PREFEITURA PAGA SALÁRIOS DE SETEMBRO NESTA QUARTA-FEIRA (30)

A Prefeitura de São Luís paga os salários referentes ao mês de setembro dos servidores públicos da administração municipal nesta quarta-feira. Os servidores municipais podem ter acesso às informações dos seus vencimentos em todos os terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico.
Basta acessar a opção Outros Serviços, escolher a opção Contracheque BB e depois informar o número da matrícula e o mês desejado do documento. As informações também podem ser acessadas pelo site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, informando a matrícula e a senha.



ÍNDIOS SE REVOLTAM COM DECLARAÇÃO DE EX-PREFEITA SOBRE ABRIGO EM ALDEIA

Por: G1 MA
A declaração dada pela ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, em seu depoimento à Polícia Federal na última segunda-feira (28) causou revolta entre os índios que vivem em aldeias existentes no município. Ela disse que esteve o tempo todo escondida em uma aldeia indígena na cidade em que governava.
“Essa informação pegou a gente de surpresa. Não é verdadeira a afirmação dela no depoimento que ela fez e nós não tínhamos que esconder alguém que está fugindo da Polícia Federal”, disse Erismar Guajajaras, cacique da tribo Novo Tabocal.
Gerson Guajajara, que é líder de uma aldeia Novo Planeta, contou que nenhuma das comunidades alojaria Lidiane Leite uma vez que eles não receberam benefícios enquanto ela governava o município. Ainda segundo o indígena, obras estão paradas. “Além de ela nunca ajudar aqui dentro da comunidade, ela ainda quer nos prejudicar. Porque que ela nunca trouxe uma ajuda, em vez de nos prejudicar?”, questionou.
O município de Bom Jardim tem duas áreas indígenas em seu território, a Terra Caru e Terra Pindaré. Nesta última, existem sete aldeias. Os caciques estavam reunidos em uma delas para discutir assuntos das comunidades quando foram questionados sobre terem dado abrigo à ex-prefeita. “O que ela está querendo fazer é sujar a nossa imagem, a imagem da comunidade”, finalizou Francisco Guajajaras, cacique da aldeia Januária.
Lidiane Leite se entregou à Polícia Federal após 39 dias foragida. O local da sua prisão causou polêmica na madrugada de terça-feira (29). O juiz José Magno Linhares, da 2ª Vara da Justiça Federal, havia determinado que a ex-prefeita ficasse detida no Presídio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), porém a juíza Ana Maria Almeida Vieira titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís e Corregedora dos Presídios determinou a transferência imediata de Lidiane para a Penitenciária Feminina de Pedrinhas.
O impasse foi resolvido provisóriamente com uma liminar que suspendeu a decisão da juíza Ana Maria, mas Lidiane chegou a ficar cerca de uma hora detida na Penitenciária Feminina de Pedrinhas e voltou para o Presídio do Corpo de Bombeiros onde passou a noite em um alojamento confortável.

EX-PREFEITA DE BOM JARDIM DIZ QUE EM SUA FUGA SE ESCONDEU EM ALDEIA INDÍGENA DE BOM JARDIM

Por: G1 MA
A ex-prefeita de Bom Jardim (MA) Lidiane Leite da Silva (sem partido), que se entregou à Polícia Federal depois de ficar 39 dias foragida, disse em depoimento que estava escondida em uma aldeia indígena na cidade que governava.
Suspeita de desvios milionários da educação do município e conhecida por ostentar vida de luxo nas redes sociais, Lidiane se entregou à polícia nesta segunda-feira (28) e foi ouvida no mesmo dia. Logo após a prisão, o advogado dela, Sérgio Muniz, disse que ex-prefeita não saiu da cidade.
Para o delegado PF Ronildo Lajes, responsável pelo caso, a declaração é uma "manobra" da defesa. “Isso de ela estar lá na cidade não existe. Isso foi manobra do advogado para querer dizer que ela não estava em fuga”, disse em entrevista ao G1.
“Foram feitas diversas diligências lá no município. Ele [Sérgio Muniz] chegou a dizer que ela não estava lá e que ela estava governando lá. Isso não existe. Ela sabia que era procurada. Todo mundo estava atrás, fazendo diligências. Ele, simplesmente, quis negar que ela estivesse foragida”, completa.
A polícia acredita que Lidiane estava em uma propriedade rural em outra cidade. A atitude da defesa, segundo o delegado, seria para encobrir a participação de amigos ou parentes no sumiço da ex-prefeita.
“Ela disse que estava numa aldeia indígena de Bom Jardim, mas essa possibilidade a gente acredita que é remota, e a gente acredita que ela possa estar tentando esconder uma pessoa que pudesse estar ajudando”, declarou Lajes.
Diligências complementares vão ser feitas para encontrar possíveis comparsas de Lidiane Leite. “Fato é que havia, sim, uma pessoa orientando. Isso a gente tem certeza. A gente vai tentar, agora, ver se identifica”, completa.
Na entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, o delegado Ronildo Lajes falou sobre as buscas feitas na região. "As diligências foram feitas sim na cidade e no interior de Bom Jardim, mas é claro que o advogado está no papel dele de tentar amenizar as coisas para a investigada. De fato, ela estava foragida, e não tem como alguém afirmar que ela estava governando em Bom Jardim", disse.

ATENÇÃO!!! LOCAIS DE PROVA DO ENEM SERÃO DIVULGADOS NESTA SEMANA

Por: O Imparcial
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão acessar o local em que farão as provas a partir desta semana, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cartão de confirmação de inscrição poderá ser acessado apenas pela internet, no site do Enem.
Além do local de prova, o cartão contém o número de inscrição; a data e hora das provas; opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso, além da indicação do atendimento especializado ou específico, se houver sido solicitado pelo participante.
Neste ano, o cartão não será enviado pelos Correios e caberá ao estudante acessá-lo pela internet. Para isso, é necessário informar o CPF e a senha. Caso, não se lembre dela, o participante poderá recuperá-la na própria página do Enem.
As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. Mais de 7,7 milhões de candidatos confirmaram a inscrição. Os portões serão abertos ao meio-dia e serão fechados às 13h, no horário de Brasília.
Uma dica para os candidatos é fazer o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova, devem chegar com antecedência.
Para ajudar nos estudos para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem que reúne todas as questões desde a edição de 2009. (Pôr link em Questões Enem ebc.com.br/educacao/questoesenem) No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

VEJA AS VAGAS DE EMPREGO OFERECIDAS PELO CINE PARA ESTA QUARTA-FEIRA!

Por: O imparcial
O Sistema Nacional de Empregos (Sine) oferece vagas para esta quarta-feira. Há oportunidades de emprego para contador, eletromecânico, eletrotécnico, empregada doméstica, técnico de edificações, entre outros.
Os candidatos interessados em preencher as vagas devem se cadastrar no portal Trabalho Maranhão no endereço www.trabalho.ma.gov.br ou na agência do Sine, portando Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e certificados originais de escolaridade. O Sine de São Luís fica localizado na rua da Paz, nº 316, Centro. Contato 0800-980-300.

