terça-feira, 30 de junho de 2015

PRÉ-SAL, REFORMA POLÍTICA E VOTAÇÃO DE MPS MARCAM TRABALHOS DO SENADO


Por: O Iparcial
O Senado promove hoje, dia 20, sessão temática para discutir os projetos que mudam as regras sobre a participação da Petrobras na exploração do pré-sal. Os dois projetos de lei do senador José Serra (PSDB-SP) fazem alterações no modelo de operador único, adotado no novo marco regulatório do pré-sal, e na participação mínima do governo no modelo de partilha. Eles estão prontos para votação, em regime de urgência, no plenário, mas a apreciação foi adiada para que os senadores pudessem discutir o assunto com especialistas.
Para a sessão temática de hoje foram convidados o ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Haroldo Lima, o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Jorge Marques de Toledo Camargo, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, e o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.
O debate está marcado para as 11h e deve se estender até o início da sessão deliberativa ordinária, marcada para as 14h. A partir daí, os senadores devem se dedicar à análise de três medidas provisórias que trancam a pauta da Casa, uma delas corrige a tabela do Imposto de Renda. Há ainda a possibilidade de que seja votado o projeto de lei que trata das desonerações sobre a folha de pagamento das empresas.
A partir das 14h30, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC vão se reunir para votar 51 requerimentos. A reunião será apenas administrativa, sem depoimentos. A CPI do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) também se reunirá para ouvir os depoimentos da advogada Adriana Oliveira e Ribeiro, sócia do escritório de advocacia JR Silva Advogados Associados, e de Jorge Victor Rodrigues, que teria atuado como intermediário no pagamento de propina de empresas a conselheiros do Carf.
Ainda no período da tarde, ocorrerá a primeira reunião de trabalho da comissão especial criada para analisar os projetos da reforma política. A comissão foi instalada na última semana e deverá concluir os trabalhos até o início do recesso legislativo, em 17 de julho, apontando os projetos em que há acordo para votação, inclusive com a Câmara dos Deputados.
À noite, os senadores se reunirão com os deputados, em sessão conjunta do Congresso Nacional, para a análise de vetos presidenciais. Deverão ser votados vetos referentes às leis das Antenas, da Biodiversidade, da que trata da fusão de partidos políticos, entre outros.

PREFEITURA CONSOLIDA IMPLANTAÇÃO DO NUTRISUS

Por: Agência São Luís
O Programa NutriSUS, implantado pela Prefeitura de São Luís, desde abril deste ano, está atendendo a 166 crianças, com idade entre três e cinco anos, que recebem sachês nutricionais na merenda escolar. Desde o início do Programa, 9.960 sachês foram distribuídos em três unidades de ensino da rede pública da capital maranhense.
A ação une as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed) em uma estratégia coletiva para fortificar a alimentação infantil, e assim, contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças.
O NutriSUS é coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e objetiva garantir alimentação adequada e saudável, prevenir a anemia e outras doenças e evitar carências de micronutrientes na infância. Crianças matriculadas em unidades do programa Saúde na Escola poderão receber os sachês de vitaminas e minerais, mas antes são submetidas a uma avaliação.
Em dois meses, a Prefeitura de São Luís já contemplou, com o NutriSUS, as Unidades de Ensino Básico Vila Tiradentes (Distrito Industrial), Prof Luzenir Mata Roma (Vila Nova República) e Frederico Chaves (São Francisco).
No segundo semestre, outras escolas serão incluídas no programa. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destaca que a implantação do NutriSUS reforça a política de assistência da gestão do prefeito Edivaldo.
"A realidade mostra que, para muitas crianças, a alimentação escolar é a principal refeição, e o sachê com vitaminas e nutrientes potencializa o cuidado nutricional, favorecendo o crescimento e a aprendizagem. Então, estamos conseguindo reforçar a qualidade da merenda escolar, que já é muito boa, para dar mais saúde às crianças", disse.
O NutriSUS disponibiliza um sachê por dia na refeição oferecida na escola, durante os cinco dias na semana, totalizando 60 sachês. Após este período, deverá haver um intervalo de quatro meses, em que a criança não recebe o suplemento, antes do reinício do ciclo. Caso a criança falte à unidade escolar, ela poderá continuar a receber o sachê.

MUDANÇA SÓ NA PALAVRA QUE NÃO SE CUMPRE!

CORRUPÇÃO, CONTINUA SENDO A MOEDA DE TROCA DA POLÍTICA ATUAL

Por: Ricardo Santos
Legisladores mercadejam pelos próprios interesses. Recentemente vimos o atual governo barrando alguns deputados que se negaram a votar alguns interesses do Executivo estadual que tramitavam na Assembleia Legislativa. O problema parece seguir em todas as direções.
Na Raposa, vereador alega “problemas pessoais” para fugir de votação
Negociatas políticas, um antigo mercado recheado de corrupção que precisa ter fim no Brasil.  Abaixo, um exemplo retirado do Blog da Cristiana França:
No geral o parlamento deixou de ser algo sério, de interesse do povo, para tornar-se de interesse particular. Um fato inusitado que aconteceu no minúsculo município de Raposa, descreve muito bem essa triste realidade.
O vereador Oliveira Duceu (PP), demonstrou desprezo com a população da Raposa, ao se retirar da sessão extraordinária que votou o projeto de Lei 11/2015 autorizando o prefeito Clodomir a firmar convênio com a Colônia de Pescadores – Z 53 e o projeto de Lei 12/2015 autorizando a Prefeitura de Raposa a liberar um crédito no valor de R$ 100 Mil para a Colônia de Pescadores, com a finalidade de custear todas as despesas da tradicional Festa do Pescador, que acontece há 39 anos, no dia 29 de Junho, Dia de São Pedro, padroeiro da cidade e dos pescadores.
É necessário fazer uma mudança na mentalidade política de nosso estado. Da mesma forma que o Executivo estadual trata os deputados, que são obrigados a mercadejarem apoios, os vereadores de todo o Maranhão continuam se vendendo aos prefeitos e esquecendo  de servir aos interesses do povo.
A pergunta segue sem resposta: cadê a mudança?

