terça-feira, 31 de maio de 2016

Banco terá prazo para ressarcir saque de nota falsa


Fonte: Portal Brasil 
Com o objetivo de diminuir fraudes e dar mais proteção aos clientes, o Banco Central definiu regras para diminuir a circulação de moeda suspeita de ser falsa. A partir de agora, a instituição financeira terá prazo para fazer trocas de moedas falsas nos casos em que o consumidor tiver sacado em máquinas automáticas ou no caixa físico.
As normas, que foram aprovadas nesta terça-feira (31) pelo Banco Central, também definem penalidades no caso desses prazos serem descumpridos. “Essa medida vem na esteira de outras adotadas ao longo dos últimos dez anos e que diminuíram o nível de falsificações”, afirmou Marcelo Cota, chefe de gabinete do Diretor de Administração do BC.
O técnico relatou ainda que nos Estados Unidos o nível de falsificações é pequeno e  que o Brasil quer se aproximar desse patamar: lá, para cada 1 milhão de cédulas, 50 são fraudadas; no Brasil esse total é de 75 para cada 1 milhão.
Proteção
Segundo ele, essa resolução vai ser complementada pelo BC e vai trazer a proteção ao cliente bancário quanto ao prazo para receber resposta se o dinheiro é falso ou não.
“Isso deve gerar mais ações preventivas e cuidar para que cédulas e moedas sejam legítimas”, observou Cota. As novas regras ainda devem dar mais agilidade às investigações da Polícia Federal.
Nos últimos dez anos, de acordo com o técnico do BC, o Brasil tem reduzido o número de notas falsas apreendidas e, agora, o País começa a ser aproximar de patamares mais próximo das economias desenvolvidas.
“Neste ano não tivemos nenhum registro de que um cliente tenha sacado nota falsa em ATM (caixa eletrônico). Se isso eventualmente ocorrer, o cliente pode ser imediatamente ressarcido”, explicou.

Justiça determina retorno dos professores às salas de aula


Da Redação - Agência São Luís
O Tribunal de Justiça do Maranhão determinou nesta terça-feira (31) a imediata suspensão da greve dos professores municipais, deflagrada pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), bem como o retorno dos docentes às salas de aulas, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). A decisão foi do desembargador Lourival Serejo, relator da ação, que deferiu o pedido liminar no bojo da Ação Declaratória proposta pelo Município de São Luís.
Conforme afirmou o desembargador relator, a greve foi deflagrada quando ainda existia a possibilidade de negociação dos direitos e deveres das partes. Na decisão liminar, Serejo afirmou que a Prefeitura demonstrou que está disponível ao diálogo para solucionar a situação. Ele também destacou a possibilidade de "dano irreparável" aos estudantes matriculados nas escolas da rede municipal caso o movimento seja prolongado.
"Demonstrado que o município está aberto a negociações, fica esvaziado o motivo para deflagrar de forma imediata a greve dos servidores públicos da rede municipal de ensino (...) a suspensão dos serviços de ensino retarda o calendário escolar, podendo ocasionar, inclusive, a perda do ano letivo de crianças e adolescentes", justificou o desembargador Lourival Serejo em sua decisão.
DIÁLOGO
Para o procurador Geral do Município, Marcos Braid, o Sindeducação sabe que o município sempre manteve um espaço democrático para que sejam discutidas questões referentes aos direitos do funcionalismo municipal. "Continuamos dispostos a seguir no diálogo, a fim de que encontremos uma melhor decisão que respeite tanto o interesse da classe como o de milhares de alunos que estão sem aulas", afirmou.
Na ação proposta, o município destacou os benefícios obtidos pela categoria de professores ao longo dos últimos anos, como o reajuste acumulado de 28,43% desde 2013, superior ao do salário mínimo e da inflação; a regularização da situação funcional dos servidores, com a implantação de milhares de direitos estatutários e a concessão de mais de 400 aposentadorias, cujos processos estavam parados há anos e ganharam celeridade na atual gestão. Além disso, demonstrou a ausência de edital de convocação da Assembleia em órgão da imprensa, conforme dita o estatuto do próprio sindicato.  Para o ano de 2016, a prefeitura propõe ao sindicato dos professores reajuste de 10,67%. 