Vagas

Ajudante de eletricista
Auxiliar de mecânico de autos
Auxiliar mecânico de refrigeração
Contador
Costureira em geral
Eletricista de instalações de veículos automotores e máquinas operatrizes
Eletromecânico
Eletrotécnico
Empregada doméstica nos serviços gerais
Lanterneiro de automóveis (reparação)
Mecânico de máquinas pesadas (manutenção)
Mecânico de refrigeração
Técnico de edificações

Pessoas com deficiência

Assistente administrativo
Assistente de vendas
Operador de telemarketing ativo
Recepcionista atendente

terça-feira, 29 de setembro de 2015

A JUSTIÇA PREVALECE! PEDIDO DE HABEAS COPUS DE JOÃO ABREU É CONCEDIDO

Na tarde desta terça-feira, a Justiça maranhense, através do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, estudou e concedeu o pedido Habeas Corpus ao empresário e ex-chefe da Casa Civil do Governo Roseana, João Abreu.
João Abreu estava preso desde o final da semana passada no quartel do Corpo de Bombeiros. Os advogados de João Abreu ingressaram com o pedido de soltura no fim de semana.
A desembargadora de plantão era Maria das Graças Duarte, que se disse impedida de apreciar o pedido, o Habeas Corpus foi redistribuído na segunda-feira (28) e coube ao desembargador José Luiz Oliveira de Almeida apreciar o pedido.
João Abreu Abreu estará foi liberado nesta tarde, prevalecendo a justiça!

EDIVALDO HOLANDA JUNIOR VAI CONSOLIDANDO SUA REELEIÇÃO E VINGANDO A ALIANÇA COM O PMDB, HELENA DUAILIBE SERÁ A CANDIDATA A VICE-PREFEITA.

Por: Gilberto Léda
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), reagiu, há poucos dias, à aproximação entre a deputada federal Eliziane Gama (PPS) e o PMDB, com vistas às eleições do ano que vem.
Numa reunião em Bacabal, o pai do prefeito, deputado Edivaldo Holanda (PTC), reforçou ao colega Roberto Costa o desejo do filho de ter o PMDB na sua chapa em 2016.
O peemedebista não disse que “sim”, nem que “não”…
Mas Holandão parece ter voltado confiante à capital.
Depois disso, contactou a vereadora e atual secretária de Saúde de São Luís Helena Duailibe, pediu-lhe que ela permaneça no PMDB e a comunicou que, vingando a aliança, será ela a candidata a vice-prefeita.

TRABALHADORES DOS CORREIOS ENCERRAM GREVE NO MARANHÃO

Por: O Imparcial
Durante audiência realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) na última sexta-feira, dia 25, foi lançada uma proposta de reajuste salarial e outros benefícios aos trabalhadores em Correios de todo Brasil.
Gradualmente as entidades de representação dos trabalhadores analisaram e decidiram o futuro da greve dos Correios em cada estado.
No Maranhão, a decisão de retomarem as atividades nesta terça-feira, resultou depois de assembleia realizada ontem na sede dos Correios no Outeiro da Cruz, próximo ao Viaduto do Café, em São Luís.
Os trabalhadores dos Correios aceitaram a proposta apresentada pela diretoria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e encerram a greve que até então seguia por tempo indeterminado de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Maranhão (SINTECT-MA).
A proposta apresentada pelo TST prevê aumento linear dos salários em R$ 150 retroativos a agosto deste ano e em R$ 50 a partir de janeiro de 2016, a título de gratificação, com aumento incorporado ao salário base (50% em janeiro de 2016; 25% em agosto de 2016 e 25% em janeiro de 2017).

BANCÁRIOS NO MARANHÃO DEVEM ENTRAR EM GREVE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Por:OImparcial

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu reajuste de 5,5% e abono de R$ 2.500, mas bancários não aceitaram a proposta e decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 6 de outubro.
A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nesta terça-feira, na sede do SEEB-MA, em São Luís. Na ocasião, a categoria rejeitou por unanimidade a proposta da Fenaban, que ofereceu 5,5% de reajuste e abono de R$ 2.500. Na Regional Imperatriz, os bancários ratificaram a rejeição à oferta dos banqueiros.
Para o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, a proposta da Fenaban é vergonhosa e insatisfatória, diante dos lucros exorbitantes obtidos pelos bancos apenas no primeiro semestre deste ano (R$ 36,3 bilhões).
“O ‘reajuste’, além de não repor nem a inflação (9,88%), representaria, ainda, perdas de 4% para os bancários. Já o abono é prejudicial por não se incorporar aos salários e à aposentadoria da categoria” – avaliou o presidente.
Na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, às 18h, acontece assembleia de organização para definir os últimos detalhes da greve, e caso a Fenaban apresente uma nova proposta eles poderão avalia-la.
Os bancários maranhenses reivindicam reajuste de 35%, PLR de 25% linear, piso de R$ 3.377,66, isonomia, fim das metas, estabilidade no emprego, contratação de mais bancários, dentre outras demandas.

CONFIRA AS VAGAS OFERECIDAS PELO SINE PARA ESTA TERÇA-FEIRA

Por: O Imparcial
O Sistema Nacional de Empregos (Sine) oferece vagas para esta terça-feira. Há oportunidades de emprego para contador, motorista de automóveis, ajudante de eletricista, eletrotécnico, mecânico de refrigeração, técnico de edificações, entre outros.
Os candidatos interessados em preencher as vagas devem se cadastrar no portal Trabalho Maranhão no endereço www.trabalho.ma.gov.br ou na agência do Sine, portando Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e certificados originais de escolaridade. O Sine de São Luís fica localizado na Rua da Paz, nº 316, Centro. Contato 0800-980-300.

Vagas

Ajudante de eletricista
Auxiliar de mecânico de autos
Auxiliar mecânico de refrigeração
Contador
Costureira em geral
Eletricista de instalações de veículos automotores e máquinas operatrizes
Eletromecânico
Eletrotécnico
Empregada doméstica nos serviços gerais
Lanterneiro de automóveis (reparação)
Mecânico de refrigeração
Motorista de automóveis
Técnico de edificações

Pessoas com deficiência

Auxiliar de limpeza
Operador de telemarketing ativo
Recepcionista atendente

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

PROFESSORES ENTRAM EM GREVE EM ITAPECURU

Por: Luis Cardoso
Professores da rede municipal de ensino da cidade de Itapecuru decidiram nesta segunda-feira, 28, paralisar as atividades por tempo indeterminado.
A decisão da greve ocorreu devido a falta de compromissos não cumpridos pelo prefeito Magno Amorim. A categoria reivindica melhorias no setor da educação, além do fornecimento de merenda escolar de qualidade.
Já repercutiu aqui o fato de crianças da cidade serem obrigadas a se alimentar de coco e até ovo podre.
Outra cobrança feita pelos professores é o resíduo do Fundeb de 2014 que nunca foi pago, fora centenas de vigilantes contratados para escolas e postos de saúde que vivem em situação de calamidade com mais de quatro meses de salários atrasados.
A desordem administrativa em Itapecuru tem feito com que o prefeito municipal venha sendo um dos recordistas em número de ações por improbidade. A cidade está em total estado de abandono e o que acontece por detrás dos gabinetes são movimentações assustadoras.