PREFEITURA CONTABILIZA ENTREGA DE 92 PRÓTESES MAMÁRIAS NOS CINCO PRIMEIROS MESES DE 2015

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís disponibiliza à população um importante serviço, que somente nos cinco primeiros meses deste ano, já beneficiou 92 mulheres. Trata-se da distribuição de próteses mamárias, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Programa de Órtese e Prótese. As beneficiárias são mulheres que precisaram, por razões diversas, retirar uma ou as duas mamas.
As próteses mamárias distribuídas pela rede municipal de saúde são feitas de silicone e não necessitam de intervenção cirúrgica para serem usadas. Assim que a beneficiária recebe a prótese, ela também é contemplada com sutiãs próprios para serem usados com o produto.
Para ter direito ao benefício, basta que a mulher tenha retirado a mama há pelo menos um mês e comprove – por meio de laudo médico – a necessidade da prótese. A documentação deve ser entregue na coordenação de Órtese e Prótese, localizada na sede da Semus. O telefone de contato é o (98) 32128439.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe destaca o benefício como parte da política de atenção à Mulher, adotada pelo prefeito Edivaldo. "A perda da mama tem um impacto significativo na vida feminina, e com a prótese, a Prefeitura contribui pra melhorar a autoestima dessas mulheres, que não tem acesso a meios de reconstrução mamária. Então, além das ações que oferecemos nas unidades, procuramos também colaborar com o bem-estar feminino, que é um requisito para a saúde", destacou.
A aposentada Marilde Gomes do Nascimento, de 75 anos, moradora da Cidade Operária, recebeu a prótese mamária – por intermédio da Semus – na segunda-feira (8). Ela retirou a mama esquerda em virtude de um câncer. "Assim que retirei a mama, solicitei para a Prefeitura esta prótese e recebi agora. Estou muito feliz e satisfeita com a prótese. Ela é confortável e fácil de ser colocada", disse.

sábado, 27 de junho de 2015

PREFEITURA CERTIFICA JOVENS E ENTIDADES PELO CUMPRIMENTO EXITOSO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou na tarde desta quarta-feira (24) a I Cerimônia de Certificação de Cumprimento Exitoso de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Foram certificados 13 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, demandados da Justiça e atendidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), bem como de 13 entidades parceiras que também atuam no processo de ressocialização.
O trabalho de ressocialização mudou a vida do jovem I. A. B. R, 16 anos, que cumpriu medida socioeducativa no Cras Sol e Mar. "Essa certificação é muito importante, porque quando você passa por um problema como esse, fica perdido, sem rumo e, a partir do atendimento que recebemos nos Creas, com acompanhamento psicológico e social é que nos damos conta da gravidade daquilo que fez e passa a refletir sobre isso e principalmente sobre a chance de mudar. Hoje, tendo concluído todo esse processo, tenho planos para o futuro e penso sobre quem eu quero ser daqui por diante. Agora, posso dizer finalmente que consegui vencer", disse.
De acordo com a titular da Semcas, Andreia Lauande, esse momento de certificação reconhece o empenho tanto da Promotoria Especializada em Medidas Socioeducativas, quanto de Creas, entidades parceiras, do adolescente e de suas famílias.
"Esse momento de certificação coroa um trabalho feito a muitas mãos, gostaria de destacar o papel de todos esses jovens que têm o compromisso, a força de vontade e cumprir todo esse processo de forma exitosa. Mostra também o compromisso das equipes que trabalham todos os dias e não desistem, o papel das famílias, que também é fundamental, e também do poder judiciário, que realiza junto conosco todo o acompanhamento", afirmou.
A secretária também reforçou o compromisso do prefeito Edivaldo em dar prioridade aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na inclusão no mercado de trabalho, nas escolas, para dar continuidade e conclusão dos estudos, além de preparação para o vestibular e futuro ingresso nas universidades.
Atualmente, 57 adolescentes cumprem medidas socioeducativas em meio aberto no Município e a prática tem sido exitosa. A execução é feita nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social, que definem quais atividades e por quanto tempo as medidas serão cumpridas.
Os adolescentes demandados da justiça são encaminhados aos Creas, que aplicam as ações integrantes das medidas, como a prestação de serviço na comunidade e atividades de cunho individualizado e coletivo, como palestras, oficinas e lazer, além de acompanhamento psicológico e social.
Neste ano, São Luís foi uma das cidades semifinalistas do Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão no XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), com o projeto de medidas socioeducativas realizado pela Semcas, que tem o papel fundamental na ressocialização de jovens na capital.

PRÁTICAS RESTAURATIVAS

Mais comuns no âmbito da Justiça, onde nasceram há mais de 30 anos, as Práticas Restaurativas migram para outras áreas passivas de conflito social, como a educação e a assistência social. Isso porque, entre seus objetivos, está a reparação de danos e solução de conflitos e tensões sociais de forma pacífica, além de oportunizarem a vítima a expor seus sentimentos e percepções referentes ao ato infracional e de como o trauma impactou sua vida, como também buscar uma atitude reflexiva e reparadora do ofensor.

