quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Por 61 votos contra 20, Dilma Rousseff sofre impeachment no Senado


Por Jorge Aragão

Como era esperado, o plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os três senadores maranhenses – Edison Lobão, Roberto Rocha e João Alberto – votaram pelo impeachment de Dilma.
A acusação que levou Dilma Rousseff a sofrer o impeachment foi de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.
Os senadores, num primeiro momento, votaram apenas o impeachment de Dilma Rousseff. Depois votaram sobre a inelegibilidade da petista por oito anos. A votação foi desmembrada a pedido dos senadores aliados de Dilma.
A estratégia dos aliados de Dilma parece ter funcionado bem, pois apesar de ter perdido o cargo, Dilma Rousseff não se tornou inelegível. Na segunda votação, que definia a inelegibilidade da ex-presidente, 42 senadores votaram pela inelegibilidade, mas 36 votaram contra e tivemos três abstenções. Como não atingiu 2/3 dos 81 senadores, Dilma poderá disputar a eleição de 2018.
A ex-presidente será notificada da decisão ainda nesta quarta-feira, bem como o vice-presidente, Michel Temer, também. Temer inclusive deve ser empossado oficialmente como novo presidente da República no fim da tarde de hoje.

PF deve investigar falsa notícia sobre aumento de passagens em SLZ


Por Gilberto Léda

A Polícia Federal deve investigar a disseminação de uma falsa notícia de aumento de passagem de ônibus em São Luís.
Notícia crime contra a divulgação do factoide – que ocorreu no fim de semana – foi protocolada ontem (30) na Justiça Eleitoral, pela coligação “Pra seguir em frente”, do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
No pedido de investigação, a coordenação de campanha do pedetista alega que o objetivo de quem produziu e divulgou a informação falsa – que ganhou ares de verdade por usar uma montagem com a marca do jornal O Estado (reveja) – “era atingir a candidatura de Edivaldo Holanda Júnior”.
Os advogados do prefeito também sustentam que adversários podem ter-se aproveitado do fato de que, dias antes do surgimento do factoide, foi informada a chegada de novos ônibus para o sistema de transporte da capital (saiba mais).
O pedido da coligação foi protocolado diretamente na Superintendência Regional da PF no Maranhão.

População manifesta apoio a Edivaldo durante caminhada no Coroadinho


Por Luis Cardoso

Moradores do Coroadinho e localidades próximas fizeram uma grande demonstração de apoio ao candidato à reeleição a Prefeitura de São Luís, Edivaldo de Holanda Junior (PDT). A manifestação aconteceu, na tarde desta terça-feira (30), durante a caminhada “Todos com Edivaldo”, realizada pelas ruas do bairro com imensa participação popular.
Assim que chegou no local da concentração da caminhada, no Alto do São Sebastião, Edivaldo foi recebido por uma multidão que lhe agradecia, por meio de abraços e apertos de mão, pela gestão incrementada no Polo Coroadinho. O candidato à reeleição fez questão de ir de porta em porta cumprimentar cada morador.

“Plantamos a boa semente com planejamento, trabalho e determinação. Agora estamos colhendo os bons frutos. Prova disso é essa Região do Polo Coroadinho que me recebe desta forma carinhosa. Venho pedir o voto no 12 para seguir em frente e continuar transformando a vida das pessoas”, afirmou Edivaldo.
O ato de campanha contou com a presença do vice na chapa Júlio Pinheiro (PCdoB), dos deputados estaduais Othelino Neto (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT), Marco Aurélio (PCdoB), Zé Inácio (PT), Fábio Macedo (PDT), Glaubert Cutrim (PRB), além dos candidatos a vereador pela coligação “Pra Seguir em Frente” e lideranças comunitárias.
“As manifestações empolgantes dos moradores nas caminhadas, mostram a que a campanha do Edivaldo cresce a cada dia. Também demonstra que o povo quer a continuidade de sua gestão à frente da Prefeitura de São Luís”, salientou Othelino Neto,
Embalados pelos jingles da campanha da coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL), militantes, presidentes de partidos, candidatos a vereador e populares formavam uma só multidão. Alegria e descontração, num clima de harmonia e bem-estar, contagiava os moradores, por onde passava a caminhada “Todos com Edivaldo”.
O entusiasmo com que foi acolhido o prefeito Edivaldo estava estampado nos rostos dos moradores do Coroadinho. “Eu amo Edivaldo. Gosto dele porque é um homem bom para a população e trabalhador. Eu voto é 12”, disse a empregada doméstica, dona Osmarina Garcês.
Nesta quarta-feira (31), a caminhada “Todos com Edivaldo” estará no bairro da Alemanha com concentração, às 16h, na Praça da Alemanha. A Coordenação de Adesivação informa, ainda, que os interessados em colocar adesivos perfurados ou nas laterais dos veículos ou motos podem se deslocar a Comitê Central (Rua do 90 – sentido Vinhais-Cohafuma) que serão atendidos.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

'Creio que votação vai ficar para amanhã', diz Lewandowski


Por Correio Braziliense


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, disse nesta terça-feira (30/8) acreditar que a votação final do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff deve ficar para esta quarta-feira (31/8). O ministro afirmou que pretende concluir ainda nesta terça a fase de discursos dos senadores, mas acredita que o tempo não permitirá fazer o julgamento na mesma data.

