior benefício que o aplicativo vai proporcionar aos usuários de ônibus é a possibilidade de poder se planejar e programar a melhor hora para seu deslocamento às paradas e, também, a redução do tempo de espera nos pontos, evitando, assim, que a pessoa passe mais tempo nos pontos que necessário", afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros.
MODERNIZAÇÃO
O serviço vem somar a outras iniciativas já implementadas pela Prefeitura de São Luís, na administração do prefeito Edivaldo, para modernização e melhoria do sistema de transporte público da capital. Entre as ações estão a licitação do transporte público, inédita para a cidade e que estabeleceu padrões de qualidade para a operação do sistema de transporte de São Luís. A Prefeitura também garantiu junto às empresas a renovação de mais de 60% da frota, incluindo mais de 150 ônibus com ar condicionado.
Outros benefícios implantados para quem anda de ônibus são o sistema de biometria facial, do Bilhete Único, do Cartão Criança, a instalação da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO), além da realização de intervenções no traçado geométrico de diversas vias da capital, para dar maior fluidez ao trânsito de veículos e mais segurança aos pedestres.
Presente à solenidade de lançamento do aplicativo 'Meu ônibus', o vereador Pavão Filho, que no ato representou a Câmara Municipal de São Luís, ressaltou os avanços na área do trânsito e transporte da capital. "Se olharmos para trás, podemos observar o quanto melhorou o sistema de transporte da capital,nos últimos anos, com a implantação de novos e modernos serviços efetivados pela atual gestão. São serviços que trazem benefícios práticos  para o cidadão que utiliza o transporte público. Com um trabalho arrojado e comprometido, desenvolvido por toda a equipe do prefeito Edivaldo, a população já colhe os frutos das diversas melhorias implementadas ao sistema de transporte da cidade", disse o vereador.
O presidente da Associação dos Usuários de Transporte Público do Estado do Maranhão, Paulo Henrique Silva, também enalteceu as melhorias concretizadas em benefício da população que usa do transporte público.
"São melhorias pelas quais há tempos vemos lutando arduamente e que agora são concretizados em favor da população, proporcionando mais dignidade para quem usa o transporte público. A associação parabeniza a gestão do prefeito Edivaldo pelas muitas iniciativas implementadas. Nós nos sentimentos muito satisfeitos pela concretização de mais esse importante serviço oferecido pelo aplicativo 'Meu Ônibus'. Esse aplicativo atende a mais um anseio do passageiro, que é a redução do tempo de espera nas paradas nas paradas de ônibus, além de dar mais informações sobre a circulação das linhas", disse Paulo Henrique.
Participaram também da solenidade de lançamento do aplicativo 'Meu ônibus' o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro; o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Luca Fernandes; o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Isaías Castelo Branco; os vereadores, Raimundo Penha, Beto Castro, Paulo Vitor; os secretários municipais Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), José Cursino Moreira (Planejamento), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Conceição Castro (Comunicação), Jota Pinto (Articulação Política), entre outras autoridades.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Prefeitura soluciona problemas de alagamentos em diversos pontos de São Luís