TRE-MA ABRE INSCRIÇÕES PARA ANALISTAS E TÉCNICOS JUDICIÁRIOS

Por: G1MA
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) abre, nesta segunda-feira (22), as inscrições para concurso público com objetivo de de preencher vagas de analistas e técnicos judiciários para seu quadro funcional, além de formação de cadastro de reserva. As inscrições ocorrem pelo endereço eletrônico www.tre-ma.ieses.org, e ocorrem até o dia 10 de julho de 2015. As taxas de inscrições vão de R$ 60 (para nível médio) e R$ 75 (nível superior).
Os salários variam de R$ 6.224,79 a R$ 9.692,84, com jornadas de trabalho de 20 horas a 40 horas semanais.

Veja a relação completa de vagas no concurso público:

Técnico judiciário – área administrativa (9 vagas regulares e 1 para pessoa com deficiência).

Vagas para cadastro de reserva:

Técnico judiciário – operação de computadores;
Analista judiciário – área judiciária;
Analista judiciário – área administrativa;
Analista judiciário – análise de sistemas.

Vagas para cadastro de reserva para pessoa com deficiência:

Técnico judiciário – programação de sistemas - 1 vaga regular ;
Técnico judiciário – edificações - 1 vaga regular;
Analista judiciário – medicina – 1 vaga regular;
Analista judiciário – contabilidade – 1 vaga regular.

INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS SERÃO ABERTAS NA SEGUNDA-FEIRA

Por: O Imparcial
Os candidatos a vagas em cursos técnicos gratuitos podem fazer a inscrição pela internet, a partir de segunda-feira, 29, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação. Por meio do Sisutec, a iniciativa Bolsa-Formação, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferece cursos técnicos a pessoas que concluíram o ensino médio. O período de inscrições vai até 3 de julho próximo.
A edição de 2015 do Sisutec oferece 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. Os cursos têm início previsto para o período de 3 a 31 de agosto próximo. São responsáveis pela oferta de cursos os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, as redes públicas estaduais, as instituições particulares habilitadas pelo Pronatec e os serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S.
As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. O candidato também deve comprovar participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, com nota na prova de redação que não tenha sido zero.
A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para 7 de julho e, em segunda chamada, para o dia 14 do mesmo mês. Após a realização das duas chamadas, todos os estudantes que tenham concluído o ensino médio entre 2012 e 2014 podem concorrer às vagas remanescentes.
Mais informações no Edital nº 5/2015, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, retificado pelo Edital nº 6/2015.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

NATALINO SALGADO AO LADO DE NAIR PORTELA PRESTIGIA O ARRAIAL DO DCE DA UFMA COM SUA PRESENÇA NATALINO SALGADO PRESTIGIA O ARRAIAL DO DCE DA UFMA COM SUA PRESENÇA ~

Por: Diego Emir
O reitor Natalino Salgado fez questão de prestigiar o Arraial da UFMA, organizado pelo DCE de “17 de Setembro”. Com uma aprovação superior a 60% pela comunidade acadêmica, o professor doutor foi muito bem recepcionado por alunos, técnicos e professores.
Natalino é cotado para disputar a prefeitura de São Luís. Na UFMA, ele conta com apoio de grupos diversos de estudantes entre eles da Diversidade Sexual, Africanos e outros, assim como outros segmentos e movimentos envolvidos com a Universidade Federal do Maranhão.
Natalino esteve acompanhado de Nair Portela, eleita na consulta prévia para reitora. Juntos visitaram as barracas de estudantes da Odontologia, Biblioteconomia, Psicologia, Comunicação Social, Geografia e outros.


Atrações do Ultimo dia de Arraial do DCE UFMA "Unindo Vozes, Consolidando Ideias".

E hoje no arraial do DCE UFMA teremos:
18h - Tambor do Mestre Amaral
19h - Tambor de criola de Julião
20h - Boi Encanto do Taperi
21h - Boi da Maioba (M)
22h - Forró Bam bam bam
23h - Boi do Maracanã

RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA É PRORROGADO ATÉ 17 DE JULHO

Por: O Imparcial
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), informa que o prazo de atualização cadastral das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família - que seria encerrado no dia 26 de junho - foi prorrogado até o dia 17 de julho. A nova data foi estipulada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As famílias que não realizarem o procedimento até a devida data correm o risco de ter o beneficio suspenso ou cancelado.
A atualização cadastral é uma ação periódica do Bolsa Família, que verifica se as famílias beneficiárias continuam com perfil para receber o benefício. As famílias que foram convocadas por meio de comprovante de pagamento do benefício contam com esse novo prazo de apresentação da documentação para recadastro em tempo hábil, evitando assim quaisquer transtornos.
De acordo com a superintendente de Transferência de Renda e Cidadania, Daniela Araújo, somente as pessoas que receberam o comunicado de recadastramento, por meio do extrato de pagamento, devem procurar a Central social para realizar o procedimento.
"O benefício será bloqueado, ficará retido, enquanto não for feita a atualização. Quando houver a atualização, ocorre o desbloqueio e o beneficiário recebe, inclusive, retroativo. Porém, quem não atualizar até 17 de julho, poderá ter o benefício cancelado", explicou a superintendente.
Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para crianças menores com idade entre sete e 17 anos.
Os serviços referentes ao Bolsa Família e Cadastro Único estão sendo realizados em novo endereço,no Edifício Cesáreo, nº 29, na Avenida Senador Vitorino Freire, Anel Viário (antigo INSS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

FALTA DE INFRAESTRUTURA PREJUDICA MORADORES DE SÃO JOSE DE RIBAMAR

Os bairros do município encontram-se em situação caótica. Não há coleta de lixo, esgoto nem pavimentação.