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Edivaldo inaugura nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Filipinho


Da Redação - Agência São Luís
Prefeito Edivaldo inaugura nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no FilipinhoO prefeito Edivaldo inaugurou nesta segunda-feira (30), a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Luís. Totalmente reestruturada, com melhor logística de atendimento e mais equipamentos, a nova Central do Samu - instalada na Av. João Pessoa, Filipinho – receberá as chamadas feitas de toda a Região Metropolitana da Grande Ilha e, para isto, disponibilizará equipes que trabalharão em turnos de 24 horas. O processo de ampliação do atendimento do Samu atende à política de reestruturação da rede municipal de saúde, determinada pelo prefeito Edivaldo.
No ato de entrega da nova sede do Samu, o prefeito destacou a ampliação do serviço e enfatizou que o atual quadro na área em nada lembra a situação encontrada por ele quando assumiu a gestão municipal.
"No início da nossa gestão, encontramos apenas duas ambulâncias do Samu funcionando. Uma situação lastimável, que provocava um grande gargalo no atendimento móvel na nossa cidade e deixava a população à mercê de um serviço deficitário e lento. No decorrer da nossa gestão, ampliamos esse número em mais de cinco vezes e temos melhorado de forma significativa toda a estrutura do atendimento, desde o recebimento das chamadas até o deslocamento e o atendimento médico socorrista com profissionais altamente qualificados", disse o prefeito Edivaldo.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a localização da nova sede foi definida em conjunto com os profissionais do Samu. O local foi escolhido por ser considerado estratégico para os deslocamentos, por ser um ponto com acessos para a maior parte dos bairros da capital. ''Mudar a realidade do Atendimento Móvel de Urgência da capital era uma prioridade do prefeito Edivaldo, que sempre dedicou atenção especial ao setor. Sem dúvida, é um avanço gigantesco para a área da saúde, que agora conta com uma logística de atendimento melhorada e com mais agilidade'', afirmou Helena Duailibe.
NOVAS BASES
De acordo com Helena Duailibe, nos próximos meses outras cinco bases descentralizadas do Samu serão instaladas na capital, para proporcionar ainda mais rapidez no atendimento às solicitações. As bases funcionarão nos bairros Cidade Olímpica, Distrito Industrial, São Bernardo, Cohab e na antiga sede do serviço, na área Itaqui-Bacanga. A instalação das bases descentralizadas representa um ganho importante para a população, garantindo o atendimento urgente a casos agudos de natureza clínica, obstétrica, traumática, pediátrica e psiquiátrica. Também vai funcionar, na nova sede do Samu, a Central de Regulacão 192, para recebimento de chamadas de todos os municípios da Região Metropolitana de São Luís.
Além da maior facilidade de acesso, maior estrutura física e mais equipamentos para a atividade, as equipes do Samu - compostas por médicos, enfermeiros e técnicos socorristas - têm apoio de ambulâncias que oferecem suporte avançado, atuando como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis. O sistema conta ainda com duas motolâncias e um veículo de intervenção rápida, destinado à condução, com mais agilidade, de equipamentos médicos de maior complexidade, e ao transporte da equipe de profissionais para locais de ocorrências graves.

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir de hoje


Agência Brasil
unb
Sisu oferece 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano.
Começam hoje (30) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições são feitas pela internet, no site do Sisu

Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram 0 na redação. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho.


Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas a ações afirmativas.  Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Uma vez por dia é divulgada a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho.  Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho.

domingo, 29 de maio de 2016

Edivaldo entrega obras de Urbanização no Jardim São Raimundo


Da Redação - Agência São Luís
Prefeito Edivaldo entrega obras de Urbanização no Jardim São RaimundoO prefeito Edivaldo fez a entrega oficial na noite deste sábado (28) no Jardim São Raimundo, das obras de urbanização que contemplaram 100% das ruas do bairro, beneficiando assim mais de 900 famílias da localidade. Além da pavimentação os, serviços incluíram reforço de drenagem e iluminação. Centenas de moradores prestigiaram o ato de entrega das obras.
Em seu discurso aos moradores, Edivaldo destacou a importância das obras para a população do Jardim São Raimundo. O prefeito Edivaldo lembrou que, que antes da pavimentação as ruas viravam lamaçais no período das chuvas e os moradores tinham dificuldade de transitar pelo bairro. Para Edivaldo, os moradores agora ganham um bairro totalmente transformado, além de uma vida mais digna e com qualidade.
"Planejamento, trabalho e responsabilidade: este tem sido o lema que trago comigo desde que assumi a Prefeitura de São Luís, cidade que tanto amo. E nesse momento honro mais este compromisso, que é uma grande realização da nossa gestão e é um benefício inédito para os moradores do São Raimundo: a entrega da todas essas ruas urbanizadas e pavimentadas", afirmou.