Agência São Luís
Com obras de drenagem Prefeitura soluciona problemas de alagamentos em diversos pontos de São LuísUm conjunto de obras de drenagem profunda executadas pela Prefeitura de São Luís desde o início da primeira gestão do prefeito Edivaldo, em 2013, mudaram de forma definitiva a triste realidade de inundações e alagamentos vivenciados há décadas por milhares de moradores da capital, principalmente de áreas periféricas da cidade. Nessas regiões, as ocorrências de alagamento no período chuvoso se repetiam de forma sistemática e, hoje, não são mais registradas. O serviço realizado pela Prefeitura de São Luís tem por finalidade garantir a sustentabilidade socioeconômica e ambiental e propiciar mais qualidade de vida à população.
O prefeito Edivaldo destacou que as obras realizadas têm o propósito de atender a anseios antigos da população, para que não passem pelos tormentos das inundações. "Os serviços de drenagem que concluímos em dezenas de bairros da nossa capital já nos proporcionam grande alegria ao perceber que a população não vivencia mais a crítica e danosa situação de alagamentos enfrentados no passado, em muitos pontos que eram considerados extramente críticos. Também estamos atuando fortemente para sanar o problema em outros locais, com outras frentes de trabalho. Temos um planejamento sério para avançarmos ainda mais nessa área e transformarmos São Luís em uma cidade a cada dia melhor para todos", disse o prefeito Edivaldo.
E a prova de que os serviços já realizados nesses locais tiveram o resultado almejado veio com as primeiras chuvas do ano, quando os moradores beneficiados pelos projetos constataram que as águas pluviais escoavam da forma correta para dentro dos canais e galerias construídos e não mais para dentro de suas residências ou transformando a rua em áreas alagadiças.
Os serviços de ampliação da rede de drenagem da capital - com a construção de canais e galerias para escoamento da água pluvial, visando estruturar a cidade para enfrentamento às grandes chuvas - contemplaram dezenas de bairros e foram determinante para sanar os problemas verificados nos pontos mais críticos e emblemáticos da capital. Bairros como Cohatrac, Apaco, Parque Sabiá, Vila Natal, São Cristóvão, Santa Clara, Rio da Bicas, Rio Gangan, entre outros, refletem os resultados positivos proporcionados pelas obras executadas.
"Todas as obras de drenagem feitas pela Prefeitura estão proporcionando às comunidades não apenas o melhoramento do escoamento da água, mas também um conjunto de benefícios que vão desde a melhoria na mobilidade urbana local, à conservação do pavimento, com impactos no aspecto urbanístico de modo geral e também na área da saúde. É uma política pública importante, priorizada pelo prefeito Edivaldo, que proporciona melhorias significativas à população. As obras tiraram essas comunidades do estado de calamidade sofrido há décadas em todo período chuvoso", frisou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo.
SÃO BERNARDO
Que o diga o aposentado Eduardo Silva, 66 anos, morador há 30 anos da Rua do Norte, no São Bernardo, onde a Prefeitura de São Luís implantou sistema de drenagem profunda para dar vazão ao grande volume de água que escovava para aquela área no período chuvoso. "Foram mais de três décadas de sofrimento, que acabaram de vez agora com a galeria construída aqui. A água da chuva invadia tudo de tal forma que transformava a rua em um rio, nos obrigando a fazer contenções nas portas de nossas casas para impedir que a água entrasse. Agora nada mais disso acontece. Ficou excelente o serviço", relatou ele.
Ainda no São Bernardo, além da Rua do Norte, outras vias que apresentavam problemas de alagamentos também foram beneficiadas com obras de drenagem, entre as quais estão as ruas Eliezer Silva e Bom Jesus, que hoje apresentam melhorias urbanísticas substanciais após a implantação das galerias no local.
PARQUE SABIÁ
Situado em uma área entre o São Bernardo e a Forquilha, o Parque Sabiá, esteve por mais de 40 anos em situação precária. Os moradores da área sequer conseguiam transitar pela Rua 10, uma das principais do bairro, durante o período chuvoso. O bairro foi um dos que saíram do zero em termos de infraestrutura urbanística, após a realização de um conjunto de intervenções de drenagem profunda e superficial e melhorias urbanísticas de modo geral promovidas pela gestão municipal.
Os serviços executados no Parque foram cruciais, principalmente em um trecho cujo acesso era interrompido por uma enorme vala, sobre a qual foi construída uma ponte. A ponte interliga a Rua 10, do Parque Sabiá, à rua Santa Rosa, na Forquilha. Malhas de tubulações foram implantadas para escoamento da água que antes convergia para as ruas e inundava todo o bairro.
As obras beneficiaram sobremaneira a mobilidade urbana entre o Parque Sabiá e outros bairros adjacentes, como a Forquilha e o São Bernardo, por exemplo. Os bairros receberam ainda obras de drenagem superficial, com construção de sarjetas, calçadas e meios-fios.
Para os moradores da área, as obras proporcionaram um novo momento para todos que viviam os transtornos dos recorrentes alagamentos na estação chuvosa. "Foram décadas esperando por esses serviços. Enfrentamos muitas chuvas que destruíam as ruas e inviabilizavam não somente o transitar pelas vias do bairro como também atrapalhavam nossas vidas. Muitas vezes tivemos que deixar a água baixar para poder sair de casa para o trabalho ou realizar outra atividade qualquer. As obras de drenagem feitas aqui, realmente, nos proporcionaram benefícios maravilhosos", relatou o porteiro José Maria Silva, 49 anos.
Na Rua 10, da Forquilha, outro setor beneficiado com as obras de drenagem realizadas no Parque Sabiá, os resultados dos serviços refletiram diretamente na mobilidade urbana do local, que também recebeu pavimentação asfáltica. "Agora posso dizer que moramos bem. Nada melhor do que sair de casa e não enfiar mais os pés na água da chuva, como fazíamos antes, correndo o risco de pegar doenças", disse Monoel Messias Pereira, 54 anos, morador da Rua 10, há mais de 20 anos.
SÃO CRISTÓVÃO
Os benefícios proporcionados pelas obras estruturantes de drenagem realizadas pela Prefeitura de São Luís chegaram também ao São Cristóvão. Implantados em um trecho que era rodeado por abismos, lixões e buracos que deixavam a via intrafegável, os canais de escoamento do sistema de drenagem começam na Rua Projetada (atrás do Banco do Brasil), passando pelas ruas Onze e Joaquim Santos, terminando na Avenida Dois.
Feliz por não mais enfrentar os problemas da falta de escoamento da água da chuva, na Rua Projetada, onde mora e trabalha, a comerciante Santana de Moraes, 51 anos, comemora a nova fase após a realização das obras na via. "O local agora é outro, de fato, pois em nada lembra mais os dias de horror que enfrentávamos aqui toda vez que chovia, com as inundações trazendo lixo e dejetos para a porta de nossas casas. Agora, a água da chuva é escoada da forma que tem de ser e, assim, a gente vive bem mais tranquilos", disse a comerciante.