Por: O Imparcial
Falta de infraestrutura incomoda moradores de alguns bairros do município de São José de Ribamar. Segundo relaram alguns moradores, não há coleta de lixo, esgoto tratado nem pavimentação. A reportagem, então, esteve em algumas comunidades como Alto Turu I, Alto do Turu e Jardim Turu, e constatou este e demais problemas. No Jardim Turu, na Avenida Nossa Senhora da Vitória, os buracos estão por todos os lados da via.
O mototaxista Elivelton da Silva Maia reclamou que nunca teve nenhuma melhoria no Jardim Turu, local que ele mora há mais de 10 anos. De acordo com Maia, o fornecimento de água não é regular e a coleta de lixo, apesar de ser em dias alternados, mesmo assim não atende à demanda.
“A água passa de 10 a 20 dias sem pingar nas torneiras. Não consigo contabilizar os prejuízos que já foram causados em minha moto por conta da buraqueira. Durante a noite não podemos trabalhar, pois há muito assalto, é lamentável esta situação”, disse. Elivelton contou que já interditaram a Avenida três vezes, contudo nada é resolvido pelas autoridades competentes e a população sofrendo.
No Alto Turu I existem ruas que estão totalmente tomadas pelo mato. Existe um lixão no meio da rua, não há asfalto, só piçarra. Em outras vias, carros não conseguem ter acesso, pois há valas. A vendedora Katiane Ribeiro disse que são muitos os problemas enfrentados diariamente pelos moradores do Alto Turu I, segundo ela na comunidade os proprietários das casas decidiram limpar e arrumar as ruas com seus próprios esforços.
Outro alvo de reclamação é o número alto de crianças fora da escola, por não haver unidades para atender às crianças daquela região. “A escola que existe não consegue atender todas as crianças que moram aqui e nem as dos bairros vizinhos, quem tem condição paga uma escola particular, quem não tem, o filho fica fora da escola”, relatou.
No Miritiua, os moradores reclamam do esgoto que estar á ceu aberto, incomodando principalmente nos dias de chuvas quando alaga tudo.

Coleta de lixo

De acordo com as informações da prefeitura de São José de Ribamar, a coleta de resíduos sólidos nos bairros citados na matéria é feita três vezes por semana. Apenas quando ocorre algum tipo de interrupção, que geralmente acontece devido a problemas operacionais da empresa que presta o serviço. A prefeitura afirmou que esta semana, não teve informações de que houve nenhum tipo de paralisação.
Quanto a infraestrutura das vias dos bairros todas serão recuperadas. A prefeitura já tem pronto um plano de recuperação e melhoramento de toda a malha viária da cidade. Esse trabalho terá início muito em breve, tão logo passe, em definitivo, o período chuvoso.
Ainda de acordo com a prefeitura é importante destacar que o serviço de recuperação da malha viária do município contará com o apoio do Governo do Estado.
Prefeitura continua, ainda, tentando liberar, junto ao governo estadual, recursos de vários convênios firmados ano passado com a então administração estadual. Estes recursos serão utilizados para dar continuidade a várias obras de asfaltamento em bairros de diversas regiões da cidade.

Odebrecht Ambiental

A empresa informou através de nota que desde que assumiu os a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar têm trabalhado para melhor atender a população dos respectivos municípios.
Internauta você pode compartilhar pelo Whatsapp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial

GALERIA TRAPICHE ABRE EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS SOBRE O SERTÃO MARANHENSE NESTA QUINTA-FEIRA (25)

Por: Agência São Luís
Galeria Trapiche
Promover um olhar sobre a beleza e a biodiversidade do Cerrado Sul Maranhense é a proposta da exposição "Cores e Formas do Sertão Maranhense", que a fotógrafa Ana Rosa Marques apresenta a partir desta quinta-feira (25), às 19h, no espaço da Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís.
A exposição traz paisagens da região da Chapada das Mesas, em especial do município de Carolina e do Parque Nacional, apresentando o cotidiano, a memória dos lugares, as formas de fazer as habitações, a beleza das águas e da biodiversidade do cerrado do sul maranhense.
"Continuamos abrindo espaço para que a atual produção das artes visuais do Maranhão possa estar disponível para o público maranhense e para os turistas que visitam São Luís", diz Paulo Melo Sousa, diretor da Galeria Trapiche Santo Ângelo.
A exposição conta com a produção artística de Claudionor Machado e apoio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

SINE OFERECE VAGAS PARA ESTA QUINTA-FEIRA

Por: O Imparcial
Os candidatos interessados em preencher as vagas devem se cadastrar no portal Trabalho Maranhão no endereço www.trabalho.ma.gov.br ou na agência do Sine, portando Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e certificados originais de escolaridade. O Sine de São Luís fica localizado na rua da Paz, nº 316, Centro. Contato 0800-980-300.