Segundo explicou o titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, as obras propiciam melhorias no aspecto ambiental, social e econômico, além de mais mobilidade e qualidade de vida para a população, assim como dignidade para os moradores. "O Prefeito Edivaldo entregou asfalto e cidadania às pessoas que moram Jardim São Raimundo. Onde antes era um local abandonado sem nenhuma infraestrutura, proporcionamos mobilidade urbana e qualidade de vida", enfatizou.
O Jardim São Raimundo tem 21 anos de fundação e recebeu pela primeira vez serviços de infraestrutura urbana. As intervenções foram coordenadas pela Semosp e incluíram serviços de pavimentação asfáltica, drenagem superficial com colocação de meio-fio e calçada.
Além do Jardim São Raimundo, um pacote de obras de urbanização realizado pela Prefeitura de São Luís na área do São Raimundo inclui bairros como Pontal da Ilha; Residencial 12 de outubro; Vila Cascavel, Vila Magril, Vila Vitória e Vila Cotia. Todas essas intervenções são em áreas que nunca haviam recebido qualquer tipo de urbanização e agora recebem, pela primeira vez, serviços de infraestrutura, reforço na iluminação e, em alguns casos, obras de drenagem.
Para o líder comunitário José do Poço, o prefeito Edivaldo tornou realidade um antigo sonho da comunidade da Região do São Raimundo: o de propiciar autoestima aos moradores. "Muitos falaram, prometiam, mas somente o prefeito Edivaldo fez pelo São Raimundo. Obras que mudaram a vida dos moradores, que estão felizes e mais confiantes para um futuro melhor para São Luís".
A recepção carinhosa de centenas de moradores foi o destaque na visita do prefeito Edivaldo, que ainda percorreu as principais ruas do bairro e conversou com a população. Edivaldo foi bem recepcionado pelos moradores, que agradeceram pelos serviços.
Um dos momentos marcantes da visita ao Jardim São Raimundo, foi quando o prefeito Edivaldo esteve na casa da dona de casa Maria da Purificação Mendes, de 51 anos, moradora há 19 anos no local. Na sala de sua residência ela guarda até hoje um pôster de mais de um metro do então candidato Edivaldo a vereador, na campanha eleitoral de 2004.
"Sempre confiei no Edivaldo por ser um homem honesto que sempre honrou seus compromissos. Ele é ético, não engana a população e por isso é o melhor prefeito de São Luís, basta ver as maravilhas que está fazendo aqui no Jardim São Raimundo", disse Maria da Purificação.
Estiveram presente a solenidade de entrega das obras os secretários municipais Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Gustavo Marques (Projetos Especiais), Júlio França (Esporte e Lazer), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Conceição Castro (Comunicação); Hélio Soares (Articulação Política), Marlon Botão (Cultura); os vereadores Osmar Filho (líder do governo) e Josué Pinheiro; e as lideranças comunitárias Adriana Batista, Jeferson Andrade, Pedro Chão, Jonas Monroe, Vagner Morais, Manoel de Jesus, Paulo Barros, entre outros.
FALA, POVO!
"Está de parabéns o prefeito Edivaldo que mostrou ser um político que cumpre com a sua palavra. Os moradores do São Raimundo agradecem por essas melhorias que há muito tempo pediam". Raimundo Nonato de Oliveira, 34 anos, vigilante.
 "Quem esteve no Jardim São Raimundo há um ano atrás via só lama, sujeira e escuridão. Hoje, graças ao prefeito Edivaldo, temos asfalto na porta de casa e podemos andar por suas ruas com tranquilidade". Luiza Cristina, 42 anos, cabeleireira.

sábado, 28 de maio de 2016

Terceira parcela do IPTU pode ser paga até terça–feira (31) sem juros e multas


Da Redação - Agência São Luís
Vence na próxima terça-feira (31), o prazo para pagamento, sem juros e multas, da 3ª parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) de 2016. O pagamento até esta data poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, nas casas lotéricas ou correspondentes bancários autorizados.
O contribuinte que não recebeu o carnê poderá acessar o link do IPTU 2016 no site da Secretaria Municipal da Fazenda - www.semfaz.saoluis.ma.gov.br - e emitir a guia de recolhimento.
Outra opção é comparecer ao setor de atendimento da Semfaz, localizado na Avenida Kennedy, 1455 – Bairro de Fátima, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h e solicitar a segunda via.
DÉBITOS ANTERIORES
Os contribuintes pessoas físicas e jurídicas em débito com o fisco municipal podem parcelar a qualquer tempo suas dívidas com o município, conforme disposição no Decreto nº 47.500, de 08 de outubro de 2015.
Para aderir ao parcelamento, o contribuinte deve verificar previamente o valor da dívida e quitar 20% do valor à vista. Somente após a confirmação do pagamento do referido valor será homologado o parcelamento. O restante do débito poderá ser dividido em até 24 parcelas.

Polícia Federal apoiará investigações de estupro coletivo de adolescente no Rio de Janeiro