"Temos mais de 60 inscritos, creio que 61. Pretendo impreterivelmente terminar a fase de oradores (hoje)", afirmou Lewandowski em rápida entrevista dentro do plenário do Senado. "Se for possível, mas creio que o tempo não permitirá, faríamos o julgamento hoje. Creio eu vai ficar para amanhã", acrescentou o presidente do Supremo.

Segundo Turno: Edivaldo vence todos e Eliziane perde para todos


Por Jorge Aragão

Além de apontar a liderança isolada com quase 15%, a pesquisa PREVER, divulgada nesta terça-feira (30), também fez um levantamento sobre os eventuais cenários para a disputa do Segundo Turno.
De acordo com a pesquisa, Edivaldo Júnior (PDT) venceria todos os cenários apresentados para o Segundo Turno. Na contramão, Eliziane Gama (PPS) perderia todos os cenários levantados pela pesquisa PREVER.
Numa disputa de Segundo Turno entre o pedetista e Eliziane, a vitória seria de Edivaldo por 36,7% X 31,5%, tendo 27,3% afirmado não votar em nenhum dos dois e 4,5% dizem não saber em quem votar.
Se a disputa do Segundo Turno fosse entre Edivaldo e o candidato Wellington do Curso (PP), a vitória também seria de Edivaldo. O pedetista venceria por 37,2% X 34%, com 4,4% de indecisos e 24,4% dizendo não votar em nenhum dos dois.
Na disputa de Segundo Turno entre Wellington e Eliziane, um cenário quase impossível de acontecer, a vitória seria de Wellington por 36,3% contra 29,8%, existindo 4,9% de indecisos e 29% afirmando não votar em nenhum deles.
A pesquisa PREVER foi contratada pelo Blog do Luis Cardoso e registrada no dia 24 de agosto, sob o protocolo MA-02350/2016. O levantamento ouviu 1.000 eleitores no período de 26 a 28 de agosto e tem margem de erro é de 3,1%.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

INFRAESTRUTURA: Veja o que Edivaldo fez para melhorar....


Com absoluta segurança, podemos afirmar que São Luís está recebendo o maior programa de urbanização de bairros e mobilidade urbana de sua história. Estamos colhendo, agora, os frutos do planejamento que fizemos no início de nossa gestão. As obras se espalham por toda a cidade, são serviços de drenagem profunda e superficial, pavimentação, construção de pontes, revitalização de praças, intervenções em corredores viários, melhoria e modernização da rede de iluminação pública e implantação de vias Interbairros, que melhoram o trânsito e levam desenvolvimento.

Com estes investimentos na infraestrutura da cidade, estamos mudando a realidade de bairros e resgatando a dignidade de milhares de ludovicenses. Exemplos da mudança experimentada como resultado do investimento responsável da nossa gestão, são as drenagens profundas, obras subterrâneas que ninguém vê, mas que fazem a diferença à medida que evitam os alagamentos.

Entre obras concluídas e outras em andamento já são mais de 20 km de rede de drenagem profunda executada pela nossa gestão. Entre vários outros pontos onde atuamos, destaco o Canal do Cohatrac, que beneficia diretamente cerca de 150 mil moradores de vários bairros localizados no entorno, e as drenagens na região da Santa Clara e Apaco – obras complexas que respondem a uma demanda histórica, tendo como finalidade acabar com alagamentos que geravam sofrimento, desabrigavam e ofereciam todo tipo de risco, inclusive à saúde.

Quando se trata de pavimentação nosso avanço é ainda maior. Já asfaltamos 1.800 ruas, o que corresponde a mais de 400 km de asfalto implantado. Bairros que há anos não recebiam manutenção em sua malha asfáltica tiveram suas ruas recuperadas, como é o caso da Alemanha, Caratatiua, Recanto dos Vinhais, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Bequimão, São Cristóvão, Cidade Operária, Vila Palmeira, Areinha, João de Deus, Cohab, Centro, entre outros.  Na Vicente Fialho, por exemplo, devolvemos a trafegabilidade do bairro que estava seriamente comprometida. Outros, como o Pontal da Ilha, Residencial Paraíso, Apaco, Vila Vitória, Jardim São Raimundo, Recanto Verde, Riod e Residencial 12 de Outubro, receberam pela primeira vez um pacote de urbanização completo. Levamos asfalto, calçada, iluminação, sarjeta e meio-fio. Devolvemos a auto-estima e a dignidade à população.

Também tiramos muitas áreas do completo isolamento através da construção de pontes como, por exemplo, a do Baixão, no São Cristóvão, do eixo Forquilha/Parque Sabiá e Pai Inácio, no Turu. Intervimos em localidades onde os serviços públicos, como ambulâncias e a ronda policial, não chegavam devido a ausência total de acesso.

Em nossa gestão, São Luís também ficou mais iluminada. Atuamos em três frentes: modernizando, expandindo a rede e implantando a chamada iluminação artística. Em números, modernizamos 43 mil luminárias e instalamos 10 mil novos pontos. Mais eficiente e resistente, implantamos 4 mil pontos de iluminação LED, que somam 50 km de vias cobertas com estas luminárias. Campos e quadras esportivas também receberam iluminação LED, um total de mais de 1.200 pontos. Na região da BR-135, onde os serviços de iluminação pública praticamente não chegavam, 40 localidades foram finalmente contempladas com obras de melhoria na rede.