Vagas

Acabador de mármore e granito
Auxiliar de cobrança
Camareira de hotel
Chefe de serviço de limpeza
Eletricista de instalações de veículos automotores
Frentista
Funileiro montador
Jardineiro
Lanterneiro de ônibus
Mecânico de refrigeração
Oficial de manutenção
Serrador de mármore
Técnico de enfermagem
Técnico eletricista
Vendedor pracista
Pessoas com deficiência
Auxiliar administrativo
Auxiliar de escritório
Empacotador, à mão
Jardineiro
Porteiro

Como realizar o cadastro no Sine

Para candidatos em busca de emprego e qualificação profissional que desejam o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), o mesmo pode ser feito presencialmente, em um dos postos do SINE ou via internet, por meio do Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho.

Cadastro presencial

Para o cadastro presencial, basta comparecer a um dos Postos de Atendimento do Sine-MA - Casa do Trabalhador, instalados em 15 municípios do Estado com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho; Cartão ou Número do PIS; Identidade; CPF; Comprovante de Residência; e Comprovante de Escolaridade.

Cadastro pela internet


O trabalhador também pode se cadastrar no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, para verificar vagas de emprego sem sair de casa, e ainda se candidatar para a vaga que aparecer no seu perfil, tendo somente que comparecer a um posto do Sine-MA mais próximo de sua residência para pegar a Carta de Encaminhamento. Lembrando que o cadastro no Sine-MA oportuniza ao trabalhador maranhense a concorrer a vagas de emprego em qualquer lugar do Brasil, sendo que Empregadores de todo o Brasil também poderão ter acesso ao cadastro destes trabalhadores.

A PALAVRA DE UM CONTRA O OUTRO

Por: Marco D'ça
A acareação entre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Yulseff praticamente encerrou a questão envolvendo a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) na Operação Lava Jato.
No caso há apenas a palavra de um contra o outro, o que, para a essência da Lei, não tem valor de julgamento algum.
Costa diz que mandou Yulseff repassar R$ 2 milhões para a campanha de Roseana. Yulseff diz que nunca realizou tal operação. Ponto final.
Está claro que a operação Lava jato, conduzida pelo juiz Sérgio Moro – tendo como coadjuvante a Procuradoria-Geral da República – é uma ação absolutamente político-partidária. E, sendo assim, a partir dela, tudo pode acontecer, inclusive a condenação de inocentes, úteis ao embate PSDB X PT.
Mas, pela análise fria das provas, a Justiça não tem outra saída a não ser a de arquivar as denúncias contra Roseana, por absoluta falta de provas.
Aliás, coisa que seus advogados já pediram desde o início das investigações político-midiáticas.

O PT AINDA É O PARTIDO COM A MAIOR PREFERENCIA DO ELEITORADO BRASILEIRO

Por: Marco D'ça

O Partido dos Trabalhadores ainda é a legenda mais lembrada pelo brasileiro, segundo pesquisa do Instituto DataFolha, divulgada esta semana.
Segundo o levantamento, 11% dos eleitores dizem preferir o PT como legenda política, contra 9% que optaram pelo PSDB, o maior partido de oposição no país.
Na avaliação do Datafolha, os números caracterizam um empate técnico entre PT e PSDB na preferência do eleitor. E reforça a ideia de dicotomia ideológica entre os dois projetos de poder no Brasil.
Partido com a maior estrutura do país, o PMDB fica em terceiro lugar, com 6% da preferência do eleitorado.
As pesquisas sobre preferência partidária são realizadas pelo DataFolha desde 1989. Em todas, o PT sempre apareceu como o preferido da população.
Mas é a primeira vez que aparece em condição de empate técnico com o PSDB…

quarta-feira, 24 de junho de 2015

FILHOS AUTORIDADES ASSISTEM ATROCIDADES NO COROADINHO

Por: Marco D'ça
Um dos mais populares bairros de São Luís, o Coroadinho entrou semana passada para o noticiário da barbárie experimentada neste governo Flávio Dino (PCdoB), por causa da fuga de moradores – escoltados pela polícia – em meio à guerra de gangues que dominam a comunidade.
Mas, se seus representantes no poder público agissem de fato, o bairro poderia ter melhores índices sociais, de saneamento e de qualidade de vida.
Nenhum outro bairro tem tantos moradores nas instâncias de poder.
São três vereadores com casas e familiares na comunidade: Nato, Manoel Rego e Estêvão Aragão.
Além deles, o secretário de Abastecimento da gestão do prefeito Edivaldo Júnior, Aldo Rogério, é suplente de vereador com base e moradia no Coroadinho.
E a mais nova integrante do poder, Tatiana Pereira, secretária estadual de Juventude que, apenas assiste as atrocidades cometidas pelos jovens maranhenses e não toma nenhuma medida.
– Todos autoridades e todos moradores do Coroadinho, mesmo assim nosso bairro se tornou sinônimo de violência em São Luís – denuncia o perfil “Coroadinho Geral”, do Facebook.
Para os moradores das várias comunidades que compõem o complexo Coroadinho, não há outra saída para mudar a realidade do bairro:
– 2016 está logo ali…vamos acordar meu povo – diz o mesmo perfil do Facebook…

O CARISMA E A FORÇA POPULAR DO PREFEITO EDIVALDO HOLANDA JÚNIOR

Por: Marco D'ça
A imagem acima foi captada durante a entrega de uma das 14 unidades de atenção básica de Saúde da Prefeitura de São Luís. E reflete claramente o carisma e a força popular do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). São estes dois aspectos que faz de Holanda Júnior uma peça importante no jogo da sua própria sucessão. Aspectos que ele pretende somar às ações. E reverter alguns quadros desfavoráveis mesmo não sendo de sua ossada como, a secretária de juventude do estado que está praticamente de mãos atadas ou, não está fazendo nada pois, não vemos nenhuma ação da secretaria que se quer lançou projetos para ajudar os jovens da sociedade maranhense que estão morrendo mais e mais a cada dia que passa!
Deixo minha dúvida: Vai fazer o que secretária de juventude, para reverter ou amenizar essa situação?