Durante encontro na tarde desta sexta-feira (27) com o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, ofereceu apoio da Polícia Federal para solucionar o caso de estupro que ocorreu na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Hoje, mais cedo, o presidente interino Michel Temer publicou nota de repúdio ao crime.
"A pedido de (Michel) Temer, nos colocamos à disposição para prestar apoio. A PF está à disposição para apurar, além da Polícia Civil de São Paulo", disse o ministro.  
A reunião foi marcada depois que uma jovem de 17 anos foi estuprada na semana passada por mais de 30 homens na Zona Oeste do estado. O grupo filmou o abuso e divulgou as cenas em rede sociais que mostram a moça desacordada, nua e com sinais de violência. A postagem foi seguida de diversos comentários machistas, o que gerou reações de repúdio ao crime. O caso foi denunciado à Polícia Civil, que investiga os estupradores.  
Beltrame, por sua vez, afirmou que "até agora ninguém foi preso porque faltaram detalhes jurídicos". Ele lembrou que o estado prestou assistência à vítima, mas, segundo ele, ela ainda não manifestou se vai optar pela proteção.
Programa de combate à violência contra a mulher
Segundo Morais, na terça-feira (31) será anunciado um novo departamento dentro da Polícia Federal para tratar da violência contra a mulher. "Vamos trabalhar no lançamento de um programa que combate a violência doméstica, homicídios e estupros. Vamos consolidar um plano nacional sob a coordenação da PF e da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça", destacou Moraes.
Na mesma data haverá reunião com os secretários de segurança pública de todo País para discutir medidas efetivas para combater a violência contra a mulher. 
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Mais um ataque a ônibus registrado em São Luís


Por Gilberto Léda



Foi registrado na tarde de hoje (27) mais um ataque a ônibus em São Luís.
Desta vez o alvo dos criminosos foi um veículo na Santa Bárbara.
Segundo as primeiras informações, quatro homens em duas motos tentaram atear fogo no coletivo da linha Cajupe, que estava no ponto final.

Rio 2016 lança álbum de figurinhas dos Jogos Olímpicos


Com 60 páginas e 374 figurinhas, o álbum oficial dos Jogos Rio 2016 foi lançado nesta quarta-feira (25), no Rio de Janeiro. O produto estará nas bancas a partir de 3 de junho e custará R$ 6,90. O pacote com cinco cromos será vendido a R$ 1,25. O álbum apresenta o histórico dos Jogos em infográfico, aborda os principais símbolos olímpicos, dá informações dos locais de competição e contempla todos os esportes olímpicos e paralímpicos.
“Foi um trabalho envolvendo o Rio 2016, a Panini (editora), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Queríamos algo didático e ao mesmo tempo divertido, então nos preocupamos com a qualidade da informação. Foi um trabalho que começou há 18 meses”, explicou Sylmara Multini, diretora de Licenciamento, Varejo e Concessões do Rio 2016.
“A ideia é aprender sobre cada atleta, sobre cada modalidade. O objetivo é trazer engajamento. A gente espera que, com o lançamento do álbum, os Jogos Olímpicos comecem de verdade. As crianças vão levar para as escolas, vão começar a falar dos atletas, das modalidades, esse é o objetivo”, completou o presidente da Panini Brasil, José Eduardo Martins. O álbum será vendido só no Brasil e as figurinhas são exclusivas de atletas brasileiros, ainda que ícones internacionais do esporte estejam 
O ginasta Diego Hypolito disse que fazer parte do álbum é uma honra e que vai achar tempo, entre os treinos, para colecionar as figurinhas. “Eu sou um colecionador, na Copa do Mundo eu tinha dois álbuns. Fazer parte disso me deixa honrado. A criançada vai entender um pouco mais das modalidades, querer achar as que faltam. E virei figurinha repetida!”, brincou Diego Hypolito.
Dividindo espaço
O fato de incluir esportes paralímpicos é considerado uma vitória para Wanderson de Oliveira, meia do futebol de 7, duas vezes eleito o melhor jogador do mundo (2009 e 2013). “É um momento especial para o esporte paralímpico, poder dividir espaço com o esporte olímpico. As pessoas vão conhecer um pouco mais dos atletas. É gratificante. Antigamente colecionávamos figurinhas dos campeonatos nacionais, e, hoje, ver a nossa figurinha é maravilhoso. E acho que traz mais torcedores para gente, que com certeza vamos precisar nos Jogos Paralímpicos”, afirmou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Edivaldo entrega Praça V totalmente reformada aos moradores da Cohab