E não paramos por aí. Estamos devolvendo os espaços públicos para os ludovicenses. Revitalizamos 26 praças e já instalamos 23 academias de saúde.

Todas estas obras de infraestrutura transformam a paisagem de São Luís na mesma velocidade em que compõem um conjunto sinérgico que propulsiona desenvolvimento social e econômico, que integra pessoas antes isoladas, a uma São Luís da gente.

A defesa de Dilma Rousseff no Senado

Por Correio Braziliense

A presidente afastada Dilma Rousseff faz, nesta segunda-feira (29/8), a sua primeira participação presencial no processo de impeachment. Mesmo sob o risco de enfrentar duros ataques de senadores adversários, a petista deve enfrentar o embate para se defender das acusações que pesam contra ela. Antes de responder às perguntas dos senadores, ela fará uma exposição inicial sobre como vê o processo, a democracia brasileira e as inconsistências que existem nas denúncias, de acordo com o advogado de defesa José Eduardo Cardozo. 

A principal sustentação de Dilma é de que não cometeu crime de responsabilidade e que, por isso, sua condenação se trataria de "golpe". Ela é acusada de ter publicado decretos que elevaram despesas mesmo quando a meta de economia do governo (superávit primário) estava sendo descumprida. E também de ter maquiado as contas públicas por meio das "pedaladas fiscais", que são atrasos no repasse de recursos para cobrir empréstimos com juros subsidiados concedidos pelo Banco do Brasil a produtores rurais.

Começam hoje as entrevistas com os candidatos a prefeito na Mirante AM


Por Jorge Aragão

Começa nesta segunda-feira (29), na Rádio Mirante AM, a série de nove entrevistas com os noves candidatos à Prefeitura de São Luís.
As entrevistas irão acontecer no programa Ponto Final, comandado pelo jornalista Roberto Fernandes, e terão a duração de 45 minutos. As entrevistas serão realizadas entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro. Os candidatos serão entrevistados das 8h30 às 9h15 e das 9h30 às 10h15. Serão dois candidatos por dia, apenas no último dia que um candidato será entrevistado.
O ouvinte da Rádio Mirante AM poderá participar com perguntas pelo e-mail:pontofinal@mirante.com.br. e para ouvir pela internet, basta clicar no link da Rádio Mirante AM na lateral do Blog. Veja abaixo ordem das entrevistas:
29 de agosto – Segunda-feira
8h30 – Cláudia Durans (PSTU)
9h30 – Edivaldo Holanda Júnior (PDT)
30 de agosto – Terça-feira
8h30 – Zeluís Lago (PPL)
9h30 – Rose Sales (PMB)
31 de agosto – Quarta-feira
8h30 – Valdeny Barros (PSOL)
9h30 – Fábio Câmara (PMDB)
1º de setembro – Quinta-feira
8h30 – Wellington do Curso (PP)
9h30 – Eduardo Braide (PMN)
2 de setembro – Sexta-feira
8h30 – Eliziane Gama (PPS)

Luis Fernando Chegou Chegando em mais de 20 bairros de São José de Ribamar


O candidato a prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), da coligação “Aliança Democrática Ribamarense”, que reúne 20 partidos, visitou na última semana mais de 20 bairros da cidade, na atividade de campanha denominada “Chegou Chegando”.
Por onde passou, Luis Fernando recebeu o carinho dos moradores. Muitos seguiram nas caminhadas com o candidato majoritário, com o vice, Eudes Sampaio, com os candidatos a vereador e demais correligionários.
“Por onde passei, recebi declarações de apoio e reconhecimento pelo trabalho que fiz, não só referente aos seis anos que administrei o município, mas por tudo que consegui para São José de Ribamar desde que entrei na vida pública”, disse o candidato.
Apesar do curto período de campanha, no máximo 40 dias, efetivamente, o objeto do candidato e da equipe de campanha é percorrer os mais de 130 bairros de São José de Ribamar.
De terça-feira (23) a domingo (28), Luis Fernando percorreu ruas dos bairros Juçatuba, Bom Jardim, Andiroba dos Gouveias, Vila Roseana Sarney, Mestre Antonio, Mangueirão, Parque Araçagy, Village Araçagy, São Benedito, Quinta, Cidade Alta, Sarney Filho II, Vila Marlene, Matinha, Nova Terra, Recanto da Paz, Santa Terezinha, Vilas Cafeteira, Karol, Kiane e Isabel, Maiobinha e J. Câmara.
Nas conversas com os moradores, olhando no olho do cidadão, Luis Fernando reforçou o discurso que tem sido o tom da campanha, o de reconstruir São José de Ribamar. “Recursos são sempre escassos para quem trabalha. Mas, mesmo assim é possível fazer muita coisa. É lógico que um prefeito não pode tudo, mas pode muito. E como já fizemos, vamos fazer de novo em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou o tucano.