PREFEITO EDIVALDO HOLANDA JUNIOR ENTREGA CENTRO DE SAÚDE DE FÁTIMA COM EQUIPAMENTOS DE PONTA!

Por: Ricardo Santos
Além de realizar consultas em clínica geral em várias especialidades, o Centro de Saúde de Fátima passa a oferecer um serviço inédito: o teste rápido da tuberculose, com diagnóstico em 24h. O centro conta ainda com dez consultórios e dispõe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para tratamento da Aids. A reforma faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Básica que busca otimizar a assistência prestada pela rede.
A nova modalidade de exame diagnóstico da tuberculose oferecido pela Prefeitura de São Luís vai ser somada aos demais serviços do Centro de Saúde de Fátima, que foi totalmente reformado, visando ampliar e otimizar os serviços de média complexidade da rede municipal de saúde.
“Estamos melhorando nossas unidades de saúde e instrumentalizado-as com equipamentos modernos para que a população ludovicense tenha mais qualidade no atendimento à saúde. Reformar essa unidade e disponibilizar esse importante equipamento representa um avanço muito grande para o setor da saúde do Município, porque possibilita de forma muito mais rápida o diagnóstico e o tratamento dessa doença altamente contagiosa”, disse Edivaldo.
A reforma contemplou a revitalização de todos os ambientes, climatização, pintura e recuperação das partes elétrica e hidráulica, além de melhorias na acessibilidade para proporcionar melhores condições de locomoção de pessoas com deficiência, bem como a reestruturação do laboratório de análises clínicas.

sábado, 20 de junho de 2015

PREFEITURA E UNICEF REALIZAM PIQUENIQUE E CAMINHADA NA SEMANA DO BEBÊ PARA MÃES E CRIANÇAS

Por: Agência São Luís
Como parte das ações realizadas pela Semana do Bebê, a Prefeitura de São Luís e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveram, na manhã desta sexta-feira (19), um divertido e saudável piquenique do qual participaram estudantes da educação infantil da rede municipal de ensino e crianças assistidas pelo Cras na capital. O evento contou com a presença da primeira-dama da capital, Camila Holanda, que esteve acompanhada de sua filha, a pequena Talita Holanda, de 2 anos.
"É um momento especial de cuidados proporcionados às nossas crianças, com muita diversão, brincadeiras e ao ar livre, para que elas tenham esse contato com a natureza e uma vivência diferente de seu cotidiano", disse a primeira-dama.
Sob a sombra das árvores do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), as crianças participaram de uma programação de atividade lúdicas, recreativas e culturais, além do lanche coletivo servido em forma de piquenique. Além dessas atividades, as crianças também receberam aplicação de flúor e participaram de palestras ministradas de forma lúdica e teatralizada com bonecos fantoches.
A realização da Semana do Bebê em São Luís é uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa).
A Semana do Bebê em São Luís está inserida entre as ações da Plataforma dos Centros Urbanos realizadas em São Luís. Segundo a consultora do Unicef, Lissandra Leite, para a Semana do Bebê foram escolhidos como territórios prioritários para a realização das ações as áreas da Cidade Olímpica, a Vila Mauro Fecury e Tirirical, que receberam atividades de mobilização comunitária e institucional, com a oferta de serviços públicos, ações de conscientização, capacitação e prevenção, envolvendo mães, bebês e suas famílias, com atenção especial para adolescentes grávidas.
A ação é uma estratégia de mobilização social que visa fomentar a priorização das ações relacionadas à primeira infância nos municípios brasileiros. Os seis primeiros anos de vida são considerados a etapa em que acontece boa parte do desenvolvimento cognitivo do indivíduo.
"Nós pactuamos com a Prefeitura as ações da Semana do Bebê e muitas outras têm sido realizadas em parceria, como a capacitação de conselheiros tutelares para atuarem em caso de violência interpessoal; estamos trabalhando também com a Semed na formação de professoras de educação física voltada a uma educação física inclusiva, e uma série de outras atividades que visam melhorar a qualidade das políticas públicas ofertadas às crianças e adolescentes", disse Lissandra Leite.
A dona de casa Isanilde Marques Silva, 28 anos, acompanhou seu filho, o estudante Kristian Marques, 4 anos, no piquenique. "Ele se divertiu bastante e eu também. Não é todo dia que participamos de um piquenique; foi bem diferente", disse.

CAMINHADA

Também na sexta-feira pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) comandou um passeio com gestantes dos bairros Vila Nova e São Raimundo no Parque Botânico da Vale, como forma de estimular práticas saudáveis na gravidez. A programação faz parte do conjunto de atividades da Semana do Bebê. 
As gestantes também receberam orientações – por meio da técnica de Pilates – sobre movimentos que favorecem a gestação, contribuindo com o bem-estar do bebê no ventre, e que auxiliam no trabalho de parto. Desde a última quinta-feira (18), a Semus realiza, na área do Anjo da Guarda, atividades específicas com mulheres grávidas. Elas receberam orientações sobre puericultura (técnica que trata do bem-estar e saúde das crianças, antes mesmo do seu nascimento) e shantala (massagem milenar indiana que alivia cólica e melhora o sono dos bebês).
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destaca a importância da Semana do Bebê. "Essa parceria é muito positiva porque proporciona a ampliação das ações que a Prefeitura já realiza. Desde o início da Semana, envolvemos muitas secretarias municipais na oferta de serviços que estimulam o cuidado com a primeira infância e favorecem o desenvolvimento saudável de nossas crianças", afirma.
Neste sábado (20), a partir das 17h, no Arraial da Praça Maria Aragão, acontece o encerramento oficial da Semana do Bebê 2015. Além da apresentação de brincadeiras (como grupos de bumba-boi e dança portuguesa), também haverá teatro de bonecos e relatos de histórias infantis.

RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA É PRORROGADO ATÉ 26 DE JUNHO

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), informa que o prazo para a atualização cadastral do Programa Bolsa Família, que seria encerrado no dia 19 de junho, foi prorrogado até o dia 26 do mês corrente.
Em São Luís, cerca de 4.400 famílias foram convocadas para fazer o recadastramento e, até o momento, 2.400 foram atendidas. As outras 2 mil têm até essa nova data para informar quaisquer alterações no endereço, na renda, na composição familiar ou na localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar.
De acordo com a superintendente de Transferência de Renda e Cidadania, Daniela Araújo, somente as pessoas que receberam o comunicado de recadastramento, por meio do extrato de pagamento, deve procurar a Central social para realizar o procedimento.
"Alertamos aos beneficiários da Bolsa Família que a atualização é necessária e que apesar da prorrogação do prazo, não devem deixar para última hora. Estamos dobrando as equipes e atendendo das 7h às 17 para garantir a agilidade e atendimento de qualidade para quem precisa se recadastrar", disse a superintendente.
A atualização cadastral é uma ação periódica da Bolsa Família, que verifica se as famílias beneficiárias continuam com perfil para receber o benefício. As famílias que foram convocadas por meio de comprovante de pagamento do benefício contam com esse novo prazo para apresentar a documentação para recadastro em tempo hábil, evitando assim quaisquer transtornos.
Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para crianças menores com idade entre sete e 17 anos. 
Os serviços referentes à Bolsa Família e Cadastro Único estão sendo realizado em novo endereço, no Edifício Cesáreo, nº 29, na Avenida Senador Vitorino Freire, Anel Viário (antigo INSS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.


CANINDÉ BARROS E HELENA DUAILIBE SÃO OS MELHORES SECRETÁRIOS DO GOVERNO EDIVALDO, APONTA PESQUISA!

Por: Diego  Emir
Pesquisa realizada entre os meses de março a maio deste ano, em diversos bairros de São Luís, apontou o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros e a secretária de Saúde, Helena Duailibe, como os mais conhecidos e mais eficientes dentre os auxiliares do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O chefe da SMTT alcançou 30% da preferência e a gestora da SEMUS 20%, num universo de 1000 pessoas que foram ouvidas.
O levantamento foi realizado pela ONG Sociedade Maranhense de Defesa à Natureza e incluiu moradores da Cidade Olímpica, Jardim América, Aurora, Cohab III, Anil e parte do eixo Itaqui/Bacanga. O estudo não revela quem foi o responsável pela contratação, mas a Câmara Municipal de São Luís é a responsável pela divulgação.
Logo atrás de Canindé Barros e Helena Duailibe, aparecem o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Ayres Diniz, que foi lembrado por 15% dos entrevistados. Garaldo Castro, da Secretaria da Educação, desponta com 10%, Marlon Botão, da Fundação Municipal de Cultura, se destaca também com 10%, seguidos de Diogo Diniz, da Habitação e Urbanismo, com 0,5%, Antonio Araújo, de Obras e Serviços Públicos, com 0,5%, Lula Fylho, da Secretaria de Governo, com 0,4%, Batista Matos, da Comunicação, com 0,3% e Júlio França, de Desportos e Lazer, com 0,1%.
Os demais auxiliares do prefeito não foram lembrados na pesquisa espontânea.

De acordo com o diretor da ONG que realizou levantamento, José de Ribamar Machado, tal iniciativa foi uma forma de se buscar saber como a sociedade está observando o grupo de auxiliares do prefeito da capital.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

MATRÍCULAS DOS APROVADOS PELO SISU ESTÃO SUSPENSAS NA UFMA

Por: O Estado
De acordo com o calendário, as matrículas dos candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estavam previstas para serem feitas hoje, na próxima segunda e terça-feira, mas foram suspensas. O motivo é a paralisação, que acontece desde o dia 10 deste mês, técnicos administrativos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A suspensão das matrículas ocorre hoje e nos dias 22 e 23 deste mês, como forma de pressionar o Governo Federal a atender a pauta de reivindicações que se estende desde o ano de 2012. A reposição de 27,3% no piso salarial, a realização de concurso público para preenchimento de todas as vagas em aberto, a devolução e o repasse de verbas para a UFMA, além do reposicionamento dos aposentados  e pensionistas no Plano de Carteiras da categoria são algumas das principais reivindicações da categoria.
Ainda de acordo com os manifestantes, a falta de recursos está inviabilizando a manutenção, até mesmo, de serviços essenciais na universidade, a exemplo da falta de pagamento dos fornecedores de alimentos do Restaurante Universitário que pode fechar a qualquer momento.
Segundo a UFMA, um novo calendário de matrículas será divulgado.


PEQUENAS CORRUPÇÕES!