COM FIM DA GREVE, AGÊNCIAS DO INSS REABREM NESTA SEMANA

Por: G1 MA
Com o fim da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as agências serão reabertas nesta semana. De acordo com a federação nacional dos sindicatos dos trabalhadores (Fenasps), está marcado para quarta-feira (30) o retorno unificado ao trabalho.
Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017. Até sexta-feira (25), a situação já estava definida nos estados do AC, AL, AM, AP, DF, ES, GO, MA, PA, PB, PE, PI, SE e SP. Em CE e SC, os servidores já aprovaram o indicativo de fim da greve.
No entanto, alguns estados ainda fariam assembleia para definir e oficializar a retomada ao trabalho. É o caso de MT, RS e RR.
Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.
Os funcionários pediam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.
Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país. A paralisação começou no último dia 4 e, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento.

PREFEITURA ATENDE COMUNIDADE DO COHATRAC COM AÇÕES DE SAÚDE NA 18ª EDIÇÃO DO TODOS POR SÃO LUÍS

Por: Agência São Luís
A população do Cohatrac foi contemplada, neste fim de semana, com mais uma edição do programa "Todos por São Luís". Em sua 18ª edição, o programa levou ações que beneficiaram todo o bairro. O prefeito Edivaldo e a primeira-dama, Camila Holanda, estiveram neste sábado (26), na praça da Igreja Católica do bairro, onde foram montados os estandes. Ao acompanhar os serviços oferecidos e interagir com os moradores, o prefeito fez uma síntese do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal no Cohatrac.
"Temos trabalhado bastante no Cohatrac, já entregamos praças aqui, a mais recente, a Praça Jackson Lago, foi totalmente reformada, recuperamos centros de saúde. Hoje estamos com uma grande ação social e também entrando com serviços de pavimentação asfáltica. Tal como aqui no Cohatrac, essas melhorias de infraestrutura, saúde, assistência social e outras abrangem todos os bairros de São Luís e não vamos parar. Até o final da nossa gestão será um grande volume de obras, a cidade será outra, totalmente transformada para melhor, mais moderna, estruturada e desenvolvida", afirmou o prefeito Edivaldo.

LAZER E SAÚDE

O prefeito Edivaldo entregou, no último dia 19, a Praça Jackson Lago, localizada no Cohatrac IV, totalmente reformada. O espaço recebeu serviços de pintura, ampliação dos passeios, implantação de bancos, readequação da iluminação pública, implementação de uma nova jardinagem e área de vivência. O local conta agora com playground e academia ao ar livre, iluminação pública renovada e moderna. Também no Cohatrac, a Prefeitura reformou e entregou no mês de março deste ano o Centro de Saúde Salomão Fiquene, que passou por uma completa reforma em suas instalações físicas e teve o atendimento ampliado em todos os setores da atenção básica de saúde.
Na companhia de secretários e dos vereadores Isaías Pereirinha, Josué Pinheiro, Barbosa Lages, Ivaldo Rodrigues, Bárbara Soeiro, o prefeito Edivaldo aproveitou para visitar o Centro de Saúde Salomão Fiquene no intuito de verificar o funcionamento na unidade após ampla reforma.

CIDADANIA

Centenas de pessoas passaram pelos estandes com serviços oferecidos pela Prefeitura. Uma delas foi Dona Nazaré Silva. Ela recorreu a um dos atendimentos de saúde oferecidos e aproveitou para aferir pressão arterial e também glicemia. "Fui muito bem tratada, foi rápido e simples", disse. Logo após ser atendida, Nazaré Silva ainda solicitou ao prefeito a recuperação de sua rua, que já é asfaltada, mas precisa de reparos. "O prefeito ouviu atentamente e falou que tomará providências. É importante esse contato com a população, assim o poder público sabe das nossas necessidades mais de perto", assinalou.

AÇÕES

Durante toda a semana o programa Todos Por São Luís levou ao bairro ações de infraestrutura (limpeza, iluminação, recuperação de pavimento), oficinas de capacitação (doces, salgados, panificação, confecção de bonecas de pano), exposições artesanais, consultas ginecológicas e preventivas através da carreta da mulher, atendimentos pediátricos e oftalmológicos. Também foram oferecidos serviços de embelezamento, palestras educativas e atividades recreativas, culturais e esportivas. De acordo com a primeira-dama Camila Holanda, o objetivo é aproximar a rede de serviços públicos municipais da população por meio da abrangência de ações. "A população precisa ser bem servida e nós estamos fazendo todo esforço para que ela seja beneficiada com o que há de melhor e este programa é uma ferramenta de grande alcance social", frisou Camila Holanda.
A novidade nesta edição do Todos Por São Luís foi o trabalho da Rede Maranhão Contra as Drogas em conjunto com a Prefeitura nas escolas da região. A iniciativa de combate e prevenção ao uso de drogas aconteceu em 10 escolas e alcançou cerca de mil alunos.

DÓLAR OPERA EM ALTA APÓS SEMANA DE RECORDES E VOLTA A BATER EM R$ 4

Por:G1
O dólar opera em alta nesta segunda-feira (29), e volou a alcançar os R$ 4, depois de uma semana agitada em que a moeda bateu recordes seguidos e chegou a ser cotada a R$ 4,24.
A alta reflete o ambiente de aversão a risco nos mercados externos, mas a forte presença do Banco Central no mercado, aliada à ação do Tesouro Nacional no mercado de títulos, limitava a valorização frente ao real.
Às 14h46, o dólar era vendido a R$ 4,0272, em alta de 1,29%. Veja a cotação do dólar hoje

Veja a cotação ao longo do dia:

Às 9h05, alta de 0,04%, a R$ 3,9773
Às 9h10, alta de 0,66%, a R$ 4,0019
Às 9h20, alta de 0,83%, a R$ 4,0088
Às 9h50, alta de 0,44%, a R$ 3,993
Às 10h30, alta de 0,69%, a R$ 4,0032
Às 11h30, alta de R$ 1,51, a R$ 4,0358
Às 12h, alta de R$ 1,31%, a R$ 4,0279
Às 12h54, alta de 0,54%, a R$ 3,997
Às 13h24, alta de 0,69%, a R$ 4,0032
Às 14h09, alta de 1,39%, a R$ 4,0308.

Analistas do Scotiabank ressaltaram, em nota a clientes, que os mercados financeiros adotavam uma "mentalidade defensiva" nesta sessão, no início de uma semana marcada por declarações de uma série de autoridades do Federal Reserve, banco central norte-americano, bem como a divulgação dos dados de mercado de trabalho da maior economia do mundo na sexta-feira.
Pesavam ainda preocupações com o crescimento econômico mundial, especialmente em relação à China e economias emergentes, que vêm reduzindo o apetite por ativos de risco. Esse movimento, que ganhou combustível nesta sessão com o tombo das bolsas europeias, levava o dólar a fortalecer contra as principais moedas emergentes, como os pesos chileno e mexicano.
No cenário doméstico, operadores mantinham os olhos grudados na estratégia de atuação do BC e do Tesouro Nacional, que na semana passada interrompeu uma espiral negativa de pressão cambial. Só nas três últimas sessões, o BC atuou dez vezes --incluindo leilões de swaps para rolagem--, mas nunca no mercado à vista vendendo dólares das reservas internacionais.
Na sexta-feira, a moeda fechou em baixa, após sessão instável em que chegou a ser cotado abaixo de R$ 3,90. A divisa norte-americana caiu 0,39%, a R$ 3,9757. Na semana, o dólar subiu 0,44% - após passar dois dias acima de R$ 4. No mês e no ano, há alta acumulada de 9,61% e 49,54%, respectivamente.