domingo, 28 de agosto de 2016

Data M aponta vitória de Edivaldo com quase 15% de vantagem


Por Jorge Aragão

A pesquisa Data M, o instituto que mais acertou nas eleições municipais de 2012, não só confirmou a liderança do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) em São Luís, como também afirmou que ele ampliou a diferença, chegando agora a quase 15%. Os números foram divulgados neste domingo (28) no Jornal Pequeno.
Na pesquisa estimulada, onde é apresentado a lista com o nome dos eleitores, Edivaldo aparece em primeiro lugar com 35,5%. A segunda colocada é Eliziane Gama (PPS) com 20,9%, seguido de Wellington do Curso (PP) com 15,2%. Os demais candidatos não alcançaram os dois dígitos no levantamento. Veja o gráfico completo abaixo.
Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, a vantagem de Edivaldo é semelhante. O pedetista aparece com 21,7%, seguido de Eliziane com 7% e Wellington com 6,1%. Ou seja, a vantagem é de quase 15%
A pesquisa Data M foi a primeira a fazer um levantamento depois do início da campanha eleitoral. Nos próximos dias teremos mais três pesquisas que serão divulgadas, inclusive um levantamento do IBOPE, contratado pela TV Mirante.
O levantamento, contratado pelo Sinduscom e TV Difusora, foi registrado no dia 22 de agosto, sob o protocolo MA-02635/2016. A pesquisa ouviu 1.000 eleitores entre os dias 25 e 27 de agosto. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é 3,1% para mais ou para menos.

sábado, 27 de agosto de 2016

Multidão recepciona Edivaldo Jr. na Cidade Operária


Por Gilberto Léda

Uma multidão de moradores e lideranças comunitárias da Cidade Operária caminharam, na manhã deste sábado (27), com o prefeito e candidato à reeleição, Edivaldo de Holanda Junior (PDT) e o seu vice na chapa, Júlio Pinheiro (PCdoB). Quem também prestigiou o evento de campanha foi o presidente nacional do PDT, o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Charanga, bandeiras coloridas e a animação dos participantes fizeram a festa em mais um bairro de São Luís. Cercado por dezenas de populares, simpatizantes e candidatos a vereador da coligação “Pra Seguir em Frente”, Edivaldo se deslocava, de um lado a outro da rua, para abraçar e conversar com os moradores que, por sua vez, o acenavam pedindo-lhe que fosse até à porta de casa para agradecer pelas melhorias do bairro.
“Muito me honra a presença do presidente do meu partido, Carlos Lupi. São essas manifestações de apoio e dos moradores da Cidade Operária é que me incentivam a seguir em frente. Nessas caminhadas é que sinto o reconhecimento da população pelo trabalho que temos realizado. Tenham certeza, vamos fazer muito mais!”, enfatizou Edivaldo ao lado acompanhado do presidente Estadual do PDT, deputado federal Weverton Rocha.
Para o presidente do PDT, Carlos Lupi, o candidato à reeleição Edivaldo tem provado que se trata de um político competente, trabalhador e, acima de tudo, de honestidade com as coisas públicas. “E mais: vamos gastar sola de sapato, porque sua campanha está crescendo, tomando conta das ruas de São Luís. Vamos ganhar No primeiro turno”, pediu confiante o ex-ministro a todos os militantes.
Por volta das 9h, quando iniciou a concentração, na Unidade 203 – perto Loja Segunda Pely – os moradores que chegavam, logo se animavam quando a Charanga 12 começou a entoar marchinhas de Carnaval. Os músicos que fazem parte da banda são: Cidnei (trombone), Alexandre (trompete), Hadson Bombom do Sax (saxofone) e os percussionistas Marcos, Rogério, Paulo, Eduardo e Robson.
“Está sendo diferente participar de uma caminhada de campanha política tão animada. E, ao mesmo, tempo poder agradecer pelos avanços que ele realizou aqui na Cidade Operária e áreas próximas do bairro”, destacou o líder comunitário Pedro Câmara.
Neste domingo (28), a coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL), promove uma carreta que sairá às 9h, da praça Maria Aragão. No local também estará previsto a adesivação de carros e veículos dos eleitores, simpatizantes e militantes do candidato à reeleição Edivaldo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Edivaldo inaugura comitê e faz caminhada no Vinhais