COROADINHO
Na Vila Natal, região do Coroadinho, os moradores também já comemoram a nova realidade sem os alagamentos constantes de outrora. Cerca de 80% das obras de drenagem no local foram concluídas, refletindo desde já melhorias significativas aos moradores. No bairro foram construídas malhas de galerias beneficiando vias com maior incidência de inundações, como a Travessa São Silvestre, a Avenida Natal e a rua Bom Jesus.
Moradora da Avenida Natal, trecho para onde convergia grande volume de água do bairro, a dona de casa Rosa Silva Sarges, 48 anos, ressalta os benefícios que as obras de drenagem trouxeram para a vida de sua família. "Isso aqui era vala só, que quando chovia ninguém sabia o que era rua e o que era bueiro. Nem carroças conseguiam transitar. A água da chuva avançava forte e acumulava por dias a fio nas portas de nossas casas. Agora, a gente nem sabe mais para onde ela vai", relatou, sorrindo, a dona de casa.











APACO
Na Vila Apaço, bairro que recebeu uma das mais importantes obras estruturantes de drenagem profunda realizada pela Prefeitura de São Luís, os resultados dos serviços também já causam contentamento na população local. As galerias de drenagem profunda construídas na região da Vila Apaco, na área da Cidade Operária, têm 1.400 metros de extensão, implantadas no ponto de maior deságue da água da chuva que converge de diversos bairros da região, como o Jardim São Raimundo, Vila Janaína, Vila Riod, Vila Vitória, Santa Bárbara, entre outras localidades adjacentes.
"Muito providencial a construção dessas galerias aqui em nosso bairro. Acho que na cidade inteira aqui era um dos locais onde sofríamos a mais grave situação de alagamentos, quando precisamos inclusive levantar nossos móveis para não estragar com as água que entravam em muitas casas aqui. Mas Já nas primeiras chuvas desse ano percebemos que o sistema de drenagem implantado na área solucionou de forma considerável o problema em muitos pontos", disse o morador da Vila Apaco, Antônio da Conceição Nunes, 45 anos.
CANAIS
Além desses serviços executados em trechos pontuais da periferia da Cidade, outras obras grandiosas executadas pela Prefeitura de São Luís solucionaram definitivamente o problema de alagamentos e inundações que aconteciam de forma recorrente nesses locais. Entre estas obras estão os canais do Cohatrac, do Rio das Bicas, do Rio Gangan, da Santa Clara e do Portinho. Todas elas proporcionaram grande impacto social e econômico para a capital e seus moradores.
O Canal do Portinho, por exemplo, com 300 metros de extensão, incluiu serviços de drenagem profunda, terraplanagem e pavimentação, beneficiando áreas residenciais e comerciais próximas ao Cais do Portinho, na Praia Grande; Rua da Manga, até as proximidades do Mercado Central, segundo informou o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo.