Preocupação

No sábado (26), a presidente Dilma Rousseff comentou a disparada da cotação do dólar e disse que o governo está "extremamente preocupado" com o fato de haver empresas com dívidas na moeda americana. Ela enfatizou, no entanto, que o Brasil tem "reservas suficientes". Dilma conversou com jornalistas em Nova York, após participar de uma reunião com lideres da Índia, Alemanha e Japão.
"Estamos extremamente preocupados, porque tem empresas endividadas em dólar. Então o governo terá uma posição bem clara e firme como foi essa que o Banco Central fez ao longo do final da semana passada", afirmou a presidente.

Intervenções do BC

O BC realizou na sexta leilão de venda de até US$ 1 bilhão e dois leilões de novos swaps cambiais, vendendo em cada um a oferta total de até 20 mil contratos, equivalentes a venda futura de dólares.
Dessas três intervenções, duas foram anunciadas após o fechamento dos negócios na quinta-feira. Mas o BC também anunciou um dos leilões de swap na manhã de sexta, logo após o dólar atingir a máxima do dia.
No fim da manhã, o BC também deu continuidade ao seu programa diário de intervenção, seguindo a rolagem dos swaps que vencem em outubro, vendendo a oferta total de até 9,45 mil contratos. Com isso, já rolou ao todo o equivalente a US$ 8,064 bilhões, ou cerca de 85% do lote total, equivalente a US$ 9,458 bilhões.

Recordes

O dólar ultrapassou a cotação de R$ 4 pela primeira vez na história na semana passada, por preocupações com o ajuste fiscal no Brasil e com a possibilidade do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, elevar a taxa de juros do país.
Se isso acontecer, os EUA se tornam mais atrativos aos investimentos, e pode haver uma forte saída de dólares do Brasil – seguindo o princípio da oferta e da procura, quanto menos dólares à disposição, mais caros eles ficam.

APÓS 39 DIAS FORAGIDA, PREFEITA OSTENTAÇÃO AFASTADA NO MA É PRESA PELA PF

Por: Cunha Santos
Depois de passar 39 dias foragida da Justiça, a prefeita afastada de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, se apresentou, nesta segunda-feira (28), à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Luís (MA). O sumiço da ex-gestora municipal começou quando teve sua prisão decretada na Operação Éden, que investiga desvios de verbas da educação.
Lidiane chegou acompanhada por três advogados e entrou na sede da PF pelos fundos para não chamar atenção. Ela vai ser ouvida e depois será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito.  Após estes procedimentos deve ser encaminhada para o quartel do Corpo de Bombeiros de São Luís, onde permanecerá a disposição da Justiça.
O nome de Lidiane não chegou a ser incluído na lista vermelha da Interpol, como a PF já havia anunciado na terça-feira (25). O cerco para capturar Lidiane contou com o reforço da vigilância nas rodoviárias e aeroportos do Maranhão. Antes, o superintendente Alexandre Saraiva havia informado que quem ajudasse a prefeita a se esconder seria incluído como participante de organização criminosa.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

INSCRIÇÕES PARA SELETIVOS DO SENAI E SESI ENCERRAM NESTA SEXTA-FEIRA

Por: Clodoaldo Correa
Candidatos interessados em participar do processo seletivo do Sistema Fiema – Senai e Sesi – têm somente até hoje, para se inscrever. As vagas de emprego são para nível médio e superior, para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, em diversas cidades maranhenses.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Sistema Fiema,www.fiema.org.br, segundo procedimentos descritos nas normas do seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 40 para nível médio e R$ 50 para nível superior.
As vagas (imediatas e de reserva) estão distribuídas nas unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) das cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal, Caxias, Rosário, Açailândia, Pinheiro, Santa Inês e Balsas. O salário varia de R$ 853,24 a R$ 8.586,93, dependendo do cargo pretendido.

Prova remarcada

Os seletivos serão realizados em três etapas: provas objetivas; provas práticas, didáticas e estudo de caso e entrevista com os candidatos. A prova objetiva, que aconteceria no dia 18 de outubro de 2015, foi remarcada para o dia 8 de novembro de 2015, em função dos locais de prova, que já estavam reservados para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, em todo o Estado. A referida prova terá 30 questões, sendo 25 de conhecimento específico e 5 de conhecimento em informática.

Segunda etapa

As provas práticas, didáticas e estudo de caso – estão agendadas para o período entre 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015 e as entrevistas com os candidatos vão de 4 a 20 de janeiro de 2016. A divulgação do resultado final está prevista para 8 de fevereiro de 2016.

GREVE DO INSS É ENCERRADA NO MARANHÃO

Por: O Imparcial
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada nesta sexta-feira no Maranhão. Os grevistas aceitaram a proposta de aumento do governo de 10,8%. Do percentual acertado uma parte será paga em agosto do ano que vem e outra em janeiro de 2017.
Mas caso o acordo não seja cumprido, os servidores prometem retomar a greve.
O atendimento nas agências espalhadas no estado serão retomadas a partir de segunda-feira, dia 28 de setembro. Será definido se haverá plantão para repor o tempo em que houve a paralisação.
A greve começou no dia 07 de julho.Os trabalhadores entraram em greve por melhores condições de trabalho. Entre os motivos está também a reivindicação de reajuste salarial de 27,5%.

DÓLAR OPERA INSTÁVEL E VOLTA A SER COTADO ABAIXO DE R$ 4

Por: G1
O dólar opera com instabilidade nesta sexta-feira (25), após ser cotado abaixo de R$ 3,90. Minutos após a abertura dos mercados, os Estados Unidos anunciaram que o PIB do segundo trimestre subiu mais do que o previsto anteriormente: 3,9%. Os números podem ter influenciado o humor dos investidores.
A cotação da moeda acompanha mais um dia de nervosismo com a "queda de braço" entre o Banco Central e o mercado, embalada pelas preocupações com a economia e a política doméstica e pelas várias intervenções realizadas pelo BC.
Às 15h10, a moeda norte-americana caía 0,81%, a R$ 3,9589.  Veja a cotação.