Por Jorge Aragão

O candidato à reeleição a Prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, e o seu vice na chapa, Júlio Pinheiro, participaram na tarde desta quinta-feira (25), no Vinhais, da mega caminhada “Todos com Edivaldo”. Depois de mais um evento marcado com a participação popular, os candidatos seguiram a pé até a Curva do 90, onde inauguram a sede do Comitê Central.
Na caminhada do Vinhais, que teve início às 16h, com concentração no Farol da Educação, repetiu-se o que vem acontecendo nas caminhadas anteriores. Um clima de festa cívica tomou conta dos moradores, que saem de suas residências e vão ao encontro de Edivaldo, a fim de conversar sobre questões que envolvam o bairro ou mesmo agradecer pelos avanços realizados na sua gestão.
“Temos trabalhado desde o início que chegamos na Prefeitura. Não foi fácil chegar até aqui. Tivemos muitas dificuldades, mas com bom planejamento, responsabilidade, hoje estamos colhendo os bons frutos. E tanto carinho que recebo nas caminhadas que vejo que estamos no rumo certo”, afirmou Edivaldo.
Para o candidato a vice-prefeito pela coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL), Júlio Pinheiro, por ter avançado em várias ações no Vinhais e, principalmente, em toda a cidade, Edivaldo tem o respaldo da população para conseguir se reeleger. “Basta ver in loco o afeto e carinho com que é recebido nas caminhadas que realizamos”, disse.
Comitê Central – Edivaldo e Júlio, acompanhado de candidatos a vereador e dezenas de militantes e moradores do Vinhais – após percorrerem cerca três quilômetros de caminhada – chegaram a pé na Curva do 90 (sentido-Vinhais/Cohafuma), onde inauguraram o Comitê Central de campanha da coligação “Pra Seguir em Frente”.
“Neste espaço todos serão bem-vindos e poderão levar nosso material de campanha para distribuir nos bairros. Quero agradecer a presença de todos nessa abertura do nosso Comitê Central da coligação “Pra Seguir em Frente. Vamos seguindo em frente rumo à vitória”, enfatizou Edivaldo.
No local o eleitor, militante ou simpatizante de Edivaldo terá acesso a todo material de divulgação. Também foi montado um call center, uma central de atendimento que enviará mensagens sobre a agenda do candidato e atenderá quaisquer dúvidas referente as eleições.
Além de funcionar como local oficial de distribuição de material, o espaço contará com uma equipe de adesivação de veículos, que atenderá das 8h às 22h. Todos os adesivos estarão de acordo com o que determina a nova legislação eleitoral.

São Luís começa a receber ônibus articulados e com ar-condicionado



Por Gilberto Léda

O secretário de Governo da Prefeitura de São Luís, Lula Fylho, apresentou hoje (25), em sua conta no Twitter, os novos ônibus que integrarão o sistema de transportes da capital.
“Os primeiros ônibus após a licitação do transporte público de nossa cidade começaram a chegar”, escreveu ele.
Exigência da licitação realizada realizada este ano, a renovação da frota deve garantir veículos maiores e com ar-condicionado (como o articulado das imagens acima).
Agora é acompanhar e cobrar para que os empresários não tentem flexibilizar as exigências com o tempo…

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Quatro pesquisas eleitorais em São Luís nos próximos dias


Por Jorge Aragão

A campanha eleitoral na capital maranhense deverá ser aquecida nos próximos dias, afinal entre os dias 28 e 30 de agosto, serão quatro pesquisas eleitorais, incluindo a primeira pesquisa IBOPE, para a disputa pela Prefeitura de São Luís.
O primeiro instituto a divulgar será o DATA M. Contratado pelo Sinduscom e TV Difusora, o DATA M registrou seu levantamento no dia 22 de agosto, sob o protocolo MA-02635/2016. A pesquisa ouvirá 1.000 eleitores entre os dias 25 e 27 de agosto e o resultado será divulgado no dia 28 de agosto.
Depois será a vez do instituto IMPAR divulgar sua pesquisa. O levantamento foi contratado pelo jornal O Imparcial, tendo sido registrado no dia 23 de agosto, sob o protocolo MA-020095/2016. As entrevistas, com os 1.100 eleitores, iniciaram no dia 18 e irão até hoje (25/08), sendo que o resultado só será divulgado no dia 29 de agosto.
O instituto PREVER também registou nova pesquisa na capital. Contratado pelo Blog do Luis Cardoso, o levantamento foi registrado no dia 24 de agosto, sob o protocolo MA-02350/2016. A pesquisa ouvirá 1.000 eleitores no período de 26 a 28 de agosto. O resultado será divulgado no dia 30 de agosto.
Entretanto, a maior expectativa é para a divulgação da primeira pesquisa IBOPE em São Luís. O instituto mais tradicional de pesquisa no Brasil, contratado pela TV Mirante, registrou o levantamento no dia 24 de agosto, sob o protocolo MA-08827/2016/ O IBOPE ouvirá 805 entrevistados no período de 25 a 30 de agosto. O resultado será divulgado no dia 30 de agosto pela própria TV Mirante.
Agora é aguardar e conferir, afinal as pesquisas irão mensurar o início da campanha eleitoral e o IBOPE poderá ainda medir o início da propaganda eleitoral no Rádio e na TV, que serão iniciadas nesta sexta-feira (26).

Justiça barra movimentação suspeita de R$ 8,9 milhões de Gil Cutrim em período vedado