Da Redação - Agência São Luís
Prefeito Edivaldo entrega Praça V totalmente reformada aos moradores da CohabO prefeito Edivaldo entregou aos moradores da Cohab, na noite desta quarta-feira (25), a Praça V, no bairro Cohab Anil II. É a 16ª praça da cidade que, após restauração, é entregue à população pela prefeitura de São Luís. A reinauguração do espaço é parte das ações que vem sendo realizadas na atual gestão para restauração de logradouros da cidade que se encontravam danificados. Edivaldo foi recebido pelos moradores do bairro com grande entusiasmo e reconhecimento pelo trabalho concluído.
"Estamos trabalhando arduamente por São Luís. Desde o primeiro dia da nossa gestão começamos um intenso planejamento de melhorias para nossa cidade, e estamos colhendo os bons frutos desse trabalho realizado. Esta praça é um novo espaço de convívio social para os moradores da Cohab e da região. Aqui eles poderão se reunir para conversar e praticar esportes", disse o prefeito Edivaldo.
Segundo Edivaldo, os projetos de reestruturação de praças estão sendo elaborados com participação efetiva da população, ressaltando aspectos paisagísticos que contribuam diretamente para a saúde dos frequentados. "Esta é uma obra sólida, um espaço de convivência importante para este bairro, que agora foi valorizado com a contribuição da Prefeitura de São Luís", completou.
Localizada entre as duas importantes avenidas do conjunto residencial construído na década de 70, a recuperação da Praça V foi coordenada pelo Instituto de Paisagismo Urbano (Impur). A reforma da praça era uma antiga solicitação da comunidade que reclamava da ocupação indevida. O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, afirmou que o prefeito Edivaldo já determinou a continuidade e ampliação das ações nessa área. "A Prefeitura de São Luís está investindo na reestruturação de espaços de lazer e integração da comunidade em diversos bairros de São Luís. Até agora, já foram entregues 16 praças e esse número vai crescer mais ainda até o final do ano", disse Borralho.
ESTRUTURA
A nova Praça V conta com espaços de lazer e convivência; instrumentos para prática de educação física e atividades esportivas, como academia ao ar livre; nova iluminação pública; mesa de integração para a comunidade; e jardins em todo o espaço. A praça também conta com rampas de acessibilidade e área para 25 vagas de estacionamento, garantindo, assim, mais conforto às famílias que visitam o espaço público.
"Aqui havia uma quadra que com o passar dos anos foi desaparecendo e cedendo lugar para um aglomerado de barracas comerciais. Aos poucos foram se deteriorando as construções do que seria uma praça, como as plantas e canteiros.", lembra a presidente do Comitê Movidos pela União, Narcisa Rocha, que deverá zelar pela conservação do espaço recém-entregue à comunidade.
A pastora Eudinéia Sales enfatizou a importância da praça para o bairro e saúde da população. "Esta é uma importante contribuição que o prefeito Edivaldo está dando para melhoria da qualidade de vida dos moradores e da cidade de São Luís", disse.
A Prefeitura já recuperou as praças do Pantheon (Centro), Praça do Circo Escola (Cidade Operária); as praças da Camboa e Carlos Chaib (Camboa); Praça José de Ribamar dos Santos Corrêa (no bairro Rio Anil); Praça da Roxinha (Ipase de Baixo); Renascer e Ruy Frazão, (Cohab); as praças Verão, Jackson Lago e das Árvores (Cohatrac); Praça Irmã Gabriella Torselli, no bairro Turu; a praça Nossa Senhora das Graças (Coradinho); Praça do Letrado (Vinhais) e a primeira etapa da reforma da Praça do Pescador, no Portinho
Os vereadores Antônio Isaías Pereirinha e Professor Lisboa prestigiaram a inauguração da praça. Pereirinha manifestou sua satisfação com a recuperação do espaço de convivência social e de lazer que o bairro da Cohab ganhou com a recuperação da Praça V. "Este espaço estava totalmente tomado pelo comércio, não mais permitindo que os moradores desfrutassem de momentos de descanso e lazer. Esta é uma bela ação do poder municipal", destacou o ex-presidente da câmara legislativa do município.
Também prestigiaram a inauguração do novo espaço os secretários municipais Conceição Castro (Secom); Fátima Ribeiro (Semsa), Gustavo Marques (Sempe), Marlon Botão (Secult), entre outros integrantes da equipe do prefeito Edivaldo.
COMITÊ GESTOR DE PRAÇAS
Criado em 7 de junho de 2015, o Comitê da Cohab "Movidos pela União" tem se dedicado, desde sua origem, a acompanhar a execução da obra da reforma da Praça V. Composto por 19 pessoas, o comitê administra ainda quatro espaços e áreas de convivência situadas na Cohab.
A presidente do Comitê Movidos pela União, Narcisa Rocha é moradora da Cohab Anil II desde a inauguração do bairro. Para ela, a recuperação da Praça V beneficia, além dos moradores dos bairros vizinhos, toda a cidade de São Luís. 
"Com o abandono e a falta de investimento, assistimos a praça se deteriorar com o passar dos anos. Sem manutenção e nenhum investimento, o espaço foi se descaracterizando aos poucos. As pessoas não identificavam este espaço aqui como praça", disse Narcisa.
O prefeito Edivaldo destacou a importância do comitê gestor na manutenção da praça. "O comitê é mais um instrumento público com que a população de São Luís conta para efetivamente participar da administração da cidade", disse.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Prefeitura de São Luís assina pacto pela Educação Integral



Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), a Fundação Itaú Social e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizaram o Seminário Construindo Caminhos para a Educação Integral em São Luís, nesta segunda-feira (23), no Auditório Alberto Abdalla – FIEMA. O evento teve como objetivo principal refletir a educação para além da escola, articulando diversas instituições na construção de redes que se co-responsabilizem pelo desenvolvimento integral das crianças e dos jovens através da assinatura do Pacto em defesa da educação pública de qualidade.