Veja a cotação ao longo dia:

Às 9h09, caía 1,84%, a R$ 3,9181.
Às 9h19, caía 2,52%, a R$ 3,8907.
Às 9h29, caía 1,78%, a R$ 3,9202.
Às 9h39, caía 1,43%, a R$ 3,9341.
Às 9h49, caía 1,52%, a R$ 3,9307.
Às 10h, caía 1,12%, a R$ 3,9467.
Às 10h09, caía 1,89%, a R$ R$ 3,9157.
Às 10h19, caía 0,72%, a R$ 3,9623.
Às 10h29, caía 0,30%, a R$ R$ 3,9791.
Às 10h59, caía 0,49%, a R$ 3,9718.
Às 11h10, caía 1,02%, a R$ 3,9507
Às 10h19, caía 1,253, a R$ 3,9414
Às 11h40, caía 0,38, a R$ 3,9763
Às 12h20, caía 0,69%, a 3,9636
Às 12h50, caía 0,72%, a R$ 3,9624
Às 13h, caía 1,04%, a R$ 3,9498
Às 13h30, caía 0,18%, a R$ 3,9839
Às 13h40, caía 0,38%, a R$ 3,9764
Às 14h15, caía 0,52%, a R$ 3,9704
Às 14h40, caía 0,55%, a R$ 3,9694
O BC realizou nesta sessão leilão de venda de até 1 bilhão de dólares e dois leilões de novos swaps cambiais, vendendo em cada um a oferta total de até 20 mil contratos, equivalentes a venda futura de dólares.
Entenda: swap cambial, leilão de linha e venda direta de dólares
Dessas três intervenções, duas foram anunciadas após o fechamento dos negócios na sessão passada. Mas o BC também anunciou um dos leilões de swap na manhã desta sexta, logo após o dólar atingir a máxima do dia.
No fim da manhã, o BC também deu continuidade à rolagem dos swaps que vencem em outubro, vendendo a oferta total de até 9,45 mil contratos. Com isso, já rolou ao todo o equivalente a 8,064 bilhões de dólares, ou cerca de 85% do lote total, equivalente a US$ 9,458 bilhões.
A atuação do BC se sobrepunha completamente ao cenárioexterno, onde a perspectiva de que os juros devem subir ainda neste ano nos Estados Unidos elevava o dólar em relação a uma cesta de divisas. Essa perspectiva foi reforçada nesta manhã por declarações da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, e pelos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no segundo trimestre.

Análise

"O mercado peita e o BC responde, e isso se repete. A volatilidade está muito alta, não dá trégua", disse à Reuters o operador de um banco internacional, sob condição de anonimato.
Questionado sobre a possibilidade de usar as reservas internacionais para intervir no câmbio, Tombini afirmou na véspera que "todos os instrumentos estão à disposição do BC". A declaração desencadeou forte ajuste na taxa de câmbio, corroborado perto do fim da sessão pelo anúncio de um programa de venda e compra de títulos públicos pelo Tesouro Nacional.
O operador avaliou que a estratégia do governo é deixar claro que "se o mercado quer comprar, ele está lá para vender" e corrigir desequilíbrios no mercado.

Véspera

Na quinta, o dólar caiu 3,73%, a R$ 3,9914. Na máxima da sessão, chegou a saltar para R$ 4,2491, segundo a Reuters. A moeda deixou o patamar de R$ 4 no qual permaneceu por dois dias. Foi a maior queda diária desde 2008.
Na semana e no mês, o dólar acumula alta de 0,84% e 10,04%, respectivamente. No ano, há valorização de 50,13%.
A moeda perdeu força e passou a cair depois de declarações do presidente do BC, Alexandre Tombini, que sugeriu que poderão ser feitos leilões de dólares no mercado à vista.
No fim da sessão, o bom humor ganhou mais um impulso com o anúncio de um programa de leilões diários de venda e compra de títulos pelo Tesouro Nacional, em meio a forte volatilidade nos juros futuros.
Questionado sobre o possível uso das reservas internacionais no câmbio, Tombini disse que "todos os instrumentos à disposição do Banco Central estão no raio de ação caso seja necessário à frente".
Operadores relutavam em estimar até que ponto o dólar deve subir, mas é unânime a percepção de que deve continuar pressionada. O dólar subiu nos cinco dias anteriores, acumulando alta de 8,14%.
A moeda norte-americana tem sido pressionada pela deterioração das contas públicas do Brasil e pelas turbulências políticas. Investidores temem que o país perca seu selo de bom pagador por outras agências de classificação de risco além da Standard & Poor's.

Recordes

O dólar ultrapassou a cotação de R$ 4 pela primeira vez na história esta semana, por preocupações com o ajuste fiscal no Brasil e com a possibilidade do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, elevar a taxa de juros do país. Se isso acontecer, os EUA se tornam mais atrativos aos investimentos, e pode haver uma forte saída de dólares do Brasil – seguindo o princípio da oferta e da procura, quanto menos dólares à disposição, mais caros eles ficam.

POLICIAIS CIVIS ENCERRAM GREVE NO MARANHÃO

Por: O Imparcial
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado Maranhão (SINPOL-MA) reuniu policiais civis nesta sexta-feira no auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro, em São Luís. Durante a Assembleia Geral, a diretoria discutiu o conteúdo da reunião realizada na tarde dessa quinta-feira com o governador do Estado Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões, e após votação, decidiram por fim à greve que foi retomada na última sexta-feira , dia 18.
O presidente do SINPOL, Heleudo Moreira, informou que ficou acertado durante a reunião com o governador Flávio Dino a criação de uma comissão para manter aberta a negociação da pauta de reivindicações da categoria. “O governador se comprometeu com a categoria por meio da criação da comissão. Através dela, manteremos o diálogo aberto com o governo para analisar nossas demandas até chegarmos a um entendimento”, disse o presidente.
Agora é aguardar e conferir para descobrir se o governador irá mesmo cumprir com o compromisso pois, até onde sabemos esse governo está sendo marcado como, Governo da mentira.
Após votação, a ampla maioria decidiu colocar fim à greve dos policiais civis. “A categoria votou, e a maioria entendeu por bem encerrar a paralisação e aguardar a negociação que será feita através da comissão”, pontuou Heleudo Moreira.
Uma reunião entre representantes do Sinpol e do Governo do Estado ficou marcada para a próxima quarta-feira, dia 30, na sede da Segep, onde darão continuidade às discussões em torno das reivindicações dos policiais civis.

Retorno à greve

Na última sexta-feira, dia 18, a categoria resolveu decretar 100% de paralisação dos serviços em razão de não chegar a um acordo com o Governo do Estado quanto a implantação de tabelas salariais condizentes com os cargos de escrivão, perito, comissário e investigador.
No dia 11 de agosto, a greve da Polícia Civil foi suspensa após assembleia da categoria. Os policiais civis resolveram aceitar a ‘proposta’ do governo do Estado que sugeriu a suspensão do movimento até o dia 04 de setembro. O prazo foi mais uma vez prorrogado até o dia 09 de setembro. Como não receberam nenhuma contraproposta, a categoria retornou a greve no dia 18.