Por Atual 7

A juíza eleitoral Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes, titular da 47ª Zona Eleitoral, barrou, nessa quarta-feira 24, a tentativa do prefeito de São José de Ribamar, Gilliano Fred Nascimento Cutrim, o Gil Cutrim (PDT), de movimentar R$ 8,9 milhões em pleno período eleitoral.
A decisão, em caráter limiar, foi proferida em atendimento a uma representação proposta pela coligação “Juntos Vamos Construir Ribamar” contra a coligação “Avante Ribamar”, Banco do Brasil S/A, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Gil Cutrim, por prática de transferência voluntária de recursos em período vedado pela legislação eleitoral. Ambas as coligações são compostas apenas de candidatos a vereador.
De acordo com o documento, o prefeito, que é ainda ainda presidente municipal do PDT, um dos partidos que compõem a coligação “Avante Ribamar”, firmou contrato de abertura de crédito com o Banco do Brasil e o BNDES, no dia 15 de julho, conforme publicado no dia 22 do mesmo mês, no Diário Oficial de São José de Ribamar. A operação contraria o artigo 73, VI, a, da Lei n.º 9.504/97, cujo teor veda a transferência voluntária de recursos, nos três meses que antecedem o pleito.
O dinheiro, diz a coligação “Juntos Vamos Construir Ribamar”, na ordem exata de R$ 8.937.243,78 (oito milhões novecentos e trinta e sete mil duzentos e quarenta e três reais e setenta e oito centavos), seria utilizado para fins eleitorais.
Em sua decisão, a magistrada entendeu que a movimentação financeira prejudicará a igualdade da disputa e o resultado útil do processo. Contudo, o pedido liminar foi deferido apenas em partes (baixe a íntegra), sendo determinado a suspensão imediata dos repasses oriundos do contrato de abertura de crédito fixo entre a Prefeitura de São José de Ribamar, o Banco do Brasil e o BNDES, até decisão final do mérito.
“É impossível desvencilhar a figura do Prefeito deste Município, o Sr. GILLIANO FRED NASCIMENTO CUTRIM, da coligação "AVANTE RIBAMAR", uma vez que ele é o presidente de um dos partidos que compõem a referida agremiação, o PDT, mesmo que este não esteja concorrendo a qualquer cargo eletivo”, diz trecho da decisão.
No caso de descumprimento, ficou fixada o pagamento de multa de R$ 1 milhão. O valor deve ser rateado igualmente entre o prefeito de São José Ribamar e os representantes do BB e do BNDES. Entre os pedidos não atendidos na liminar, mas que ainda podem ser atendidos na sentença, está o da condenação de Gil Cutrim e dos dois bancos ao pagamento de multa, além de cassação dos registros ou diplomas de todos os candidatos a vereador da coligação “Avante Ribamar”.
Com isso, todos os 32 candidatos a vereador em Ribamar pelo PDT, PP, PR e PRP estão sub judice, o que significa que eles podem participar da disputa, porém correm o risco de ter seus votos anulados pela Justiça Eleitoral.

Edivaldo faz caminhada na Ilhinha e recebe carinho dos moradores

Por Luís Cardoso

Um dia depois de ter deferida a sua candidatura pela Justiça Eleitoral, o prefeito e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Junior, participou na tarde desta terça-feira (23), de uma mega caminhada “Todos com Edivaldo” no bairro da Ilhinha. Bandeiraço, panfletagem, colagem de cartazes, descontração, charanga e acolhimento carinhoso dos moradores marcaram mais este ato de campanha da coligação “Pra Seguir em Frente”.
Caminhada de Edivaldo na Ilhinha (252)
Com concentração na Praça da Igreja do São Francisco, Edivaldo e o candidato a vice na chapa Júlio Pinheiro, deram início a caminhada as 17h, seguidos por uma multidão formada de moradores da Ilhinha, lideranças, candidatos a vereador e de militantes dos 12 partidos, que fazem parte da coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, PEN, DEM, PTC, PSC, PROS, PT, PTB, PRB, PR e PSL).

Por onde passava a caminhada até o ponto de dispersão, no campo de futebol Beira-Rio, Edivaldo era requisitado a ir de casa em casa e falar com os moradores: idosos, jovens, crianças que queriam abraçar-lhe, como forma de retribuir as ações feitas no bairro.
“Fizemos um bom planejamento e hoje estamos colhendo os bons frutos. Não foi fácil chegar até aqui, mas com muito trabalho e honestidade estamos conseguindo mudar a vida das pessoas aqui na Ilhinha. ”, afirmou o prefeito Edivaldo, o primeiro em São Luís a ter sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral.
Caminhada de Edivaldo na Ilhinha (451)
Ações desenvolvidas nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, mobilidade urbana fazem da gestão de Edivaldo voltada à população mais carente, moradores de bairros periféricos, antes esquecidos por administrações anteriores. É o caso da Ilhinha que recebeu várias ações, entre elas, de pavimentação urbana.

A cada encontro com os moradores da Ilhinha, percebia-se a satisfação dos populares que carinhosamente abraçava e beijava Edivaldo. “Queremos que ele continue ajudando a Areinha”, disse Jodson José de Almeida. “Não tem melhor para São Luís”, completou Maria das Graças de Oliveira.
ADESIVAÇÃO
Aos interessados em colocar adesivos do candidato Edivaldo nos veículos, a coligação “Pra Seguir em Frente” comunica que já existem dois locais de atendimento. O primeiro fica na Avenida dos Holandeses, em frente ao Supermercado Maciel, próximo ao antigo Shpping do Automóvel.
O segundo está localizado na Curva do 90 num prédio de canto, onde funcionava a loja de automóveis Cherry, sentido Vinhais-Cohafuma. O horário de funcionamento, nos dois Comitês de Adesivação, será das 8h às 22h. Todos os adesivos estarão de acordo com o que determina a nova legislação eleitoral.

Senado começa a julgar hoje processo de impeachment de Dilma


Por Agência Brasil
Brasília - Plenário do Senado antes do inicio da Ordem do dia (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Brasília - Plenário do Senado começa a ouvir testemunhas na fase final do julgamento do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma RousseffFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil





















O julgamento do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff começa hoje (25) às 9h com o depoimento de testemunhas. Serão ouvidas inicialmente as duas testemunhas arroladas pela acusação: o procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU),  Júlio Marcelo de Oliveira, e o auditor do TCU Antônio Carlos Costa D'Ávila.