O início do seminário foi marcado pelas apresentações culturais "Barulho Literário", do Grupo Rede Leitora Terra das Palmeiras, e do balé das crianças do Programa Mais Educação, do Anexo da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Hortência Pinho (Coqueiro). A programação do encontro contou com palestras, roda de conversa, mesa de diálogo, socialização de experiências, debate e questionamento, propondo uma educação de referência para a formação integral de crianças, jovens e adultos.

O encontro foi destinado para gestores e coordenadores pedagógicos, professores, representantes das unidades de ensino da rede municipal de São Luís, coordenadores comunitários e monitores do Programa Mais Educação, representantes das organizações não governamentais e gestores e técnicos de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou que a gestão do prefeito Edivaldo se preocupa com a formação de cidadãos, e que o modelo de escola com educação em tempo integral permite esta realização através de diversas atividades didáticas. "Não se pode falar em melhoria da qualidade da educação sem falar em tempo integral. Os programas que fomentam a permanência do estudante na escola são de extrema importância, porque além de ocupar o tempo de nossos adolescentes, oferecem a eles oportunidade de desenvolver competências e habilidades por meio do esporte, das artes e da cultura. Em nome do prefeito Edivaldo, assinamos este compromisso com a educação da nossa cidade em oferecer uma educação pública com qualidade social," disse.

DESENVOLVIMENTO
Na ocasião, José Cláudio Barros, representando o CIEDS, destacou o comprometimento das instituições presentes no pacto. "Aqui temos fundações pensando na educação pública de qualidade, que estão preocupadas com a vida de meninos e meninas que são os nossos promotores de desenvolvimento integral. As escolas em tempo integral levam leitura, atividades esportivas, cultura e arte onde são peças fundamentais para promover a educação". Para Eliana Almeida, representante do Unicef, é por meio da educação que a sociedade pode obter mais conquistas. "Nós precisamos investir na formação e educação das crianças para não perder as conquistas que um país democrático alcançou".

Lucimary Gomes da Silva, da Associação dos Moradores da Vila Samara, disse quais os motivos a trouxeram para participar do seminário. "Quero buscar conhecimento para ser transmissora aos pais e crianças da minha comunidade. Nós sabemos que somente com a educação podemos ter um país melhor", contou.

Para Raquel Barbosa Soares, da União dos Moradores do Bairro Itapera, o seminário é importante porque busca alternativas e projetos para utilizar o tempo das crianças em atividades que contribuem para sua formação. "O encontro vai ajudar a gente a trabalhar no tempo ocioso das crianças, oferecendo crescimento e aprendizado dentro da escola em tempo integral," explicou a professora.

No final do encontro, as organizações governamentais e não governamentais assinaram um documento para efetivação da Educação Integral na cidade de São Luís, um pacto em defesa da educação pública e de qualidade social.

Estiveram presentes no encontro o Secretário de Educação, Moacir Feitosa; a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Nazaré Garcez; a Secretária Adjunta de Ensino da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite; a titular da 2ª Promotora de Justiça Especializada em  Defesa da Educação, Luciane Belo; representando o CIEDS, José Cláudio Barros; representando a Fundação Itaú Social, Camila Macedo; representando a Unicef, Eliana Almeida; representando a UFMA, Profª Doutora Francisca das Chagas Lima Silva e representando o Grupo Gestor, Flávio Medeiros.

EDUCAÇÃO INTEGRAL
O programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escola para sete horas diárias e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino que aderem ao programa podem escolher a área em que desejam desenvolver as suas atividades – acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Em São Luís, 91 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal participam do programa, e cerca de 25 mil alunos participam das cerca de 300 oficinas oferecidas.

Inscrição do Enem 2016 deve ser paga até hoje



Por Portal Brasil

Termina hoje o prazo de inscrição para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 e garantam a participação nas provas.  O prazo oficial é até as 21h30, no horário de Brasília. Ao todo, mais de 9,2 milhões se inscreveram para as provas e desses, cerca de 2,7 milhões devem pagar a taxa. Os demais são isentos.

Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram essa condição durante a inscrição estão isentos. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado a taxa só deveria ser quitada em agências do Banco do Brasil.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro de 2016. A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa “Ciência sem Fronteiras” ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Estudos

A plataforma Hora do Enem disponibiliza gratuitamente um plano de estudos individual para quem quer se preparar para o exame. O estudante faz um cadastro, no qual preenche o curso que pretende cursar. O site também permite ao candidato participar de simulados nacionais, além de ter acesso ao Mecflix, portal com mais de 1,2 mil vídeo aulas vinculado ao Ministério da Educação. 