PREFEITURA PARTICIPA DE DEBATE SOBRE MOBILIDADE PARA IDOSOS DURANTE SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Por: Agência São Luís
A mobilidade do idoso, em São Luís, foi tema do IV Seminário do Idoso realizado na manhã desta quinta-feira (25), no Parque do Bom Menino. O evento, que contou com a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), faz parte atividades da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, na capital maranhense.
O IV Seminário do Idoso abordou o tema "O trânsito e as mudanças que a pessoa idosa espera". Na ocasião, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, representando o prefeito Edivaldo no evento, destacou o empenho da gestão na melhoria da acessibilidade e da mobilidade do idoso.
"Posso afirmar que a gestão do prefeito Edivaldo, através da SMTT, está preparando cada dia a cidade para viabilizar a mobilidade do idoso que vive e transita nas vias da nossa capital e a licitação do sistema de transporte vai mudar para melhor esta realidade", disse o titular da SMTT, Canindé Barros.
Canindé Barros acrescentou que a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem dado especial atenção à mobilidade do idoso e às pessoas com deficiência. Com isso, todos os traçados geométricos das ações de trânsito na capital levam em conta as questões de mobilidade, com rampas de acesso adequadas para vias, abrigos, terminais de integração, visando a uma locomoção segura.
A Prefeitura de São Luís avançou com outras ações na área do transporte. 78% da frota de 950 ônibus possui elevadores e todos os ônibus têm assentos preferenciais; no que se refere à gratuidade, todos os terminais são dotados de condições para expedir o cartão.
No Maranhão, as atividades da Semana Nacional de Trânsito são coordenadas por diversas instituições, entre elas a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Conselho Estadual de Trânsito, Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran MA), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal, Unipas, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), entre outras, que irão desenvolver uma série de atividades, como palestras educativas nas escolas, seminários, passeatas, concurso de redação, reuniões com motociclistas, panfletagem e blitz educativa.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

BANCÁRIOS DO MARANHÃO VÃO ENTRAR EM GREVE A PARTIR DO DIA 30 DE SETEMBRO

Por: Diego Emir
Em assembleia realizada no último sábado (19/09), na sede do Sindicato, em São Luís, os bancários maranhenses avaliaram as rodadas de negociações, que ocorreram até o momento, e aprovaram o indicativo de início da greve para o dia 30 de setembro (quarta-feira), caso os banqueiros não apresentem uma proposta satisfatória.
Foi aprovado, ainda, que o SEEB-MA fará um chamado público a todos os sindicatos do país para romper com a paralisia da CONTRAF-CUT; realizar assembleias para discutir a campanha salarial e organizar um calendário de greve ainda em setembro.
“Nossa campanha salarial não pode ser mais do mesmo. Não podemos deixar a campanha na mão da direção da Contraf-CUT nem aceitar que os banqueiros decidam o momento da nossa greve” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan.

Nova assembleia

Nova assembleia será realizada na segunda-feira (28/09), às 18h, para avaliar a proposta que será apresentada pela Fenaban no dia 25/09, acompanhar o quadro nacional e ratificar o início da greve.

PERTO DE 80 DIAS, GREVE DE SERVIDORES DO INSS CONTINUA NO MARANHÃO

Por: G1 MA 
Sem acordo com o governo federal, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa nesta quinta-feira (24) 79 dias do Maranhão. Na última terça-feira (22), em assembleia geral realizada na sede da Gerência Executiva na avenida dos Holandeses, em São Luís (MA), eles decidiram pela continuidade da paralisação. Em todo o Maranhão, 85% dos quase mil servidores aderiram à greve e apenas três agências estão funcionando para atendimento ao público, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (Sintsprev-MA).
Os servidores do INSS paralisaram suas atividades no dia 7 de julho para solicitar reajuste salarial de 27,5 % imediato, com aumento gradual nos próximos quatro anos. Durante o período de greve, o governo federal chegou a apresentar diversas propostas, todas recusadas pelos servidores. “Infelizmente a proposta encaminhada pelo o governo federal nessa semana ainda apresenta alguns impasses que pudessem pôr fim a greve”, explicou ao G1 o servidor do INSS, José Marques Jr.

Entrave

O maior impasse entre servidores e governo é a questão da reposição nos dias em que ocorreu o movimento grevista. “Hoje o principal problema que nós encontramos é a reposição das horas, dos dias parado”, diz o servidor.
Ele acrescenta que, a ideia do governo de querer que os servidores reponham os dias perdidos com mais horas de trabalho é considerada inviável e afirma que a realização de mutirões seria uma boa saída para as duas partes. “O governo quer que a reposição seja feita em horas e isso faria com que nós levássemos, mais ou menos, oito meses trabalhando 10 horas por dia para que pudesse haver a reposição das horas e a categoria entende que a melhor forma de repor o tempo parado e desrepresar os atendimentos que ficaram nesse período seria através de mutirões”.

Dificuldade dos segurados

Durante a greve, apenas agendamentos de auxílio-doença estão sendo atendidos. O G1 encontrou segurados como José Raimundo de Jesus Oliveira, de 40 anos, que não conseguiu ser atendido e reclamou do pouco número de atendentes e da lentidão no serviço. “Muito lento o atendimento. A gente chega 6h30 quando começa a distribuir a senha. Dizem que tem, mais ou menos, 200 senhas. É a segunda vez que eu venho aqui. Cheguei aqui, era 10h, saí 15h30, mas faltou um documento”, relatou.
Já o operador de empilhadeira Raimundo Leopoldo Alves Filho, de 43 anos, até conseguiu ser atendido na agência do Parque do Bom Menino, região central de São Luís (MA), após duas horas de espera, mas o resultado não foi o que ele esperava. “Consegui, mas meu pedido foi indeferido. Eu vim só receber o resultado da perícia e foi indeferido. Demorou um pouco, mas, graças a Deus, eu consegui”, relata. Agora, ele terá que recorrer pela Central 135.

Atendimento

Em nota oficial, o Ministério da Previdência Social informa que os segurados que possuam agendamento para atendimento em alguma agência e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada, na própria agência, e que a Central de Atendimento 135 está à disposição para prestar estas e outras informações e orientar os segurados.

MP-MA RECORRE CONTRA RETORNO DE PREFEITO AO CARGO EM PEDREIRAS, MA

Por: G1 MA
A procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, interpôs agravo regimental contra a decisão do desembargador Jamil Gedeon, que suspendeu a medida liminar que afastou Francisco Antônio Fernandes da Silva do cargo de prefeito do município de Pedreiras (MA) pelo período de 180 dias. Concedida em julho, a liminar acolheu pedido feito na ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta, em fevereiro, pela titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pedreiras, Sandra Soares de Pontes.
O afastamento temporário do prefeito foi solicitado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) devido a irregularidades em processos licitatórios realizados pela prefeitura no ano de 2013. O órgão pede que o gestor seja novamente afastado do cargo, como forma de resguardar o processo judicial em curso.
Proferida pelo juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, da 1ª Vara de Pedreiras, a determinação judicial que afastou o prefeito abrangeu ainda a indisponibilidade e bloqueio dos bens de quatro empresas acusadas de ilegalidades nos processos licitatórios: F. de A. P. Morais, MK3 Comércio e Serviços Ltda., Classe Construções Ltda. e R. Macedo Soares. A 1ª Promotoria de Justiça atestou que a Prefeitura de Pedreiras realizou compras de forma irregular, sem licitação ou pagando valores superfaturados.
Em maio de 2015, a Justiça já havia determinado, liminarmente, a indisponibilidade dos bens do prefeito até o limite de R$ 4.876.923,90, incluindo contas bancárias, imóveis e automóveis do gestor.