terça-feira, 7 de março de 2017

São José de Ribamar: Carnaval tradicional, Lava Pratos e muito trabalho


Por Robert Lobato

Desde que assumiu o comando da cidade de São José de Ribamar, o prefeito Luis Fernando Silva (PSDB) tem imposto um ritmo de trabalho na cidade que em nada lembra os tempos de marasmo e incompetência que marcaram a gestão do seu antecessor.
Mesmo no período carnavalesco, Luis Fernando mostrou-se incansável e tocou a sua equipe para o processo de reconstrução da cidade coordenando ações administrativas, fiscalizando equipes de trabalho, indo ao local de montagem dos circuitos etc.
Mas a conhecida e reconhecida marca de gestor de Luis Fernando não se limitou apenas às ações do carnaval 2017.
Já no chamado “Sábado Gordo” de carnaval, o prefeito inaugurou o lendário Poço da Saúde, que foi totalmente reformado; reuniu com gestores escolares para tratar das metas para a Educação; determinou a limpeza da cidade; reuniu com servidores da receita municipal e por aí vai.
Lava Pratos
Os organizadores garantem: mais de 100 mil pessoas participaram, no último final de semana, sábado (04) e domingo (05), do Lava Pratos, o mais tradicional carnaval fora de época que se tem notícias.
Já na sua 71ª edição, a festa arrastou foliões de todo o Maranhão, e de outros estados, que puderam brincar em clima de paz e segurança.
Jane Lúcia do município de Vargem Grande disse ter ficado impressionada com o número de policiais circulando por toda a cidade, “A gente se sente segura pra brincar e se divertir vendo a polícia por aqui”, comentou a estudante.
Já o visitante João Nascimento de São Paulo, que veio ao Maranhão para curtir a folia momesca, resolveu estender a folga para se despedir da festa com o Lava Pratos. “O Maranhão é uma festa de cultura única, e esse Lava Pratos sem dúvida fecha com chave de ouro, o carnaval maranhense”, completou o universitário elogiando também o esquema de segurança.
Estrutura
Foram quase 800 homens da polícia militar, guarda municipal, segurança privada além do Corpo de Bombeiros. Barreiras fixas foram montadas na MA 201 para abordagem dos condutores e conscientização quanto ao uso de álcool ao volante.
O prefeito ribamarense, Luis Fernando, que acompanhou de perto os dois dias do evento falou do saldo positivo.
“Quando trabalhamos com responsabilidade pensando no melhor para a população e visitantes não tem como ser diferente. Todo o efetivo colocado no circuito da folia além das ruas garantiu aos brincantes uma brincadeira tranquila e segura”, comemorou o gestor parabenizando ainda o esquema de saúde que contou com vários profissionais além de ambulâncias do SAMU e campanhas educativas.
A 71ª do Lava Pratos também contou com a apresentação de mais de 10 atrações culturais, entre eles, Bicho Terra, Pepê Júnior, Gargamel e Os Smurfs além do desfile de 21 agremiações, entre escolas de samba e blocos tradicionais, fruto de parceria com o Governo do Maranhão.

E que venha 2018!

sexta-feira, 3 de março de 2017

Prefeitura intensifica manutenção do sistema de drenagem de São Luís


Agência São Luís
Prefeitura intensifica manutenção do sistema de drenagem de São LuísA Prefeitura de São Luís vem intensificando as ações de combate a alagamentos e retenção de águas pluviais em vários pontos da cidade. Em pelo menos cinco locais, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realizam serviços de manutenção de galerias, desobstruções e limpeza de bueiros, bocas de lobos e dão continuidade às obras de drenagem.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, frisa que as ações desenvolvidas pela Prefeitura são na intenção de solucionar as demandas de maneira definitiva e seguem a orientação do prefeito Edivaldo que, desde a primeira gestão, realizou grandes investimentos em obras de drenagem em diversos pontos da cidade.
"Conseguimos solucionar problemas de drenagem históricos na cidade. Este ano, mesmo com o rigor das chuvas, a Prefeitura tem conseguido contornar situações e solucionar os problemas de alagamentos na cidade. Demos soluções definitivas a problemas crônicos e continuamos o trabalho com esta meta", pontua o secretário da Semosp, Antônio Araújo.
A drenagem na área da Santa Clara/Apaco, bem como a construção do Canal do Rio das Bicas, no Coroadinho, estão entre os serviços que tem dado retorno positivo, garantindo o escoamento correto das água pluviais e prevenindo alagamentos. a
Desde o início da semana, quando as chuvas se intensificaram, equipes da Semosp atuam em pontos de obstrução localizados na Lagoa da Jansen, Ilhinha, Coroado e outros bairros. Nas últimas semanas, já haviam sido realizamos serviços do tipo em áreas como Cohafuma, no cruzamento do afluente do rio Anil com Avenida Jerônimo de Albuquerque.
.
DESCARTE
Na maioria dos casos, os alagamentos são provocados pela obstrução dos canais de escoamento de águas pluviais, muitas vezes causados pela retenção de resíduos sólidos ou lixo de descarte irregular. As ações da Semosp estão sendo complementadas pelos serviços desenvolvidos pelo Comitê Municipal de Limpeza em relação à coleta de lixo.
Segundo a presidente do Comitê Municipal de Limpeza, Carolina Estrela, a Prefeitura vai desenvolver campanhas educativas para que as pessoas adquiriam novos hábitos de descarte e relacionamento com a coleta regular. Há regiões da cidade onde a coleta é feita duas vezes por dia e, mesmo assim, registra descarte irregular. Caso da Avenida Ferreira Gullar, no bairro Ilhinha.
"Em levantamento realizado pelo comitê, identificamos alguns bairros onde o descarte irregular é contumaz. Na Ilhinha verificamos ser este um problema, apesar da regularidade do serviço de coleta", aponta Carolina Estrela.