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 24 de maio de 2016

Edivaldo vistoria nova etapa dos serviços de ampliação do Hospital da Criança


Da Redação - Agência São Luís
Prefeito Edivaldo vistoria nova etapa dos serviços de ampliação do Hospital da CriançaO prefeito Edivaldo acompanhou na manhã desta terça-feira (24) o início dos trabalhos de concretagem da laje de cobertura do novo Hospital Odorico Amaral de Matos - O Hospital da Criança, na Alemanha. Acompanhado dos secretários municipais Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos) e Helena Duailibe (Saúde), Edivaldo percorreu o canteiro de obras e visitou os novos setores em construção da unidade.
O prefeito Edivaldo analisou o andamento dos serviços com os engenheiros responsáveis e revelou satisfação com a celeridade da obra. "Os trabalhos estão bastante avançados. A cada etapa concluída vamos desenhando, em parceria com o governardo Flávio Dino, uma nova história para este importante hospital infantil. A nossa meta é entregar à população, em breve, um novo Hospital da Criança, para atender o dobro da sua capacidade atual. Isso resultará na melhoria significativa do atendimento à saúde infantil em nossa cidade", afirmou Edivaldo.
O governador Flávio Dino priorizou a parceria com a Prefeitura de São Luís para investir no Hospital da Criança. "Essa obra de enorme importância tem uma dimensão estadual, uma vez que atende não só crianças da ilha de São Luís, mas também de municípios do nosso estado, que demandam serviços de urgência e emergência aqui oferecidos", destacou Flávio Dino.
Na vistoria, o secretário de Obras, Antônio Araújo, informou que todos os serviços referentes à parte estrutural do novo prédio já foram concluídos e que a etapa seguinte contempla agora o fechamento de alvenarias e acabamentos.
"Estamos fazendo a concretagem da última laje do novo hospital, concluindo, assim, mais uma fase importante da obra. Todo o trabalho está seguindo rigorosamente o cronograma de execução e os serviços têm sido realizados de forma ininterrupta", disse Antônio Araújo.
A obra do novo Hospital da Criança é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, com recursos da ordem de R$ 14 milhões. Deste total, R$ 10 milhões são oriundos do convênio firmado entre o Município e o Estado. Com a ampliação da unidade, o Hospital da Criança vai passar a contar com uma grandiosa estrutura de atendimento, em quatro andares, e disponibilizará serviços nunca antes ofertados à comunidade.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a reforma do Hospital da Criança representa um avanço gigantesco para o atendimento à saúde infantil da capital. "Ampliaremos a oferta de todos os serviços médicos para o público infantil. Além disso, a unidade vai passar a disponibilizar atendimento em novas especialidades médicas e ofertar procedimentos hospitalares que, atualmente, temos que buscar em outras casas de saúde", frisou a secretária.
NOVA ESTRUTURA
A nova estrutura física do Hospital da Criança terá UTI com 11 leitos, centro cirúrgico com quatro salas de grande porte; 25 enfermarias com 178 leitos; enfermarias de isolamento; área vermelha e área amarela; sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite, duas recepções de espera infantil.
Além dos espaços destinados aos pacientes e procedimentos hospitalares, o novo Hospital da Criança contará também com ambientes de apoio às unidades funcionais, como arquivo médico, rouparia, sala de espera de pacientes e acompanhantes, sala de preparo de equipamentos e material. Além desses espaços, o hospital ganhará também ambientes para laboratório de revelação de filmes e chapas, sala de laudo, sala de indução anestésica, sala de preparo do paciente, sala de entrevista, entre outros ambientes.

Anvisa proíbe fabricação, distribuição e comercialização de suplementos

 

Por EBC

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (25) no Diário Oficial da União proíbe a fabricação, distribuição e comercialização dos suplementos vitamínico ou mineral das marcas Cerebral Sucess e Genius X, nas apresentações de cápsulas e à base de vitamina C; e suplementos vitamínico ou mineral da marca Focus-X, cápsula.


De acordo com a Anvisa, foram constatadas irregularidades na rotulagem dos suplementos, segundo a qual os produtos contêm substâncias com finalidade medicamentosa ou terapêutica, ingredientes não declarados e não permitidos para a categoria. Conforme a agência, a propaganda dos produtos, divulgada por meio de sítios eletrônicos, também trazia alegações terapêuticas e medicamentosas que não são permitidas para esse tipo de alimento.

Nos produtos das marcas Cerebral Sucess e Genius X, as alegações irregulares são: aumento do desempenho das funções cognitivas; estímulo da concentração e aumento na oxigenação do cérebro; potencializar a capacidade da memória e de aprendizagem; aumentar o poder de foco e concentração e reduzir a fadiga mental, permitindo mais horas de foco.

Já os suplementos da marca Focus-X trazem alegações como melhora do resgate imediato, humor e o tempo de reação; aumento do fator de crescimento dos nervos receptores no cérebro e combate à perda de fibras e células nervosas causada pelo envelhecimento no cérebro.

“Os suplementos vitamínicos e/ou de minerais são alimentos que servem para contemplar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devem conter um mínimo de 25% e, no máximo, até 100% da ingestão diária recomendada de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem ser considerados como dieta exclusiva”, informou a Anvisa.