Em seguida, a previsão é de que sejam ouvidas duas das seis testemunhas arroladas pela defesa. Os advogados de Dilma Rousseff convocaram o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, a ex-secretária de Orçamento Federal Esther Dweck, o ex-secretário executivo do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa, o professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro e o professor de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Geraldo Prado.

Amanhã (26) deverão ser ouvidas as quatro últimas testemunhas. Se não houver tempo de ouvir as quatro primeiras até a noite de hoje, os depoimentos de uma parte delas podem ser transferidos para esta sexta, fazendo com que a primeira fase do julgamento seja concluída somente no fim de semana.

Os senadores poderão fazer perguntas à vontade, mas os líderes da base aliada do presidente interino Michel Temer já orientaram os demais parlamentares a evitar perguntas repetidas e a dar preferência para as lideranças partidárias, de modo a tentar agilizar os depoimentos.

Na segunda-feira (29),  às 9h, começará o depoimento da presidenta afastada Dilma Rousseff. Ela poderá falar livremente por 30 minutos e depois ficará à disposição para responder às perguntas dos senadores.

Após o depoimento de Dilma, começará o debate entre a defesa e a acusação.  Os advogados da acusação começarão falando por uma hora e 30 minutos. Depois será a vez de a defesa falar por igual período. Pode haver ainda réplica e tréplica de uma hora cada.
Na terça-feira (30), os senadores devem começar a discutir se Dilma praticou crime de responsabilidade. Cada um dos inscritos terá 10 minutos para falar, sem direito a prorrogação.

Ao final, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, questionará os parlamentares se eles consideram que a presidenta afastada cometeu crime de responsabilidade por editar decretos de suplementação orçamentária e por tomar empréstimo de instituição comandada pela União. Dois senadores favoráveis e dois contrários farão encaminhamentos por cinco minutos cada e o painel será aberto para a votação.

A votação será aberta e nominal. A expectativa é de que o resultado seja divulgado na noite de terça, mas o julgamento pode se prolongar até quarta -feira.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Luís Fernando dispara em São José de Ribamar!


https://www.facebook.com/luisfernandoredes/?fref=ts

Entre na campanha Luis Fernando 45!
Desenvolvimento outra vez!


#juventudesjr
#tocomluisenaoabro

CAMINHADA NA VILA ROSEANA





Vereador de Governador Nunes Freire é executado


Por Jorge Aragão

O vereador de Governador Nunes Freire, Esmilton Pereira dos Santos, de 45 anos, foi executado ao chegar a sua residência, num povoado da cidade. O crime aconteceu por volta das 22h30.
A violência foi tamanha que, segundo informações da própria Polícia Militar, foram encontradas mais de 15 perfurações de bala no corpo do vereador Esmilton. O parlamentar que estava no seu quarto mandato e buscava reeleição pertencia ao PRB.
Apesar de ser natural de Lago Verde, Esmilton fez carreira política em Governador Nunes Freire. O parlamentar era conhecido como o vereador dos pescadores. Esmilton, segundo seus dados junto a Justiça Eleitoral, era solteiro e pretendia gastar algo em torno de R$ 10 mil para tentar sua nova reeleição.
Ao que tudo indica, infelizmente, foi mais um crime de encomenda praticado no Maranhão. Entretanto, resta saber se a execução do vereador Esmilton tem algo a ver com a política partidária, afinal estamos em ano eleitoral e em plena campanha.
Segundo – O curioso é que em 2014, outro vereador de Governador Nunes Freire foi assassinado. No dia 10 de março, morreu o vereador Paulo Lopes Sales (PT), 36 anos, após ter sido encontrado com várias fraturas no crânio, por suposto espancamento, na BR-316, entre Governador Nunes Freire e Maracaçumé, no dia 1º de março.
Naquela oportunidade, a Direção Estadual do PT, através do presidente Raimundo Monteiro, levantou a possibilidade de crime político.

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de São Luís para esta quarta-feira


Por Neto Ferreira

Confira abaixo a agenda de compromissos de campanha de cada candidato a prefeito de São Luís:
Wellington do Curso (PP)
8h – Grava programa eleitoral para TV
17h – Participa da inauguração do comitê da vereadora Luciana Mendes (PP)
Local: Avenida dos Holandeses, N° 1001, Retorno do Olho D’Agua.
Eliziane Gama (PPS)
09h – Compromissos Parlamentares
16h – Caminhada São Bernardo / Vila Brasil
19h – Reunião com Candidatados a Vereador
Rose Sales (PMB)
Manhã -Atendimento a apoiadores / Sessão plenária
Tarde – Reunião estratégica com coordenação da campanha.
Noite – Adesão política, Dr. BENTIVI a candidatura da prefeita Rose Sales.
Valdeny Barros (PSOL)
12h – Participação em entrevista ao vivo em TV local (TV Difusora – Programa NA HORA D)
19h – Gravação de programa para TV e Rádio.
Fábio Câmara (PMDB)
10h – Expediente na Câmara de São Luís
15h15 – Reunião com lideranças evangélicas da Vila Luizão
17h00 – Reunião com lideranças da área Itaqui-Bacanga
19h30 – Encontro com grupo de jovens da Igreja Adventista do bairro Vicente Fialho.
Edivaldo Holanda Júnior (PDT)
Manhã – Reúne com lideranças
Tarde – Caminhada no Residencial Paraíso
Concentração as 16:0h – Av. Pianco – Entrada Residencial Paraíso
INÍCIO: as 17:00h no Res. Resende Rua 30,
Na Rua São Mateus – Dispersão no Posto Médico.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