DÓLAR CHEGA A R$ 4,24, MAS MUDA DE RUMO E PASSA A CAIR

Por: O Imparcial
O dólar voltou a operar em alta nesta quinta-feira (24), e passou a marca dos R$ 4,24, renovando a maior cotação da história da moeda frente ao real. No início da tarde, no entanto, mudou de rumo e passou a cair.
Às 14h09, o dólar tinha queda de 0,61%, a R$ 4,1210. Na máxima da sessão, chegou a saltar para R$ 4,2491 e, na mínima, foi a R$ 4,0577, segundo a Reuters. Veja a cotação
A moeda perdeu força e passou a cair depois de declarações do presidente do BC, Alexandre Tombini, que sugeriu que poderão ser feito leilões de dólares no mercado à vista.
Questionado sobre o possível uso das reservas internacionais no câmbio, Tombini disse que "todos os instrumentos à disposição do Banco Central estão no raio de ação caso seja necessário à frente".
Entenda: swap cambial, leilão de linha e venda direta de dólares

Veja a cotação ao longo do dia:

Às 9h20, alta de 1,39%, a R$ 4,2038
Às 9h30, alta de 1,62%, a R$ 4,2134
Às 9h40, alta de 1,46%, a R$ 4,2067
Às 9h50, alta de 1,47%, a R$ 4,2071
Às 10h, alta de 1,7%, a R$ 4,2165
Às 10h10, alta de 1,97%, a R$ 4,2279
Às 10h20, alta de 2,16%, a R$ 4,2356
Às 10h30, alta de 2,45%, a R$ 4,247
Às 10h40, alta de 2,03%, a R$ 4,2306
Às 10h50, alta de 1,89%, a R$ 4,2245
Às 10h59, alta de 1,86%, a R$ 4,2233
Às 11h10, alta de 0,3%, a R$ 4,1586
Às 11h20, alta de 0,87%, a R$ 4,1821
Às 11h30, alta de 0,99%, a R$ 4,1874
Às 12h, alta de 1,5%, a R$ 4,2086
Às 12h20, alta de 1,38%, a R$ 4,2036
Às 12h40, alta de 1,2%, a R$ 4,1961
Às 13h09, alta de 0,1%, a R$ 4,1503
Às 13h24, queda de 0,29%, a R$ 4,1339
Às 13h39, queda de 1,38%, a R$ 4,0887
Às 13h54, queda de 1,32%, a R$ 4,0915


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ATIVIDADES EDUCATIVAS DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO ORIENTAM PEDESTRES E MOTORISTAS

Por: Agência São Luís
 
Pedestres e motoristas participaram de ações educativas para o trânsito nesta terça-feira (22) em faixas de pedestres localizadas no Renascença e Maranhão Novo. A ação foi organizada por diversas instituições, entre elas a Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT), órgão da Prefeitura, como parte das ações da Semana Nacional de Trânsito em São Luís.
Nesta quarta-feira (23), a ação será realizada nos Terminais de Integração da Praia Grande e Cohab, e Loja Maçônica do Maranhão (Bequimão), com entrega de material educativo e campanha educativa para motociclistas. A Semana Nacional de Trânsito acontece desde o dia 18 de setembro e se estende até o dia 25 e tem como tema "Seja você a mudança no trânsito".
Os organizadores da Semana Nacional de Trânsito, em São Luís, orientaram pedestres e motoristas durante ações educativas realizadas em faixas de pedestres. "A cidade é feita de pessoas. Uma hora quem dirige vai descer do carro, precisa atravessar uma faixa para realizar suas tarefas diárias. Portanto, é fundamental levar esta consciência de que o condutor tem obrigação de parar, de se colocar no lugar do outro, do pedestre", disse o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Francisco Moura. Ele destacou também que apesar dessa obrigação do motorista de parar na faixa, o pedestre precisa ter uma ação defensiva, não agindo de forma automática, tendo o cuidado de observar as ação dos condutores.
Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, sempre entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade para atitudes positivas nas vias, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos com segurança.

AÇÕES

No Maranhão, as atividades são coordenadas por diversas instituições, entre elas a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Conselho Estadual de Trânsito, Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran MA), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal, Unipas, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), entre outras, que irão desenvolver uma série de atividades, como palestras educativas nas escolas, seminários, passeatas, concurso de redação, reuniões com motociclistas, panfletagem e blitz educativa.

A DIFERENÇA ENTRE OS VENCIMENTOS DOS DELEGADOS E DOS POLICIAIS CIVIS

Por: Jorge Aragão
Os policiais civis seguem em greve por tempo indeterminado no Maranhão e o pior, sem qualquer ação do Governo Flávio Dino no sentido de negociar com a categoria.
Uma das principais reclamações dos policiais é a disparidade entre os seus vencimentos e os vencimentos dos delegados de polícia. O Blog recebeu um quadro que apresenta a diferença entre os dois vencimentos, tanto no início quanto no final de carreira das duas categorias.
Segundo os policiais civis, a diferença inicial é de aproximadamente R$ 14 mil e o valor aumenta na remuneração final, ultrapassando os R$ 16 mil. Veja o quadro acima.
Os policiais civis querem receber pelo menos 60% daquilo que recebem hoje os delegados de Polícia. O Governo do Estado oferece apenas 22% em cima desta proporção. No início de carreira a proporção é de aproximadamente 16%, enquanto que no final de carreira se aproxima dos 23%.
E assim segue o impasse e a greve da Polícia Civil do Maranhão.

SERVIDORES DO INSS DECIDEM CONTINUAR A GREVE NO MARANHÃO

Por:G1
 Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já estão em greve há 77 dias no Maranhão, decidiram pela continuidade da paralisação em assembleia geral, realizada na manhã desta terça-feira (22)
De acordo com o servidor, José Marques Jr., a proposta que foi encaminhada pelo o Governo Federal ainda não atende todas as exigências da categoria, que reivindica um reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual nos próximos quatro anos, além de melhorias nas condições de trabalho e atendimento ao público. “Infelizmente a proposta encaminhada pelo o Governo Federal nessa semana ainda apresenta alguns impasses que pudessem pôr fim a greve”, explicou.
Ele diz que dentre todas as dificuldades selecionadas pelos servidores, a que mais chama a atenção é a que diz respeito sobre a reposição nos dias em que ocorreu o movimento grevista. “Hoje o principal problema que nós encontramos é a reposição das horas, dos dias parado”.
José Marques Jr. acrescenta que, a ideia do Governo de querer que os servidores reponham os dias perdidos com mais horas de trabalho é considerada inviável e afirma que a realização de mutirões seria uma boa saída para as duas partes. “O governo quer que a reposição seja feita em horas e isso faria com que nós levássemos, mais ou menos, oito meses trabalhando 10 horas por dia para que pudesse haver a reposição das horas e a categoria entende que a melhor forma de repor o tempo parado e desrepresar os atendimentos que ficaram nesse período seria através de mutirões”.
Nesta quarta-feira (23), a partir das 8h, acontecerá um ato público, na Praça Deodoro, em São Luís, onde estarão presente os servidores do INSS e também de outras categorias federais. “Nós vamos realizar amanhã um ato público dos servidores na Praça Deodoro, e ele será em frente à Biblioteca Pública, na Praça Deodoro. Além da gente, estarão também no local outras categorias que vão se unir a gente”, finalizou.