Por: Klamt
A Controladoria Geral da União tem ampliado os seus mecanismos para criar uma grande rede de parceiros no combate à corrupção, deixou de ser somente um órgão burocrata de apurar denúncias promovendo palestras, capacitações, projetos inteligentes e acessíveis a todos os segmentos e idades para a população. Entendendo que os hábitos mais simples para as crianças e jovens transforma um dos países mais corruptos do mundo, a CGU lançou um genial concurso de redação e desenho com o tema “Pequenas Corrupções - Diga Não”. Discutindo as pequenas atitudes nas escolas como receber troco a mais, não copiar trabalhos da internet, não pescar nas provas, entre outras atitudes que fazem uma pessoa honesta. Talvez os gestores que roubam o futuro desses jovens tivessem esses pequenos hábitos não estariam obrigando a eles viver em presídios aos 16 anos.

MEC LIBERA R$ 2 MILHÕES PARA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO


Por: O Imparcial
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, liberou R$ 4,75 milhões de créditos orçamentários do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) a quatro unidades hospitalares. Os recursos serão repassados em parcela única e liberados mediante a liquidação dos empenhos emitidos.
A iniciativa destina-se ao financiamento da aquisição de medicamentos, materiais médico-hospitalares, produtos para a saúde, insumos e serviços. Nessa oportunidade, foram liberados: R$ 1,7 milhão para Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF); R$ 700 mil para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Brasília (HUB-UnB); R$ 2 milhões para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), e R$ 350 mil para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Grande Dourados (HU-UFGD).
Criado em 2010, o Rehuf estabelece as condições materiais e institucionais para que os hospitais desempenhem plenamente suas funções de ensino, pesquisa e extensão e assistência à saúde da população.
A decisão pode ser encontrada nas páginas 11 e 12 da seção 1 do Diário Oficial da União (DOU), da última quarta-feira, 17.

MEC ENCERRA INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DO PROUNI DO SEGUNDO SEMESTRE

Por: G1

O Ministério da Educação encerrou as inscrições para a segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) na noite desta quinta-feira (18). Até as 18h desta quinta, o sistema tinha recebido inscrições de 585.732 pessoas interessadas em bolsas de estudos oferecidas na edição de meio de ano do programa.
O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (22). A segunda chamada sairá em 6 de julho. Os candidatos devem fazer a consulta do resultado no site do programa.
O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos.
Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.  As inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

CRITÉRIOS PARA BOLSAS DO PROUNI

Nesta edição, somente poderá se candidatar ao processo seletivo do Prouni o candidato que tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação.
O candidanto também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral;
- comprovar deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino em exercício.
O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.

CRONOGRAMA DO PROUNI

O processo seletivo do Prouni será constituído de duas chamadas sucessivas.
Os resultados dos pré-selecionados estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no dia 22 de junho na primeira chamada e no dia 6 de julho na segunda chamada.
O estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para checar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada.
No primeiro semestre de 2015, o sistema do Prouni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
São Paulo é o estado com o maior número de bolsas ofertadas. Ao todo, 18.470 bolsas integrais e 12,049, parciais.Com 165 bolsas, Roraima é o estado com menos vagas. São 158 integrais e 7 parciais.
A bolsa do Prouni só poderá ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número mínimo necessário de alunos matriculados. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados, terão direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no respectivo curso.

Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?

Tanto o sistema quanto o programa ou o fundo são gerenciados pelo MEC. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas - onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo MEC.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

MAIS DE 24 MIL BOLSAS DE ESTUDO DE ATÉ 70% PARA SÃO LUÍS


Por: Daniel Matos
Estão abertas as inscrições para o Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional que disponibiliza bolsas de estudos de até 70% para estudantes que não têm condições de pagar o valor integral da mensalidade em instituições de ensino particulares. No Maranhão estão sendo ofertadas mais de 24.700 mil vagas para o segundo semestre de 2015, distribuídas entre instituições de ensino de 28 municípios. Em São Luís há oportunidades para Ensino Básico, Graduação, Pós-Graduação, Cursos Técnicos, Cursos Profissionalizantes e de Idiomas.
Os candidatos às vagas podem escolher entre os cursos disponíveis no site. “Ao conceder bolsas de estudo em diversas etapas do ensino, contribuímos para a capacitação de profissionais e por consequência de uma mão de obra qualificada. Esses profissionais certamente terão mais condições de colaborar para o crescimento econômico-social do país”, afirma Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.
Para conseguir o benefício, o candidato deverá acessar a página oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br e realizar a inscrição. Mais informações podem ser adquiridas na central de atendimento: Capitais e regiões metropolitanas 4007-2020 e demais localidades 0800 724 7202.

ABSURDO! GOVERNO QUER PROIBIR ACOMPANHANTES EM HOSPITAIS

Por: Luís Pablo
O ex-deputado Ricardo Murad denunciou, através das redes sociais, o mais novo absurdo praticado pelo “governo da mudança”. Agora o governo resolveu proibir que os pacientes tenham acompanhantes nos hospitais.
Somente idosos com mais de 60 anos, crianças de até 12 anos e pessoas com necessidades especiais, serão a exceção dessa determinação absurda e que já entra em vigor a partir de 1º de Julho, sem nenhuma explicação e ferindo o direito do paciente em ter durante um momento difícil a companhia de seu familiar.
Ao que parece, o Governo Flávio Dino caminha na contramão da humanização e da eficiência dos tratamentos dos pacientes hospitalizados com a retirada dos familiares, que são comprovadamente importantes para recuperação do paciente.