E tome caminhada. Hoje foi a vez da Ilhinha


Por Jorge Aragão

Um dia depois de ter deferida a sua candidatura pela Justiça Eleitoral, o prefeito e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Junior, participou na tarde desta terça-feira (23), de uma mega caminhada “Todos com Edivaldo” no bairro da Ilhinha. Bandeiraço, panfletagem, colagem de cartazes, descontração, charanga e acolhimento carinhoso dos moradores marcaram mais este ato de campanha da coligação “Pra Seguir em Frente”.
Com concentração na Praça da Igreja do São Francisco, Edivaldo e o candidato a vice na chapa Júlio Pinheiro, deram início a caminhada as 17h, seguidos por uma multidão formada de moradores da Ilhinha, lideranças, candidatos a vereador e de militantes dos 12 partidos, que fazem parte da coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, PEN, DEM, PTC, PSC, PROS, PT, PTB, PRB, PR e PSL).
Por onde passava a caminhada até o ponto de dispersão, no campo de futebol Beira-Rio, Edivaldo era requisitado a ir de casa em casa e falar com os moradores: idosos, jovens, crianças que queriam abraçar-lhe, como forma de retribuir as ações feitas no bairro.
“Fizemos um bom planejamento e hoje estamos colhendo os bons frutos. Não foi fácil chegar até aqui, mas com muito trabalho e honestidade estamos conseguindo mudar a vida das pessoas aqui na Ilhinha”, afirmou o prefeito Edivaldo, o primeiro em São Luís a ter sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral.
Ações desenvolvidas nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, mobilidade urbana fazem da gestão de Edivaldo voltada à população mais carente, moradores de bairros periféricos, antes esquecidos por administrações anteriores. É o caso da Ilhinha que recebeu várias ações, entre elas, de pavimentação urbana.
A cada encontro com os moradores da Ilhinha, percebia-se a satisfação dos populares que carinhosamente abraçava e beijava Edivaldo. “Queremos que ele continue ajudando a Areinha”, disse Jodson José de Almeida. “Não tem melhor para São Luís”, completou Maria das Graças de Oliveira.
Adesivação – Aos interessados em colocar adesivos do candidato Edivaldo nos veículos, a coligação “Pra Seguir em Frente” comunica que já existem dois locais de atendimento. O primeiro fica na Avenida dos Holandeses, em frente ao Supermercado Maciel, próximo ao antigo Shpping do Automóvel.
O segundo está localizado na Curva do 90 num prédio de canto, onde funcionava a loja de automóveis Cherry, sentido Vinhais-Cohafuma. O horário de funcionamento, nos dois Comitês de Adesivação, será das 8h às 22h. Todos os adesivos estarão de acordo com o que determina a nova legislação eleitoral.

Edivaldo abre semana com caminhada na Vila Riod


Por Jorge Aragão

Disposto a se reeleger e avançar nas ações realizadas em São Luís, o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) inicia a semana participando de mais uma caminhada “Todos com Edivaldo”. Agora foi a vez dos moradores e lideranças comunitárias da Vila Riod que, na tarde desta segunda-feira (22), no encontro com o candidato à reeleição, demostraram gratidão pela gestão que Edivaldo vem realizando na cidade.
De acordo com Edivaldo, as caminhadas são momentos muitos importantes, porque se trata de um encontro com o morador, eleitor – uma espécie de prestação de contas. Nelas, o atual prefeito de São Luís escuta, discute sobre as ações e programas que podem se feitos no bairro.
“Na nossa gestão temos o programa São Luís Para Todos, no qual reunimos os moradores na ‘Mesa de Diálogo’. As caminhadas representam momentos de celebração, reconhecimento e de firmar novos compromissos. Temos várias ações aqui na Vila Riod. Aqui, sempre sou recebido com carinho”, disse Edivaldo.
Como tem ocorrido nas caminhadas já realizadas, os moradores saem de suas residências e vão ao encontro de Edivaldo. Um breve bate-papo se estabelece e logo em seguida vem o abraço, seguido de um carinhoso beijo. Sem falar dos pedidos de fotos com o candidato.
“Edivaldo é carismático, honesto, um político que gosta de ouvir a população. Único prefeito que vai aos bairros e olhou para a Vila Riod. Tem que governar São Luís de novo!”, disse a moradora Maria Edileuza, 58 anos.
No bairro da Vila Riod, a atual gestão da Prefeitura de São Luís realiza obras de urbanização que envolvem 33 ruas, sendo 28 ruas asfaltadas e cinco ruas com pavimentação do tipo bloquete. O pacote de serviços inclui também a drenagem superficial, com meio fio e sarjeta, e a construção e recuperação de drenagem profunda – galerias e bocas de lobo. Os serviços se estendem também pela Santa Clara e Janaína.