DÓLAR CHEGA A R$ 4,14 E BC AUMENTA INTERVENÇÃO NO CÂMBIO

Por:G1
Após o dólar bater R$ 4,14, por conta de preocupações com a situação econômica e política no país e temores externos, o Banco Central intensificou a intervenção no câmbio nesta quarta-feira com o anúncio de novos leilões.
Às 14h20, o dólar subia 1,85%, cotado a R$ 4,1289 na venda. Na máxima do dia, subiu 2,27%, a R$ 4,1457, segundo a Reuters. Veja a cotação
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operava em alta depois de abrir em queda.
Após abrir o pregão desta quarta-feira (23) em queda, o dólar passou a subir minutos depois. A máxima do dia, R$ 4,1457, foi atingida um pouco antes do anúncio do BC.

Intervenção do BC

O BC vendeu no início da tarde 4,4 mil swaps cambiais (papéis que equivalem a uma venda futura de dólares, e servem como uma proteção contra a alta da moeda), da oferta de até 20 mil. E realizará durante a tarde leilão de venda de até US$ 2 bilhões com compromisso de recompra e, na quinta-feira, outra oferta de até 20 mil swaps cambiais. Todos esses leilões, segundo assessoria de imprensa do BC, não são para rolar (trocar títulos que vencem por títulos novos, para evitar tirar esses recursos do mercado) contratos já existentes.
O BC voltou a realizar neste mês os chamados leilões de linha (venda de moeda norte-americana com compromisso de recompra nos meses seguintes). Ao vender dólares no mercado, o BC atua para tentar conter a alta da moeda – fator que prejudica o controle da inflação, uma vez que insumos e produtos importados ficam mais caros.
Desde abril, o BC não fazia leilão de swap sem ser para rolagem. O Banco Central também deu continuidade à rolagem dos swaps cambiais que vencem em outubro nesta manhã, vendendo a oferta total de até 9,45 mil contratos. Ao todo, já rolou o equivalente a US$ 7,179 bilhões, ou cerca de 76% do lote total, que corresponde a US$ 9,458 bilhões.
"Uma atuação como essa deveria segurar um pouco, mas a volatilidade está muito grande", disse à Reuters o gerente de câmbio da corretora BGC Liquidez, Francisco Carvalho. "O mercado está perdido e corre para o dólar".

Veja a cotação ao longo do dia:

Às 9h05, caía 0,84%, a R$ 4,0197
Às 9h20, caía 0,75%, a R$ 4,0231
Às 10h20, subia 0,696%, a R$ 4,082
Às 10h30, subia 0,548%, a R$ 4,076
Às 10h50, subia 0,9%, a R$ 4,0903
Às 11h, subia 0,957%, a R$ 4,0926
Às 11h20, subia 1,31%, a R$ 4,1067
Às 11h30, subia 1,85%, a R$ 4,1287
Às 11h40, subia 1,59%, a R$ 4,1182
Às 12h, subia 1,83%, a R$ 4,128
Às 12h10, subia 1,79%, a R$ 4,1266
Às 12h34, subia 1,89%, a R$ 4,1307
Às 12h50, subia 1,28%, a R$ 4,1057
Às 13h06, subia 1,41%, a R$ 4,1111
Às 13h39, subia 1,87%, a R$ 4,1296
Às 13h54, subia 2,04% a R$ 4,1367


Preocupações com o Brasil

Na manhã desta quarta-feira, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, expressou preocupação com a economia global, o que se somou à já forte apreensão com a economia e a política brasileira.
Mais cedo, a moeda chegou a cair quase 1%, a R$ 4,0145 na mínima do dia, após o Congresso manter alguns vetos da presidente Dilma Rousseff que não devem prejudicar o ajuste fiscal, mas adiar a análise de outros itens importantes.
"(Draghi demonstrou) preocupação com a perspectiva de crescimento global e a apreensão com o Brasil continua", resumiu o economista da 4Cast Pedro Tuesta. Draghi afirmou nesta manhã que o BCE precisa de mais tempo para avaliar se é necessário fortalecer seu programa de compra de ativos, ao mesmo tempo em que ressaltou que a desaceleração de mercados emergentes, o avanço do euro e a queda dos preços de commodities prejudicam as perspectivas econômicas.
A pressão externa somou-se ao quadro político e econômico preocupante no Brasil. Embora a decisão do Congresso nesta madrugada tenha aliviado um pouco essas preocupações, o mercado seguia temeroso.
"O veto mais importante é o do aumento (de salários dos servidores do) Judiciário e não sabemos quando ele vai ser analisado", disse o operador de uma corretora nacional, referindo-se ao veto que, se derrubado, vai gerar gastos de 36 bilhões de reais até 2019, segundo cálculos do governo.
Citando riscos aos planos fiscais do governo no curto prazo e a grande probabilidade de novos rebaixamentos da nota de crédito do Brasil, o Credit Suisse passou a projetar que o dólar deve atingir R$ 4,25 em três meses e R$ 4,50 em 12 meses, contra R$ 3,65 e R$ 4,10 reais, respectivamente.

Recorde na véspera

Na terça-feira, a moeda norte-americana teve alta de 1,83%, vendida a R$ 4,0538. No ano, o dólar já tem alta acumulada de 52,47%.
A cotação de fechamento desta terça foi a mais alta já registrada desde a criação do real. A maior até então havia sido registrada em 10 de outubro de 2002, quando o dólar chegou a ser vendido a R$ 4 durante o pregão, mas desacelerou a alta e fechou naquele dia a R$ 3,98.
Na época, a moeda norte-americana foi impulsionada, entre outros, pelas perspectivas de que o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria eleito, algo que não agradava o mercado financeiro.
No passado, houve um breve período em que R$ 1 chegou a valer mais que US$ 1 na carteira. Isso aconteceu entre 1994 e 1999, quando o governo passou a controlar artificialmente a cotação da moeda norte-americana para estabilizar a economia do país, recém-saída de uma hiperinflação.

Dólar turismo a mais de R$ 4,60

Nas casas de câmbio, a disparada do dólar já mostra seus reflexos. Na manhã desta quarta-feira, a cotação passava de R$ 4,60.
O G1 pesquisou o preço para o valor do dólar em três casas de câmbio. A cotação chega a R$ 4,62 no cartão pré-pago (já inclusos os 6,38% de IOF) na Confidence Câmbio. Em espécie, a moeda sai por R$ 4,39. Na Get Money, a cotação chega a R$ 4,58 no cartão pré-pago (já inclusos os 6,38% de IOF). Em espécie, a moeda sai por R$ 4,34. Na Cotação, o dólar sai por R$ 4,39 em espécie, e R$ 4,61.