A agência determinou ainda que a empresa promova o recolhimento das unidades existentes no mercado.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Avança a reforma dos estádios Nhozinho Santos e Cardosão


Da Redação - Agência São Luís
Prefeitura de São Luís avança na reforma dos estádios Nhozinho Santos e Cardosão
A Prefeitura de São Luís está avançando na reforma dos estádios Nhozinho Santos, na Vila Passos, e Cardosão, no Sá Viana. A requalificação dos dois espaços foi determinada pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de oferecer à população alternativas para o acesso ao esporte e ao lazer. O Estádio Municipal Nhozinho Santos está recebendo serviços de manutenção e requalificação estrutural, coordenados pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel). No Cardosão, por sua vez, as obras de reforma e ampliação estão integradas ao programa Bacia do Bacanga, executado por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).
"Mesmo com a crise econômica que o país atravessa e que afeta muitos municípios brasileiros, estamos conseguindo avançar com serviços importantes para a nossa cidade em diversas áreas. As melhorias no Nhozinho Santos e no Cardosão estão entre essas obras que vão ampliar o acesso ao esporte e ao lazer. Em breve, as torcidas poderão voltar a acompanhar os jogos dos seus times nesses dois espaços", disse o prefeito Edivaldo. 
As obras de reforma dos estádios estão em estágio avançado e depois de concluídas vão devolver à população novos espaços para a prática esportiva. A lista de melhorias conta com adaptações na arquitetura, reestruturação física, construção de acessos e ampliação de estruturas.
Para o secretário municipal de desportos e lazer, Júlio França, a reforma dos estádios representa um momento importante para o esporte, especialmente para o futebol maranhense. "Sabendo que esses estádios são espaços de referência para o esporte local, o prefeito Edivaldo determinou a máxima celeridade possível nessas obras", reforçou o titular da Semdel.
No Nhozinho Santos, todo o serviço de capina foi concluído. Atualmente, a obra está na etapa de instalação de reforços metálicos na estrutura de alvenaria. As arquibancadas estão em fase de acabamento e pintura. Os serviços no estádio contemplam também a instalação de nova iluminação para a área coberta e melhorias na segurança do público, com a construção de novas saídas de emergência.
O estádio terá ainda placar eletrônico mais moderno; vai receber limpeza e higienização de toda a área interna - incluindo lanchonetes, banheiros e vestiários. Os sistemas elétrico e hidráulico serão renovados, bem como os portões de entrada e saída. O espaço também será adaptado para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência ou locomoção reduzida.
Já no Estádio Cardosão, as obras estão em fase de conclusão. O espaço de quase oito mil metros quadrados, que antes estava cheio de mato e lixo, deu lugar a um campo de futebol ampliado, que está recebendo grama natural. O alambrado está sendo reestruturado e a arquibancada foi ampliada: agora, comporta cerca de 500 pessoas. Na reforma do espaço foram incluídos também vestiário para atletas, lanchonete, banheiros, salas administrativas e sistema de iluminação adequado a eventos noturnos.
ACADEMIA
Outro benefício incluído no Cardosão é a instalação de uma academia ao ar livre, nos fundos do campo, aparelhada com equipamentos para a prática de atividades físicas. O projeto vai beneficiar tanto moradores do Sá Viana, como também de outros bairros circunvizinhos, destaca o secretário municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques. "Esta obra é mais um compromisso que o prefeito Edivaldo está honrando com a população da área Itaqui-Bacanga. Esperamos entregar a intervenção finalizada o mais breve possível, de modo a beneficiar, sobretudo, os times de futebol desta região", destacou o titular da Sempe.
FALA POVO
Paulo Ricardo Silva Araújo
Pintor
"O Estádio Nhozinho Santos é muito conhecido e de grande relevância para o esporte não só de São Luís, mas do Maranhão. É um prazer trabalhar na restauração do mesmo e saber que daqui a pouco tempo ele estará cheio de jogadores e torcedores", disse.







Claudionor Martins
Corretor de Veículos
"O Nhozinho Santos é um dos estádios mais antigos e proporcionou muitos momentos e alegria. Eu mesmo fui campeão interestadual em uma disputa sediada nele quando era estudante. Fico feliz em saber que ele está sendo restaurado para mais uma vez sediar grandes campeonatos".







Luciana Rodrigues
Dona de casa
"Assisti aqui [Nhozinho Santos] vários clássicos do Sampaio e Moto e é com alegria que vejo essa obra que trará de volta os bons tempos para o estádio. Também vai trazer mais vida para essa área próxima ao estádio onde moro".







Dalmir Durans Ferreira
Carpinteiro
"O Nhozinho Santos é um estádio que tem história, e temos poucos aqui em São Luís. A reforma é muito importante. Ele também é importante porque fica em um ponto estratégico da cidade. É uma obra necessária".